Foo Fighters - Learning To Fly

Foo Fighters - Learning To Fly Mick Wall

Resenhas - Foo Fighters

Thiago Souza 15/03/2024

Em primeiro lugar como o próprio autor afirma não é uma biografia dos FF e sim de Dave Grohl.
Me incomodou em primeiro lugar como praticamente a primeira metade do livro é focado no período de Dave no Nirvana e como ele fica escanteado para segundo plano dando protagonismo a Kurt e Courtney Love. Entendo a relevância do Nirvana para a carreira de Grohl mas dar praticamente meio livro a esse período sendo que o foco era o Foo Fighters foi decepcionante.
Há também alguns erros na tradução e opiniões do autor desnecessárias para uma bio. Apesar desses pontos seria interessante uma edição atualizada contando os acontecimentos mais recentes sobretudo a morte de Taylor Hawkins e o renascimento dos Foos.

Wagner S. 22/05/2023

Assista "Back and Forth"!
O que tu faria com R$22? Eu poderia ter comprado 2 cervejas, mas acabei comprando "Foo Fighters: learning to fly", do Mick Wall.

Eu já tinha lido um outro livro de Wall que achei meio mandrake, portanto minha expectativa pra essa "biografia definitiva" de uma banda em plena atividade era baixíssima. Infelizmente, a expectativa foi atendida.

Na primeira metade do livro, parece que os protagonistas são Kurt e Courtney. Entendo que a história do Nirvana é também a história do Dave, que, por sua vez, também é a história do Foo Fighters, mas o baterista é praticamente ignorado, retratado como um observador passivo da jornada de uma banda que integrava por acaso. Quando o Foo Fighters finalmente ganha atenção, temos mais cento e poucas páginas de texto raso.

A inexistência de uma lista de referências e uma série de pequenos erros denotam uma pesquisa superficial e me fizeram questionar a credibilidade do material. A revisão da edição nacional é meio zoada e a tradução não parece ter sido feita por alguém do meio musical.

Enfim, se tu curte Foo Fighters e tem R$22 sobrando, recomendo que compre 2 cervejas e assista "Back and Forth", documentário de 2011 que é mais divertido e vai te fazer poupar tempo.

moacircaetano 07/03/2023

Ótima biografia. Pena que só vai até 2015, já tava na hora de lançar uma nova edição revisada.
Ainda mais depois da traumática morte do Taylor Hawkins...

Luciane.Braz 29/12/2022

Li e não recomendo
Achei que seria super legal conhecer a história da banda. Porém, o livro foca muito em datas e nomes. Além de querer provar que o Dave é o cara mais legal do mundo, mesmo quando não é; isso deixa o livro muito chato.

Caio.Rocha 10/07/2022

O início de tudo ...
Uma excelente narrativa, contando todo começo da banda, foi bem legal contar sobre o início de Dave no nirvana e como tudo aconteceu, como era o nirvana, mas acabou "comendo" metade do livro, o restante foi muito fantástico

Regiane @agentejaleu 07/06/2022

Dave é mesmo o cara mais legal do Rock!
Com o falecimento do Taylor Hawkins,  o baterista da banda, a leitura foi bem " dolorida ", algumas passagens mostraram que o que casou a m0orte dele, já havia acontecido anos antes, escapou por bem pouco.

Mas também foi maravilhoso saber um pouco mais do Dave Grohl, que é considerado por muitos o cara maia legal do Rock. Desde os tempos que era apenas o baterista de olhos grandes e sorriso novo do Nirvana,  já se notava que era um brilhante baterista.

Desde a m0rte do Kurt Cobain,  teve que se reinventar. Além dele e do Krist o outro membro do Nirvana, enfrentarem longas batalhas judiciais com a viúva do Kurt, a Courtney Love. Dave também teve de lidar com as inúmeras calúnias que ela inventou.

Quando decidiu criar o Foo fighters,  Dave que é hiperativo, fervilhando de idéias,  resolveu gravar o álbum antes mesmo de arrumar as pessoas para a banda . O primeiro CD do Foo foi gravado todo literalmente por ele, que tocou todos os instrumentos e gravou todos vocais.

Ao longo dessas mais de duas décadas, ganhou confiança no próprio talento, nas próprias composições e é considerado um dos melhores bateristas da história, gravou o nome do Foo como uma das maiores e melhores bandas de Rock, fez parcerias com seus ídolos como Paul McCartney.

É uma leitura que vale muito a pena não só para os fãs da banda e de Rock, mas para conhecer uma história muito interessante.

lon 25/01/2022

acabei de terminar essa incrível biografia do Foo Fighters & Dave Grohl, ai, eu amei muito. Vemos toda a trajetória de Dave ao caminhar pela sua adolescência com Scream e Nirvana até chegarmos em sua famosa banda de rock, Foo Fighters.

05/05 ? / como eu sou apaixonado por música, amei ler uma biografia que conta a história de um artista que eu aprecio muito.

iurilupi 05/11/2021

Learning to Fly!
Uma biografia interessante, que vai agradar quem curte Foo Fighters, obviamente, mas também um fã de rock em geral. Apesar da leitura ser tranquila, alguns pontos do livro me incomodaram muito.
O primeiro deles é a forma como Mick Wall constantemente expressa sua opinião como uma verdade absoluta. No momento em que pego uma biografia para ler, quero saber sobre os fatos do que realmente aconteceu e é verdade, e não tenho o menor interesse na opinião do autor sobre os eventos. Diversas vezes o autor joga a sua opinião com uma arrogância que realmente me incomodou.
O segundo ponto é que praticamente metade do livro é sobre o Nirvana. Eu entendo a importância de se falar sobre o peso do Nirvana sobre o Foo Fighters, mas isso poderia ser feito tranquilamente em um único capítulo, ao invés de cem páginas. Se é uma biografia do Foo Fighters, eu quero saber do Foo Fighters, e não de outra banda.
Outro ponto que me irritou foram alguns erros, que não sei dizer se foram de tradução ou erros da escrita original mesmo. Existem vários erros de datas e nomes, de forma que realemente me incomodaram por estarem em uma quantidade relativamente grande.
Apesar desses fatores, o livro traz muitos dados e informações valiosas e interessantes sobre o Foo. Pra quem é fã, provavelmente curtirá saber um pouco mais da história dessa banda tão amada.

SrtaTaylor0 28/05/2020

Foo Fighters: Learning to fly
Retrata Dave Grohl de sua época no Scream, sua história no Nirvana, a formação da banda sua trajetória e de seus companheiros em transformar o Foo Fighters na grande(gigante) banda que é hoje.

Laura 02/05/2020

Por incrível que pareça foi minha primeira biografia. Confesso que há mto tempo sinto vontade de ler mais desse género e com certeza farei agora. Curto a banda, mas não sei se posso dizer que sou uma grande fã. Pois bem... a obra conta detalhes da vida e carreira de Dave Grohl, inclusive mtos detalhes da época do Nirvana. Fatos que eu não me recordava ou desconhecia. O livro é bom, mas confesso que perto do fim se tornou uma leitura arrastada pra mim. Nao sei se foi efeito da quarentena que estamos vivendo, mas foi um término chorado. Parecia que nunca ia acabar.

Raffafust 04/08/2017

Uma das melhores biografias que li na vida, pudera, por trás do nome de uma das bandas mais queridas da atualidade temos Mick Wall, jornalista inglês que conheci quando tinha 12 anos e lia suas matérias com a ajuda do dicionário para revista Kerrang!
Ele que já biografou Guns n´Roses, Metallica, Led Zepelli dentre outros grandes nomes da música foi a fundo na história do Foo Fighters, amo biografias, mas nunca fui super fã da banda. Para ser o máximo de sincera sei 3 músicas, a razão de eu querer ler essa biografia se deve ao fato de que Dave Grohl, líder da banda, foi baterista do Nirvana, uma de minhas bandas favoritas.
Falando assim desse jeito parece sem sentido que me interessasse, mas Mick Wall me encantou de um jeito que sempre consegue, primeiro porque ele dedica mais da metade do livro à vida de Grohl como integrante do Nirvana. E já começa avisando que Dave é o dono da banda, ele é a cara do Foo Fighters, os demais são meros contratados, então caso você goste de algum dos outros integrantes que estão na banda ou que passaram por ela pode ser que decepcione, já que para mim a biografia foi sobre o Dave e poucos momentos do restante da banda que para terem ideia mal lembro o nome.
Para uma fã do Nirvana foi um prato cheio relembrar fatos que eu já sabia, conhecer outros novos...e se você nunca leu nada de Mick Wall talvez se espante com sua sinceridade, ele não é neutro, ele coloca Grohl em um patamar de gênio mas julga sem medo Kurt Cobain por exemplo com sua raiva sem sentido do pessoal do Guns n´Roses, corrigindo, sua raiva de Axl Rose. Mas a forma detalhada com que Wall dedica muitas linhas à todas as vezes que Kurt falou mal de Axl que no início até era simpático com ele é bem interessante, nunca consegui ser neutra porque como sabem sou muito fã do Guns e mesmo amando o Nirvana achava infantil as coisas que Kurt fazia, hoje entendo que ele era uma pessoa atormentada, dependente químico e vivia uma depressão constante.
Mas voltemos a como tudo começou, e isso tem super explicado no livro, desde quando Dave começou a ser ver como baterista e a tocar em outra banda até chegar ao Nirvana mudando de cidade, e acreditem que foi bastante insistência, Kurt e Novoselic já existiam no Nirvana quando Grohl chegou.
Os primeiros shows, a ida à Europa onde faziam mais sucesso no que seu próprio país, o vício de Kurt, a chegada de Courtney Love, o contrato que Kurt pediu para eles assinassem ficando com mais parte dos lucros do que eles...é um revival da carreira curta mas inesquecível de uma banda que marcou toda uma geração.
A chegada de Pat como guitarrista também é citada. Assim como a a gravação do famoso Unplugged da MTV em Nova York, como não amar tudo que ele conta até chegar à morte de Kurt, ao seu suicídio e à forma como Grohl e Novoselic acharam que jamais conseguiriam se reerguer.
A bem da verdade, Grohl virou uma máquina de dinheiro à frente do Foo Fighters, depois do sucesso do Unplugged as gravadoras queriam contratar qualquer banda que ele ou Novoselic montassem, os dois não tocaram mais juntos, Dave foi para outros ares e não tocou mais na bateria ficou à frente da banda como sabem e tocando guitarra, dizia que era meio traumatizante e se via no Nirvana quando tocava o mesmo instrumento que todos estavam acostumados à vê-lo tocar na banda grunge.
Da criação de This is A Call que logo avisou aos fãs que uma nova banda muito boa estava montada, dali em diante foram - e são- inúmeros sucessos como a nova Run.
Algo que me impressionou muito e que o autor cita logo no início do livro é que em um show do Foo Fighters Dave faz um discurso e a plateia nova mal sabe em sua maioria que um dia aquele cara foi baterista de uma das melhores bandas que já existiu. Fiquei bem impressionada...como assim? Ninguém pesquisa gente?
O livro é sensacional, escrevi essa resenha ao som de Nirvana e Foo Fighters ( gosto muito de Everlong) e o livro só deixou a desejar no erro da tradução ou da revisão - ou dos 2- onde na página 47 é citado que o Nirvana toca em 1999, como sabemos bem, Kurt tirou sua vida em 05 de abril de 1994 ( foi revelado ao mundo em 08 de abril) o que impossibilita que o ano citado seja de fato esse, há mais duas páginas onde a mesma palavra ou frases são repetidas.
De resto, leiam,por favor

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/07/resenha-foof-fighters-learning-to-fly.html
Lê Amâncio 06/02/2018minha estante
Sim, notei a mesma coisa na questão do ano de 1999, que não faz muito sentido; já como você explicou.. talvez 89, não..?
Mas de resto, o livro é realmente sensacional.. muito instigante, divertido e denso..
Ainda estou lendo, e me deliciando com cada novo capítulo.. Por isso, vida longa à essa banda que tanto amo!

Rafaela Regis 19/07/2017

Foo Fighters: Learning To Fly - Mick Wall
Foo Fighters é uma banda conhecida no mundo inteiro e tem muitos fãs pelo mundo a fora! Incluindo essa pessoa que vos fala! Falar de Foo Fighters para a maioria das pessoas vem a cabeça o vocalista Dave Grohl, que todo mundo sabe que é um músico muito talentoso sem falar que ele é super cativante, e por isso eu fiquei muito feliz em ver o lançamento dessa biografia.

"Você não se torna o maior astro mundial de rock sendo um cara legal".
Dave Grohl
O livro fala de toda a trajetória que Dave fez desde quando começou a tocar guitarra até os dias de hoje, sim falamos bastante doNirvana e como ele chegou a ser baterista da banda e como foi para ele superar tudo o que ocorreu e como ele conseguiu superar tudo e seguir em frente.

Dave sem dúvida alguma é a alma da banda, e pelo visto não é apenas isso pois seu papel é super importante para o que hoje é o Foo Fighters, uma das bandas mais legais do mundo. Mas claro que eles são o que são hoje depois de passarem por vários ajustes, como troca de integrantes, etc.

O livro traz vários marcos da banda e do Dave e como eles conseguiram se destacar aos longos dos anos e com a crescente fama e o destaque no mundo da música, como por exemplo quando o Dave tocou com os Rolling Stones!

"A coisa mais importante pra mim é fazermos o que é certo, o que e verdadeiro, que é sermos uma banda ao vivo brilhante"- Dave para Nylon Guys.
- página 235 -

Também conhecemos um pouco mais sobre a vida pessoal dele, pois é! Os amores, os planos e o que os amigos acham dele e é claro o relacionamento dele com o Kurt, com o Krist e também o desentendimento com a Courtney Love.

E para deixar ainda mais interessante o livro traz fotos do Dave desde a época do Nirvana (com Kurt e Krist), a primeira formação do Foo Fighters, fotos com a Melissa (ex-baixista do Hole) e com Jordyn Blum (sua segunda ) e é claro vários outros momentos marcantes dessa banda tão querida.

Um livro para nenhum fã colocar defeito e para que possamos conhecer ainda ainda mais a trajetória que fez com que o mundo do rock tivesse hoje essa banda tão especial e uma ótima forma para os que não conhecem passem a conhecer! Recomendo!
Para ser justo com o Dave, depois de uns anos ele não era Dave do Nirvana. Ele se tornou o Dave do Foo Fighters, que foi do Nirvana. Ainda que parte da mídia o tenha colocado como o Ringo grunge, ele rapidamente superou aquilo e desabrochou como um dos maiores compositores e músicos que o planeta teve em muito, muito tempo.
E a história dele nem chegou à metade.
- página 260 -

Leandro 27/06/2017

Diário de Seriador - Foo Fighters: Learning to Fly
Indispensável para qualquer fã da banda, essa biografia é também um prato cheia para qualquer fã de música, de rock, de Nirvana e, principalmente, de Dave Grohl.

O livro tem uma pegada mais descontraída, com uma história obviamente linear mas que não trata tudo como um documentário sério. Toda a história de Dave é contada através da visão de Mick Wall, mas também de milhares de entrevistas e citações dos mais diversos artistas. Entre Dave, Kurt, Courtney, Krist, Pat, que viveram tudo até aqueles que apenas conhecem os personagens de pequenos contatos.

Para mais leia em Diário de Seriador

site: http://www.diariodeseriador.tv/2017/06/livros-resenha-foo-fighters-learn-to-fly.html