Histórias do sr. Keuner

Histórias do sr. Keuner Bertolt Brecht

Resenhas - Histórias do Sr. Keuner

Peleteiro 18/04/2020

Curtas reflexões em tom de fábula
Penso que este livro é superestimado pelos críticos, mas ele tem o seu valor. As suas fábulas não são geniais, e na maioria das vezes são comuns, mas não deixam de serem interessantes e de constituir uma boa e rápida leitura.
Codinome 22/06/2021minha estante
Perdoe-me, mas fábulas? Não me lembro de todas as 102 histórias, mas o livro tem fábulas?

Thalita R. 20/02/2017

Incrível !!
Após ler os 3 primeiros textos eu já sabia que me esperava era uma livro maravilhoso.
"Histórias do sr. Keuner" conta com 102 textos dos assuntos mais variados. Devo confessar que o exemplar que li (da biblioteca!) está cheio de post-its e flags.
São pequenos textos, muitos que vão de somente um parágrafo até uma página completa.
Me vi muito no sr. Keuner muitas vezes pois embora tenha uma mente jovem ela é muito espevitada e adora divagar sobre tudo! Há uma infinidade de textos que posso colocar aqui como preferidos, mas dessa vez vou citar somente três:
Se os tubarões fossem homens.
O reencontro.
O sr. Keuner e a morte.

Por fim, um dos meus quotes favoritos:
"Ás vezes a injustiça toma o aspecto da justiça, pelo fato de ocorrer frequentemente."

Viquetoria 29/08/2020

Perfeito para refletir
Fui introduzida à Brecht na faculdade, e logo de cara me encantei com o texto "Se os tubarões fossem homens", que aliás é um dos melhores do livro.
Muito provavelmente vou reler no futuro, já que não compreendi algumas histórias (o que talvez seja fruto da minha falta de atenção, ou inexperiência com a obra, sei lá). De qualquer forma, recomendo!
Codinome 22/06/2021minha estante
Realmente é difícil de entender essas histórias, também fiquei com essa sensação. Parece que existe algo de inconclusivo em Brecht.

Codinome 15/01/2020

Um pouco sobre "Histórias do sr. Keuner"
“Histórias do sr. Keuner” é um livro, que para mim, é meio difícil de avaliar, principalmente por eu ter achado algo bem diferente daquilo que eu já havia lido. A começar pela estrutura dos textos: pequenas histórias vivenciadas por esse sr. Keuner. O mais próximo que eu já tinha lido a isso foram crônicas do Rubem Braga (especificamente o livro “Ai de ti, Copacabana”) que possui uma brevidade característica. E no caso desse material do personagem Keuner, criado pelo escritor alemão Bertolt Brecht, as histórias conseguem assumir poucas linhas, no entanto sem perder em conteúdo.

Falando em conteúdo, esse é outro ponto que deixou o livro diferente para mim: muitas dessas histórias do sr. Keuner, eu não consegui captar onde Brecht queria chegar. Já outras, eu consegui, algumas ótimas como “Sócrates”, “Favor de amigo”, “O reencontro”, entre muitas outras. Vale dizer que é um conjunto de 102 histórias em pouco mais de 100 páginas.

A edição que li, da editora 34, traz 15 histórias publicadas pela primeira vez sem ser na Alemanha, além de contar com um texto de Vilma Botrel Coutinho, uma cronologia bem completa do autor (é ótimo ter esse material para consultas presentes e futuras), além de fotos documentais e textos na orelha do livro (e ainda temos uma nota biográfica do Paulo César de Souza, o valor dado à tradução é um dos trunfos da editora 34).

Pelo que li a respeito do livro, esse sr. Keuner – que pode ser traduzido como “ninguém” (a partir do alemão) ou “público”/ “comum” (do grego) – é uma espécie de alter ego do próprio Brecht. O escritor se usa, desse personagem que cria, para dar opiniões suas: com um tom cômico/absurdo às vezes, outras vezes de forma paradoxal. É comum ele terminar a história sem trazer conclusões ou com uma frase inesperada.

Por causa dessa indefinição que só aumentou em relação ao sr. Keuner, não consegui mergulhar muito fundo nesse personagem: é um típico livro que merece uma ou mais releituras. Nesse primeiro momento, me pareceu um personagem bem niilista. Já o livro, deixo em um patamar médio.

Vamos levar uma Prosa [e Poesia] 07/04/2020

Senhor K a inteligência da adaptação
Brecht reúne a ação e a filosofia na voz do Sr. Keuner, um astuto professor reservado e gentil capaz de arguir sobre diversas situações. Sua capacidade de adaptação discorre sobre a capacidade humana a que muito se teme: a mudança. É incrível que este livro, com ?pílulas? cotidianas de sabedoria sabotem a simplória auto-ajuda claudicante do otimismo superficial e se entregue a influentes setores de compreensão de vida. Ao afirmar que ele próprio não tem fibra para destruir a violência porque precisa viver mais que esta, Keuner não perde tempo com posturas ansiosas que ?fala de modo incômodo, pensa incomodamente [...] e não há objetivo que alcance ao andar.?
Na conquista de muitos ?inimigos? intelectuais (daqueles cujo ego supera a ignobilidade darwinista da força), Sr. K conduz seu ensino à luz cotidiana, inclusive explicando as suas mais sutis preferências, como, por exemplo, o animal favorito, o elefante, que ?une astúcia e força [...] a astúcia que sabe utilizar a força para grandes empreendimentos. Por onde esse animal passa, deixa uma larga pista. No entanto ele é camarada, entende brincadeiras.?
Ainda sob a lógica que contesta o animalesco, ?O instinto natural de propriedade? antecede o favorito ?Se os tubarões fossem homens?. Jogada de mestre de Brecht! A crítica com calma poética afrontando a suportável cadeia de sobrevivência reduzida à força e liquidada em intelecto.
Outras observações do cotidiano de Keuner concedem a aplicação consciente da sabedoria, segundo ele, através da postura. Porque ela ?resiste às necessidades? assim se distinguindo bravamente da ?maneira de agir?, esta imediata, particular, sucumbida de reputação.
Mas o Sr. Keuner não se detém na exposição. Somos nós que queremos, por fim, tomar um café demorado com ele e deixamos que este alter-ego de Brecht somente fale. E fale... E por falar nisso, encerro esta resenha pedindo licença à moda Sr. K.: ?tenho muito o que fazer, preparo meu próximo erro?.