A Cor Púrpura

A Cor Púrpura Alice Walker

Resenhas -

Nizzyy 17/08/2021

Lindo!!
Apesar de assuntos muito difíceis que deixam a gente bem triste, é um livro super fácil e gostoso de ser lido. Muito lindo e tocante, aborda assuntos muito importantes e discussões maravilhosas. A evolução da personagem principal é incrível e aprendemos muito com essa leitura. Todo mundo deveria ler esse livro na vida.

Algaier 28/12/2022

Dificuldade, desigualdade e desprezo. A vida de Celie foi carregada de todos esses adjetivos.
Embora ela tivesse motivos mais que suficientes para se tornar uma pessoa amarga e cruel, fez justamente o contrário. Acolhia e ajudava aqueles que precisavam, incluindo aqueles que haviam ferido e magoado ela.
Indico a leitura, principalmente para aqueles que assim como eu, tem o costume de reclamar com bastante frequência, sobre os pequenos contratempos diários.

Denise.Marreiros 26/05/2021

Uma releitura necessária, vi a história com outra pespectiva. Antes, eu estava muito presa ao sofrimento de Celie, agora pude ver Nettie com outros olhos, Sofia também foi uma grande mulher.
Esse livro é sobre mulheres.
Mulheres negras, sofridas e guerreiras, é sobre sua força e suas dores.

Ana Paula 08/07/2022

Querido Deus. Queridas estrela, queridas árvore, querido céu, querida gente. Querido tudo. Querido Deus,
Celie escreve cartas para Deus, e ao modo de figurar Deus na imagem de um homem velho e branco, Celie é por ele também sobrepujada. Mas, escrever, mesmo sem interlocutor, é acima de tudo abrir um diálogo consigo mesma. E nesta introspecção, que se fez necessária como mecanismo de sobrevivência tamanha crueldade externa, Celie desvela sua humanidade, seu potencial de amar e ser. Aquém daquilo que o mundo diz ela ser e da objetificação constante a qual foi sistematicamente submetida, ela de certa forma inocente vai quebrando rótulos um a um, se revelando aos olhos atônitos do leitor, uma mulher muito mais forte do que a julgam ser.

Nesta prestigiada obra da literatura mundial, Alice Walker, com singeleza de palavras e formas, transpõem o leitor para a mente e coração de uma mulher preta no início do século XX. Que experiência! Questões de raça e classe são abordadas ao longo da história, muito penosa, da vida de Celie e das pessoas ao seu redor. Além de questões sociais, incluindo discussões sobre o papel da mulher na sociedade, sob o prisma de personagens femininas complexas e plurais: Shug Avery, Nettie, Sofia, Mary Agnes e a própria Celie. A obra traz, ainda, discussões metafísicas muito interessantes, a respeito da figuração de Deus, da religião, e da forma de se experienciar a espiritualidade. Discussão que toma grande proporção na obra, recebendo como produto seu título “a cor púrpura” como uma belíssima metáfora da relação com o divino proposta por Shug Avery e Celie.

“Mas mais do que tudo o mais, Deus ama a adimiração.

Você tá dizendo que Deus é vaidoso? eu perguntei.

Não, ela falou. Num é vaidoso, só quer repartir uma coisa boa. Eu acho que Deus deve ficar fora de si se você passa pela cor púrpura num campo qualquer e nem repara.”

Este é um livro que não se esgota numa primeira leitura, é emocionante, é sobre dor, sim, mas sobretudo sobre o amor, romântico e não romântico, sobre amizade, irmandade, amor à vida e amor próprio, a apropriação do sentido de si e da vida.

TSene 15/02/2020

Muito bom!
O livro foca na vida de Celie, durante uma passagem de tempo bem longa, nisso, você conhece um pouco da história dos Estados Unidos.

Katiany 17/10/2022

Livro incrível, com temáticas importantes como a violência contra mulheres, a luta feminista, o racismo. Recomendo muito a leitura a qualquer pessoas. É uma leitura que flui sem muitas dificuldades.

Maharet Sys 23/10/2023

Vamos lá... O livro é bonito, forte, triste, emocionante. Mas não sei bem se era o melhor momento para eu ter lido.
Acredito que talvez eu não tenha me prendido o suficiente na história.

Me emocionei muitas vezes, e achei lindo o amadurecimento da personagem principal. Chorei muito de pena e tristeza por tudo que ela passou. Mas definitivamente não leria novamente.

Indico a leitura, mas com ressalvas. O contexto histórico é importante demais. E contraindico para pessoas mais sensíveis, porque relata abuso físico, psicológico e sexual. Então vão com cuidado.

Ladis 15/11/2019

MARAVILHOSO!
Se puder ler, LEIA!

Rssbnw 27/03/2023

Eu já conhecia há bastante tempo a adaptação cinematográfica dirigida por Spielberg, não assisti ainda, tinha colocado a obra em minha lista há uns oito meses e resolvi ler agora. Apesar de explanar temas bastante sensíveis como racismo, exploração sexual de menores e outros eu achei o livro bastante mediano, e isso nada tem a ver com a forma epistolar da obra. Vale a pena ler, porém não seria um livro que eu indicaria de cara a quem me pedisse uma dica de leitura!!!