O Guia Completo das Plantas Medicinais

O Guia Completo das Plantas Medicinais David Hoffman

Resenhas - O Guia Completo das Plantas Medicinais

jessica 31/08/2021

O livro explica tudo sobre as ervas, desde a plantação, colheita e suas funções.
Explica detalhadamente e tem uma vasta Gama de plantas listadas e relacionadas entre si.
Mas infelizmente deixa a desejar em algumas plantas nossas do Brasil e outras que são citadas nas não encontramos aqui.

Sra. Saldanha 06/02/2021

Livro incrível , para pessoas que gostam de estudar essas coisas é uma livro que você vai usar o resto da vida ??

Poesia na Alma 04/07/2019

GuiAmor e Vida
Depois de mais de quinze dias de cama, voltei para ficar. Após um escorregão em casa e uma queda no Mercado Central, fiquei machucada e sem conseguir fazer alguns movimentos. Estou trazendo essa história porque resolvi me cuidar apenas com as plantas medicinais. Há alguns anos, após uma queda e torcer o pé, fiz um tratamento com medicamentos alopáticos por mais de seis meses, isso me deu parâmetro para comparar os resultados e eficiência.

Se, num raciocínio utópico, dentro de alguns anos, pudéssemos erradicar metade das doenças que nos afligem, provocaríamos tumultos econômico de proporções cataclísmicas. Não dá para imaginar todos os desdobramentos. Para começar, as indústrias farmacêuticas despejariam nas ruas levas de desempregados. Os governos deixariam de arrecadar fortuna em impostos. Empresas médicas, que operam no ramo de seguros e planos de saúde, teriam de se reestrutura ou fechar as portas. Profissionais da área teriam de mudar de atuação, voltando-se talvez para atividades de cunho educativo e preventivo. Escolas de formação de profissionais também teriam de se readaptar. O comércio de medicamentos sofreria golpe estonteante. Seria fenômeno economicamente arrasador, mas socialmente espetacular. (Daniel Boarim)

Quero evidenciar que a proposta desse texto não é induzi ninguém a abandonar seus medicamentos alopáticos, mas trazer uma outra alternativa bem conhecida por nós. Afinal, quem nunca tomou um chá? Ou conhece alguém que se beneficia dessa maravilha?

O Guia Completo das Plantas Medicinais - Ervas de A a Z para tratar doenças, restabelecer a saúde e o bem-estar, de David Hoffmann, Editora Cultrix, como próprio nome diz, é um guia da medicina herbácea em que a cura e a prevenção vem por meio do entendimento do homem num ciclo ecológico.

O herbalismo se fundamenta numa relação – entre reino vegetal e ser humano, reino vegetal e planeta, ser humano e planeta. Fazer uso das ervas para tratar a saúde e curar-se significa participar de um ciclo ecológico.

O autor teve a preocupação de ensinar em como utilizar o livro, por exemplo, se determinado leitor não sabe preparar o chá (isso é muito comum), o adequado é usar o livro como um guia, lendo do início ao fim e familiarizando com a ideia da medicina Holística. Pode também ser um manual apenas para consulta, etc.

Sempre fui educada com os benefícios dos chás, mas quando fui fazer um tratamento Bioenergético, é que aprendi como preparar, comprar e manusear os chás que eu achava que sabia. Depois fiz o curso de Fitoterapia. O livro do David foi mais que um manual, também foi um guia porque ampliou meu conhecimento, por exemplo, eu não sabia que fazia a tintura com vinagre de maçã, outro ponto interessante que não sabia, é que se pode beber a tintura na água morna. Para quem não conhece, a tintura é o princípio ativo da planta preparada com álcool, porém o autor sugere outras formas de preparo e utilização.

David também traz um quadro com o período de colheita de diversas plantas. Comprar no período de colheita reverbera no autocuidado e no cuidado com o planeta que habitamos porque essa planta tem mais resistência. O mesmo vale para os alimentos da estação. É importante a consciência sobre esse fator porque nos últimos dias, no Brasil, mais de 240 agrotóxicos foram aprovados pelo governo, ao invés de diminuir, aumentou, isso significa mais doenças.

O Herbário do livro descreve os detalhes de cada erva, como, preparo e dosagem, parte utilizada da planta, constituinte e ação, nome científico. Por exemplo, a abóbora, a parte utilizada, neste caso, é a semente e é ótima para verme e emagrecimento. Também pode fazer leite vegetal e queijos da semente de abóbora. Todos os dias pela manhã em jejum, eu como uma colher de semente de abóbora.

As sementes (abóbora) desse valioso vegetal são usadas há muito tempo como medicamento contra vermes e tênias. O efeito parece ser mecânico. Use sementes maduras e frescas.

Trazer um livro tão rico e necessário como esse, me pede que traga minha experiência pessoal, ao longo dos anos, tratei de várias doenças, inclusive a psoríase e ansiedade com os chás e alimentação saudável. Entretanto, a gente tem que sempre ter o cuidado de buscar profissionais qualificados porque cada corpo é um corpo. Foi o que eu fiz, procurei profissionais, me cuidei e agora invisto em cursos que estão dentro das Práticas Integrativas de Saúde.

O Guia Completo das Plantas Medicinais não é apenas para profissionais, é para todas e todos que desejam entender o que é saúde e cuidar da própria saúde. O trabalho de David Hoffmann nesta obra nos oferece a possibilidade de um passo para emancipação do nosso corpo e cuidado da natureza.

Fernanda @condutaliteraria 09/05/2017

Excelente!
A resenha de hoje é sobre esse livro maravilhoso lançado pelo Grupo Editorial Pensamento, pelo selo Cultrix.

Logo que o vi entre os lançamentos do mês não poderia escolher outro, já que sou muito adepta a esse tipo de tratamento alternativo.

"Nossas companheiras planetárias, as plantas, põem-se a serviço da humanidade."

O Guia é abrangente e muito bem fundamentado, onde o médico herbalista David Hoffmann oferece um tratamento natural e sem contraindicações para auxílio na recuperação e manutenção de nossa saúde.

O guia apresenta orientações claras e minuciosas de como diagnosticar e tratar uma ampla variedade de distúrbios - desde prisão de ventre, diabetes, asma, estresse, infecções, doenças de pele, entre outros - com total segurança.

Dividido em partes para facilitar o maior entendimento do leitor, começamos com uma breve abordagem holística, explicação de cada sistema do organismo, passando pelas ações fitoterápica das ervas, o preparo e até mesmo a colheita das mesmas.

Para completar, um repertório com as ervas que podem ser usadas para doenças específicas e um índice remissivo.

"Prevenir é bem melhor do que precisar tratar uma doença instalada. Prevenir significa proporcionar bem-estar ao corpo, à mente e ao espírito."

O guia é bastante completo mesmo. Eu li na íntegra e fiquei encantada pelo cuidado do médico em nos passar todo o conhecimento com as ervas e suas funções. Muitas dúvidas que eu tinha foram solucionadas e ampliei ainda mais meu entendimento dentro dessa terapia.

Outra coisa que achei interessante é ter indicação no livro de lugares onde possa ser encontrada as ervas, pena que vale somente para países do exterior essa parte, mas achei muito bom para os leitores dessas regiões.

Gostei muito também, da divisão e disposição das informações no livro, tudo muito bem organizado e o uso de cores e imagens para ajudar.

A capa é belíssima, muito mais pessoalmente, diagramação perfeita e eu parabenizo a editora pelo trabalho.

Indico para todos aqueles que apreciam e se interessem pela terapia holística e também para os curiosos no assunto. Vale muito a pena, cada página!

E mais que um livro precioso no assunto, é um manual de consultas constantes.

"A cura vem de dentro, do fato de assumirmos na realidade a vida que flui dentro de nós. Nesse processo, as ervas ajudam, mas a cura é inerente ao ser vivo."