Não me Faça Pensar

Não me Faça Pensar Steve Krug

Resenhas - Não me Faça Pensar

Migueleituras 04/09/2023

Um livro interessante sobre usabilidade, gostei muito da parte sobre teste de usabilidade também. Com certeza tem algumas dicas importantes.

Dani Scheibler 09/03/2023

Interessante
Achei bem interessante o livro, ele mostra alguns detalhes do template e das informações contidas nos sites que a primeira vista parecem óbvios, mas que nem sempre são feitos da forma correta e clara, e de como quando um usuário busca algo, o site deve ser intuitivo e fácil de navegar. Leitura rápida.

Filipe 08/03/2023

Um bom livro sobre usabilidade
Explica de forma tranquila e bem visual os pontos básicos para melhor usabilidade em sites. Eu diria que é uma leitura necessária para quem busca aprofundar o conhecimento na área

Mirella Class 12/02/2023

Princípios de design
Muito bom quando o livro é focado no usuário e nos faz repensar sobre o porque o usuário não tem que pensar pra tomar as decisões que queremos que ele tome.

graziiffraga 08/12/2022

Importante até para o jornalismo
Li esse livro por causa da minha aula de webdesign em jornalismo. É impressionante ver como cada coisinha em um site tem que ser pensada milhares de vezes para melhorar o acesso do usuário, mesmo que ele não perceba isso racionalmente. A usabilidade é um tema complexo demais, mas não chega a ser ruim, só acho cansativo de entender (sou muito humanas, talvez?)

darlanevandro 08/04/2017

Realmente incrivel
Toda a experiência que o autor tem sobre o tema usabilidade você pode conferir nos diversos exemplos que estão no livro! É uma obra que indico a todos os profissionais e aspirantes no segmento de marketing, desenvolvimento de sites. programadores e designers.
Veja mais resumos em
Se
www.livrosdemarketing.com.br

eriksonsr 31/05/2014

Simplesmente ótimo! Leitura fácil, bem humorada, recheada de exemplos e bem objetiva. Steve Krug da várias dicas e exemplos de como tornar as coisas mais claras e funcionais, além de dar uma aula de como funciona o senso comum quando navegando na internet.

Os capítulos sobre usabilidade, testes de usabilidade e as partes em que o autor fala sobre o comportamento dos usuários é muito bom e revelador. Saber que muito do que projetamos e passamos tempos enormes desenvolvendo não é nem se quer lido ou reparado pelo usuário é chocante.

O livro só pecou em alguns pequenos erros de tradução e por falar exclusivamente em web sites e não em aplicações e sistemas web, mas ok, tenho de dar um desconto, aplicações e sistemas web não foram o objetivo do Steve Krug ao escrever o livro, sem contar que muito do que ele fala durante o livro pode ser aplicado a sistemas e aplicações web.

Vini 07/08/2013

Simples e objetivo como deve ser uma página na web.
O livro trata de forma clara, objetiva e divertida as decisões de usabilidade e aparência que devem ser tomadas durante o processo de criação de um Web Site.
Traz exemplos bastante didáticos e até interativos do que funciona e do que não funciona no layout de um site.

Clei 23/01/2013

uma abordagem sobre a usabilidade na web, é bom, mas esta desaualizado.

Murilo 29/10/2012

Bom livro
Boa fonte de informação e consulta, tem realmente ótimas dicas.

Vorspier 21/10/2012

Edição precisa de maior cuidado
Li "Não me faça pensar" em poucas horas, e achei muito interessante o assunto, focado especialmente na questão da usabilidade dos sites. É um livro que provavelmente soará óbvio para quem é profissional da área de construção e desenvolvimento de sites, mas será de grande ajuda aos que se interessam pela relação entre a interface das páginas virtuais e os usuários.

O que não me agradou muito nesta edição da Alta Books é a falta de cuidado na edição do livro, cheias de erros de digitação, uma diagramação muito confusa e a péssima escolha de tipografia. Acredito que se tivessem escolhido uma fonte serifada e um pouco menor, a leitura ficaria mais agradável e fluida.

Glaucia 13/08/2012

Opinião
Eu esperava mais desse livro. Ele fala de coisas muito óbvias e não se aprofunda tanto no tema. De qualquer forma é um bom livro e recomendo p/ quem quer começar a ter realmente um bom senso sobre usabilidade.

Luciano 15/03/2012

Adquiri este livro em sua primeira edição no fim 2002. Em 2003 escrevi uma mini-resenha sobre ele no Submarino (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=157586&ST=SR&franq=247797). No tempo que se seguiu, recebi uma enxurrada de e-mails me perguntando se eu não teria interesse de vender meu exemplar ou se eu conhecia algum lugar onde ele encontrava-se à venda. Fui procurar saber o porquê de tanta gente estar interessada justamente em meu exemplar e descobri duas coisas: a edição havia se esgotado e a demanda crescido. Tirei duas conclusões deste episódio: o crescimento do interesse por usabilidade (a web agradece!) e poder que opiniões alheias possuem na decisão de compra dos clientes!

O título do livro é bastante sugestivo: Não me faça pensar! - Uma abordagem do bom senso à navegabilidade da Web. E foi para desenvolvedores, designers da web, gerentes de projetos, webmasters, pessoal de marketing e, principalmente, para os que assinam os cheques que pagam estes projetos, que este livro foi feito.

A segunda edição diminuiu de tamanho: passou de 187 para 144 páginas. Apesar do encolhimento no número de páginas, o conteúdo aumentou. Como? Mesmo achando que o livro merecia algumas revisões e a adição de conteúdos mais atuais (a primeira edição foi escrita no período pré-bolha, no início do século!), o autor não queria que o livro ficasse longo. Na verdade ele queria preservar a simplicidade do livro ao permitir, inclusive, que o mesmo fosse lido em algumas horas, "numa viagem de avião", como gosta de enfatizar. A solução foi condensar os três capítulos da primeira edição que tratavam dos Testes de Usuário. Os três capítulos da primeira edição podem ser baixados, em inglês, através do site da segunda edição do livro (http://www.sensible.com/secondedition/).

Em contrapartida três novos capítulos foram adicionados:
10 - Usabilidade como um favor comum: Por que seu Web site deve ser um mensch
11 - Acessibilidade, Cascading Style Sheets e você: Quando você acha que terminou, um gato passa correndo com uma torrada com manteiga amarrada nas costas
12 - Socorro! Meu chefe quer que eu ___: Quando decisões de projeto ruins ocorrem com pessoas boas

O primeiro novo capítulo (10) fala sobre a necessidade de tratar bem os usuários, o segundo (11) sobre acessibilidade, tema ignorado na primeira edição, e o terceiro (12) ajuda o leitor a criar subsídios para convencer os "chefes" acerca das vantagens de um website simples, funcional e usável.

Além destas alterações "básicas", o novo livro traz também um aumento na lista de leituras recomendadas e algumas ligeiras alterações no conteúdo anterior, tanto as efetuadas pelo autor como também as alterações decorrentes da nova tradução por novas pessoas, uma vez que também foi alterada a editora do livro no Brasil (Market Books -> Alta Books).

O livro continua dividido em três partes básicas:
- Princípios Básicos: Abrange os cinco primeiros capítulos e trata dos princípios básicos de usabilidade, arquitetura da informação e webwriting.
- Coisas Que Você Precisa Fazer Certo: Agrupa os capítulos 6 e 7 e mostra na prática o que deve ser feito para que seu website se mantenha simples e não force o "pensamento" do usuário. Oferece dicas de navegação, localização, busca, consistência, identificação, apresentação e organização tanto da página principal do website quanto das páginas internas.
- Assegurando-se De Que Fez Certo: Além dos três novos capítulos introduzidos na segunda edição e explicados acima, esta parte traz dois outros capítulos que explicam como ganhar tempo em reuniões e debates de equipes de desenvolvimento web efetuar testes práticos, rápidos e baratos de navegabilidade web.

Não espere um tratado sobre usabilidade e assuntos afins. Uma das vantagens do livro é justamente o fato de poder ser digerido rapidamente, o que o torna ideal para ser presenteado a "chefes", diretores e investidores que não estão diretamente ligados ao desenvolvimento web, mas que são responsáveis pelas importantes decisões tomadas nestes projetos.

Para maiores informações sobre o livro acesse (http://www.altabooks.com.br/pdf/nfpensar.pdf), leia o prefácio, sumário, apresentação e introdução do livro (PDF) disponibilizados pelo website da editora Alta Books.

Termino transcrevendo minha resenha no Submarino que iniciou todo este processo: "O mote deste livro é: SIMPLICIDADE. E é de forma bastante simples que o autor mostra como os websites devem ser. Traz várias dicas de como os websites devem ser concebidos para que o usuário tenha a melhor experiência possível na navegação. Recomendo...".

ruanmer 13/05/2011

Leitura Obrigatória
Esse livro é leitura obrigatória para quem trabalha na área de criação de sites.