Não me Faça Pensar

Não me Faça Pensar Steve Krug

Resenhas - Não me Faça Pensar

graziiffraga 08/12/2022

Importante até para o jornalismo
Li esse livro por causa da minha aula de webdesign em jornalismo. É impressionante ver como cada coisinha em um site tem que ser pensada milhares de vezes para melhorar o acesso do usuário, mesmo que ele não perceba isso racionalmente. A usabilidade é um tema complexo demais, mas não chega a ser ruim, só acho cansativo de entender (sou muito humanas, talvez?)

Mirella Class 12/02/2023

Princípios de design
Muito bom quando o livro é focado no usuário e nos faz repensar sobre o porque o usuário não tem que pensar pra tomar as decisões que queremos que ele tome.

Varga 19/10/2010

Essa segunda edição do famoso livro (2000) traz algumas atualizações e adaptações já que o assunto - Usabilidade de Websites - é um tema razoavelmente vivo.

O Autor, Steve Krug, tornou-se na última década o "Papa da Usabilidade de Websites", e após anos trabalhando na área, resolveu colocar boa parte de sua experiência nesse livro, trazendo, como diz o subtítulo, "uma abodagem de bom senso à usabilidade na web".

Recomendado por 9 em cada 10 Desenvolvedores de sites, o livro é muito fácil e rápido de se ler (precisa, afinal trata de facilidades...) e traz muitas dicas de usabilidade super fáceis de aplicar.

Veja alguns pontos:
. "Não faça o usuário (ter de) pensar." - a "1a Lei de Krug".
. "Não importa quantos clicks leva para se chegar a algum ponto, desde que sejam clicks óbvios." - a "2a Lei".
. "Livre-se da metade das palavras de cada página do site. Depois livre-se da metade que sobrou." - a 3a!
. Os usuários web (quase) sempre tem PRESSA.
. O tal "usuário médio-padrão" de internet não existe, é um mito(tipo cabeça-de-bacalhau).
. As pessoas não gostam de ter de descobrir como as coisas (ou seu site) funcionam. Isso diminui a confiança deles.
. As pessoas não lêm as páginas, elas "dão uma olhada". E sabem que não precisam ler tudo.
. O botão "Voltar" é o mais usado na navegação.
. Minimize confusões.
. Deixe óbvio o que pode e o que não pode ser "clicado".
. Teste sempre o site antes de lançá-lo.
. Testar com UM usuário é melhor que com nenhum.
. Testar qualquer coisa no INICIO é sempre mais fácil.
. As pessoas começam a navegar com uma certa reserva de boa-vontade que tende a esvaziar-se no decorrer dos clicks.

Krug tem um segundo livro - Rocket Surgery Made Simple (2009, 168pg.), já publicado no Brasil pela mesma editora como "Simplificando Coisas que parecem Complicadas", focado em Testes de Usabilidade de websites.

Mais dicas e ferramentas, no site do Autor: http://www.sensible.com/
(em inglês)

< / >.

Filipe 08/03/2023

Um bom livro sobre usabilidade
Explica de forma tranquila e bem visual os pontos básicos para melhor usabilidade em sites. Eu diria que é uma leitura necessária para quem busca aprofundar o conhecimento na área

skuser02844 22/02/2010

Por que seu web site deve ser um mensch
Este sim é um livro que me faz pensar nas melhores formas de fazer um site ou uma interface digital bem apresentável. Isso porque o livro é execelente, traz abordagens muito interessantes sobre, comportamento de usuários em um web site, navegações, entre outras coisas que nos ajudam a projetamos sites eficientes e agradáveis, mas o que mais gostei foi sobre: projetando a página inicial, brigas de equipe de projetos web (muito engraçado o quadrinho), testes de usabilidade e as ilustrações que aparecem em quase todas as paginas além das frases criativas que o autor coloca no começo de cada capítulo, como está: "Tenha medo, tenha muito medo." Geena Davis em The Fly (filme: a mosca) pagina 117. O livro é praticamente um professor de usabilidade para web, o que realmente o autor quer que seja, é o que conta em seu "Prefácio". uma leitura bem fácil de se ler e bem prazerosa.
Agradeço ao meu professor de web, James Italiano que me apresentou o livro, ao meu colega Israel Brito que me emprestou, sou muito grato.

Leitura em 21 de fevereiro de 2010.

Migueleituras 04/09/2023

Um livro interessante sobre usabilidade, gostei muito da parte sobre teste de usabilidade também. Com certeza tem algumas dicas importantes.

Kaká 22/01/2009

Recomendo
Se você trabalha com Design, Web Design, Arquitetura da Informação, Usabilidade, você tem que ler este livro.

Bibiana 26/06/2009

O livro passa conceitos interessantes em uma linguagem simples e com vários exemplos. Apresenta técnicas para simplificar a web, principalmente nos elementos que interagem diretamente com o usuário, como menus, caixas de textos e campos visuais. Apresenta também dicas para tornar a navegação óbvia e eficiente para o usuário, técnicas para testes de usabilidade e aprimoramento da acessibilidade.

No geral é um livro bom, mas as letras são razoavelmente grandes, as tabelas são gritantemente coloridas demais e os exemplos são relativamente feios, sendo que o livro foi lançado em 2006.

Muniz 07/09/2009

Uma palavra: obrigatório.

dyegoluz 14/08/2010

Excelente livro!
Projetar uma experiência de usuário perfeita é para poucos. O Steve Krug da um show sobre esste tema neste livro que apresenta algumas informações importantes sobre como projetar interfaces para web.

Conceitos como o de usabilidade são muito bem abordados e nos fazem entender como funciona "passo a passao" as etapas da experiência de navegação dos usuários das nossas aplicações.

Aborda desde de como o usuário ver as informações do site nos primeiros segundos, passando pela importância do que a página inicial deve informar ao usuário até dicas de como não deixar seu usuário perdido ou irritado a ponto de nunca mais acessar seu site.

Apresenta muito bem como fazer bons testes de usabilidade com poucos recursos financeiros entre outras questões importantes e que são muitas vezes colocadas de lado nos processos de desenvolvimento de software como todo mas principalmente na web.

Se você quer produzir aplicações web de qualidade, focadas na experiência do usuário este livro deve fazer parte da sua estante.

Reuel 11/01/2011

Usabilidade
Depois de muitas indicações, resolvi lê esse livro. É um livro de leitura fácil, que realmente trás sobriedade para quem está criando páginas Web.

Apesar de o livro soar um pouco repetitivo em alguns tópicos, achei muito interessante a parte de acessibilidade, nunca me preocupei com o que um leitor de tela lê quando um deficiente visual entra no meu site.
outra ponto positivo é o tópico de testes de usabilidade.