O Mistério dos MMM

O Mistério dos MMM João Guimarães Rosa...

Resenhas - O Mistério dos MMM

cris 11/12/2021

Foi muito bom reler o mistério dos emes
Um livro que reúne grandes autores em um romance policial, uma experiência bem interessante.

Acompanhar o clímax que cada autor gera, imaginar possíveis ideias que o autor seguinte podia ter seguido e ver novos tramas que vão desenvolvendo, comparar os tipos de escrita - tudo isso faz esse ser um livro bem diferente.

Além disso, achei muito relevante ver como cada autor constrói personagens e os desenvolve dentro do que outros construíram.

Meus favoritos foram a Dinah, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Antônio Callado e Rachel de Queiroz! Achei muito inteligente a forma como eles trataram o caso "das MMM".

Sem contar o Viriato Corrêa, o começo foi bastante cativante - empregados ao chegar na casa do patrão, banqueiro da alta sociedade do RJ, descobrem a casa completamente revirada, cheia de sangue, com um homem morto e uma perna de mulher no banheiro, arma no chão e tiros disparados, muitos caminhos para os próximos autores poderem tomar. Isso sem contar as cartas de moças diferentes, mas todas assinadas pela letra M.

Camila 30/03/2011

O Mistério dos MMM, romance policial de autoria coletiva, foi escrtito em 1964 e pode ser definido como uma brincadeira muito séria. Brincadeira porque cada um dos dez autores ( na época já escritores consagrados ) escreveu um capítulo dando sequência ao capítulo recebido de outro.

Andressa 24/05/2013

O Mistério dos MMM
O livro O Mistérios dos MMM são vários mistérios que acontece durante a época do carnaval,que a acontece na casa de um doutor quando ele estavam fora.E nenhum dos empregados sabia, explicar como os corpos puseram na casa tempos depois, o proprietário voltam na sua casa e também é assassinado com tantas mortes que está acontecendo, a policia resolve colocar o investigador,para solucionar os casos que na verdade é de uma historia só. O nome MMM do livro se deve a três cartas apaixonadas, que encontrou na casa do morto ,como meses e meses de pesquisas, o investigador descobre que o mandato do doutor.só para ficar com suas riquezas.

Savio 19/03/2014

OS MMM.
O livro O Mistérios dos MMM são vários mistérios que acontece durante a época do carnaval,que a acontece na casa de um doutor quando ele estavam fora de casa.E nenhum dos empregados sabia, explicar como os corpos puseram na casa tempos depois, o proprietário voltam na sua casa e também é assassinado com tantas mortes que está acontecendo, a policia resolve colocar o investigador,para solucionar os casos que na verdade é de uma historia só. A polícia se perde num emaranhado de inquéritos em torno de crimes que começam pelo mistério dos MMM, isto é, da mesma letra M no lugar da assinatura nas cartas de mulheres, contidas em três diferentes maços de papéis encontrados na escrivaninha de um milionário.

eu aprendi que a vida pode ter muitos mistérios.

Raquel Lima 22/01/2009

Vale pela brincadeira!
Um "livrinho" de suspense, escrito por 10 escritores. Nada mais.

HaialaLA 03/09/2020

Morno
É aquele tipo de livro que já começa a cair no esquecimento enquanto você ainda está lendo. O mistério não deixa você curioso e às vezes eu cheguei a pensar que fosse até longo demais apesar de ter apenas 10 capítulos. Personagens sem profundidade que a única coisa que viviam era a história aqui contada, sem um passado, um futuro ou uma vida paralela.