As Garotas de Corona del Mar

As Garotas de Corona del Mar Rufi Thorpe

Resenhas - As Garotas de Corona del Mar

Queria Estar Lendo 16/08/2017

Resenha: As Garotas de Corona del Mar
Um dos mais recentes títulos da editora Novo Conceito chegou aqui para resenha, e que leitura surpreendente foi essa! As Garotas de Corona del Mar fala sobre a vida e a realidade nua e crua através de uma narrativa intensa e perturbadora.

Essa história é sobre a amizade entre Mia e Lorrie Ann; o passado e o presente se mesclam para explicar o que elas são, o que elas viveram. Ambos os lados muito conturbados pela realidade chocante que é a vida. As duas são melhores amigas bastante inconstantes, com altos e baixos grandes nos anos que se passaram - alguns tão baixos que chegam a ser dolorosos. Esse livro fala sobre maternidade e amor e sobre escolhas perigosas que levam a caminhos incertos.

"Normalmente, amizades entre meninas são guardadas em caixas com cartões-postais e canhotos de entradas, mas o que quer que houvesse entre eu e a Lorrie Ann não era assim tão fácil de colocar de lado."

Chocante é a palavra perfeita para essa leitura. Eu esperava uma coisa bem leve, um livro sobre amizade feminina e suas peripécias, e encontrei uma obra pesada sobre a dura realidade da vida, as dores de perdas abruptas e o emocional de mulheres marcadas por todo tipo de acontecimento. Esse livro fala, com uma intensidade assombrosa e perfeita, sobre o que é ser mulher, o que esperar de um futuro sem promessas de grandeza, o que é deixar quem você ama para trás e voltar para encontrar tudo e todo mundo tão diferente daquilo com que se tinha acostumado. Através dos olhos de Mia, vemos os anos se passando e trazendo todo tipo de tragédia a essas duas garotas, mas principalmente a Lorrie Ann; o interessante nisso tudo é ver e entender as diferenças entre a Lorrie Ann projetada pela protagonista, aquela santa inquebrável e intocável, perfeita em toda sua gentileza e pureza, e como isso não reflete nem um pouco o que Lorrie Ann era de verdade.

"Não, nós não éramos alguma anomalia estatística, mas uma perturbadora norma mediana."

Acho que o ponto chave desse livro é a realidade nua e crua. Ele é chocante porque fala abertamente sobre muitos tabus, sobre coisas que estapeiam a cara de quem sonha com a vida perfeita, de quem constrói expectativas. Mia foi essa pessoa; ela era a garota que amava e odiava a melhor amiga por ter tudo nas mais perfeitas medidas, e de repente Mia entende que só porque achava Lorrie Ann perfeita, não quer dizer que ela era. Não quer dizer que a vida da melhor amiga era um mar de ouro. A vida é tudo acontecendo o tempo todo e, em se tratando de Lorrie Ann, é tudo de doloroso e assustador. Eu nunca li uma personagem tão ferrada quanto essa menina.

Outro ponto chave do livro são as críticas. Elas são sutis, mas bem fundadas na estrutura narrativa. A principal e a que mais me perturbou emocionalmente foi sobre a maternidade, o que significa ser mãe, carregar uma vida e trazer ela ao mundo. Como cada mulher reage a isso. Em relação a Mia e a Lorrie Ann, houveram muitos momentos impactantes e assustadores, mas bastante críveis para o que elas viviam em cada situação. Isso levantou críticas à visão da sociedade, como as pessoas enxergam uma mãe e como ela é realmente, até que ponto existe força e até que ponto essa força é parte do teatro para aguentar tudo o que existe ao redor da criação. Críticas bem feitas sobre violência obstétrica, drogas e luto também se entrelaçaram à trama principal, e acho que foi um dos poucos livros que conseguiu me deixar pensativa e chocada por falar desses temas com tanta naturalidade. Não deixou a narrativa forçada, mas pesou no emocional.

"Mas eu também imaginava o que acontece com as músicas que cantamos, mesmo depois de termos terminado de cantar."

Em relação às personagens, Mia é uma egoísta desgraçada com quem a gente consegue se importar, e acho que isso é um ponto muito positivo do livro. Ela é real; uma garota e então uma mulher indecisa e egoísta e ao mesmo tempo corajosa e dedicada. A relação dela e da Lorrie Ann é muito instável, perturbada e importante para o crescimento das duas, das coisas que acontecem individualmente e que refletem no seu jeito de viver e de pensar e de entender a outra. Eu gostei bastante de ter o ponto de vista da Mia, mas o ponto que me pegou e me fez achar a narrativa um pouco estranha foi a onipresença dela em trechos do livro - isso sustenta o mistério sobre a Lorrie Ann, mas pareceu forçado. Nada que atrapalhe a leitura, no entanto.

A edição do livro está ótima, sem erros de revisão e com uma diagramação simples e agradável. E eu adoro essa capa!

As Garotas de Corona del Mar é altamente recomendado, mas pegue esse livro com a certeza de que não vai ser uma leitura fácil. Vai ser pesada, mas as críticas dentro dela vão fazer cada página valer muito a pena.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/08/resenha-as-garotas-de-corona-del-mar.html

Tamara 03/04/2016

Poderia ser melhor
Eu tinha muitas expectativas a respeito desse livro quando li sua sinopse e assim que comecei os primeiros capítulos achei que elas iriam ser todas supridas. Mas a medida que o livro vai avançando não consegui me identificar com ele e nem encontrar algum ponto que fizesse a trama se tornar boa. Mia começa narrando o que aconteceu na sua vida e na de Lorrie Ann desde a adolescência, e segue nesse ritmo até o fim do livro, narrando a vida adulta, as perdas de Lorrie, eu o classificaria quase como um livro de memórias, mas de forma muito técnica, eu não conseguia sentir emoção quando Mia narrava as mortes e a situação difícil de Lorrie. Outro ponto que também me deixou bastante irritada é que toda a amizade parecia forçada. Era óbvio que a amizade já não fazia mais tanto sentido e Mia ainda insistia em Lorrie. Por outro lado, mesmo essa persistência da Mia me irritando ela foi o ponto alto do livro no sentido de que me causou uma diversidade de reflexões a respeito dos laços que criamos e dos quais não conseguimos sair fácil por apego, por fidelidade a algo que já acabou.
As personagens tiveram seus pontos altos e baixos, e apesar de Mia ser irritante as vezes eu gostei muito dos momentos em que ela focava em sua própria vida e não na da amiga, ela tinha uma vida boa e isso apareceu muito no livro. Já Lorrie é uma personagem bem conturbada e por várias vezes a achei muito egoísta, mesmo que no começo do livro Mia como uma narradora fiel nos leve a admirar Lorrie, mas a medida que Mia vai se decepcionando nós leitores também vamos.
O ebook está muito bem corrigido e os capítulos são médios, narrados em primeira pessoa por Mia durante todo o tempo e cobrem um tempo longo, desde a vida adolescente das personagens até a vida adulta.
Recomendo o livro para quem gosta de histórias a respeito de amizades e suas memórias, e também como uma ótima história para aproveitarmos para refletir sobre nós mesmos. Após o término da obra, mesmo ela não me cativando tanto, fiquei pensando a respeito da história das personagens e a respeito da minha própria vida, e por isso valeu a pena a leitura.

Gabs 22/07/2017

FODA
Acho que nunca li um livro que eu precisasse digerir cada capítulo como esse. Intenso. Um drama que se deixarmos nos enganar pela capa vamos sempre achar que é um romance clichê, mas NÁOOOOOO é. É um drama, tão forte, que precisei pensar muito no quesito amizade e não quanto as aparências enganam! Amei de uma forma dolorosa, quase masoquista. Recomendo.

Tamy Olivia 05/09/2017

No fim eu queria mais !!
Assumo que o começo do livro para mim foi massante e bem arrastado, não sou do tipo que se da bem com livros que possuem muita descrição (e se você é igual a mim, saiba que o livro possui muitas delas).
Por fim Lorrie Ann e Mia me conquistaram devagar. A vida delas virou um mar de casualidades e certos "mistérios" como qualquer vida normal que chega a prender a atenção mesmo que o estilo não seja de seus favoritos.
Ao acabar a história fiquei querendo algumas outras respostas que sei que não iriam surgir, nem deveriam, mas eu as queria.
Um livro que recomendo sim com uma leitura leve e que sabe te surpreender.

Carlos 02/06/2017

As Garotas de Corona Del Mar
Esse Livro é uma caixinha de surpresas. Completamente imprevisível. O final não é diferente, completamente inimaginável. Foi exatamente por isso que ele me ganhou.
Lorrien Ann e Mia cresceram em uma cidade ensolarada da Califórnia dos anos 90.
Uma é o oposto da outra, mas são inseparáveis. E Lorrien é o exemplo que Mia sempre desejou ser.
Entretanto, alguns imprevistos fazem com que sigam caminhos nunca imaginados por ambas.
Ano após ano, Lorrien Ann e Mia vivem as consequências de suas ações e decisões do passado.
A História é narrada por Mia, já no presente. Então vemos o que cada uma se tornou quando adultas.
Um livro forte, sobre amizade, escolhas, segredos e tragédias.
Esse entrou para os meus favoritos, da Novo Conceito, desse ano. ( Até o Momento)
Juh 13/06/2017minha estante
Elas chegaram a ser casal?

Carlos 28/07/2017minha estante
Não!! São apenas amigas mesmo.

Bia Santana | Viciados em Leitura 08/08/2016

Muito bom!
Oi, oi! Este foi o primeiro livro que recebi da editora Novo Conceito depois da parceria. Eles nos deram algumas opções de e-book e a sinopse de As Garotas de Corona del Mar me chamou atenção, por isso eu o escolhi. O início da leitura foi um pouco lenta, confesso. Primeiro por ser e-book e ler somente pelo celular, segundo que eu não conhecia a escrita da Rufi Thorpe, o que me fez demorar um pouco pra pegar o ritmo de como a história é contada neste livro. Vou explicar pra vocês o porquê.

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2016/04/resenha-162-as-garotas-de-corona-del.html