O Melhor Amigo do Inimigo

O Melhor Amigo do Inimigo Mônica de Castro

Resenhas -

Larissa 16/01/2022

Boas reflexões!
O livro fala sobre os animais na questão da espiritualidade, como ocorre a evolução deles. Mas também fala sobre lidar com os erros, sobre perdão e amor.

anamonmany 04/01/2022

Pra quem gosta de cachorros apenas LEIAM !
O que dizer... passei por raiva, amor, excesso de fofura, tristeza e mais um pouco. Amei muito a história ???

LeonardoGS89 11/06/2022

Maravilhoso e envolvente
Amo os livros de Monica de Castro, leitura simples e empolgante, não esperava menos deste livro, gostei bastante da leitura, leve e nos faz sempre querer seguir lendo, cheio de ensinamentos especiais de exemplo, de perdão e com final lindo.
A doçura da infância e dos animais tão bem transportada para as páginas do livro o torna extremamente cativante, impossível não se apegar aos personagens, torcer por suas histórias e estar atento aos aprendizados simples

JuBarbosa 04/03/2020

Mais um livro da Mônica que eu amei
Acho que estou ficando viciada em Mônica de Castro... Pq já deve ser o sexto livro dela que leio e amo!!! É maravilhoso! Explica muito sobre auto conhecimento, amadurecimento, amor sublime e o mais interessante, sobre a alma animal. Indico muito!

Jehrosane 16/10/2020

E para quem ama os animais esse livro é lindo! Conhecer e aprender mais sobre eles no plano espiritual é incrível! Vale a pena!

Natalie.Boscato 03/04/2023

Livro lindo
As histórias espíritas, além de nos ensinar muito ainds trazem um conforto para nosso coraçao!
Esse livro é lindo !

Guilherme Ramos 21/08/2020

Aprendizado completo!

Que estória linda!

O melhor amigo do inimigo é um livro repleto de emoções onde narra o cotidiano de quatro famílias, cada uma com sua peculiaridade, dramas e particularidade, que a vida se encarregou de se conectar e reuni-las, entrelaçando os caminhos de cada uma dentro de sua necessidade.

Diferente da maioria dos livros da autora que já li esse livro não tem em si um personagem central ou principal e vários temas são abordados. No entanto, um personagem diferente é o responsável por conectar todas essas famílias e o nome dele é Billy ou Bruce se preferir, um cachorro da raça Boder Collie que após sofrer maus tratos e abandono é resgatado por uma família, que havia recentemente sofrido a perda de um animal de estimação.

Sem delongas esse livro falará abertamente sobre a importância da amizade e da lealdade mesmo nas diferenças e também da força do perdão e do desejo de se melhorar. O título do livro trás um contraste sobre o homem ser o pior inimigo do cachorro e dos animais no geral e sim, uma ironia já que o cachorro é conhecido por ser o melhor amigo do homem. Esse contraste nos faz perceber que nós seres humanos embora aparentemente numa condição melhor do que a dos animais, não nos faz melhores num todo do que essas criaturas. Na teoria, somos racionais e eles não, porém o livro deixa claro que nós dependemos dos animais para prosseguirmos na escalada evolutiva e temos sim muito que aprender com eles, bem como eles precisam de nós para alcançar no futuro o reino hominal. Isso me faz lembrar daquela frase do nosso querido Chico Xavier:

“Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar”.

Essa frase do Chico expressa muito bem sobre nem sempre sermos melhores do que os animais, pois eles, mesmo em uma condição “inferior”, muitas vezes são dotados de um sentimento tão puro e verdadeiro que nós nem sempre somos capazes de sentir.

O livro também falará um pouco sobre o desencarne dos animais e como é o processo de desenlace e retorno dos mesmos ao plano espiritual, alma coletiva e etc e citará uma colônia chamada Nosso Pet, uma espécie de Nosso Lar para os bichinhos, mas, não aborda muito sobre essa colônia, deixando o enredo mais na parte terrena mesmo. Explicará também um pouco sobre como é o processo de evolução do espírito animal para o hominal e como o animal domesticado geralmente tem maior probabilidade para atingir essa evolução.

A parte espiritual do livro também ficará com Moisés, um morador de rua que havia desencarnado junto com seu cachorro e que no plano espiritual, consciente do seu desencarne parte em uma aventura em busca de Tostão, seu amado vira-latas e é nessa busca incessante pelo seu “cãopanheiro” é que ele se infiltra no meio das quatro famílias, auxiliando no processo de reencontro dessas almas, o que ele não esperava é que em encarnações passadas ele esteve junto com essa galera. Será que ele tem algum débito para resgatar com essas pessoas?

Abordará também sobre os benefícios da homeopatia, tema do qual mais gostei neste livro, pois de uma forma singela e leve a autora vai nos conduzindo ao conhecimento dessa terapia e revelando a sua importância nos diversos tratamentos, inclusive para processos de obsessão espiritual, na ocasião, um personagem sofre de epilepsia, a doença se manifesta em seu corpo físico atacando seu sistema nervoso, esse mesmo personagem possui essa doença em decorrência de uma predisposição genética, aliada à débitos do passado e ataques de obsessão espiritual, a homeopatia entra como um forte aliado na promoção da cura e do equilíbrio energético do mesmo.

Conclusão:

Relutei muito antes de ler esse livro, pois ouvi algumas críticas de leitores dessa autora, dizendo que era um livro fraco, sem emoção e etc. Honestamente, não é o melhor livro da Mônica de Castro em parceria com Leonel, mas, fraco o livro não é. Acredito que pelo fato de a estória conter muitos personagens infantis, além de cães e gatos, contribuiu para essa percepção de alguns, no entanto, eu prefiro ver além e sair do mais do mesmo, o livro é riquíssimo de ensinamentos como demonstra a longa resenha aqui redigida, abordando vários temas que vai de uma inocente amizade entre os bichinhos e seus donos até processamentos de carne no organismo e sua energias, as energias dos abatedouros, homeopatia, processo de obsessão e doenças físicas, a espiritualidade dos bichos e etc. Embora as críticas, ainda assim eu quis muito ler esse livro e não me arrependo de uma linha sequer, pois tenho certeza que fui acrescido de conhecimento, expandindo minha consciência sobre os temas expostos e acho que os autores provaram sem querer provar a capacidade de se reinventar, ampliando ainda mais a qualidade de suas obras aumentando o leque de livros com estórias e temas relevantes. Recomendo muito essa leitura a você que está lendo esta resenha também!

Frases destacadas:

“O carma é o resultado de ações pretéritas, cujas consequências são sentidas no futuro. É o caos interno que leva ao desequilíbrio, e, por isso mesmo, deve ser reorganizado. Pressupõe ação consciente, determinada pelo discernimento, pela capacidade de se distinguir entre o certo e o errado, o bem e o mal.” - Página 53

“Céu e inferno são alegorias originadas da imaginação humana, que precisou criar no mundo externo, um lugar de luz ou de sombra capaz de refletir seu próprio universo interior. São criações mentais tão poderosas que se consolidaram fora da matéria, resultado da soma de crenças semelhantes, que buscam conforto ou castigo após a morte”. - Página 117

“A mudança assim operada é mera ilusão imposta pelo desejo, que se desmancha na primeira oportunidade que a verdadeira essência encontra de se desprender do jugo do pensamento racional, abandonando os grilhões do que deve ser para ganhar a liberdade daquilo que realmente é”. – Página 126.

“Sempre existe a chance de recomeçar. Mesmo quando a morte ceifa a vida, o recomeço acena com a obstinação própria da incessante renovação que é reencarnar”. – Página 307
“Toda a humanidade guarda, adormecido o germe que, um dia, alcançará o mais elevado grau de iluminação”. – Página 349.

littleheaven 29/01/2024

...
Primeiramente, o livro é belíssimo!!!
Ele traz diversos pensamentos e ensinamentos da espiritualidade sobre a doutrina espírita, mas não o torna chato e pesado, pelo contrário, a autora une esses assuntos com histórias de quatro famílias distintas e promove esses ensinamentos com base em suas ações, reações e emoções. Além disso, escreve sobre certos assuntos de uma maneira tão leve que torna o livro muito gostoso de ler, e pode ser retirado de seus parágrafos diversos conselhos para se levar até o fim da vida.
Se tiverem a oportunidade e interesse, por favor, leiam! Não vão se arrepender. Me emocionei demais com a história e chorava a cada capítulo que se passava! Definitivamente entrou para a lista dos meus favoritos.

umgustavomacedo 11/12/2020

Repensando a vida animal
Comecei a leitura de modo desinteressado, como habitualmente costumo fazer. Não observei que a capa do livro era bem óbvio o tema central da obra quando tinha um cachorro estampado em sua arte, muito menos a associação ?que o cachorro é o melhor amigo do homem?. Logo, fui bruscamente surpreendido por um oceano de informações que desconhecia (o objetivo do meu modo desinteressado em modus operandi é justamente esse), ou pelo menos, não buscava me entrelaçar. O fato é que esse último verbo nunca fez tanto sentido, acredito que despertei para uma consciência melhor de mim no que representa pensar o reino animal, na questão de como estes são tão importantes no processo de humanização das pessoas. Vale a pena a leitura, cada núcleo de personagens nos levam a uma percepção melhor da vida e de nós mesmos.

Renata 25/01/2021

Leve e carregado de lições
Classificado como espírita ele vai muito além! Traz histórias cruzadas de famílias comuns, possibilitando enorme identificação do leitor. Com escrita simpática, a autora traz diversas mensagens que servem de lições e aprendizado para a nossa vida. O relacionamento com os animais é o ponto alto do livro! Emocionante e envolvente, recomendo a leitura!

Ana Paula 24/07/2017

Emocionante
Esse é um livro diferente dos que vocês costumam ver resenhados aqui no blog. É um livro psicografrado, portando, segue a doutrina espírita. Como cada um de nós temos nossas crenças, caso você não se sinta confortável com o tema, sugiro não prosseguir, combinado?

Mônica de Castro escreve inspirada pelo espírito Leonel e com O melhor amigo do inimigo, ela pretende chamar a atenção para a forma como os humanos interagem com os animais em todos os aspectos, principalmente sobre a violência e o abandono. São várias histórias que acabam se interligando.

Moisés é um morador de rua que desencarna em um acidente juntamente com seu cachorro Tostão, Desesperado com o desaparecimento de seu animal, Moisés retorna do plano espiritual e se apega a um filhote que acaba de ser comprado, passando a "morar" na casa da família com a intenção de proteger o filhote da maldade das pessoas.

Lisandra é uma fútil, egoísta e maldosa que, apesar de ter comprado um bagunceiro filhote para seu filho Rodrigo, não suporta o animal, o agride e pensa a todo momento uma maneira de ser ver livre dele. Billy é destruidor e sapeca e só traz alegrias ao menino Rodrigo e ao seu pai. Traído pela esposa, Vítor se revolta quando Lisandra mostra todo o seu mal prejudicando a linda relação entre Rodrigo e Billy. Não quero dar spoiller, mas nesse momento meu coração doeu e as lágrimas foram inevitáveis...

André e Larissa são duas crianças de nove anos, vizinhos e melhores amigos que compartilham sua paixão pelos animais. Larissa tem uma gatinha amada, Nina e André acaba de perder seu companheiro canino. Ambos são crianças amorosas, criadas por pais igualmente amorosos e bondosos. Os caminhos do pai de André, Wilson, se cruzam com um cão abandonado, machucado e doente: Bruce. E este cão trás a alegria de volta ao garoto André que imediatamente estabelece uma relação de amor com o novo companheiro. Bruce é um cão especial, que já sentiu na pele a crueldade do Homem e tem na casa de André um recomeço para uma vida melhor.

Mas O melhor amigo do inimigo não aborda somente as questões animais, mas fala também sobre traição, segunda chance, perdão, ódio, maldade e renovação. A mãe de Ítalo, padrasto da Larissa é um exemplo de pessoa movida pelo ódio, ciúme e inveja e que faz de tudo para acabar com a harmonia da família do filho e agride os animais sempre que pode. Mas chega em um momento de sua vida, tem que refletir e se dar conta de onde seus erros a levaram e qual caminho seguir dali para frente.

Inseridos na narrativa, temos explicações sobre as almas dos animais, sua evolução, sobre a dinâmica da influência que os espíritos podem exercer sobre os encarnados e uma verdadeira lição sobre o uso da homeopatia.

O melhor amigo do inimigo é um livro revelador e intrigante. Recomendo a todos que gostam do tema ou aqueles que apenas estão abertos a novos pontos de vista.

site: www.estantedaana.com.br

Raíssa 07/02/2018

Didático, mas deixa a desejar
Não sou grande conhecedora da literatura espírita, e embora simpatize com boa parte de sua ideias, acredito que a autora preocupou-se mais em ensinar do que em desenvolver os personagens. As crianças pensam como adultas, os adultos mudam de visão de vida muito rapidamente. Não parece a vida real. Mas o que realmente me incomodou foi o fato de ser vendido como um livro para quem ama animais, mas trata cachorro como "border collie", "shih Tzu"... Quem realmente ama os seres não os define por sua raça. Em resumo, é um livro didático, conta uma história interessante, mas poderia ter sido bem melhor desenvolvido.

Lima 18/11/2022

tema: lealdade e amizade
eu amei o desenvolvimento da história dos personagens. livro com bastante aprendizados, sendo um livro sobre lealdade e amizade.

Ana Lúcia 31/05/2020

O melhor amigo do inimigo
Relutei muito em ler este livro, porque não gosto de ler livros envolvendo amimais. Corro o risco de chorar muito com maldades e depois de Marly e eu, simplesmente evito.
Foram muitas idas e vindas, como sempre, tudo acontece na hora certa e resolvi dar uma chance para ele.
O livro é simplesmente maravilhoso. A história é envolvente e apresenta muitos ensinamentos referentes a alma animal que eu não sabia.
Existem partes tristes de muito sofrimento sim, tanto para os humanos , como para os animais, mas o desenrolar da história nos mostra a evolução, a superação e o aprendizado de todos os envolvidos.
O livro é simplesmente maravilhoso!

jumorgensten 04/06/2020

A obra é um romance atual, interliga 4 famílias, três cachorros, além de abordar as questões dos animais. E minha gente! Esse livro conseguiu me emocionar e, enfim, entendi aquela minha famosa dúvida sobre animais virarem humanos. #sempreaprendendo

A história começa um pouco confusa até engatar na leitura e depois flui. Inicia com o mendigo Moisés que desencarnou junto com o seu cachorro chamado Tostão. Acompanhamos toda a sua saga pós morte, tanto a descoberta da sua situação quanto o desenrolar dos acontecimentos.

Depois temos duas histórias em uma. Lizandra é casada com Vítor e ambos possuem um filho chamado Rodrigo e um cachorro denominado Billy. A mesma é amante do médico Danilo, é casado com Marília e o mesmo tem uma visão totalmente distorcida da própria esposa.

Lizandra não gosta de animais e sempre que pode está maltratando Billy. Além da frieza com o bichinho, ela também enfrenta sérios problemas com o filho e o marido. Tudo piora quando Danilo se dá conta da verdadeira mulher que tem em casa e decide terminar o relacionamento. A partir de então, acompanhamos o ego ferido de todas as partes, inclusive dos traídos.

Um dia, Billy estava com alguns probleminhas de saúde quando é abandonado por Lizandra e ele é resgatado por Wilson. O mesmo é casado com Isabela, tem André como filho e recém tinham perdido o cachorrinho da família. Sem saber de quem se tratava, Billy é cuidado com muito amor e carinho e torna-se Bruce.

Já Rodrigo, sentindo a falta do seu animalzinho, desenvolve epilepsia para desespero de Lizandra e Vítor. O casal começa a saga para descobrir os motivos de tal situação e também o que pode ser feito.

O livro também aborda questões como maldade, perdão, homeopatia, obsessão grave, a rabugice da velhice, a energia dos animais e dos matadouros, de quando os animais tornam-se humanos e a amizade entre crianças.

A parte espiritual negativa fica a cargo de Moisés que não sabendo onde está o seu cachorro, se envolve na questão de Billy o ajudando sempre que possível.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída depois que todos os personagens são apresentados. Um ponto extremamente positivo é que a autora não deixou nenhuma ponta solta. Todas as histórias tiveram começo, meio e fim.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/06/04/o-melhor-amigo-do-inimigo-monica-de-castro/