Caçador em Fuga

Gardner Dozois

Resenhas - Caçador em Fuga

Marô 20/05/2021

Nem 8 nem 80
Meio enfadonho, meio interessante. A leitura oscilou entre boas surpresas e sono intenso. Mas ufa! Consegui concluir essa leitura e me sinto campeã.
Deixando de fora todo o hype acerca do autor e meu gosto pelo gênero, recomendo que, na dúvida, leia o livro.

Ester 11/06/2022

Insatisfeita estou
Como o próprio título já diz, esse livro trata a história de um caçador chamado Ramón Espejo que se envolve em diversas situações complicadas no planeta alienígena em que se encontra e acaba tendo que dar um jeito de fugir. Agora vamos as minhas opiniões, eu demorei mais de dois meses para concluir essa leitura, de tão lenta que ela é, mas como eu tenho muita dificuldade em abandonar leituras e vi muita gente falando do grande plot do final, eu continuei na luta kkk. A questão é, que plot?? Eu criei muitas expectativas pra que esse final salvasse o resto do livro mas nem isso teve. Enfim, achei o livro bem sem graça, com um momento ou outro que acaba envolvendo a gente, mas sempre com desfechos insatisfatórios.

Emoji que eu definiria o livro: ? (pedindo socorro pra acabar logo kkkk)

Acervo do Leitor 02/02/2018

Caçador em Fuga – George R. R. Martin, Gardner Dozois e Daniel Abraham | Resenha
Caçador em Fuga é um livro que demorou um bocado para ser finalizado, nada menos que 30 anos foram necessários para o aprimoramento de suas ideias e inserções rumo ao fim do desenvolvimento, passando pelas mãos de 3 autores conceituados, sendo George R. R. Martin a figura central e de maior destaque, seguido por Daniel Abraham e Gardner Dozois.

“Ele tinha deixado de se ser um nada na terra para ser um nada na colônia.”

Sua história gira em torno de Ramon Espejo, um latino-americano de personalidade forte, prepotente, violento e instável. Uma figura controversa e de pouca confiança que vive no planeta-colônia São Paulo como minerador e autônomo, e que nas horas vagas se afoga em bebidas alcoólicas pelos bares da sua cidade. É em um destes bares aliás, o conhecido El Rey, que Espejo se envolve numa confusão, culminando na morte de uma figura importante para a administração da cidade. Perseguido por policiais a mando do próprio governador, ele vê como única saída viável viajar para as terras ermas do planeta ainda inexplorado, vivendo um pouco afastado enquanto espera todo o alvoroço de suas ações serem desvanecidas. Entretanto, todos os seus planos vão por água abaixo no momento em que ele se depara com uma nova forma alienígena, que para proteger sua raça usa Ramon como ferramenta para capturar um fugitivo.

“Em tese, todo o azar que afetara as pessoas ao longo daquele ano deveria queimar com o velho melancólico, mas, vendo o gigante se revirar e se contorcer lentamente ao sabor das chamas e ouvindo as lamúrias profundas que eram amplificadas por aparelhos eletrônicos e escoavam pelas paredes do Palácio dos Governadores. Ramón teve o pressentimento sombrio de que, na verdade, era a sorte dele que queimava ali – e que dali em diante só teria miséria e desgraça em sua vida.”

Vale ressaltar o cuidado com que os autores tiveram ao dar vida ao planeta-colônia São Paulo. A flora e fauna são muito parecidas com as da Terra, mas são nos detalhes é que vemos a genialidade da criação. Por ser em grande parte, um local inexplorado, o planeta é recheado de mistérios e interrogações, muitas das quais não são respondidas, pois acompanhamos tudo do ponto de vista de Ramon. E isto, não é de nenhuma forma degradante ao livro, afinal, estamos em um outro planeta e as informações que temos, são as informações que precisamos. As críticas sociais estão mais que presentes, são fundamentais ao decorrer do livro, principalmente quando nos são apresentadas questões que refletem o comportamento do homem.

“Homens matam por muitos motivos. Se alguém quiser matá-lo, você tem que matar a pessoa primeiro. Ou se tiver alguém comendo sua mulher. Ou, às vezes, os homens ficam tão pobres que precisam roubar dinheiro. Isso pode acabar mal. Ou se alguém declara guerra, aí os soldados ficam se matando. Ou, às vezes… às vezes, você só entra no bar errado e começa a bancar o cabrón , aí o otário errado acaba ouvindo, e você morre por causa disso.”

Um dos principais pontos e acertos de Caçador em Fuga reside na agilidade com que as coisas se desenvolvem. Por ser um livro único e teoricamente curto – apenas 300 páginas – não há espaço para prolixidade, a ação é ininterrupta e o desenvolvimento flui como a um filme. O humor é EXCELENTE, são vários os momentos em que literalmente gargalhamos com a conduta do nosso protagonista. Principalmente em suas conversas e devaneios com o alienígena Maneck. Ramon usa e abusa dos palavrões e ironias.

SENTENÇA
Caçador em Fuga é uma ótima pedida para os fãs de Ficção Científica e até mesmo para aqueles que ainda desconhecem o gênero. Sua agilidade e humor são viciantes. Os autores criaram uma obra profunda em apenas poucas páginas. O mundo é crível, os personagens são instáveis como tem de ser, e as críticas refletem nossa conduta. Um soco no estômago. Não há muito mais o que dizer além disso: Você precisa ler este livro!

site: http://acervodoleitor.com.br/cacador-em-fuga-george-r-r-martin-resenha/

DomDom 29/12/2020

Finalmente, depois de anos, tive oportunidade de ler algo escrito pelo mestre George R. R. Martin (mesmo que a autoria tenha sido dividida com mais dois autores). E já posso dizer que foi bem satisfatória.
"Caçador em Fuga", tem como personagem principal Ramon Espejo, um típico anti-herói, pois, de bonzinho ele não tem nada. É malandro, metido a esperto, e vive se metendo em confusões. Tem relações conturbadas com as mulheres. Aqueles tipos de relações entre tapas e beijos, literalemente. E achei essa parte bem interessante, pois essa personagem, apesar de todos esses defeitos, tem um carisma que nos faz torcer por ele em diversas partes da trama. Mas, no meu caso, a partir de um determinado ponto, passei a torcer por outra personagem (não posso falar quem, pois seria um spoiler enorme).
De início, não entendemos muito bem o que está acontecendo, pois o ponto de partida é dado quando Ramon acorda em um lugar escuro e completamente desconhecido por ele. Sua memória também está meio conturbada, pois ele não lembra de muitas coisas que aconteceram antes desse "desmaio". Então, conforme vamos avançando as páginas, vamos descobrindo tudo junto à personagem. E que universo incrível que os autores criaram, viu?!
"Quando Ramón Espejo acordou, estava flutuando num mar de escuridão. Por um instante, sentiu-se relaxado e despreocupado, boiando tranquilo. Até que sua identidade retornou preguiçosamente, uma lembrança tardia e indesejada." Pág. 09
Outra personagem que merece ser citada é Maneck. É de uma raça alienígena, e seu entendimento das coisas é bem literal. Muitas das reações humanas que são bem comuns eram estranhas para ele, como o riso, por exemplo. A cada questionamente dele, ficava imaginando uma criança na fase dos "porquês". Foi disparado a personagem que mais gostei.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2017/10/cacador-em-fuga-sobreviver-e-unica-lei.html

Ovelhanegrv 06/10/2023

É o livro mais engraçado e estranho que já li nesta vida; repleto de inúmeros detalhes e reviravoltas que me deixaram (sur)presa.

Gorey 23/06/2020

Gostaria muito que esse tivesse continuação ou que pelo menos fosse bem maior.
Um homem, um clone, um planeta diferente, uma guerra entre raças alienígenas pela sobrevivência.

Thales 24/10/2020

MUITA AÇÃO
Uma aventura sobre liberdade.

gavideus 01/09/2021

Errrr
Eu pessoalmente gosto do livro. O começo é um tanto difícil de entender mas dado as descobertas feitas após o primeiro capítulo, é interessante voltar a lembrar no prelúdio. Pra quem gosta de ficção-científica e ação é bem bacana, ce começa confuso e termina com a humanização do subconsciente. Uma pena que o final tenha ficado tanto em aberto. Mas acho que tudo em si passa a mensagem. Se eu pudesse descrever o livro em uma palavra, com certeza seria: Autoconhecimento.

Luvale 03/04/2023

Frenético
Esse livro foi uma correria que só.
Uma história que se passa em uma colônia da Terra, em um mundo parecido com o nosso mas com muitas peculiaridades e criaturas diferentes.

O protagonista é totalmente imprevisível, cheio de defeitos, onde na maioria das vezes tem pensamentos e toma decisões precipitadas e sem pensar nas consequências.

Tudo isso leva ele até a situação onde o livro começa, sem memória e preso por uma raça de alienígenas estranha que ninguém nunca ouviu falar, tendo que cumprir uma missão de vida ou morte.

O livro progride de forma rápida, não dá descanso hora nenhuma pro leitor, não tem um único capítulo desse livro onde não tenha uma coisa importante acontecendo ou revelações sendo feitas. Tem também uns plot twists bem legais e que mudam totalmente o rumo da história.

Gostei demais das decisões dos autores, principalmente do final, não me decepcionou em nada. Só fiquei descontente em algumas questões de representatividade latina e estereótipos, que são inseridos de forma meio estranha e, ao meu ver, desnecessárias pra narrativa.

Uma leitura bem rápida, cheia de ação e tensão, com muitas cenas legais. Uma ficção científica bacana, perfeita pra ler de uma vez só.

Roy 02/04/2021

Leitura agradável.
Sem dúvidas uma leitura agradável, mas um final um pouco aberto para um livro único, ficou um gostinho de dava para fechar melhor.

clubdol1vr0 23/02/2021

Eita que o livro é estranho, viu

Sinopse: Ao despertar num lugar escuro, Ramón Espejo não se lembra de como foi parar ali. Logo descobre que é refém de uma raça alienígena e que, para recuperar sua liberdade, será forçado a ajudá-los a encontrar outro humano como ele ? um fugitivo.

Achei interessante o universo criado, as raças, animais e mapa que vem no livro

Mas a história...

Pra vocês terem uma idéia só comecei entender o livro da metade pra frente, a partir daí as coisas começaram a se encaixar

Esse livro foi escrito durante quase 30 anos e por 3 escritores muito bons, mas o livro...

Deve ter gente que leu e amou, eu sei disso, mas eu achei bem confuso até a metade do livro

Tem muita ação, aventura, tem umas lutas, exploração de ambientes, mas a história não ajuda muito, acho inclusive que daria um jogo de sobrevivência muito bom

Vocês já leram um livro assim ou esse livro?! Comenta aí embaixo

Fernanda 23/06/2017

Caçador em fuga
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/06/resenha-cacador-em-fuga-george-r-r.html

Indy 25/08/2017

"- De que diabos você está falando, monstro?
- Do seu desconforto. Você está ganhando consciência de quem é.
- Eu sou Ramón Espejo!
- Não - retrucou o alienígena. - Não é."

Quando você lê uma sinopse sobre um personagem e percebe que ele pode ser o maior inimigo dele mesmo, isso talvez te cause algumas perguntas na cabeça, mas acredito que essa frase se encaixe perfeitamente nessa história! Talvez você esteja se perguntando o porquê, certo? bem, só poderá descobrir ao ler Caçador em fuga.

Uma obra que levou quase 30 anos para ser construída e é escrita com maestria pelas mãos de George R. R. Martin, Daniel Abraham e Gardner Dozois. Com um enredo que nos leva a um universo muito longe da Terra, um lugar com um ecossistema novo e diferente, em um mundo controlado por diversas raças alienígenas, onde vemos o ser humano ser usado para a colonização de novos planetas, e podemos perceber que ele está mais para um bichinho de estimação, que o topo da cadeia alimentar.
Continue lendo em: http://www.blogumlivroporfavor.com.br/2017/07/cacador-em-fuga.html?m=1
Orlando 08/12/2017minha estante
põe um alerta de spoiler no seu texto, porque esse diálogo aí pode estragar a leitura pra muita gente

Igor 11/02/2019

Tão bom quanto uma obra 100% do Martin
Apesar de ter varias mãos e mentes responsáveis pela escrita, a obra se mantém concisa e lembra bem a aventura criada por Martin em ?A morte da luz?. Conheço que confiei cegamente no nome de Martin e comprei o livro sem saber nada sobre ele além de uma sinopse básica do Google, mas com certeza um livro memorável.

Não ler esta obra é aubre.