Teatro dos Lírios

Teatro dos Lírios Lulu Wang

Resenhas - Teatro dos Lírios

sotnasallim 30/05/2021

Surpreende e revoltante.
Demorei bastante tempo até conseguir absorver esse livro. Ele é bem denso e cheio de detalhes, mas é impressionante a escrita, a história, a construção dos personagens. Esse é daqueles livros que você termina e acha inconcebível que não tenha acontecido de verdade... do tipo que sente vontade de reler na expectativa de entender todas as nuances que perdeu.

Nessa história encontramos uma amizade abalada por causa da política e do preconceito. Uma amizade abalada por causa da história humana. Abalada por algo que elas não podiam controlar e que veio muito antes delas nascerem. É revoltante o rumo que tudo toma, mas é a realidade inegável. A Lian tentou por diversas vezes ajudar a Kim, mas o problema era que o inimigo com quem elas guerreavam era muito mais forte e antigo. Eu chorei muito em diversos pontos. Discordei da Lian diversas vezes. Fiquei com raiva da autora por não ter floreado nada, nem aliviado a realidade. Mas aceitei, porque o livro é tão real que você não sente espaço pra falar que qualquer coisa podia ter sido diferente.

Esse é o tipo de livro que te ensina coisas práticas como história, mas também filosóficas e sobre a própria vida. É um livro que permanece inesquecível por muito tempo. Uma história triste e revoltante, mas que vale a pena ser lida. Que deve ser lida.

?? Só um alerta de gatilho: não sei exatamente a página, mas existe uma cena em que a Lian vai em uma feira e presencia uma violência contra um animal. Não recomendo a leitura dessa parte e não prejudica a história, então quem for sensível pode pular sem medo (quando aparecer um macaquinho dentro de uma gaiola).

Jessica 10/12/2019

Decepção
O livro conta a hustoria de duas garotas chinesas na China comunista de Mão
É uma estória baseada em momentos da vida da escritora, o livro é um pouco maçante pois são muitos relatos e quando vc acha que está acabando o livro ainda tem mais historia.
O final foi minha maior decepção, tantos relatos pro final ser um ponto sem fim.
AlexAff 17/02/2020minha estante
Sinceramente, concordo. Eu li umas 350 pàginas antes de desistir. A escrita é muito bizarra de um jeito ruim; palavras, diálogos, passagens, tudo! São anédotas e mais anédotas que não têm fim, ligadas de uma forma que me soa bem... bem preguiçosa. Quer dizer, há sim progressão cronológica, mas ao mesmo tempo, sinto que o livro poderia ser BEM mais enxuto e não perderia em nada o impacto emocional (que, aliás, já é baixo). Fico realmente meio tristonho com o fato de que esse livro custou à autora 7 anos para ser escrito.

E, ah, essa tradução é feita do já traduzido Inglês, e não do original Holandês. E é uma tradução bem porca, pra ser sincero. O maior exemplo que vi, foi a bem comum tradução de "compass" para "compasso", além de traduções literais de expressões idiomáticas estadunidenses.