Contos negreiros

Contos negreiros Marcelino Freire

Resenhas - Contos Negreiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Deborah.Farias 07/12/2022

A realidade do preto na sociedade, contada por um branco.
O Pernambuco Marcelino,traz em cada conto reflexões acerca de questões raciais e sociais. Cada texto desperta um sentimento de raiva, nojo, tristeza.
É uma leitura rápida e muito boa. Recomendo!

Lucas.Amorim 30/11/2022

Realismo do negro
Essa obra, mostra escancaradamente a realidade da vida de uma pessoa preta na sociedade que vivemos. Cada texto é um tapa de consciência e verdades.

Edkarl 26/11/2022

esse livro lembro que foi uma experiencia incrivel e dolorosa de ler
pretendo reler ainda, pois nao lembro muito, mas já que gostei seria bom revisitar. tô tentando resenhar todos os meus livros lidos pois está dando agonia ver o numero de lidos diferente do de resenhado

Henrique Fendrich 30/08/2022

Li há muito tempo e foi o meu primeiro contato com gênero dos contos curtos. Lembro de ter achado interessante, embora não necessariamente empolgante.

Karla 20/08/2022

Leitura rápida e fluída!
Alguns contos são incríveis e me fizeram parar e refletir sobre várias questões raciais e sociais abordadas. Outros, no entanto, achei fracos.
É um livro que vale a pena a leitura, mas não é incrível do início ao fim. Tem partes excelentes e partes meia boca.

Dila 13/07/2022

Pura potência
Certa vez escutei em uma entrevista Marcelino Freire dizer que a escrita não precisa de pontuação e sim de pulsação. Esse foi o primeiro livro que li dele e entendi perfeitamente o que ele disse. Os contos pulsam, a cada parágrafo, a cada frase. São cheios de potência e nos envolvem pelo conteúdo, pelo ritmo, e me percebi lendo cada conto com uma voz diferente, com um tom diferente e com uma música diferente lá no fundo da mente.
Marcelino Freire é pura potência!

Leitora.Voraz 03/07/2022

Li para uma disciplina da faculdade
Os contos são impactantes. Li como leitura complementar da disciplina de Conto Brasileiro. Gostei bastante. Traz uma reflexão necessária sobre diversos assuntos. Fiquei chocada com o ultimo conto.

Elineuza.Crescenci 15/06/2022

É doce, Mas não é mole
Tema: Leituras de Junho 2022 (50)
Título: Contos Negreiros
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 15/06/2022
#desafiodos100livrosemumano 50/100
Autor
Nascido em Sertânia, interior de Pernambuco em 1967.
É um dos expoentes da nova geração de escritores brasileiros.
Formado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco.
Obra
Recebeu o prêmio Jabuti de 1006 na categoria melhor livro de Contos e Crônicas.
Reúne dezesseis contos que relatam a condição social do negro no Brasil e na realidade com a qual convivem.
Tem Apresenta de Xico Sá “ É doce mas não é mole não”.
Os sonhos, o trabalho, a homossexualidade, a condição feminina, o humor são o forte de cada conto.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2022/06/2022-junho-leitura-50-contos-negreiros.html

lili 20/05/2022

livro forte
achei um livro muito bom. os contos são ótimos e de fácil compreensão, muitas vezes servem como uma pedrada na cara bem dada. talvez você sinta raiva, tristeza, ou até nojo. cada um deles contam histórias e vivências diferentes que mexem muito com quem lê e te colocam para pensar bastante. um dos meus preferidos é ?polícia e ladrão?. é a história de milhares de pessoas por aí. na verdade, todos os contos do livro são baseados em milhões de histórias reais.

Marina 28/04/2022

Umas das resenhas daqui do Skoob dizia que achou o livro problemático, por reforçar estereótipos. Achei essa visão interessante, porque minha interpretação foi completamente oposta.

Pra começar, o autor, Marcelino Freire, é um homem branco. Isso é relevante, porque leva a gente a pensar: "como um homem branco vai escrever sobre pessoas negras? Ele não tem lugar de fala".

No entanto, justamente por ser um homem branco, Freire tem bastante cuidado à hora de falar sobre esses sujeitos marginalizados por trás de cada conto.

A voz dessas pessoas é bastante visível em cada relato. A leitura evoca imagens bem nítidas. Em alguns momentos, eu tive a sensação de estar lendo a transcrição de uma entrevista, ou vendo um documentário. Cada expressão usada, cada modo de fala e cada opinião presentes no texto provocava um efeito de realidade extremamente forte.

Entendo que o skoobista tenha achado estereotipado, já que, no fim das contas, estão sendo retratados aqui sujeitos pobres e "sofridos". A diferença, porém, de retratar essa galera seguindo um estereótipo (ou não) está em que Freire não tenta falar por essas pessoas, desde a sua visão privilegiada e dos seus achismos, mas fazer com que elas falem por si mesmas.

No conto "Solar dos Príncipes", por exemplo, por meio da história de um grupo de amigos, ele critica a naturalidade com a qual cinegrafistas entram no morro, gravam tudo o que rola por lá e voltam pra suas casas, mas não permitem que os jovens do morro saiam de onde moram para filmar um condomínio chique. Os jovens da periferia, pra eles, só servem como objeto de estudo, mas nunca podem ser os estudiosos. Essa crítica é MUITO F*DA!

Para além da representação tradicional do homem negro super viril e agressivo e da mulher negra guerreira e batalhadora, no livro também temos meninos negros e gays, que apenas querem encontrar o amor; pessoas iletradas que, ao contrário do que se poderia esperar, não querem aprender a ler e escrever (pois não enxergam sentido nisso); conhecemos uma criança que quer muito ser a Xuxa; lemos sobre a prostituta que quer arrumar um bom homem...

Mais do que reforço de estereótipos, Freire nos convida a pensar no outro, nas suas vivências, no seu ponto de vista. Até mesmo o ponto de vista doentio de um pedófilo!

Achei uma leitura super enriquecedora, por vezes desconfortável, mas muito importante. Quem não leu ainda, deveria :)

littleshwt 07/04/2022

Interessante demais
é um livro muito bom que leva a uma reflexão enorme, mas precisa realmente se esforçar e focar na mensagem passada em cada conto. Rápido e fácil de ler, mas com mensagens pesadas e necessárias. Li para o vestibular mas amei

James Ratiere 05/04/2022

Marcelino quebra a gente
Cada conto é uma pedrada, daquelas que vem na primeira frase e não te dá nenhuma opção pra respirar. Sem mertiolate, sem assoprar, Marcelino Freire escancara o Brasil através dos contos desse livro, dá pra gente um caminho, e ele não e bonito "tá me ouvindo bem?" Fui ver uma entrevista do autor depois do livro (gosto dessa parte de mergulhar na obra depois da leitura) e Marcelino afirma que Contos Negreiros é uma forma dele mostrar sua branquitude, de como ele não passaria por aquilo mesmo sendo um homem nordestino (outra parte da população desse país que o carregas nas costas), pobre mas sabe de seus privilégios como homem branco (o que me assustou, não o lia assim até a entrevista)
Meus contos favoritos são "A Paz", é impossível não ler e escutar Naruna Costa Gritado e declamando esse conto com aquela dor, não há nada de mais bonito e dolorido. E o conto que abre o livro "Trabalhadores do Brasil" impossível não escutar a voz do escritor dizendo "ein seu branco safado, aqui ninguém e escravo de ninguém!" Alias Marcelino tem essa característica de uma voz nítida em sua obra. Pra quem quiser experienciar isso, o livro tá todo gravado no Spotify.

Leiam Marcelino, ele nos quebra, mas você sai sorrindo.

Mandark 26/03/2022

Problemático.
Leitura fluida, com uma musicalidade bacana, porém foca em temas polêmicos, com os quais ele lida de uma maneira limitada e esteriotipada. Decepcionante em alguns sentidos.

tali 15/01/2022

achei a leitura bem fluída e consegui terminar em poucas horas, estou lendo pra completar a lista de leitura do vestibular que vou fazer, mas acabei amando a leitura.

Eduardha 09/01/2022

Foi uma leitura rápida e muito boa. Os contos são ótimos e fluidos, acabei o livro sem nem perceber que o tempo passou!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6