Contos negreiros

Contos negreiros Marcelino Freire

Resenhas - Contos Negreiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

jeestalendo 05/02/2024

Um tapa na cara pra gente cair em si.
Parece que a gente esquece como as coisas eram e como ainda são.

Uma Vida em Cada Livro 19/01/2024

Amei ?
Esse livro é genial. Um dos mais intensos que já li.
É uma coletânea de 16 contos que nos aproximam um pouco da realidade das chamadas minorias do nosso país, principalmente a população negra.
O que achei mais incrível é que em cada conto a gente nota a identidade e a individualidade do/a narrador/a, mesmo não havendo nenhuma descrição.

Livro incrível. Deveria ser leitura obrigatória.

PS.: conheci Marcelino Freire na faculdade. Um cara super gente boa.

Jade 17/01/2024

?Comer já sei, morrer também?

Ouvi pelo audible e achei a ambientação incrível, com instrumental e uma ótima narração.

Flavia.Borges 14/01/2024

Um livro para se pensar sentindo
Incrível! Acho incríveis os livros que te fazem pensar, refletir, através de um sentir profundo. Isso porque, para mim, este livro retrata construções dilacerantes da sociedade brasileira de maneira impecável e dura, dilacerante, sem desperdícios. As cenas contém o necessário para transmitir o impacto e sutileza de cada conto. Um livro necessário nos tempos atuais e não só.
Leonardo.Fattore 15/01/2024minha estante
Obrigado! Mais um para lista dos "quero ler" kk

Leila267 26/12/2023

O único ponto negativo desse livro, é que ele acaba rápido!!!
Traz a luta pela sobrevivência. Brasileiros miseráveis, que vendem de tudo para sobreviver: drogas, o corpo e até os órgãos.
Aborda temas como racismo, prostituição infantil, conflitos de classes, homossexualidade. Tudo isso, em uma linguagem bem acessível, de fácil entendimento e envolvente.
Amo livros que me fazem sorrir, e Marcelino Freire, conseguiu, em alguns contos, de forma inteligente, mesmo com temas sensíveis.
É um livro provocador que nos faz refletir sobre a realidades dos grupos marginalizados em nossa sociedade. Mas, ao lado de todos esses temas indigestos, o autor consegue incluir uma dose de humor.
O único ponto negativo desse livro, é que ele acaba rápido!!!

helena 17/06/2023

Livro bem bom pra fazer refletir, cada conto tem uma escrita bem diferente é muito interessante. fiquei em duvida do que fazer em momentos que queria dizer que me identifico mas..sabe

Sabrina 15/06/2023

Obra prima brasileira
A escrita é lindíssima. Amei a narrativa e a criatividade para em certas horas lidar com situações complicadas. Digo isso pela forma como ele narra certas passagens.

Esse ano li tanto autor nacional que é bem melhor que estrangeiros.

Acho vergonhoso uma pessoa ler 5 livros de um autor estrangeiro e ficar falando que metade desses livros é mais ou menos mas dois são ótimos. Leia cinco brasileiros, quatro serão ótimos e um será mais ou menos.

Acho uma vergonha aqueles livros famosos que a pessoa fala "até o meio do livro é cansativo mas depois vale a pena".

Tem livro brasileiro que vale a pena desde o começo.

O autor aqui não ficou enrolando com cenas inúteis. Cada cena leva à outra, é tudo uma construção pensada em cada detalhe. Amo isso. Não tem descrições bobas que não representam nada para a história.

Um dos melhores do ano, com certeza. Meu top 10 do ano por enquanto acho que tem 6 brasileiros.
Gleidson 15/06/2023minha estante
Concordo com vc, Sabrina. Tem muita coisa boa aqui no Brasil.

Sabrina 18/06/2023minha estante
Teeeeem

Acaui 02/06/2023

Esse livro é incrível... Cada conto uma crítica social foda, não tenho palavras para dizer o quanto ele é necessário.
Valeu a pena ter lido esse livro, mesmo que tenha sido pro colégio.

yoshii 28/05/2023

Prosa rapadura (referência à apresentação por Xico de Sá)
Um livro que você fica embasbacado com a potência da língua portuguesa.
São contos-crítica de temas variados. Achei todos ótimos, mas o que mais me impressionou foi Solar dos Príncipes, porque realmente... se tocarem sua campainha com uma câmera falando que vão gravar sua vida você pode achar um absurdo ser pego de surpresa assim e ficar desconfiado. Mas, existem muitas matérias cotidianas de programas variados que exploram o cotidiano da favela e isso é muito normalizado (tem/teve até passeio turístisco).
Recomendo a leitura.

LiteraNayla 06/04/2023

O toque no profundo do preconceito
Contos negreiros sem dúvida é um soco no estômago de uma sociedade que vende, explora, usa e abusa de grupos marginais país a fora. Com textos fortes, que quase lembram canções e histórias tão reais quanto as contadas em vielas, favelas, ruas e rios ao longo do gigante Brasil. Uma dolorida e necessária verdade

Gustavo RAS 02/04/2023

Impacto e Reflexão
Cada conto consterna de maneira muito sensível a realidade profundamente desigual deste país, e vai além. Marcelino Freire conta a real de uma maneira tão mundana que te faz acessar questões muito particulares em um lugar de proximidade.

Imagino que quem está resignado na própria bolha e envolto por seus muros não vai ser alcançado por esses contos com a mesma familiaridade que quem vive o Brasil e conhece de perto cada uma dessas histórias retratadas. Ou mais ainda quem se vê refletido nesses contos.

O coração negro pulsa, mas assim o faz também o pobre, o indígena, o gay e Marcelino escancara essa pulsação em cada palavra.

Ale - @ale.ferreira.69 06/03/2023

Meus amigos coloridos
Meu negro de estimação

Wtfmurilow 16/02/2023

...
Gostei bastante de muitos contos, mexe com a pessoa. Não tem como não sentir o que ele queria passar, fez muito bem...

Aniram 27/12/2022

Prosa poética e fluida
Marcelino tem um jeito de escrever que lhe é muito característico: uma prosa bastante afetada por poesia, rimas e alegorias, e muito fluida. A leitura dos textos é super rápida, divertida. Alguns contos agradam mais que outros.

Cris 22/12/2022

Não tem como não gostar da escrita de Marcelino Freire.

Os contos abordam temas difíceis e, também, tão necessários para discussão em nossa sociedade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6