Só os Animais Salvam

Compartilhe

Resenhas - Só os Animais Salvam

The 18/11/2018

A entrega dos animais
Esse livro é basicamente uma reunião de contos onde animais distintos, que viveram em épocas de conflito, mostram sua visão dos seres humanos com quem se relacionaram e os acontecimentos que desembocaram em suas próprias mortes. Em praticamente todos os contos vemos péssimas características humanas, em poucos deles temos alguma virtude do homem, o que faz de forma geral o livro ser um dedo acusatório apontado em riste para a humanidade, enquanto os animais demostram sua dedicação completa ao homem, mesmo a um dos piores. Achei alguns dos contos, especificamente o do cão, fortes e polêmicos, pela própria época e pessoas que trazem, entendo a intenção da autora de trazê-los afim de demonstrar a entrega dos animais até aos execráveis, mesmo assim, me trouxe certo incomodo, pois nem todo leitor identificará de quem se trata, e as características iniciais retratadas, mesmo em contraste com o fim, pode dar uma falsa ideia daquela figura histórica.
Pra mim não foi um leitura chata, ao contrário, li o livro rápido, mas nem sempre ele me prendeu, há muito o que se refletir a respeito do que os escritos trazem, mas isso deve ser feito de forma lenta, definitivamente não é algo para se ler em um dia e comentar no outro, por isso mesmo demorei um pouco a fazer tal resenha.
A edição, como sempre é linda, o que é um chamariz para o leitor, a capa de fato não revela o peso do apontamento que o livro trás.
Aconselho a leitura com grande reserva crítica para alguns pontos.

Pages and Seasons 11/11/2018

A escrita é super massante, me dava muito sono ler, eu lia 5 páginas e já queria desistir. Além disso, os contos não fazem sentido algum. Não fizeram pra mim, pelo menos. Se alguém viu algum sentido e gostou do livro, me perdoe.

Eu não tive maturidade o suficiente pra entender esse livro, tanto que abandonei em 47%, li 5 dos 10 contos do livro, e só tive expectativas frustradas.

Eu fico triste quando não gosto de um livro e o abandono. Mas a vida é curta demais pra ler coisas que não estou gostando, então parti pra próxima história. Quem sabe um dia eu não tento recomeçar. Às vezes só peguei o livro no momento errado.

Fica a minha experiência ai pra vocês, e é isso, não gostar de um livro é normal, o importante é seguir em frente lendo o que te faz bem.

site: https://www.instagram.com/p/BmeaksoHTli/
danigobbo 13/11/2018minha estante
Estou no terceiro conto e sofrendo pra continuar haha os dois primeiros não fizeram sentido nenhuuuum pra mim também!!

Joyce.Kelly 24/10/2018

Um livro que nos torna mais humanos
Depois de ter terminado esse livro eu não consegui conter o choro.
É muito difícil tentar ver as coisas pela visão dos animais e esse livro proporcionou tanto a sensação quanto os sentimentos que cada um dos animais que marcaram os contos passaram.
Alguns me tocaram de uma forma impressionante em que cheguei a parar e refletir a situação que cada animal vivenciada.
O último conto foi o mais pesado, mas é algo que relata esse tipo de coisa que vive acontecendo várias vezes nos dias atuais e os humanos nem se quer pensam para ver com os olhos dos seus animais.
Esse livro me fez ver o quanto eles são importantes para nós humanos e que sim,eles também sofre tanto quanto nós em situações de guerra e períodos de crises.

Luciana.Paiva 10/10/2018

Só os animais salvam
Pequenas histórias com narrativas muito parecidas, achei meio forçadas, sem sentido. Só gostei de duas delas.

Patty 04/10/2018

Profundo e arrebatador
Acho que a ideia deste livro não agrada muita gente justamente pelo soco no estômago que ele dá.
Os contos são baseados na visão de animais e em suas mortes decorrentes pela culpa exclusiva do ser humano. São animais que viveram em épocas de guerras, conflitos ou períodos que os seres humanos faziam uso das peculiaridades de uma espécie para estar à frente de outras nações.
Embora fictício, esse livro me causou revolta e dor... gostei de todos os contos, mas o último me deixou bem para baixo.
Recomendo.

Priscila 20/09/2018

Uma decepção!
Gente eu amo livros de contos . Não acho que seja esse o problema do livro. Porém algumas historias PRA MIM foram fracas e sem sentido! Primeira decepção :(

Felipe 10/09/2018

Um livro sem propósito, na minha opinião!
Demorei 7 meses pra terminar esse livro, porque eu simplesmente não sentia a menor vontade de pegá-lo pra ler, me forcei a terminá-lo porque não sou do tipo que abandona uma leitura.
São contos sobre as histórias de vida de vários animais, o problema é que esses contos não são tristes, nem divertidos e não consegui extrair nenhum ensinamento. Pode ser que eu não tenha entendido a premissa da autora, mas até o momento não entendi qual foi o propósito do livro.
Sobre a edição ela é simplesmente impecável. Capa, lombada, cores, diagramação, folhas de guarda, é tudo maravilhoso o que já é esperado da Darkside, mas o conteúdo na minha opinião deixou a desejar.

Edna 09/09/2018

O humano é sua insignificância
#resenhaednagalindo
#Sóosanimaissalvam

Autora: Ceridwen Dovey
Ed. @darksidebooks
2014 - Pág 235
?
"Não fazemos distinções entre nossas linhagens geográficas. Acreditamos que todo elefante partilha um ancestral comum, o que nos torna a todos parentes, não importa onde vivemos."
?
"Escrever é sentar e encarar, hipnotizada, o reflexo da janela no tinteiro de prata, sentir a febre divina tomando a face inteira enquanto a não que escreve se torna vivamente entorpecida sobre o papel "
?
O livro reúne dez contos narrados por animais expondo os sentimentos humanos e como esses se portam diante das mais inusitadas adversidades e com seus animais, analisados do ponto de vista deles.
?
Os contos são tocantes, sempre expondo a fragilidade humana, a capacidade de amar ou odiar, de expressar sentimentos de elevação mas dotados de uma incrível e falsa capacidade de existência quando na verdade o que sobressai sempre é a sua inevitavel insignificância.
?
A autora quis mostrar através da pureza da alma de um animal o qual vil a maioria dos homens são mas sempre evidenciando com um fundo de guerra o amor de muitos pelos outros seres humanos e pelos animais.
?
Um livro leve e profundo depende do ponto de vista da interpretação.
?
"...há mesmo quem diga que o homem foi feito com as sobras do elefante" José Saramago
4/5
#resenha #

Ceci 07/09/2018

Livro completamente necessário
Não me lembro de ter chorado tanto lendo um livro como aconteceu com esse.
Ele consegue mostrar prs gente o nosso pior lado, e como nossas atitudes prejudicam os outros, abrindo nossos olhos de uma maneira incrível.
Eu não apenas recomendo esse livro, como o considero uma leitura completamente necessária
Gigi 10/09/2018minha estante
undefined

Vini.Boucault 06/09/2018

Triste
Decepcionado com esse livro, tinha tantas expectativas e o livro se resume a isso: melancólico, confuso e arrastado. Tinha uma premissa tão interessante e boa para ser um sucesso mas foi triste. Literalmente. Os "animais" tem histórias tão rasas e confusas e poucos contos salvam. Uma decepção do ano.

Carol Vidal 02/09/2018

Grito contra a estupidez humana
Mesmo com tom de fábula, o livro é melancólico e, por meio de narradores improváveis, a autora lança a pergunta: o que nós, humanos, temos feito com o mundo?

O grande trunfo da obra é a capacidade da autora de criar vozes próprias para cada animal. A forma de narrar e a linguagem são únicas em cada conto. Dovey conseguiu dar vida a animais cativantes e com histórias surpreendentes, mesmo em um contexto de guerra. E poder analisar os conflitos por um outro ângulo deixa ainda mais clara a estupidez e o egoísmo dos seres humanos que querem conquistar destruindo tudo ao seu redor — inclusive aqueles que um dia foram seus companheiros.

“Só os animais salvam” é o tipo de livro que, mesmo triste, consegue invocar o melhor em cada um, convidando o leitor a exercitar a empatia. É uma leitura essencial diante de tanta maldade que ainda se vê por aqui.

Thayná 28/08/2018

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana" ... *** RECOMENDADÍSSIMO
Só os animais salvam é um livro de contos; Narrados pelo ponto de vista de cada "alma"dos animais mortos. Nele cada animal conta como foi a sua morte, o período de vida desde que eram filhotes e foram se misturando com os humanos e as guerras. A maioria dos conflitos são sobre a Segunda Guerra Mundial, e como tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO, afeta para o equilíbrio entre animais e seres humanos. Nele vamos conhecer a história de vida e morte de um: Camelo, Gata, Chimpanzé, Cachorro, Mexilhão, Tartaruga, Elefante, Urso, Golfinho e um Papagaio. Esses contos são narrados de acordo com a personalidade de cada animal, nos dando assim em alguns deles de forma crua de certa forma uma noção mais pura da realidade que eles estão passando.Alguns destes animais vão nos dar referência a renomados escritores como : Virgínia Wolf & Tolstói (tartaruga) , Franz Kafka ( chimpanzé), Thomas Mann ( cachorro), Sylvia Plath (golfinho). Esse livro é realmente arrebatador, ele nos deixa refletindo sobre vários aspectos da nossa vida, o que uma guerra pode fazer, o que a falta de comida, o exílio, a etiqueta, a nossa própria humanidade é capaz de fazer contra outros seres humanos, ou até mesmo animais antes adestrados, capacitados para viverem entre nós podem fazer contra sua própria espécie, até onde vão nossas limitações? até onde vamos pela fome e desespero? Você também vai ficar se perguntando ao final desta leitura. O conto que eu mais gostei foi o conto da Gata, do Urso, e do cachorro. " Amei, amei, amei.
Stela 28/08/2018minha estante
Não sabia que era um livro de contos, sua resenha me deixou super interessada!

Thayná 28/08/2018minha estante
Obrigadaa, que bom que consegui passar o que senti lendo. Eu também não sabia, não li a sinopse quando chegou. Leia, vale muito a pena.

Nah Amaretto 22/08/2018

De nome interessante
Comecei a ler pelo fato de ter um nome que me chamou atenção. Não gostei da maioria das histórias, achei bem cansativo e foi uma leitura arrastada. As melhores histórias foram a dos elefantes, dos Golfinhos, do papagaio.

katnsseverdeen 21/08/2018

Adorei muito o livro. Me tocou bastante alguns contos, porém o que mais me tocou foi o último. Apesar de alguns contos eu ter precisado me arrastar um pouco para ler, ainda é um excelente livro. Entrou para a estante mais importante que é a do meu coração hahaha