Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Micaela 15/04/2024

Infelizmente procurei essa leitura em um momento ruim. Sua sinopse me passou a ideia de um tipo de conto e encontrei outro. Talvez em outro momento

Natane 07/04/2024

Denso.. tenso
A intervenção humana vai até onde não conseguimos enxergar.. O livro retrata bem o quanto uma interferência que parece mínima aos olhos humanos, causa um estrago em seres mais frágeis e à mercê das mãos humanas. Acima de tudo, é uma transcrição da lealdade animal, ainda que totalmente desmerecida.

mila.t 12/03/2024

Maravilhoso
Eu não esperava que esse livro fosse ser algo tão pesado, esperava que fossem contos sobre animais mas não da forma que aconteceu, mas me surpreendeu positivamente. Me fez amar mais os animais e guardar mais rancor dos seres humanos, eu incluída.

Larissa.Avila 01/03/2024

Se "O Bicho vai pegar" fossem contos filosóficos
O livro não é o que eu esperava e a leitura é bem difícil em alguns momentos, sendo até bem confusa por estarmos acompanhando o ponto de vista dos animais (que carregam muitas referências de outros autores e contos, por isso são bem complexos) durante guerras e conflitos durante a história. Alguns contos acabam por ser mais envolventes que outros, por exemplo, gostei mais das histórias da gata, do chimpanzé (apesar de ter uma relação meio esquisita rolando), do mexilhão e do elefante, pois eram narrativas mais chamativas e interessantes. O conto do Camelo não entendi até agora, e jamais entenderei.

Elineuza.Crescenci 25/02/2024

A bondade, assim como a crueldade, pode ser uma expressão de dominação
Leituras de Fevereiro 2024 – 16
Avaliação: 3/5
Início da Leitura: 22/02/2024 Término da leitura: 24/02/2024

Autora
Nasceu na África de Sul.
Estudou antropologia Social em Harvard.
É autora de um documentário sobre as fazendas de vinho na África do Sul.

Sobre o livro
São dez contos que tratam sobre animais que estiveram ou atuaram nos grandes conflitos da história na condição de animais que acompanhavam soldados ou de animais que serviram de experimento para operações perigosas durante essa conflitos, citando como exemplo, descobrir campos minados, mergulhar em profundidades que o humano não poderia ir, caçar material explosivo do inimigo ou serem colocados na linha de frente nos campos de guerra.
Todos sabem que retirar um animal de seu habitat natural é uma agressão ao animal. Há contos que falam dessa agressão mesmo quando o tutor é extremamente cuidadoso e amoroso com esse animal.
Em alguns contos é possível sentir a emoção de cada um deles de acordo com a função que lhes foi destinada.
Os próprios animais são os narradores das histórias.
Eu gostei. Os contos são envolventes.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/02/2024-fevereiro16-leitura-anual-29-so-os.html

Thalita Eduarda 19/02/2024

"O amor cheira a morte."
Cada um dos contos é uma espécie fábula, narrada pela alma de um animal envolvido em conflitos e guerras humanas, contando sua história de vida e também de morte. São animais que observam os humanos e que de muitas formas se envolvem com eles, amando-os, salvando-os e também se decepcionando.
Não é bem o que estava esperando, mas pra ser sincera eu não sei muito bem o que eu esperava da história. Não posso dizer que cheguei a me emocionar, mas fiquei sentida, tocada, com algumas histórias. São, cada uma ao seu modo, fortes e marcantes.
Os contos são escritos em uma ordem cronológica, o que é interessante de se observar, gostei dessa forma, achei diferente. e com o passar dos anos, dos contos, a linguagem também vai mudando um pouco, de forma bem sutil.
Eu com certeza terminei esse livro com um aprendizado a mais, eu aprendi algo com cada conto e com um livro sem si, mas não sei por em palavras o que exatamente foi. Cada conto nos mostra, a sua maneira, o lado feio do ser humano, traz uma crítica que pode causar até mesmo vergonha em nós leitores.
Eu achei uma leitura fluida, porém não me senti presa a ela, achei interessante a forma que foi escrita, mas ainda senti falta de algo.

Suh Oliveira 13/02/2024

Definitivamente este livro não é para mim.
A proposta do livro é muito boa e a Darkside fez um trabalho incrível pois o livro é lindo. Mas para mim foi o famoso julgar o livro pela capa. Contos cansativos e arrastados, nada me prendeu, alguns dias não consegui ler nem um conto inteiro. O livro trás contos, cada um da alma de um animal e de como por um lado a criatura enxerga o que há de bom na vida que leva e de outro como que o ser humano através de guerras consegue destruir tudo em seu caminho. Como disse, a proposta é boa, a escrita não.

@meninaculta 11/02/2024

Confuso
Foi uma leitura difícil, voltava várias vezes para poder entender o que estava sendo falado. Fui tentando ler um conto por dia pq vi que lê de uma vez não estava funcionando eu acabava me perdendo na história.
Um livro cheio de referências à outras obras literárias, principalmente fábulas. Alguns contos me comoveram mais que outros, gostei muito do conto alma de cachorro, urso e gata.

Davi 03/02/2024

Só os animais salvam
Sinceramente, comprei esse livro uns dois anos atrás por causa da capa, e começo do mês decidi voltar a ler ele. A leitura não é fácil, parece demorar um monte, mas atribui isso a falta de diálogos, quando é registrado um diálogo, são todos na mesma estrofe. Eu não sei se recomendaria esse livro, embora eu tenha gostado bastante, justamente por não ser uma leitura fácil. São vários contos escritos pela perspectiva de algum animal em algum momento da história. Os meus favoritos foram da gata, da elefante e do papagaio. Teve alguns que eu não tenho certeza se entendi, que foi o do chimpanzé, mas vou fingir que sim.
Inclusive eu demorei um tempão pra começar a ler essa capa de forma correta, eu sempre li "Só animais os salvam", que pra mim, faz sentido também.

"O que significa ser humano?
Talvez só os animais saibam."

Thais.Tobal 28/01/2024

Cada um dos contos é uma fábula moderna que é narrada pela alma de um animal envolvido em mais um dos conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte. Em meio ao caos os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significantes que nossa espécie já criou.

vivic.png 25/01/2024

Super cativante!
Eu não tinha a mínima noção de qual seria a história do livro quando o comprei e do absoluto nada eu estou completamente obcecada pela história de uma tartaruga. uma surpresa ótima

Patricia 10/01/2024

Finalmente acabou! Nem os animais salvam esse livro. A intenção era dar duas estrelas para o livro, mas acabei dando somente uma devido a raiva. Pior do que um livro chato, é um livro chato que parece que não acaba nunca embora seja pequeno.
O livro é tão insosso que, se eu parasse no meio de um conto para poder ir ao banheiro, quando eu voltasse pra leitura, eu já não lembrava mais do que eu estava lendo.
Não tenho a menor dúvida que até amanhã, toda e qualquer memória sobre esse livro já terá desaparecido. Não recomendo.

ana4.julia 10/01/2024

Melancolia necessária.
Bom, não sei nem o que falar sobre esse livro, ele é incrível do início ao fim, indico muito para quem procura algo diferente e novo para ler, pois a dinâmica dos capítulos e personagens é muito boa, não é uma leitura cansativa e sempre faz você querer ler mais.
Mas com certeza o aviso que deixo é que preparem o psicológico, porque o livro trás muitos questionamentos e na maior parte das vezes são duros e difíceis de se compreender.
Ele trás uma linguagem relativamente simples, mas pode ser difícil acompanhar o ritmo das personagens por muitas vezes não se saber quem é que está por trás da fala. Mas no geral, foi uma leitura necessária e fantástica.

Maíra Marques | @literamai 08/01/2024

?? 30 LIVROS ANTES DOS 30 ??
? leitura #01: só os animais salvam - ceridwen dovey
Foi uma leitura muito emocionante! O livro é de contos, e cada um deles é narrado por um animal diferente que vai contando sua história até sua morte. Algumas narrativas me fizeram chorar, como a da gatinha, outras causaram revoltas, como a do chimpanzé. No geral, é um livro tranquilo (apesar de parecer estranho dizer isso depois da frase anterior kkkk).