Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Cris 15/08/2022

É um livro onde cada animal conta a sua história. É um livro com muitas referências a outros escritores famosos. O que me fez não gostar do livro é que todas as histórias tem uma sofrência interminável, até mesmo porque o pano de fundo de todas as histórias são ambientes tensos e de guerra

Dudinha 05/08/2022

É bom
É um livro relativamente bom que li faz um tempo mas em alguns momentos me senti um pouco perdida. É curtinho com diversos contos, li em questão de dias?não sei se gosto muito da escrita da autora mas é um ótimo livro com diversas críticas e pautas sociais. O livro narra algumas histórias dos animais através da história, a partir da visão deles. É interessante mas não é meu livro preferido.

Sol 08/07/2022

Decepção com livro é pior do que com amor
Tinha tanta expectativa, é um livro que eu queria a tanto tempo e finalmente comprei, mas não sabia o quão feliz era antes dele.

A capa de fato é linda e é por isso que ele vai permanecer na minha estante, mas o conteúdo me decepciona.

Vi muita gente nas resenhas falando que se acabou de chorar e realmente é um livro triste, mas não achei isso tudo. A linguagem dele é complexa, momentos em que eu não entendia absolutamente nada do que tá acontecendo pq simplesmente não compreendia o que aconteceu.

Meu conto favorito e o único que me emocionei de fato dói o da alma de gato, ali eu chorei quando a acabou, mas o resto não teve essa emoção toda pra mim.

Talvez eu que não esteja tão madura pra o livro e ele requer uma compreensão que daqui a alguns anos eu tenha, não sei, mas no momento não me ganhou.

Luan Medeiros 03/07/2022

Interessante
É uma leitura bem bacana. Diversos momentos históricos que servem de plano de fundo para cada história contada pelos animais. Gostei bastante.

romulorocha 25/06/2022

Só os animais salvam, de Ceridwen Dovey 8,5/10
CERIDWEN DOVEY nasceu na África do Sul e foi criada entre este país e a Austrália. Só os Animais Salvam, seu segundo livro, ganhou o Readings New Australian Writing Award e o Steele Rudd Award (coletânea de contos) no 2014 Queensland Literary Awards.

Só os animais salvam retrata a realidade da guerra em diversas épocas e lugares através da perspectiva de animais. Sob o olhar sensível e crítico da autora, somos levados a cenários históricos de guerra e a refletir ou rever inúmeros detalhes que por vezes deixamos de lado. É de partir o coração perceber-se nestes contos, no entanto, talvez este seja um bom caminho para começarmos uma mudança.

Trechos do livro:
"O que significa ser humano? Talvez só os animais saibam."

"Um dia, num futuro distante, quando os humanos chegarem a Titã, encontrarão duplas de cães e macacos esperando por eles, pares de aranhas e ratos, e uma velha tartaruga russa."

"Um sábio amigo certa vez me disse que a bondade, assim como a crueldade, pode ser uma expressão de dominação”, disse o porco."

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaAustraliana
#SoOsAnimaisSalvam
#CeridwenDovey

Ju 08/06/2022

?os mortos não têm pudores em ir embora sem cerimônias.?
São histórias sobre animais vivendo em meio à conflitos e guerras ao longo da história. É uma leitura pesada, poética e triste.
Aqui os animais narram como viveram e morreram, por isso o livro acaba abordando temas difíceis e complexos (morte, violência, abandono?). Alguns contos são um pouco cansativos, porém no geral gostei da maioria e acho que vale a pena dar uma chance.

Caroline 05/06/2022

Contos referente a história de animais em períodos bem turbulentos, alguns melhores que outros, mas de um modo geral, proveitoso?

?A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.? Charles Darwin

Gabi 02/06/2022

Não era como tu esperava
Sempre que assisti vídeos sobre este livro criava uma expectativa, de que ele me faria recordar os animais que tanto amei e já se foram, mas não é essa a moral do livro. Além do contexto histórico envolver guerras e tempos difíceis, o sofrimento dos animais é triste, triste demais. Não é o melhor livro que li este ano, mas me trouxe muitas reflexões diferentes e que valeram apenas. Recompensa a leitura.

Toniolo 20/05/2022

Só os animais salvao
Vários contos cada um de uma alma de animal diferente contando como morreu alguns foram bem chatinhos mas outros foram muito bons

Luciana 12/05/2022

Entediante, mas necessário.
O livro é de histórias contadas por almas de animas mortos, mostrando como o ser humano enxerga e trata os animais no mundo.
As histórias são narradas em tempos de guerra, se eles já sofrem normalmente, imagine em épocas de conflito.
Algumas histórias perderam seu objetivo inicial. A escrita da autora é cansativa, e o livro se torna entediante.
Em qualidade física, o livro é impecável! Muito bonito e cheio de detalhes!

Nando Borges 12/05/2022

Bela capa, conteúdo fraco
Os contos são de 1892, 1915, 1917 e o estilo de escrita da época torna o livro bem arrastado. Além disso, a história contada sob a perspectiva dos animais não é o que eu esperava. Eu achava que era algo mais emocionante, puro, mas não. Há momentos de piadas, sarcasmo, como se animais tivessem esse senso de humor. É um belo livro pra ter na estante, mas seu conteúdo deixou muito a desejar.
Lív 19/01/2023minha estante
Concordo; sem contar que o livro possui palavrões

Isis Costa 05/05/2022

Só os Animais Salvam
Este livro contem 10 contos, cada um pelo ponto de vista de um animal diferente. O mais interessante deste livro é que todos os animais, todos esses contos estão inseridos em algum conflito de guerra, podendo ser A Primeira Guerra, A Segunda Guerra, Guerra Fria, Afeganistão, Iraque, Guerra do Golfo. Todos esses contos estão situados no meio de um conflito e todos esses animais, de alguma forma, vão acabar sendo influenciados pelo que está acontecendo no mundo ao seu redor. O livro é narrado por dez almas de animais que, logo de cara, já estão mortos e fazem reflexões sobre suas vidas. Todos morreram por causa da interferência humana, mesmo que não tenha sido proposital. Alguns dos animais sabem disso, já outros escapam dessa percepção e sua morte é apenas o último parágrafo de suas histórias.

Desde o primeiro conto entendi que as histórias não seriam meigas e não seriam voltadas para um público infantil. "O gato e eu", narrado pela alma de uma gata, conta a história de Kiki, uma gata doméstica que se vê morando nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial enquanto tenta voltar para casa, para sua dona. "A mocinha de Peter Vermelho" mostra a (ir)realidade de chipanzés educados para serem mais semelhantes aos humanos em pensamento, comportamento e estilo de vida. Esses exemplos mostram como o livro é, em si, uma crítica aos seres humanos sem se apegar a clichês e frases prontas.

Os contos seguem, além disso, uma linha cronológica, começando em 1892, com o conto Ossos, narrado por um camelo, e terminando em 2006, com o conto Psitacófila, narrado por um papagaio. Ou seja, temos contos que se passam na Primeira e Segunda Guerras, Pearl Harbor etc — e para esses eu aconselho a preparar o seu coração, porque são histórias muito fortes. Cada conto também vem marcando o local onde ele se passa e isso é bem útil para interpretá-lo.

Não é o tipo de livro que se lê mais de uma vez na vida e também não acho que seja um livro feito exclusivamente para os amantes de animais. Eu diria que é justamente o contrário. É um livro que pode ser melhor aproveitado por quem não gosta de animais — talvez, essas histórias os choquem um pouco e os façam mudar de ideia; seria até muito bom se isso acontecesse.

E por último, preciso elogiar a diagramação da Darkside e o cuidado com a estética do livro. A capa que já me fez querer adquirir o livro antes mesmo de conhecer seu conteúdo é a cereja do bolo. As ilustrações que apresentam cada capítulo são simples, mas dão um ar mágico aos contos, as frases de autores famosos quebram um pouco a narrativa e trazem mais reflexões a respeito do nosso relacionamento com os animais e o miolo do livro como um todo é muito lindo e gostoso de folhear.

Só os animais salvam é um daqueles livros que se ama ou se odeia. O ritmo das histórias pode incomodar alguns leitores, mas as reflexões propostas o tornam um tesouro em meio a tantos títulos no mercado editorial. É uma daquelas coletâneas de histórias universais e atemporais. Não é voltado para um nicho e deveria ser leitura obrigatória para todos aqueles que gostam de pensar fora da caixinha e abrir o coração para novas ideias e novos universos literários.

Sophi 05/05/2022

Diversificado e revelador
Coletânea de contos do ponto de vista de diversos tipos de animais em diversos pontos no tempo e lugar. Alguns são mais envolventes e instigantes que outros por terem estilos de escrita e narração diferentes: troca de cartas, narrador em terceira pessoa, primeira pessoa, ou seja, é bem diversificado.
Ver ocorrências históricas pelos olhos de um animal, dá uma nova visão sobre nossa humanidade e nossas ações uns para com os outros.

Marih 01/05/2022

Lindooo
Pra mim os 4 últimos contos foram os melhores, mas ameii o livro cm um TD. Faz agt pensar e refletir sobre mtas coisas.

Lu Salles 28/04/2022

Um livro bem interessante que vai nos apresentando a alma de vários animais e suas histórias e também suas formas na constelação estrelar .