Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Lidiane 20/06/2017

Um livro que só parece fofinho...
Não que ele não tenha momentos fofos, mas já no primeiro conto notamos que esse não é o foco. É um livro que até pode ter sido de uma leitura fácil, para alguns, mas para mim, precisei voltar a leitura algumas vezes... Por querer absorver bem o que me foi apresentado.
A autora nos coloca nesse universo onde os animais sofrem abusos de diversas formas... Até mesmo quando amados e moldados a nossa "imagem e semelhança". Encaramos aqui a nossa forma mais egoísta e controladora e os animais e que pagam o pato pelas nossas escolhas, crenças e personalidades.
A cada conto a leitura fica um pouco mais compreensível. Os nossos olhos tbm vão sendo abertos e nossa compreensão sob a forma como a autora escreve, é ampliada. Às vezes o texto parece inacabado, mas a morte nem sempre avisa, não é mesmo? E tbm nem sempre compreendemos o motivo de estarmos passando por determinadas coisas.
Temos histórias divertidas, temos momentos afetuosos, outras obras e autores citados. Mas o que realmente vai ficar na nossas mente é o quanto somos egoístas e como achamos que tudo a nossa volta nos pertence e como uma criança birrenta, mimada e sem zelo, quebramos, alteramos tudo a nossa volta. Queremos que tudo tenha o nossa marca, nosso jeito ... E o nosso jeito é uma das piores coisas que poderíamos querer que os nossos pets adquiram.
Cristiane.Megumi 19/08/2017minha estante
undefined

Larissa @laridallabrida 28/04/2021

Faz a gente pensar
Um livro que mostra a crueldade humana em cima dos animais.
Faz a gente refletir e pensar.
Alguns contos não consegui me conectar tão bem.
Os da tartaruga, do elefante e do papagaio foram os que eu mais amei.

Emily 15/01/2022

Depende
Um texto para cada alma de animal em contextos de guerra.
É um livro que com certeza vou reler, pois nos apresenta muitas reflexões profundas e algumas eu tive que dar aquela pausa, fechar o livro e depois retornar.
Alguns textos eu não gostei (poucos), mas outros me surpreenderam demais.
Vale a pena a leitura com certeza!

Felippe Araujo 29/04/2021

Só eles salvam! ??????
Um livro de contos que muda a nossa visão sobre os animais!
A autora colocou os animais como a salvação num mundo em meio ao caos do período da segunda guerra Mundial.

Cada conto é narrado pelos olhos de um animal diferente.
Com muito significado, cada animal retrata em sua personalidade características que são muito mais humanas do que nós, seres racionais possuímos.

Apesar de ser um gateiro de carteirinha, o conto que mais tocou em mim foi o da tartaruga. Repleto de referência a autores consagrados da literatura, esse livro é uma fábula que encanta e emociona.
Ele carrega muito significado em suas páginas. Então, talvez não seja um livro ideal para se ler quando se está passando por momentos difíceis.
Mas sem dúvida foi uma experiência marcante.
Gostei, recomendo!
Suli 29/04/2021minha estante
Deu até vontade de ler! Parece ser muito bom!!?

Felippe Araujo 29/04/2021minha estante
Super recomendo!

Duda 03/07/2021

O livro denuncia várias situações de maus tratos aos animais ao longo da história mundial, tendo guerras como principais cenários.
Cada animal conta sua própria história até o momento da morte.
O livro trás várias referência históricas que deixam a leitura muito melhor.

Deza 23/11/2020

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Ao contrário do que o visual do livro indica, o conteúdo não é nada fofo.
Dividido por contos, cada animal narra como atos humanos os atingiram diretamente. Acho válida a ideia de ler pela perspectiva do animal, porém achei a narrativa enrolada, maçante... Senti que alguns contos ficaram dando voltas desnecessárias até chegar ao seu final. Ainda assim as histórias, quando analisadas num todo (sem toda a enrolação contida na narrativa), são bonitas, tristes... É um livro que te fará pensar além do que estamos habituados.

Maria4556 22/09/2021

Vários contos sobre a guerra narrados pela perspectiva de diversos animais e eu to aqui pensando que que uma pessoa depressiva ta lendo um livro triste desse????

Lari 17/07/2020

Reflexivo e profundo
Vi muitos comentários negativos sobre esse livro e acho que é por conta do tapa na cara que nós da e nem todos estão preparados para receber.
Todo o contexto é perfeito, porque quando se fala de guerras só se pensa no lado do ser humano, mas e o animais? Qual foi o impacto disso tudo na vida deles?
Gostei de todos os contos e acho que dá pra interpretar cada um de várias maneiras e cada um deixa uma mensagem diferente e choca de uma forma diferente, umas chegam até serem bizarras porque realmente nunca paramos para pensar nas diferentes formas em como os animais são manipulados, usados e abusados...
Me despertou ainda mais empatia e mais consciência em minhas atitudes, apesar de se passar em épocas antigas reflete muito no dias atuais.
Meus contos favoritos foram o do cachorro, do elefante, da chipanzé e do papagaio

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

Só os Animais Salvam
Toda vez que eu pego um livro de contos pra ler é um desafio, e é por isso que eu o faço. Nesse caso, o que me chamou a atenção foi o fato de eu poucas vezes na minha vida literária ter me deparado com pontos de vistas a partir de animais. Não muito tempo atrás até saiu uma resenha por aqui de FoxCraft, que não foi lido por mim, onde a protagonista era uma raposa e era ela quem nos contava sua história. Acho que deixamos essa perspectiva de lado quando abandonamos as leituras mais infantis, onde isso é mais tradicional.

Eu tenho dois gatos, já tive cachorro e adoro animais, salvo algumas exceções tradicionais (principalmente aranhas, longe de mim). Então, quando vi o livro o interesse foi imediato. Não sou uma leitora que vê sinopses então acabo sendo pega de surpresa com detalhes que para aqueles que lêem é algo óbvio. Por exemplo, eu não sabia que os contos iriam se passar todos em cenários de guerra e foi maravilhoso ir se dando por conta ao longo da narrativa, ao invés de esperar pelo momento onde a situação iria se manifestar.

“Eles – os humanos, quero dizer – parecem acreditar que o que os separa dos outros animais é sua habilidade de amar, sofrer, sentir culpa, pensar abstratamente et cetera. Estão enganados. O que os separa é seu talento para o masoquismo. É aí que reside seu poder. Ter prazer na dor, tirar forças da privação, isso é ser humano.”

A temática da guerra é outro fator de interesse pra mim. Eu leio muito sobre a 1ª e principalmente a 2ª, mas me vi criando uma nova perspectiva com esse livro. Vamos caminha juntos por esse pensamento. Nós ficamos apavorados e devastados com tudo o que aconteceu durante o Holocausto, a quantidade de pessoas que morreu, como todo mundo passava fome e vivia de forma precária. Mas e os animais? O que aconteceu com aqueles que viviam em zoológicos e que assim que a comida acabou do lado de fora, eles também pararam de ser alimentados? Foi devastador me confrontar com essa situação que jamais tinha passado pela minha cabeça. Ver em seus olhos o conflito, mas também as pessoas de fora se voltando pra eles como alimentos e tirando a beleza – mesmo que contraditória – desses locais.

“Aqueles que agem humanamente com animais não são necessariamente gentis com seres humanos.”

Mas nem todos os narradores aqui estão em cativeiro e temos histórias até divertidas em alguns pontos. Uma das minhas preferidas é a da gata, que sempre teve uma vida pomposa e se vê deixada pra trás em um front de guerra. O do chimpanzé também traz ótimas reflexões sobre as experiências com animais e a aproximação que queremos fazer deles com o ser humano. Um que me surpreendeu pela sua intensidade no final foi o do Urso. Eu realmente estava tão imersa na trama que não vi a situação chegando e ai me vi chocada pela lógica animal tão simples e real.

Os contos são relativamente curtos, já que o livro tem ao todo menos de 250 paginas. Há vozes bem distintas e algumas que se misturam também. Não é possível identificar que animal está falando sem o contexto e isso pode tanto ser positivo quanto negativo. Porém, certamente, cada um dos 10 contos traz uma mensagem diferente do que quer passar. Com foco em sobrevivência, amizade, companheirismo, aventura, realização de sonhos, família e por vezes apenas busca por propósito, esses animais nos passam mensagens e transmitem boas lições.

Outra coisa que vale a pena ressaltar é que esses animais e suas histórias são referenciadas e há no fim da edição uma lista de onde cada traço foi retirado. Além de alguns escritores ou personalidades que são citados durante alguns contos, principalmente no da tartaruga, que passa pela mão de alguns velhos conhecidos dos leitores, os próprios animais foram retirados de alguma outra criação. Tudo isso dá um tom mais vívido e mágico a trama, o saber que há um background e uma referência em cada um desses narradores que abriram seus olhos pra nós.

É claro que é tudo ficção e que provavelmente nunca saberemos ao certo com um animal pensa ou sente as coisas. Nos resta apenas imaginar, como fez Ceridwen em sua obra e usar esses elementos para transmitir algo bom.

A edição da Darkside está muito bonita e a capa é impecável. Há uma brincadeira com montar os animais em constelações que achei muito legal e que dá também um toque ao livro. Ter o gato na frente e apresentar a questão lúdica também fez todo o sentido, já que estamos lidando aqui com histórias com ares de fábula, apesar do seu teor já preparar o leitor para o que virá.

Todo conto começa com a data de morte do animal em questão, então já vamos preparados para o pior. Entretanto, essa é uma sobra que ronda cada um dos contos, mas que não fica verdadeiramente explícita em todos eles. Não veremos sempre eles se irem. Às vezes sim, mas em outras é só a referência de pra onde toda aquela narrativa vai caminhar. Ao fim, já sabemos como acaba, afinal é aquele velho ditado: a única coisa que temos 100% em comum é a morte.

Só os Animais Salvam é um livro muito bonito e sensível, que faz com que enxerguemos a partir dos olhos de animais coisas que somente nós, humanos, somos capazes de causar. A por vezes simplicidade em que aquilo se mostra existe para ressaltar o quanto somos nós que deixamos tudo mais complicado e voraz. E quando erramos, causamos a dor e o sofrimento não só aqueles da nossa raça, mas a tudo que nos certa, animais e natureza. É uma leitura recomendada e, se você assim como eu não se entende muito com contos, talvez seja uma boa obra para começar ou desenvolver o hábito, afinal são histórias pequenas e com ela de ligação que nos firma à trama.

site: http://resenhandosonhos.com/so-os-animais-salvam-ceridwen-dovey/

Sandro.Menoncin 07/10/2023

E como salvam
A princípio quando você começa a ler esse livro ou vê sua capa acha que vai ser um compilado de contos fofinhos e leves, mas não é bem isso que acontece.
   Os contos contém pontos de vista de diferentes animais em certos períodos da história, dentro delas os animais passam por diversas situações que reverberam em reflexões sobre tudo e com finais muito tristes.
   Alguns contos me prenderam mais que outros mas no final a leitura é super válida.

lipso01 05/06/2020

Quebrei a cara!
Jurava que fosse um livro fofinho mas não, totalmente ao contrário. Histórias de partir o coração. ?

Joao366 07/07/2021

Só Os Animais Salvam
Eu tava com uma expectativa enorme pra esse livro, mas no final acabei me decepcionando um pouco.
São 10 contos, e desses 10 gostei de apenas 2 (Alma de Gata e Alma de Elefante), alguns outros contos foram "legalzinhos".
Fui literalmente empurrando com a barriga, algumas leituras são um pouco difíceis, entendiantes até, as vezes eu não entendia nada...

Maria 20/05/2021

achei um pouco confuso, mas gostei.
achei a capa maravilhosa e os detalhes lindos. os contos são diversos e muitas vezes confusos. tiver que reler muitas vezes algumas partes e pesquisar palavras usadas, e não entendi muito bem algumas partes (mas julgo ser pela minha idade). meus contos favoritos foram o da gata, do golfinho e do urso. os outros achei um pouco confusos, mas bons. adorei, e recomendo ler se tiver mais de 16 amos, para entender bem. gostei batente e recomendo!

Leka 31/10/2021

Julguei o livro pela capa
Comprei esse livro porque me apaixonei pela capa e pela diagramação da darkside, mas me decepcionei bastante com o conteúdo. Foi um daqueles livros de leitura arrastada, bem chatos e sem muito conteúdo. Os contos são de animais, algo que eu geralmente gosto bastante, mas que não me prenderam nem um pouco. Só não abandonei a leitura porque comprei. Pq caso contrário acho que eu teria abandonado antes da metade (e não teria motivos para me arrepender, pelo que vi com o restante do livro). Julguei o livro pela capa e paguei o preço por não ver antes do que se tratava de verdade...