Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Leka 31/10/2021

Julguei o livro pela capa
Comprei esse livro porque me apaixonei pela capa e pela diagramação da darkside, mas me decepcionei bastante com o conteúdo. Foi um daqueles livros de leitura arrastada, bem chatos e sem muito conteúdo. Os contos são de animais, algo que eu geralmente gosto bastante, mas que não me prenderam nem um pouco. Só não abandonei a leitura porque comprei. Pq caso contrário acho que eu teria abandonado antes da metade (e não teria motivos para me arrepender, pelo que vi com o restante do livro). Julguei o livro pela capa e paguei o preço por não ver antes do que se tratava de verdade...

Evy 28/11/2020

"Só os animais podem nos dizer o que é ser humano"
Eu não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro lindo e triste na mesma medida. Foi para os favoritos por muitos motivos que vou tentar explicar aqui. Primeiro deles é que se trata de um livro sobre animais e todo mundo já sabe que é uma causa que eu defendo de coração e alma. Depois que não somente é sobre animais, como é escrito pela visão deles. Os animais são os narradores dos contos que vamos ler nesse livro fantástico.

São dez no total, cada um pela visão de um animal diferente e todos eles estão narrando um pouco do que foi sua vida, mas essencialmente sua morte. O nome dos contos começam com "Alma de...' e embaixo a data em que o animal desencarnou. Os contos são ambientados durante as diversas guerras e conflitos que aconteceram na história do nosso planeta ao longo do último século, dentre elas a primeira e a segunda grande guerra, a guerra fria, a guerra do golfo, o afeganistão, e cada animal conta o seu ponto de vista de sua história e dos acontecimentos ao seu redor.

Além disso somos presenteados com um contexto bastante literário. Encontramos ao longo da narrativa, trechos e indicações de livros e personagens, autores famosos como é o caso do conto "Alma de Tartaruga" que ela foge de casa porque queria ser a tartaruga de Tolstoi, acaba vivendo com Virgínia Woolf e George Orwell; no conto "Alma de Golfinho" ele conta sua história através de uma carta que escreve à Sylvia Plath e assim vai...

A princípio fiquei um pouco perdida na dinâmica da narrativa, mas quando peguei o jeito foi impossível parar de ler. Ao longo da leitura, a história vai tomando uma grandeza e profundidade impressionantes e você começa entender a finalidade central dela: o que estamos fazendo com nosso mundo? Através dessas fábulas modernas, totalmente emocionais e cheias de pontos a refletir, somos apresentados a essas almas cheias de esperança, inspiração e compaixão que muitas vezes não encontramos em nós, seres humanos.

Gostaria de destacar dois contos que me arrancaram lágrimas e que são de uma beleza inenarrável: "Alma de Elefante" e "Alma de Papagaio" e dois contos que são extraordinários na construção, geniais: "Alma de Tartaruga" e "Alma de Mexilhão". Mas, deixando claro que todos os contos são fantásticos à sua forma. Esse livro é uma construção inusitada com uma narrativa cativante e histórias de despedaçar o coração, mas extremamente necessárias.

Recomendo muitíssimo a leitura.

Line 12/08/2021

Entediante
Estava extremamente animada com a premissa do livro mas é tão entediante, não consegui me conectar com nenhuma história, sempre que peguei para ler eu literalmente dormia. Não sei o que foi, talvez seja a escrita do(a) autor(a) ou as histórias são chatas mesmo, mas não consegui gostar nem me emocionar.

Annalisa 06/09/2020

Só os Animais Salvam
É um livro arrebatador, sério, a gente termina a leitura e precisa de alguns minutos para conseguir absorver o impacto que ele causa.

Cada um de seus dez contos é sob o ponto de vista de um animal. São histórias simples, algumas curtas outras um pouco maiores, que tratam sobre amor, respeito, lealdade, cumplicidade, família, perdas, guerras e tantos outros assuntos, e como os animais se relacionam com os temas. E como de acordo com seus instintos e modos conseguem sobreviver a esse mundo caótico.
É altamente emocional, eles apresentam seus pontos de vista sobre a crueldade do mundo, sem perder sua inocência e esperança. Apresenta muito mais humanidade do que certos humanos.

"Ouvirei Colette dizer que ela e eu devemos ser curiosas até o último instante da vida, devemos ter a determinação de observar todas as coisas a nosso redor, que "Veja" deve ser a nossa última palavra e pensamento..." - Alma de Gata, pág. 45.

Não há mocinhos ou vilões na história, todas elas já iniciam apresentando a data da morte do animal em foco, de forma que não há um "final feliz" em nenhuma delas. Em todas há um misto de alegria e sofrimento, apresentando vidas tão distantes e situações que jamais imaginei poder compreender sob o ponto de vista de um animal, é um tipo de sabedoria que eles já nascem possuindo, que nós humanos demoramos uma vida inteira parar apreender.

"O que significa ser Humano? Talvez só os animais saibam" - Alma de Urso, pág. 167.

O que fica claro é como nós, humanos, interferimos na vida desses animais, todos morreram ou foram mortos por conta da influência do ser humano direta ou indiretamente. Se não me engano, todos tiveram seu trágico destino por conta das guerras. Desde a explosão de um navio bombardeado até a inanição pela falta de suprimentos de uma cidade sitiada.

Algumas me marcaram de uma forma que é difícil explicar, preciso deixar uma menção ao "Alma de Tartaruga", simplesmente espetacular. É um livro que traz homenagem para alguns autores que já escreveram sobre animais, mas acima de tudo, é um livro que faz uma homenagem aos animais.
Achei o livro muito bem escrito e estruturado, é possível perceber a quantidade de pesquisa e dedicação que foram feitas.

Ao terminar a leitura, é como se fosse uma troca de almas, você como leitor entrega um pouco da sua ao virar de cada página, e o livro lhe apresenta sua, em forma de cada um dos animais.

Sat 22/12/2020

Desceu queimando
Levei 8 meses para terminar a leitura, nunca imaginei que demoraria tanto para ler uma antologia; Ceridwen Dovey me complicou. A definição de sua obra é simples: pesada, difícil de digerir e, principalmente, necessária.

Ju 08/06/2022

?os mortos não têm pudores em ir embora sem cerimônias.?
São histórias sobre animais vivendo em meio à conflitos e guerras ao longo da história. É uma leitura pesada, poética e triste.
Aqui os animais narram como viveram e morreram, por isso o livro acaba abordando temas difíceis e complexos (morte, violência, abandono?). Alguns contos são um pouco cansativos, porém no geral gostei da maioria e acho que vale a pena dar uma chance.

Maíra Marques | @literamai 08/01/2024

?? 30 LIVROS ANTES DOS 30 ??
? leitura #01: só os animais salvam - ceridwen dovey
Foi uma leitura muito emocionante! O livro é de contos, e cada um deles é narrado por um animal diferente que vai contando sua história até sua morte. Algumas narrativas me fizeram chorar, como a da gatinha, outras causaram revoltas, como a do chimpanzé. No geral, é um livro tranquilo (apesar de parecer estranho dizer isso depois da frase anterior kkkk).

Milena Araujo 27/05/2021

Um livro um pouco diferente
Sem dúvidas um dos livros com a pegada mais peculiar que eu já li, é um livro narrado por vários animais e ao longo dos capítulos, fui me apaixonando por alguns, detestando outros... Mas enfim, eu recomendo muito esse livro para quem gosta de animais e para quem gosta de ler sobre os maiores acontecimentos da história, como as grandes guerras mundiais e outros.

Tahyy 25/03/2023

Este livro tem uma beleza única e é mórbidamente deslumbrante e interessante.
Não esperava tais histórias e lições de vida que trazem consigo, nunca esquecerei destas.

Leonardo 02/05/2021

Poucas histórias boas, muitas confusas...
No geral, achei o livro interessante, porém a maioria das histórias achei um tanto confusas chegando até a serem chatas... as histórias que se destacaram pra mim foi a da gata, do cachorro, da tartaruga e do papagaio.

Não sei se porque esperava outra coisa, mas o livro não me prendeu em momento algum.

Larissa Destro 13/10/2020

Para fãs de clássicos
Esse livro contém 10 contos sobre animais envolvidos em guerras e conflitos.
Eles contam como foram suas próprias vidas até a sua morte.
Eu achei que ia chorar, mas só derramei uma lágrima bem no começo e depois não mais, os animais narram tudo de uma forma bem madura, então foi difícil se emocionar.
São histórias interessantes e muitas vezes engraçadas, e citam muitos clássicos da literatura.
Talvez uma pessoa que seja fã dos clássicos aproveite a leitura desse livro mais que eu!

Ray 19/10/2020

Diferente do que eu imaginava
Quando vi esse livro, imaginei que fosse uma história linda, fofa, que exaltasse a superioridade dos animais em relação a nós, humanos.

Realmente não é nada do que eu esperava, o que me desanimou um pouco, de cara, mas ainda assim continuei lendo pq sempre gosto de conhecer novas histórias e novos temas.

Acabou sendo uma leitura até interessante e reflexiva em sua maioria, porém mais lenta e cansativa.

São 10 contos que narram, sob o ponto de vista dos animais, histórias que, até então, só tínhamos ouvido pelo ponto de vista humano. É interessante acompanhar e revoltante perceber a tristeza delas.

luananunes.s 16/09/2020

Só os humanos destroem
Ter lido esse livro num momento tão desesperador para os animais (caso do Pantanal) me trouxe uma empatia ainda maior por esses bichinhos que sim, tiveram uma vida extraordinária.
Só os animais salvam conta as histórias de 10 animais, narradas pelas "almas" deles porque infelizmente, todos em algum momento, falecem.
O que torna o livro tão bom quanto triste é a necessidade de ver a vida pelos olhos de seres vivos que sofreram em meio a guerras, guerras reais como 2? guerra mundial, escassez de comida e água, crises... O livro trás participações excelentes como Sylvia Plath, George Orwell, Tim Burton, Virginia Wolf, fazendo do livro algo mais real ainda.

lagartixa albina 03/04/2020

Sensível.
Chorei muitooooooooooo! Desidratei de tanto chorar ??
Uma delicadeza dessas... São tantos trechos marcantes que quase acabou meus posts its todos.

Yuri 29/01/2021

Um pouquinho decepcionado, maaas...
Eu estava louco atrás desse livro desde 2018, se eu não estiver enganado, mas ele estava fora do estoque da Darkside. Em 2020, quando anunciaram a pré venda da republicação dele, comprei sem pensar duas vezes.
Então comecei a lê-lo. O livro é sobre como vive, o que acontece com os animais, nas guerras que tem pelo mundo. São 10 contos, cada conto é sobre um determinado animal contando como eles morreram.
E o primeiro conto já foi um saco. Até hj eu não faço ideia do que aconteceu com aquele camelo.
No segundo conto, o da gata, eu achei melhorzinho, mas nada de especial.
Mais tarde, li o conto do cachorro. E aí, meus amigos, foi só baque na minha cara. Como eu sofri com aquele cachorro viu! Fiquei de boca aberta no final do conto. Gente, muito bom tá, de verdade.
A partir do quarto conto - que é o do cachorro - o livro melhora bastante. A história do mexilhão, da tartaruga, dos elefantes, bons demais. Você lê com vontade, sabe ( eu pelo menos li kk ).
Só que nenhum conto se compara com o do Urso. O plot twist foi jogado na minha cara de uma forma que eu só sabia dizer "pqp". Gente, o que foi aquiloooo???? O conto é contado como se fosse duas histórias dentro de uma só, talvez se eu falar algo a mais seja spoiler. Mas olha, esse livro valeu a pena por causa dessa história. De longe um dos melhores contos que já li em toda minha vida.
Mas aí o livro foi de ladeira abaixo no penúltimo conto, o do golfinho. Aff, péssimo, li picado em duas semanas de tão chato que era, Deus me livre. Quando eu terminei ele, fiquei até com receito de ler o último, que é o do papagaio, só que me surpreendi bastante. O livro terminou com chave de ouro, o conto é bem curto, simples e com um final surpreendente e dolorido. De coração, eu juro de pé junto que não imaginava que iria acabar daquele jeito. De verdade.
Em suma, o livro é bom, contei aqui a quantidade de contos que não gostei e a quantidade que gostei e os que gostei saiu na frente. Pra mim, lembrando, PRA MIM, o livro começa mal, fica bom, depois ficar melhor ainda, cai e termina em excelência!

(PS: me decepcionei um pouquinho pq achei que o livro ia ser maravilhoso do início ao fim. É aquilo né, expectativa jogada toda em cima de algo. E também não posso deixar de dizer que dei mais meio ponto na minha nota pro livro, que foi 3,5, por causa do conto do Urso. Perfeito, tá).