Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Patricia Lima 16/04/2019

Só os Animais Salvam
As histórias foram organizadas em ordem cronológica, e ocorrem em diferentes lugares do mundo, e com exceção do primeiro conto, todos os outros ocorrem em períodos de guerra.

Então o livro mostra muito a crueldade e brutalidade do ser humano aos olhos do animal, como eles nos enxergam em frente à esses conflitos humanos e como eles acabam sendo os responsáveis de certa forma na morte deles.

Ao mesmo tempo o livro mostra também a forma que cada animal admira as qualidades do ser humano, ou se simpatiza com seu dono e tudo escrito de uma forma muito reflexiva e profunda. Ao término de cada conto eu tinha que parar por alguns instantes porque eu ficava pensando no que eu tinha lido, então é incrível o resultado que esse livro trás após a leitura.

Outra coisa muito importante é que o livro é uma grande homenagem à autores que escreveram sobre animais durante esse período também. E essas associação com os autores são feitas de várias formas.

Alguns contos são baseados diretamente nas obras desses autores, e outras obras que influenciam os animais de certa forma também, são citadas constantemente durante as histórias.

Mas o mais legal é que alguns autores aparecem como personagens das histórias. Como por exemplo o conto da gata que pertenceu à escritora francesa Collette. E uma tartaruga que pertenceu a filha de Tolstoi e depois também pertenceu a Virginia Woolf e George Orwell.

Alguns contos também são baseadas em animais reais que fizeram parte desses conflitos que é o caso do conto do urso que é inspirado na história do urso soldado polonês, que lutou ao lado de soldados durante a Segunda Guerra Mundial. E a história do golfinho que é baseada em relatos reais do uso de golfinhos no Iraque pela Marinha dos EUA.

Então o conteúdo histórico e literário desse livro é muito grande e rico e eu até tive que pesquisar melhor sobre isso depois da leitura porque várias referências eram desconhecidas para mim.

Algumas histórias são divertidas, mas na maior parte são histórias muito tristes e comoventes, afinal eles estão contando como eles morreram.

O conto do elefante, foi o mais comovente pra mim, ele se passa durante a guerra civil de Moçambique em 1987, e é uma história muito bonita, onde tem dois elefantes fêmeas que são irmãs gêmeas e esses elefante observam à noite seus ancestrais nas estrelas e são animais que estão tentando sobreviver em meio a esse conflito humano que trás fome e sede. Então isso mexeu muito comigo e foi a minha história favorita.

Eu gostei muito também do conto da Gata, ela começou a confortar de certa forma os soldados nas trincheiras durante a primeira guerra e é muito interessante a forma que ela fala da sua dona, então foi um dos meus contos favoritos também.

O conto do cachorro, também é muito interessante, porque é narrado por um pastor alemão irmão da Blondi que é a cadela do Hitler e o dono dele é o Himmler que foi um dos principais lideres do nazismo, e assim como seu mestre ele acredita na reencarnação, e que se o karma dele ficar limpo ele pode reencarnar um dia como humano, então os pensamentos desse cachorro me chamaram muito a atenção e as coisas que acontecem história também me surpreenderam muito.

E o conto da Tartaruga eu também gostei bastante, porque é um animal que vive muitos anos, então ela passa por vários donos, e depois ela vai parar em um programa espacial soviético durante a guerra fria, pra ser treinada pra ir pro espaço, então eu adorei a vida dessa tartaruguinha.

Cada história mexe com você de uma forma diferente e única e cada animal simpatiza com o leitor também de uma forma diferente.

Então ler esse livro foi uma grande experiência, porque além de ser bem diferente ele é muito bonito e te faz realmente refletir o que é ser humano.

Zanelatto 15/11/2022

Capa linda, história ruim
Fui com muita expectativa ler esse livro amo os animais.
Porém me decepcionou muito único conto que é mais razoável é o da gata
Os outros são ruins e a escrita é confusa

Rosana Miyata 20/11/2020

Eu não sei muito bem o que pensar sobre este livro. A proposta foi muito boa, mas achei que alguns elementos fantasiosos demais fizeram alguns contos perderem o encanto.

Davi 03/02/2024

Só os animais salvam
Sinceramente, comprei esse livro uns dois anos atrás por causa da capa, e começo do mês decidi voltar a ler ele. A leitura não é fácil, parece demorar um monte, mas atribui isso a falta de diálogos, quando é registrado um diálogo, são todos na mesma estrofe. Eu não sei se recomendaria esse livro, embora eu tenha gostado bastante, justamente por não ser uma leitura fácil. São vários contos escritos pela perspectiva de algum animal em algum momento da história. Os meus favoritos foram da gata, da elefante e do papagaio. Teve alguns que eu não tenho certeza se entendi, que foi o do chimpanzé, mas vou fingir que sim.
Inclusive eu demorei um tempão pra começar a ler essa capa de forma correta, eu sempre li "Só animais os salvam", que pra mim, faz sentido também.

"O que significa ser humano?
Talvez só os animais saibam."

Página 94 12/06/2021

Nessa antologia de contos, a autora nos mostra o ponto de vista de diversos animais em períodos de guerra ao longo dos anos. Além disso, muitos também trazem algum tipo de referência literária, como à Silvia Plath, Guia do Mochileiro das Galáxias, Tolstói, entre outros.
     Por se tratar de um livro de contos, é difícil avaliar a obra como um todo, já que alguns contos são melhores que outros.
     Mas a mensagem principal que todos passam, é de que os animais, desde um gato de rua até uma tartaruga têm sentimentos. Acredito que animais sejam muito mais humanos que os próprios seres humanos e essa obra vem para nos sensibilizar ainda mais quanto a isso.

Cissa 26/01/2022

Apesar de eu não te terminado de lê, o livro tem algumas histórias que são realmente interessantes e algumas que não são tanto, achei o livro meio complicado de se lê por causa da sua linguagem e isso se tornou uma trava pra mim, eu tenho que ler três vezes a mesma parte para entender e isso desanima um pouco. Mas o livro é bom.

Livros e Ivaílton 04/02/2022

Gente, que livro foi esse?

Muita bizarrice sem nexo. Assim, em minha experiência pessoal, não foi uma leitura valida. Uma coisa ou outra de conhecimento eu obtive, mas o restante, infelizmente, não condiz com as minhas expectativas. E mesmo assim acho importante trazer minha opinião aqui, até porquê compartilho as experiências pessoais que tenho durante as leituras, e experiências negativas também fazem parte...
Liddy 18/03/2022minha estante
Você também achou estranho e desconfortável essa forçada de barra em humanização dos animais

Livros e Ivaílton 18/03/2022minha estante
Nossa sim!

Andrea 30/03/2022minha estante
Nossa, foi esse o sentimento. Como sentir empatia humana com um mexilhão??

Livros e Ivaílton 30/03/2022minha estante
Hahahahha eu fiquei tipo a Nazaré nas contas ?

Manu 18/09/2020

Não é um livro fofo
Acho que muita gente, como eu, achou que seria um livro fofo. Não é. É lindo, bem escrito, comovente, mas não é fofo. Não leiam se estiverem deprimidos (meu erro), porque tem muito abuso, tristeza e injustiça (até xinguei em voz alta quando terminei a última história). É interessante porque cada história é tão diferente da outra em estilo que até esquecemos que são todas da mesma autora. Não gostei igualmente de todas, mas minhas favoritas foram a da tartaruga e a dos elefantes. Ela se inspirou em animais reais para recontar eventos históricos sob o ponto de vista do que aconteceu com eles, usando muitas referências literárias (se você não tem uma boa base de literatura, ela coloca todas as referências ao final do livro). Não entendi a escolha da editora ao acrescentar o "salvam" no título original do livro (que era "só os animais") e não achei que fez muito sentido.

PetterBook's 10/04/2020

A proposta é boa, porém, não foi muito bem construída.
Nesse livro há um conjunto de contos, fábulas e até cartas, nessa perspectiva percebemos o quanto a relação entre o animal e o ser humano pode ser doce, honesta, recíproca, mas muitas vezes também devastadora e tóxica. Essas estórias acontecem em períodos de guerras, então já estejam preparados.

A leitura para mim de início mostrou-se um pouco maçante, porém, no decorrer você pega o jeito - ou não, tendo em vista que alguns contos são bem densos, apesar de curtos. Os finais de alguns contos mostraram-se bem confusos e até "inacabados". Os meus favoritos são o do cachorro, chimpanzé, elefante e da gata.

Laura S. 30/01/2021

Comecei perdida, mas me encontrei
Esse livro é dividido em contos, cada qual narrado por um animal diferente e cada capítulo começando com a data/local da morte do animal e, na maioria das vezes, com uma citação.
O início da leitura é um tanto arrastada, a proposta ainda é um tanto obscura e você pode deixá-lo de lado por um tempo (o que pode ou não ter acontecido comigo rs). Contudo, conforme as histórias vão sendo narradas, você vai se envolvendo.
A autora emprega uma forma curiosa de figura de linguagem, que nos coloca entre a prosopopeia e o zoomorfismo. Todo humano tem um pouco de bicho ou todo bicho tem um pouco de humano? "Por que às vezes tratam outras pessoas como humanos, às vezes como animais? E por que às vezes tratam criaturas como animais, e outras vezes como humanos?", em suas próprias palavras. Os animais retratados vão ficando mais e mais reflexivos e as questões filosóficas pertinentes à natureza humana (e à nossa relação com o resto dos animais) vão se complexificando com o avançar das narrativas.
Outro detalhe interessante é que as histórias são contadas em ordem cronológica, e cada uma se passa em um período importante da história da humanidade, de forma que podemos ver as duas Grandes Guerras, a Guerra Fria, do Vietnã, dentre outras, com uma nova perspectiva.
Enfim, é um livro que foge um pouco ao que estamos costumados e à forma como costumamos retratar os animais. Apesar de a leitura começar um tanto arrastada, me prendeu bem do meio pro final e me deixou com uma pulguinha atrás da orelha. Valeu o dinheiro gasto kkkkkkk (Darkside a gente se preocupa com essas coisas né)

Amanda Lima 24/04/2020

As guerras...
Nesta linda edição proposta pela Darkside, Só os Animais Salvam é um livro com algumas histórias, as quais os narradores são animais, os quais em comum partilham histórias vividas pelos diversos conflitos/guerras humanas por cerca de um século.

Um livro delicado e forte, recomendo muito os contos da tartaruga, macaco, golfinho, urso e gata, os quais para ao meu ver exprimem o sofrimento que traz uma guerra e como se dá as relações humanas nessas situações.

Kel 30/04/2020

Doce, criativo e triste!
Quando peguei na mão e vi que eram contos ao invés de uma história inteira não curti muito, mas me surpreendi para melhor! Os contos são humanizados, bem escritos, destaque para do elefante que é de chorar e o do mexilhão que é extremamente espirituoso e criativo, quem imaginaria dar vida a um mexilhão e desenvolver uma história tão bem detalhada, não deixem de ler!

Emy 14/03/2021

Como seria ver o mundo na visão de um animal?
A cada capítulo mergulhamos em uma experiência única, cada animal contará sua história até sua morte. E nos fazem pensar sobre as nossas ações a cada página.