Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

romulorocha 25/06/2022

Só os animais salvam, de Ceridwen Dovey 8,5/10
CERIDWEN DOVEY nasceu na África do Sul e foi criada entre este país e a Austrália. Só os Animais Salvam, seu segundo livro, ganhou o Readings New Australian Writing Award e o Steele Rudd Award (coletânea de contos) no 2014 Queensland Literary Awards.

Só os animais salvam retrata a realidade da guerra em diversas épocas e lugares através da perspectiva de animais. Sob o olhar sensível e crítico da autora, somos levados a cenários históricos de guerra e a refletir ou rever inúmeros detalhes que por vezes deixamos de lado. É de partir o coração perceber-se nestes contos, no entanto, talvez este seja um bom caminho para começarmos uma mudança.

Trechos do livro:
"O que significa ser humano? Talvez só os animais saibam."

"Um dia, num futuro distante, quando os humanos chegarem a Titã, encontrarão duplas de cães e macacos esperando por eles, pares de aranhas e ratos, e uma velha tartaruga russa."

"Um sábio amigo certa vez me disse que a bondade, assim como a crueldade, pode ser uma expressão de dominação”, disse o porco."

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaAustraliana
#SoOsAnimaisSalvam
#CeridwenDovey

Sol 08/07/2022

Decepção com livro é pior do que com amor
Tinha tanta expectativa, é um livro que eu queria a tanto tempo e finalmente comprei, mas não sabia o quão feliz era antes dele.

A capa de fato é linda e é por isso que ele vai permanecer na minha estante, mas o conteúdo me decepciona.

Vi muita gente nas resenhas falando que se acabou de chorar e realmente é um livro triste, mas não achei isso tudo. A linguagem dele é complexa, momentos em que eu não entendia absolutamente nada do que tá acontecendo pq simplesmente não compreendia o que aconteceu.

Meu conto favorito e o único que me emocionei de fato dói o da alma de gato, ali eu chorei quando a acabou, mas o resto não teve essa emoção toda pra mim.

Talvez eu que não esteja tão madura pra o livro e ele requer uma compreensão que daqui a alguns anos eu tenha, não sei, mas no momento não me ganhou.

Gabi 26/10/2020

Reflexivo
É uma leitura até difícil, os contos podem ser considerados fofos mas são bem tristes. Me vi apegada a todos os animais que contaram suas histórias. Mostra diversos lados dos humanos que podem amar os animais mas também usá-los e abandoná-los.

Eduarda_moon 03/08/2021

Só os animais salvam
Narrado por diversas espécies, de diversos lugares, desde um enorme elefante a uma pequena tartaruga, mas que ainda preserva uma semelhança entre todos...
Apesar dos diferentes cenários, há algo que liga os contos que seria como eles chegaram a aquele fim, nada mais nada menos que as ações e escolhas humanas da maneira mais controladora possível colocando animais em momentos de sofrimento, riscos e mortes antecipadas e inesperadas por eles.
Esse livro não é tão fofo quanto eu achei que seria, algo que já é possível perceber desde o primeiro conto, mas até que ainda temos alguns momentos de lembranças dos narradores (animais) de afeto com seus donos, que foram bem "quentinhos pro coração" rsrsrs...
Tem alguns contos que não gostei tanto o que fizeram com que o encerramento da obra se prolongasse e se tornasse chato, mas até que a maioria eu gostei em compensação dos outros. Ele traz o lado dos animais que de formas injustas e egoístas foram colocados no meio dos nossos conflitos, algo para refletirmos.
Eu imagino que tenha conseguido pegar a ideia principal aqui, e entender o que a autora quis passar, mas sinto em dizer que talvez eu ainda seja um pouco imatura para compreendê-lo de "corpo e alma" por assim dizer...

Fran 21/11/2021

Conceito Brilhante, história boa
Como uma apaixonada por design editorial amooo belas edições de livros e esse me apaixonou logo de cara, belas ilustrações e diagramação perfeita. O conceito da história também já tinha fisgado a minha atenção, imaginar momentos da história pela perspectiva dos animais e suas vivências. Os contos acontecem de forma independente alguns são muito bons outros nem tanto. Alguns trazem boas reflexões, sobre a vida, o tempo e até nossa relação humana com os animais. Já outros tem um ritmo lento e pouco interessante. Mas de modo geral acredito que vale a leitura, pois a proposta literária é diferente e seus pontos altos compensam.

Stephanie214 31/12/2022

A humanidade pelo ponto de vista dos animais.
A autora escreveu contos mostrando a humanidade pelos olhos dos animais, como os humanos tratam os animais, como lidam com ganância, guerra, morte, amor e maus tratos aos animais.
Cada conto é protagonizado por um animal diferente e se passa em uma época diferentes da história.
O primeiro conto é do camelo que está no deserto com dois ladrões em 1892 na Austrália, o segundo conto é da gata no campo de batalha da primeira guerra mundial em 1915 na França, o terceiro conto é do chimpanzé que é amestrado e tem o problema da fome causado pela guerra em 1917 na Alemanha, o quarto conto é do cachorro de uma autoridade alemã em 1941 na Polônia, o quinto conto é do mexilhão que faz uma viagem pelos EUA e vive uma aventura em 1941 nos Estados Unidos, o sexto conto é da tartaruga que conheceu e viveu com algumas personalidades da história e participou de um momento importante da história em 1968 na terra e no espaço, o sétimo conto é do elefante que fala da história de seus ancestrais nas estrelas, constelações em 1987 em Moçambique,o oitavo conto é do urso que vive no zoológico no período da guerra em 1992 na Bósnia e Herzegovina, o penúltimo conto é do golfinho que vivia em cativeiro sendo treinado em 2003 no Iraque, e o último conto é do papagaio que vivia num apartamento com sua dona a quem era muito apegado em 2006 no Líbano.
O livro tem referência a vários autores e a momentos importantes da história.
Os contos são muito bons e fez pensar sobre a maneira como as pessoas enxergam e tratam os animais.

Jazz 24/09/2020

Só os animais salvam
?Só os Animais Salvam -Ceridwen Dovey
?235 páginas
São 10 contos que nos apresentam almas de diferentes animais, nos mostrando a forma como morreram; O livro apresenta citações de autores e suas presenças propriamente ditas.
Em um primeiro olhar sobre o livro, pensamos que será algo leve e ingênuo devido o tema ser animais, porém se engana quem pensa que este é um livro tranquilo: A autora nos traz a visão de animais que viveram em períodos conflitantes de guerras e nos mostra o que aconteceu com eles, apresentando um tema que poucos trazem a tona, o direito a vida dos animais.
Normalmente as histórias de guerras são contadas através do ponto de vista de humanos, porém neste caso ela nos mostra a perspectiva dos animais, que se envolvem com humanos, os amando, adorando e também se decepcionando. O livro nos conta histórias que vão desde adoção envolvendo profundo amor à abandono com tremendo descaso.
Os contos decorrem em ordem cronológica, o que vai ficando claro também no modo como a autora passa de uma linguagem rebuscada para uma mais moderna.
Houveram alguns contos que me chamaram a atenção: O primeiro é Alma de Tartaruga, que se passa na guerra fria e tem varias referencias a escritores como Tolstói, Virginia Wolf e George Owen, esse conto mostra como foi a convivência de uma tartaruga com cada um dos escritores até sua vigem ao espaço; O segundo é Alma de Cachorro, que mostra a lealdade do protagonista ao dono, infelizmente o sentimento não foi recíproco, o cachorro acaba sendo abandonado após seu dono pensar que estivesse sendo traído.
O livro tem histórias bem tristes, nos mostrando como os animais eram usados para experimentos nas guerras, e como a sociedade os trata diante da falta de alimento. Por outro lado conta também mensagens felizes, de donos que fariam de tudo para proteger seus amados animais.
A cada conto foi necessário que eu fizesse uma pausa para digerir o conteúdo, são histórias marcantes que nos levam a analisar o modo como tratamos os animais. Nos traz o valor da empatia, não só com os bichinhos, mas com os seres humanos também.
A edição da DarkSide além de ter uma diagramação agradável, conta com uma capa linda.

Dudinha 05/08/2022

É bom
É um livro relativamente bom que li faz um tempo mas em alguns momentos me senti um pouco perdida. É curtinho com diversos contos, li em questão de dias?não sei se gosto muito da escrita da autora mas é um ótimo livro com diversas críticas e pautas sociais. O livro narra algumas histórias dos animais através da história, a partir da visão deles. É interessante mas não é meu livro preferido.

Natália Tomazeli 26/01/2021

Os animais são os únicos dignos de serem chamados de "humanos". O homo sapiens já perdeu sua humanidade faz tempo
"Eles - os humanos, quero dizer - parecem acreditar que o que os separa dos outros animais é sua habilidade de amar, sofrer, sentir culpa, pensar abstratamente et cetera. Estão enganados. O que os separa é seu talento para o masoquismo. É aí que reside seu poder. Ter prazer na dor, tirar forças da privação, isso é ser humano."

Estava aqui pensando como escrever essa resenha e me fazer entender, porque a grande maioria das pessoas que vão ler ela são pessoas carnistas (ou não veganas, como queiram nomear) e que não tem a mesma visão de mundo que eu tenho, visão essa que é completamente difícil de transmitir pros outros. Porque honestamente, esse livro foi enxergado e interpretado por mim completamente através dessa visão vegana, que é a minha visão de mundo. E as pessoas não entendem o impacto que um livro como esse pode ter em pessoas veganas, e o impacto é: absoluta raiva dos rumos que a raça humana tomou para com os animais e a natureza. E olha que eu não esperava sentir isso porque eu já sei essas coisas, eu já passei por esse período de "despertar", sei lá.

Eu não sei se o intuito da autora era chocar o público ou pegar as pessoas pelo sentimento mas é claro que esse livro não se trata de um simples livro fofinho sobre animais. Não tem nada romântico aqui, nenhum final feliz, nenhuma história de superação. Uma cópia perfeita da vida real onde os animais são completamente explorados e esgotados a míngua, direta  e indiretamente, tudo pra suprir o ego e capricho humano. Seres completamente inocentes, puros, sem defeitos. Vi muita gente que não conseguiu acabar o livro pq ele é pesado, indigesto. Mas quem antes disso deu vozes aos animais dessa maneira? Eu nunca tinha lido um livro assim. Claro que já li as partes técnicas sobre diversos tipos de sofrimento animal. Presenciei e testemunhei muitas. Mas aqui, a autora personifica esses bichinhos com o intuito de talvez aproximar mais eles do leitor e faze-los entenderem suas dores, suas vidas, seus sofrimentos. Pq o ser humano é tão egoísta ao ponto de só compreender o sofrimento de seres que ele considera "superior". Animais são considerados seres inferiores, menos válidos, menos dignos e às vezes até sem capacidade de sentir dor, sede, fome e todas coisas básicas que faz parte de ser um ser senciente. Essa sacada pode parecer até enfadonha mas funciona pro tipo de mensagem que a autora quer passar. Além disso, quase todos os bichinhos apresentados estão inseridos em contexto de guerras criadas por caras por meras  brigas políticas e interesses individuais. São vítimas de guerra que ninguém nem tem conhecimento. E me impressionou descobrir que até uns anos atrás, muitos animais ainda passavam pelos mesmos processos e viviam as mesmas vidas que as relatadas em alguns dos contos. Ninguém tem conhecimento disso, nem eu que sou engajada na causa animal tinha esse conhecimento. Eu não tinha refletido que ser anti-guerras também combinava com ser a favor dos animais, sempre pensei que fosse sobre ser a favor da vida das pessoas "apenas". Fui ingênua.

Vocês podem falar o que quiserem e acharem o que quiserem desse livro, mas não há como negar que foi um livro completamente bem feito e bem pensado. Em cada conto tem uma referência homenageando algum autor clássico que tenha ligação com algum animal em suas obras ou em sua vida geral. Mas é um fato que nem todo mundo tá preparado para ler um livro tão verdadeiro quanto esse. E a verdade dói, enfurece, machuca, revolta. Mas também liberta. E se você nem sequer se comover ou se questionar sobre a existência humana quando ler esse livro, bem... Isso diz muito mais sobre você do que sobre o livro.

"As mulheres humanas não precisam lembrar que são animais. Então porque seus homens continuam gritando isso aos quatro ventos, como se tivessem descoberto como transformar chumbo em ouro? Imagine um golfinho macho precisando de epifanias para se lembrar que é um animal! Mas nós somos especiais, seus homens afirmam, somos um caso especial entre os animais, e parte do que nos faz especiais é perguntarmos a mesma coisa: sou humano ou animal?Então eu pergunto de volta: vocês podem usar ecolocalização para saber exatamente onde o solo do oceano faz curvas, em todas as direções concebíveis? São capazes de atordoar a criatura que querem comer, apenas com o som? Podem sondar os corpos de suas extensas famílias e dizer imediatamente quem está grávida, quem está doente, quem foi ferido, quem almoçou o quê? O formigamento que muitos humanos sentem quando nos encontram não é por causa da endorfina, mas sim porque os escaneamos para conhece-los em todas as dimensões. Vemos através de vocês, literalmente. Um caso especial de fato. Talvez vocês devessem estar se fazendo outras perguntas. Por que às vezes tratam outras pessoas como humanos, às vezes como animais? E por que às vezes tratam criaturas como animais, e outras vezes como humanos?"

Alice que Lê @aalicequele 03/09/2021

Em tempos de luta contra testes em animais esse livro é peft
Olá pessoas, tudo bem?

? Título: Só os animais Salvam
? Autora: Ceridwen Dovey
? Editora: @darksidebooks

Em tempos em que a luta contra os testes em animais se intensificaram, esse livro cai como uma luva! Vem para nos deixar ainda mais desconfortáveis perante as situações em que eles são expostos.
Mata-los para comer, fazer testes espaciais para satisfazer ambições, usá-los em campos de guerra, entre outras circunstâncias nos mostra até onde vai a ganância, a crueldade e a soberba humana por achar que somos melhores que outros animais e que não há importância em seus sentimentos, apenas nos nossos.
O livro traz 10 contos sobre 10 animais diferentes, todos eles sobre as circunstâncias de suas vidas e as conjunturas que levaram a suas mortes.
É incômodo, desconfortável, triste, e em certos pontos, diria perturbador.
Cada conto traz o ponto de vista dos animais ao contar as histórias das suas vidas e mortes, não temos um personagem principal mas sim vários que durante o seu conto ele se torna o protagonista, narrando em primeira pessoa tais acontecimentos de sua vida.
Nos faz refletir: por qual razão tratar com inferioridade animais que sentem dores, alegrias, prazeres, tristezas, afeto, confiança e amor, sentimentos que se igualam com os dos humanos?
Se você ama animais esse livro vai abranger mais o horizonte sobre os horrores que eles já passaram e passam nas mãos humanas, e expandir o seu amor, compaixão e empatia por todos eles, alem de fazermos pensar em maneiras de mudar essa situação.
Com pequenas atitudes, que vão desde comprar produtos cruelty free ao abandono de ingestão de carne animal. Independentemente de qual seja sua atitude para fazer a diferença,faça! Isso pode ajudar a mudar muita coisa.
Indico com todo meu coração essa leitura, a edição está impecável, Darkside sempre trazendo livros relevantes e de formas lindas para nós.

Nota: ??????????

Um beijo,
Alice que Le?.
PS: Sigam sempre o coelho branco ?

Pam 27/08/2021

Fraco
Eu esperava algo completamente diferente desse livro.
No final das contas, eu não consegui me apegar as histórias.

Milla 31/03/2021

Leiam esse livro!
Esse foi mais um daqueles livros que eu comprei apenas por diversão, não sabia do que se tratava e não tinha muitas expectativas, mas fique impressionada logo nos primeiros capítulos, onde as histórias me envolveram cada vez mais, mostrando o mundo na visão dos animais e também a crueldade do ser humano, e como já diz no livro "só os animais podem nos dizer o que é ser humano".

Robson.Loiola 07/11/2021

Livro bonito pra se ter na estante
O livro conta a vida de personagens em épocas diferentes pela perspectiva dos seus animais de estimação. A idéia do livro é fantástica, porém não gostei do conteúdo dos contos. É uma questão de gosto.

dragonrider 31/08/2020

Profundo
Acreditei que leria um livro fofinho e leve e fui enganada por uma capa bonitinha. O livro é cheio de significados e mostra como os animais se sentem. Definitivamente um livro que vou lembrar por muito tempo, principalmente porque fiquei chocada mais da metade dele.

Mademoiselle Fantine 05/08/2021

Schopenhauer talvez tenha razão ...
Certa vez, disse o filósofo, denominado pessimista, Arthur Schopenhauer (1788-1860): ?A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem?.
Faço uso dessa citação para comentar a respeito de ?Só os animais salvam? (?Only the animais?) da antropóloga e escritora sul-africana, radicada na Austrália, Ceridwen Dovey, lançado no Brasil em 2017 pela Editora DarkSide Books.
O livro trata de uma visão moderna das fábulas que conhecemos em escritores como Esopo e La Fonteine, já que a narrativa dos fatos, situações e acontecimentos são a partir do olhar dos animais retratados em cada uma das histórias, porém elas ocorrem em meio aos momentos de guerras, caos e conflitos no decorrer da História da Humanidade.
Enquanto as fábulas tradicionais são permeadas por ensinamentos de valores aos homens, das mais diversas naturezas, em ?Só os animais salvam?, a lição de moral é sempre a mesma: a crueldade do ser humano diante das situações de barbárie, seja com os animais, seja com os seus ditos ?iguais?. Nesta perspectiva o título do livro engana de uma certa forma, já que foram animais que tiveram a nobre missão de salvar alguém, ou que colaboraram em um determinado momento cronológico, porém as custas da irracionalidade humana.
Schopenhauer com seu pessimismo tem suas teorias para explicar que as condutas humanas são guiadas pelas vontades e interesses. Ceridwen Dovey, de uma maneira, singela e comovente, nos leva a reflexão de que tipo de seres humanos temos sido, sobre os custos de nossas vontades e interesses e, se este é o caminho que ainda vamos e queremos trilhar.