Todos Contra Todos

Todos Contra Todos Leandro Karnal

Resenhas - Todos Contra Todos

Leandro137 25/03/2024

Todos contra todos
O livro tem como tema central o ódio. Leandro Karnal, um magnífico historiador, fez aqui várias análises de momentos da história brasileira marcados pelo ódio e pela violência. Além disso, trouxe inúmeras reflexões que abordam como agimos movidos pela força do ódio, da inveja, do preconceito e, o quanto isso diz mais sobre nossas próprias fraquezas do que sobre o modo de ser das nossas vítimas. Os fatos que o autor expõe, e que coloca os leitores a reflexionar, tem como fonte os conhecimento adquiridos por Leandro Karnal após vários livros lidos, estudos realizados e experiências vividas. Todos contra todos é um livro curto e com linguagem fluida e envolvente. Foi o primeiro livro que li do autor, e certamente é o primeiro de muitos que ainda vou ler dele. Recomendo o livro, as reflexões que ele traz e a importância delas para uma sociedade cada vez mais influenciada pelo ódio fazem a leitura valer muito a pena.

Tresault 03/03/2024

Temos muito ódio
Karnal avalia a sociedade brasileira em seu aspecto mais histórico, da violência, da escravidão, da misoginia e das desigualdades sociais. Nós, brasileiros, somos seres que odeiam?

O não aceitar o diferente marca esse livro, que é uma análise realista de nossa sociedade.

Eriii_Souza 01/03/2024

Uma leitura que deveria ser obrigatória
Karnal é altamente assertivo em sua escrita. Ele nos traz fatos e comparações para entendermos melhor certas questões.
Descreve muito bem como a cultura do ódio está entranhada na nossa sociedade, como se torna fácil atacar o outro sob o anonimato da internet ou de um viés distorcido de uma virtude, para conquistar o bem maior não importando o mal causado, afinal ele estaria isento da culpa de acordo com sua óptica.
Ele apresenta dados que deveriam chocar, mas que apenas se tornaram, infelizmente, comuns. E como isso nos molda.

Luan.Almeida 15/01/2024

Reflexivo
Aprendi muito com essa rica leitura! Leitura essa que nos faz refletir sobre o nosso eu e reconhecer nossas falhas como cidadão de uma sociedade que almeja um lugar melhor, porém, não a alcança devido ao ódio que não enxergamos dentro de nós.

Davi.Aquino 11/01/2024

O ódio nosso de cada dia.
Queria muito a "atualização" desse livro, pois ele foi escrito em 2017, antes, portanto, na eleição de 2018. Karnal aborda como a cultura do ódio está entranhada da sociedade brasileira, não apenas na política. Vale muito a leitura.

Anderson668 23/12/2023

Mantém-se atual
Compreender o Brasil e o brasileiro através de "Todos Contra Todos" de Leandro Karnal parece ter sido uma experiência enriquecedora e impactante. O autor desvela a complexidade e simplicidade simultâneas de nossa cultura e comportamentos, desmistificando a narrativa de um país não violento e sem rivalidades.

Karnal mergulha nas perspectivas históricas, movimentos políticos, e cenário econômico nacional, proporcionando insights profundos sobre a identidade brasileira. Seu estilo de escrita, pontuado por informações marcantes e citações impactantes, torna a leitura uma jornada de constante aprendizado.

É compreensível o desejo de uma abordagem mais equilibrada, que destaque também as características positivas do Brasil e dos brasileiros. No entanto, a crítica ao egoísmo humano é uma reflexão válida e necessária.

As pontuações sobre a política, especialmente ao abordar tanto movimentos de direita quanto de esquerda, demonstram um olhar crítico e equilibrado, ressaltando que ambos têm seus méritos e falhas. Em suma, "Todos Contra Todos" parece ser uma obra que estimula análises profundas e uma compreensão mais ampla da realidade brasileira.

Salim 01/12/2023

Ótima análise
Gostei e recomendo. Segue, abaixo, pequena amostra da obra:

"É manchete de jornal a violência que atinge grupos de elite, mas nunca aquela que atinge grupos sociais específicos, como negros, pobres, homossexuais e transexuais."

"O nazismo funciona do mesmo modo que a escravidão: uma parte se aproveita de um sistema, uma maioria é conivente e uma minoria constitui o grupo de resistência."

"Os números de mortes no trânsito no Brasil são de fazer inveja a muita guerra. E aparentemente isso não nos choca. Temos um dos trânsito mais violentos do planeta."

"Quanto mais frágil a sociedade julga ser uma pessoa, mais a atacará. As mulheres negras sofrem ainda mais que as brancas. Misoginia e racismo são um cruzamento desastroso."

"Os males imperam porque a natureza humana é regida pelo egoísmo e pela autopreservação. O homem não possui uma disposição natural para a vida em sociedade."

"As "pessoas de bem" são capazes de matar, agredir e cercear em nome da virtude. O mal com fins e metas virtuosas talvez seja o pior de todos, porque é mais difícil de combater."

"Raras foram as agressões históricas assumidas como exercício puro de poder ou de maldade. Quase todas foram para melhorar a sociedade, tirar o mal dela."

"A internet não criou os idiotas, mas o ataque anônimo nas redes deu ao ódio do covarde uma energia muito grande. Deu-lhe a proteção da distância física e do anonimato."

"É um mistério que alguns governantes, com casos julgados, não tenham contra si o mesmo ódio destinado a outros acusados, mas sem comprovação ou julgamento."

Angelo Siriano 18/11/2023

Leitura rápida e de fácil entendimento, mostra como nos enganamos e caímos em ciladas, perante o negacionismo de certos tópicos muito importantes na sociedade. Como o preconceito se disfarça de virtude, como o ódio muitas vezes é justificado em prol de uma moralidade hipócrita.

manumoura18 16/11/2023

Destaques preferidos

"Quanto mais frágil a sociedade julga ser uma pessoa, mais a atacará."

"Se minha vida é protegida por deus e atentada pelo demônio, se o mal vem do demônio, e o bem vem de deus, a minha culpa é diminuída. Sou só um joguete nesse xadrez celeste."

Cavalcante10 27/10/2023

Visionário
Por meio de um estudo altamente elaborado, com fatos históricos, Leandro nos abre os olhos para um Brasil fora da visão comum, um país de medo, ódio e terror. A história do Brasil é marcada pela violência, seja ela no dia a dia ou não, quase todas as "conquistas" são frutos da violência, e quanta violência há no Brasil.

andrecasanova.jpg 07/10/2023

Retrato fiel do ódio Brasileiro
Esse livro do Karnal revela os motivos e origem do ódio brasileiro no campo político e sociológico dos últimos anos.

Recomendo muito, msm q tenha sido escrito em 2017, se mantém bastante atual

BeatrizFonseca1 21/06/2023

Karnal usa uma linguagem simples e prazerosa para discutir e problematizar a polaridade que o Brasil politica que o Brasil se encontra deste 2014,com Dilma e Aecisio Neves, vem salientar que o brasileiro estava cheio de odio e não respeitava as diferenças politicas(bem no caso, quem votou em Aecio eu aceito, mas que votou em Jair Bolsonario, eu não tolero, porque o cara e´anti-ciência, anti-vacina, preconceito e de extrema direita) (não tenho nada contra quem e´direta , mas não venha com extremismo para cima de mim.)
Karnal vem salientar o o dio que tomou conta da internet na época das eleições, na qual os brasileiros viviam se criticando no meio virtual.
Karnal frisa que devemos buscar respeitar as divergências ideológicas e politicas, e que o povo brasileiro sofre deste do inicio da republica com corrupção e desvio de grana(viu Bolsonaristas , não foi só o Lula e o Pt que roubou)
Livro fino e como eu já frisei de fácil leitura recomendo para quem é de direita e de esquerda

Fabricio268 16/06/2023

Excelente!!
Leitura necessária para todos. Um livro importante para entendermos alguns comportamentos e para mudar outros. Imparcial e esclarecedor sobre a cultura do ódio. Uma cultura que está dentro de nós, a nossa volta, na nossa formação e muitas vezes não percebemos.

Anny50 18/05/2023

Uma análise sobre a violência humana
O livro começa de forma muito interessante, com uma base bibliográfica de grandes autores brasileiros (incluindo historiadores, geográfos, jornalistas e romancistas). Acaba abarcando muitos assuntos, sobretudo a violencia e as relações interpessoais, não se resumo apenas ao Brasil, como pensei inicialmente; cita momentos e figuras histórias para embasar seus argumentos- o que eu adoro. Acho que se torna um pouco menos interessante mais para o final, quando fala muito sobre a política recente e algumas experiências pessoais do autor. Decerto, foi uma leitura bastante válida, acredito que vale, inclusive, uma releitura. Por gosto pessoal, costumo apreciar análises, específicas ou gerais, de sociedades/países/algum aspecto humano, então este livro foi uma grata surpresa.

Canoff 14/04/2023

Acredito que um dos melhores livros do Karnal seja este.
O livro "Todos Contra Todos: O Ódio Nosso de Cada Dia" é escrito por Leandro Karnal, historiador e filósofo brasileiro, e publicado em 2017. O livro aborda diversos aspectos da sociedade brasileira, especialmente o ódio que tem suas raízes nas colonizações e persiste até hoje. O autor argumenta que a sociedade brasileira não é pacífica, com cada indivíduo defendendo avidamente sua opinião, levando à polarização e conflito. O livro também aborda temas como feminismo, machismo, direita, esquerda e fanatismo, todos conectados ao ódio. A leitura é altamente recomendada, com capítulos bem divididos e uma conexão clara entre os assuntos. Karnal tenta evidenciar os problemas do Brasil e abrir os olhos do governo e da população para o mal que persiste desde a colonização. O ódio é fácil, enquanto o pensamento é árduo, e Karnal aponta que todo ódio fala mais sobre a pessoa que odeia do que sobre o objeto do ódio. O livro é extremamente necessário para entender a sociedade brasileira atual.

- Resenha revisada por IA. - Foi necessário resumir, pois não coube no Skoob