Londres é Nossa!

Londres é Nossa! Sarra Manning

Resenhas - Londres é Nossa!

Anne - @literatura.estrangeira 20/10/2017

Londres é Nossa é narrado em primeira pessoa em um dia e uma noite por Sunny, uma menina de 17 anos que está a casa só pra ela porque os pais viajaram. A mãe deixou uma nota com as regras que ela não poderia quebrar enquanto estivesse só e é claro que ela quebra quase todas, senão todas em uma noite alucinante e cheia de aventuras.

Sunny tem namorado e nesse dia recebe uma foto supostamente dele beijando outra garota. No começo ela entra em negação e aí ela começa a peregrinação por Londres afim achar esse garoto e tirar satisfação. Mas como encontrar alguém que não quer ser encontrado?

"Eu não sou tão burra assim. Mas talvez eu confie demais nas pessoas, talvez queira agradá-las demais, seja um pouco sensível demais, e é por isso que consigo sentir a raiva e a mágoa fazendo meus olhos arderem de novo..."

Aqui não temos uma história de romance convencional e sim uma adolescente em busca de conhecimento pessoal, mesmo que não seja intencional. Nessa aventura em busca do namorado perdido, Sunny conhece várias pessoas de todas as formas, gêneros e cores. Inclusive nossa protagonista é negra, algo que infelizmente não vemos com regularidade.

Outra coisa que foi muito bem desenvolvida aqui foi a ambientação de Londres. Para quem quer muito viajar para lá, o livro pode ser um bom guia, já que em todos os capítulos temos um texto explicando a história e a arquitetura de cada lugar que ela passa. Achei essa parte muito bem feita e pensada, afinal de contas não é qualquer cidade, é Londres!

Mas Anne, por que só três estrelas? Bem, Londres é Nossa não teve uma história que me fisgou, nem personagens cativantes a ponto de serem inesquecíveis. Outro ponto que me fez diminuir um pouco a nota foi a escolha da capa. Quem me conhece sabe que não gosto de pessoas reais nelas, pois mexe diretamente com a capacidade da minha imaginação de pintar um personagem de acordo com aquilo que li. Acho que essa capa tira um pouco da nossa criatividade. Confesso que sou apaixonada pela capa original porque ela remete à vários acontecimentos durante a história e eu acho incrível quando o design da capa consegue nos levar para dentro da história.

"Não importa de que lado observamos o horizonte; sempre me sinto em casa. É Londres."

site: http://www.literaturaestrangeira.com.br/2017/10/resenha-londres-e-nossa-por-sarra.html

Na Nossa Estante 24/09/2017

Londres é Nossa!
Sarra Manning é uma das minhas autoras favoritas quando se trata do gênero Literatura Juvenil, suas histórias e sua escrita são incríveis! Ela sabe muito bem como se comunicar com os jovens através de seus livros. Para quem não conhece Sarra Manning, ela é britânica e jornalista, começou a escrever na Melody Marker, trabalhou durante cinco anos na lendária revista britânica para adolescentes J17 - primeiro como redatora e depois como editora. A autora tem três obras literárias publicadas no Brasil, sendo duas delas pela Galera Record.

O primeiro livro que li da Sarra foi Os Adoráveis e amei, ele está na minha lista de Young Adult favoritos. Tenho muito amor por esse livro e por causa dele que tenho os outros dois dela, Onde deixarei meu coração e Londres é nossa!, o último tema dessa resenha.

Sunny é uma garota de 17 anos que mora com a mãe e seu padrasto, ela é a garota que faz de tudo para agradar os outros. Sunny é considerada uma menina pouco ingênua e molenga demais pela sua melhor amiga Emmeline. O livro começa com uma carta da mãe da protagonista avisando a filha das regras e de seus afazeres. E não é à toa que existe aquele ditado: quando o gato sai, os ratos fazem a festa.

Sunny deu uma pequena festa com direito a churrasco na sua casa com seus amigos, e ela agora precisa limpar toda a bagunça e tirar o cheiro de carne que ficou no lugar, pois sua mãe é vegetariana e não tolera ter carne ou o cheiro dentro de sua casa. Antes de limpar a casa, a jovem resolve ir a um piquenique juntamente com sua amiga Emmeline. E nesse passeio que ela descobre, por meio de uma mensagem com fotos, que seu namorado Mark a está traindo com outra. Logo de cara ela não acredita e fica arrasada por isso, o que ela mais quer é ir para casa e se enterrar num belo pote de sorvete. Com esse pensamento Sunny se despede de suas amigas e vai para o metrô, mas não tem trem para ela voltar e a protagonista continua recebendo mensagens sobre a suposta traição de Mark.

Com tudo isso, Sunny tenta resolver se volta para casa ou ir atrás do namorado para tirar satisfação sobre o ocorrido. Afinal de contas, ela planejava perder a virgindade com ele. Enquanto ela está nesse dilema, dois jovens franceses (por sinal, muito gatos) aparecem para dar uma carona. Eles foram mandados pela sua amiga para poder ajudar Sunny. Depois de um breve conflito interno e uma conversa com os meninos (Vic e Jean-Luc), ela resolve ir atrás de seu ainda namorado Mark.

A partir daí Sunny acaba vivendo uma aventura de autoconhecimento pela Londres em pleno sábado à noite. Gostei muito do enredo, ele traz temas muitos importantes como: racismo e bulling. Já que a nossa protagonista é negra. A personalidade de Sunny é adorável e amei seu modo de pensar, embora em alguns momentos ter tido vontade de sacudi-la e mandá-la acordar para a vida real. Pesar dessa ressalva, a protagonista foi uma boa mocinha.

Enfim, Londres é nossa! é um livro perfeito para quem gosta de Londres e do gênero Young Adult, pois nele Sunny nos mostra de uma maneira divertida cada ponto turístico da cidade.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/09/londres-e-nossa-resenha-literaria.html

ViagensdePapel 28/08/2017

Em várias resenhas que escrevi aqui no blog já deixei muito claro o quanto eu adoro comprar um livro só porque achei a capa bonita. É uma coisa que não consigo controlar, elas me chamam e me prometem o mundo rs, e mais uma vez isso aconteceu. Quando vi o catálogo da Galera Record me apaixonei pela capa do livro Londres é nossa! e decidi que eu precisava muito descobrir a respeito desta história. Para meu grande alívio e felicidade, eu fiz uma ótima escolha, pois esse título ganhou meu coração.

Narrado em primeira pessoa, o livro nos conta a história da jovem Sunny, que descobriu de uma maneira trágica que seu lindo namorado Mark não é quem ela pensava que era, e agora ela e seus amigos estão soltos por Londres procurando por Mark, em uma madrugada onde coisas inesperadas, maravilhosas e às vezes perigosas estão acontecendo.

A autora Sarra Manning conseguiu trazer para essa história, um espírito jovem e aventureiro que há muito tempo eu não encontrava em um livro. Tudo é tão vivo e tão intenso que a leitura se torna um grande prazer e é muito bacana acompanhar a aventura de nossa protagonista, tentando encontrar seu namorado para finalmente confrontá-lo.

É quase impossível não se identificar com Sunny. Ela fez eu me lembrar da época do colégio, onde as coisas pareciam tão mais trágicas e as dores tão mais intensas do que eram na realidade. Isso tornou a leitura muito mais divertida e real, pois todos nós já passamos por essa fase onde tudo é mais intenso e a urgência para fazermos as coisas não nos deixam pensar claramente.

Outro grande acerto da autora nesse livro foi sem dúvida nenhuma a construção dos personagens. Todos são únicos e essenciais para a história, destaco aqui a dupla Vic e Jean-Luc, dois franceses que foram os principais companheiros da busca de Sunny. Além de serem ótimos amigos para a nossa protagonista, eles também foram os responsáveis por vários momentos cômicos na história e ganharam a minha simpatia logo de cara. Também gostei muito da personagem Emmeline, ela é a melhor amiga de Sunny e possui uma personalidade muito forte que trouxe luz e razão para a nossa protagonista, nos momentos em que ela precisava colocar os pés no chão e encarar a realidade.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/08/22/resenha-londres-e-nossa-de-sarra-manning/

Diane Ramos 28/08/2017

LONDRES É NOSSA! (Sarra Manning)
Que eu gosto de leituras divertidas não é novidade pra ninguém, sendo assim, quando a Galera Record anunciou o lançamento de Londres é Nossa! em suas redes sociais desejei a leitura imediatamente! A sinopse prometia uma história divertida sobre uma jovem que busca se vingar de um amor traído e, como já tinha lido excelentes comentários sobre a obra, iniciei a leitura cheia de expectativas e felizmente Sarra Manning conseguiu suprir todas elas.
O livro traz a história de Sunny, uma jovem que sempre foi um pouco ingênua, talvez até molenga. Mas quando ela recebe uma mensagem com a foto do namorado beijando outra garota em seu celular, ela sabe o que fazer: terminar. Só que... Será que ele não tem uma explicação para tudo aquilo? Ela ia perder a virgindade com o rapaz em apenas algumas horas. Como tudo foi dar tão errado?
Desta forma, Sunny precisa encontrar o traidor Mark - para terminar, resolver toda a confusão ou perdoá-lo (!?!) - em pleno sábado á noite... Em uma das cidades mais movimentadas do planeta. O que se segue é uma corrida louca por Londres. Começando às 20h no Palace Crystal (tão longe da civilização que nem o metrô chega até lá) e passando por Canden, Shoreditch, Soho, Kensigton, Notting Hill, Crouch End.
No caminho, Sunny tem uma amostra de toda a fauna londrina em seu esplendor. Pessoas que parecem não ter nada em comum com ela; jovens descoladas e ricas, um grupo de drag queens, sua banda girl power predileta e, principalmente, os primos Jean Luc e Vic Goddard. Numa caçada alucinada, os três trocam segredos, confessam vulnerabilidades, se perdem e se encontram.
Uma divertida e acelerada carta de amor a Londres, a garotos e a alucinantes noites em claro.

Londres é Nossa! é narrado em primeira pessoa pela protagonista Sunny, desta forma, acompanhamos em primeira mão todos os sentimentos, expectativas, medos e anseios de Sunny, o que facilita em muito a ligação entre personagens e leitor. O livro se passa num período de 12 horas, mas, engana-se quem pensa que seja uma leitura sem muitos acontecimentos, pelo contrário, a obra é bastante intensa, cheia de surpresas, desencontros e é muito divertido acompanhar toda a saga de Sunny em busca de seu namorado traidor. A escrita de Sarra Manning é fluída, leve e envolvente, permitindo assim uma leitura bastante rápida. Além disso, a obra é repleta de referências, curiosidades e pontos turísticos de Londres e tudo isso foi feito com tanta perfeição pela autora que dá a sensação que conhecemos perfeitamente a cidade.
Os personagens são super carismáticos, cheios de personalidade e cada um tem seu diferencial e nos conquista cada qual à sua maneira. Sunny é uma garota bastante inocente e sempre tomou as decisões que as pessoas ao seu redor achavam apropriadas para ela, porém, quando ela recebe a mensagem contendo a prova da traição de seu namorado ela decide que é hora de mudar, de se valorizar e parte então para uma jornada mirabolante em busca de um acerto de contas. O mais interessante é que durante todo esse processo vamos acompanhando o amadurecimento da protagonista, onde, pouco a pouco, em cada tomada de decisão, Sunny aprende alguma coisa e, junto com as companhias certas, vai se tornando uma pessoa mais interessante e cheia de si. Os personagens secundários também tem papel fundamental na história, afinal, eles participam na transformação de Sunny e, além disso, eles conseguem nos conquistar com suas personalidades descoladas e diálogos divertidíssimos! Raramente acontece isso, mas, gostei de TODOS os personagens do livro, inclusive, até de Mark, que amei odiá-lo.
Muito além de um pé na bunda, a jornada de Sunny é uma busca do seu verdadeiro ser, é um amadurecimento necessário e é também uma farra das boas! São muitas situações inusitadas que diverte o leitor e é muito inspirador ver que as pessoas mais inesperadas estão dispostas a ajudar a garota, desde franceses descolados, amigos, inimigos, drag queens e até condutores de riquixás... É tudo muito engraçado, mas, o que mais me impressionou foi que a autora nos mostra que você pode ser mais forte do que imagina, que você nunca está sozinho e que diante de um verdadeiro problemão é inevitável não sair machucado, mas, também podemos aprender com a situação e levar ensinamentos para a vida toda.
Enfim, não vou me alongar muito na resenha, pois, quero que todos vocês leiam e se surpreendam, divirtam e aprendam com a história! Recomendo Londres é Nossa! para quem está em busca de uma leitura leve e divertida e para aqueles que estão passando por uma ressaca literária.

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Mari - Pequenos Retalhos 24/08/2017

A Sunny é negra e isso abre espaço para ela discutir auto-estima e preconceito racial também. Inclusive dentro da família dela. Existe até uma parte que ela conta as várias fases do seu cabelo e como foi difícil ela assumir o afro.

A melhor amiga dela, Emmeline, é gay e embora não seja o foco da história, é bom ver que a personagem é bem resolvida em relação a isso. Aliás, a relação de amizade das duas é tratada de forma muito real, com seus altos e baixos, com erros de ambos os lados. Mas é um relacionamento saudável e isso é importante.

site: http://www.pequenosretalhos.com/acabei-de-ler-londres-e-nossa-sarra-manning/

Driely Meira 18/08/2017

Sensacional!

É uma garota que está mandando bem. Ninguém se atreveria a aprontar com uma garota dessas. E eu sou essa garota e cansei de ver pessoas aprontando comigo. Hoje vou mandar nas ruas. Hoje vou correr riscos sem restrições. Hoje vou jogar fora namorados malvados, falsos e traidores. – página 145

Sunny não é uma garota que se arrisca. Ela nem mesmo consegue dizer o que realmente quer dizer, por medo do que os outros vão pensar. Então, quando recebe fotos de seu namorado beijando outra menina, ela se convence de que precisa encontra-lo e terminar o namoro. Mas quando Mark diz que ele foi beijado e NÃO correspondeu, pareceu estar falando a verdade. Até que mais provas de sua infidelidade aparecem, e Sunny fica ainda mais determinada a encontra-lo para lhe dar um pé na bunda.

Com a ajuda de seus amigos e de pessoas que conhece o caminho (um bom exemplo são os Godards, dois franceses que dão o que falar), Sunny praticamente vira a noite indo de um lado para o outro em Londres, e faz coisas que jamais imaginou fazer, como arriscar sua vida em um riquixá e invadir um hotel de luxo para usar o banheiro. Além disso, ela vai percebendo aos poucos o quanto seu relacionamento com Mark é estranho, e também que pode muito bem ser ela mesma em qualquer lugar, sem se preocupar com julgamentos.

Eu estava bastante animada para ler esse livro, pois tinha lido uma resenha que tinha falado muito bem da história, e eu queria só ver como era essa Sunny. Gente, pensem em alguém molenga! Que menina boba! Mark a faz de tonta, a trata mal e ela continua achando que ele a ama! Arrgh como eu queria dar um belo de um chacoalhão nela para ver se a menina acordava. Mas respirei fundo e continuei lendo, e Sunny me surpreendeu.

Ainda assim, tinha horas que eu parava e me perguntava por que diabos essa menina ainda não tinha ido para casa dormir, e ainda perambulava pelas ruas procurando Mark. Mas se ela tivesse ido para casa, não teria conhecido tanta gente e descoberto tanta coisa a respeito de si mesma, e fiquei feliz ao ver que, em certo ponto da história, o objetivo de Sunny não era mais ir atrás de Mark para salvar seu relacionamento, e sim porque era algo que precisava fazer. Por ela mesma.

Mark diz pule, eu pulo. Mark diz corra, eu corro. Mark beijou outra garota. Ou foi beijado por ela – de todo jeito, sua prioridade devia ser consertar a situação, vir atrás de mim. Não o contrário. Paro de correr. O que diabos estou fazendo? – página 68

Já estou com saudades de ver Sunny se metendo em confusão e fazendo cada loucura com seus amigos! Ri horrores com esse livro, a autora tem uma escrita mágica, daquelas que você lê e mal vê o tempo passado, até perceber que Sunny já parece outra pessoa (mais madura, sem abaixar a cabeça) e que o livro já acabou. Gostei mais ainda que a autora abordou temas como racismo e homossexualidade de maneira leve e divertida, sem deixar a história pesada.

Além de tudo, em cada capítulo temos uma pequena introdução de vários pontos turísticos de Londres, indo desde os primeiros registros de suas existências até os dias atuais. Gostei bastante disso, e a visão de Sunny sobre Londres me deixou curiosa para conhecer a cidade.
Estou doida para ler mais livros da autora, e adoraria uma possível continuação deste...haha’ meu shipp estava dando certo, então eu NECESSITO continuação!

Será que uma noite pode mudar sua vida? Acho que pode. Ou, pelo menos, ela pode mudar a direção que sua vida estava tomando. [...] Mas algumas coisas sempre permanecerão iguais. Londres, eu te amo. – página 261

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Giulian 09/08/2017

Resenha: Londres é nossa!
Seu namorado é um babaca

Ele te traiu e você descobriu da pior maneira possível

Agora você tem duas opções:

Opção 1: Ficar em casa deitada no sofá, comer um pote de sorvete e ficar chorando as pitangas até cansar.

Opção 2: ir atrás dele, custe o que custar. Pode durar a eternidade, mas você vai achar e se vingar do jeito que ele nunca vai esquecer.

E aí, qual opção escolheria?

Em Londres é nossa Sunny teve que escolher uma dessas opções e a partir dela tudo mudou…

site: http://blogeuamo.com/resenha-londres-e-nossa/

Fernanda 07/08/2017

Londres é nossa!
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/08/resenha-londes-e-nossa-sarra-manning.html

Malu | @dicas_de_malu 31/07/2017

Quem acompanha o blog no instagram (aqui), viu que nos últimos dias recebi alguns livros lindos da Galera Record e escolhi começar a leitura por Londres é nossa!, da Sarra Manning. Minha escolha foi porque esse me pareceu um livro leve e divertido, daqueles romances que deixam nosso coração quentinho. Apesar de alguns probleminhas na leitura, foi exatamente isso que encontrei.
O livro conta a história de Sunny, uma menina de 17 anos, extremamente ingênua, bem-comportada e que sempre se deixa ser convencida, especialmente pelo namorado. No entanto, quando recebe uma foto de Mark beijando outra garota, ela sabe que precisa encontrá-lo, mas não se decidiu ainda se é para terminar tudo ou perdoá-lo. Afinal, ele pode ter uma ótima explicação, não é mesmo?
Inicia-se assim uma louca aventura em um sábado à noite em Londres. Em sua trajetória, Sunny conta com a ajuda inesperada de dois franceses, um condutor de riquixá, integrantes de uma banda e diversas outras pessoas que ela jamais imaginara conhecer. Durante esse tempo, Sunny aprende mais sobre a sua própria cidade, sobre as pessoas e, principalmente, sobre ela mesma.
O primeiro aspecto que quero destacar sobre esse livro é a escrita da autora. Confesso que, logo nas primeiras páginas, eu já estava rindo, completamente envolvida com a leitura. Isso se deve a forma leve e descontraída com que Sarra Manning escreve, que torna a leitura fluida, ágil e bastante agradável.
A única ressalva que faço sobre a escrita da autora, é que acredito que ela poderia ter resumido um pouco a perseguição de Sunny ao Mark e feito o final com mais detalhes. Não que o desfecho tenha sido ruim, pois eu terminei com um sorriso bobo no rosto e acho que foi condizente com o livro. No entanto, teria apreciado mais se o final tivesse sido construído um pouco mais devagar e de forma mais detalhada.
Com relação aos personagens, confesso que Sunny me irritou muito em alguns momentos. Por várias vezes, ela se recusa a enxergar o óbvio e age de uma maneira muito egoísta para correr atrás do namorado. No entanto, por se tratar de uma protagonista tão jovem, acaba sendo possível relevar algumas atitudes dela. Afinal, que adolescente nunca agiu de uma maneira insuportável em algum momento, não é mesmo? Felizmente, ela não é assim o tempo todo e tem alguns momentos divertidos ao longo do livro.
Além disso, se Sunny me tirou do sério algumas vezes, o carisma dos personagens secundários ajudou muito. Ao longo da trama, aparecem vários personagens e, apesar de alguns terem aparições muito breves, todos eles contribuem de maneira significativa com a jornada de Sunny. Em especial, me encantei pelos dois franceses, que roubaram a cena com seus diálogos afiados e um jeito carismático, que fazem com que a gente se apaixone por eles sem nem perceber.
No entanto, o que fez com que eu realmente gostasse da leitura foi um personagem discreto, mas que no fundo, foi a protagonista: Londres. Para quem não sabe, eu sou apaixonada pela Inglaterra e ver Londres sendo retratada de uma maneira tão carinhosa e diferente do que vemos em outros livros, derreteu meu coração. Ao contrário de alguns autores que descrevem Londres como uma cidade cinza, fria e sem graça, Sarra Manning mostra o lado vibrante, animado e multicultural de Londres.
É incrível conhecer Londres pela perspectiva da autora, que mostra uma cidade rica culturalmente, cheia de contrastes e peculiaridades. Foi, sem dúvida, o retrato mais solar e divertido que já vi de Londres. Além disso, em vários capítulos são apresentadas curiosidades e história sobre bairros e locais importantes, permitindo aos leitores conhecer um pouco mais sobre uma das cidades mais importantes do mundo.
Assim, esta foi uma leitura que, apesar de ter me incomodado em alguns momentos, teve mais aspectos positivos do que negativos. É um livro voltado para o público mais adolescente, mas que pode ser lido tranquilamente por um adulto, por se tratar de uma trama leve e muito divertida, daqueles que curam uma ressaca literária ou alegram o nosso final de semana. Além disso, se você também gosta da Inglaterra, não tem como não se apaixonar pela perspectiva que Sarra Manning traz de Londres.

site: http://www.dicasdemalu.com.br/2017/07/dica-da-malu-londres-e-nossa.html