Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Gustavo Rodrigues 26/04/2022

Gosto muito de livros de terror, mas confesso que sou meio mole pra os que envolvem possessão. Isso, com certeza, é um fator que acaba me fazendo gostar ainda mais desse subgênero específico, já que leio livro de terror pra ter medo mesmo ?

Na Escuridão da Mente pega carona em muitas coisas já conhecidas, principalmente pra quem leu O Exorcista, e faz isso de forma bem clara e explícita - até o autor levanta alguns pontos em comum -, mas tal fato não é algo negativo. Se deu certo lá, nada mais justo que usar aqui. Desde que - como foi feito - sejam inseridas diferenças pra que não se torne uma cópia.

O livro é bem escrito, fazendo o suspense ir aumentando gradativamente, além de ter cenas bem pesadas. Eu, particularmente, acho que deveria ter um pouco mais, porém não fez tanta falta.

No geral, o livro é bom até os 80%. A partir daí o final começa a se formar e o livro eleva MUITO o nível, porque o final é de explodir a cabeça. Tenho certeza que boa parte das notas baixas devem-se ao fato de não ter uma conclusão tão clara pra um ponto específico do livro, mas eu gostei desse suspense que ficou no ar.

Pra quem curte o gênero, não pode deixar de ler. Pra quem não curte, deixa de ser mole e vai ler também ?
Brenda.Podanosqui 26/04/2022minha estante
Deixa de ser mole hahaha adorei

Dani 27/04/2022minha estante
Kkkk? Amei sua resenha! Com certeza vou deixar de ser mole e colocar na minha lista! Você indica ler O Exorcista primeiro????

Gustavo Rodrigues 27/04/2022minha estante
Sim, Dani. Não é crucial pra tu entender a história, mas tem umas referências que só quem tiver lido O Exorcista vai sacar.

Wanessa 27/04/2022minha estante
amei o deixa de ser mole rsrsrs foi direto para mim.

Marlonbsan 19/10/2021

Na Escuridão da Mente
A vida da família Barrett muda quando Marjorie, de 14 anos, começa a demonstrar um comportamento estranho, passa a frequentar psicólogo, mas sem apresentar melhora, a família busca ajuda religiosa, sendo documentado por uma emissora de TV. Após 15 anos, Merry, a irmã mais nova, conta a história de como tudo aconteceu na sua infância para uma autora de best-seller e paira a dúvida sobre a memória e realidade...

O livro é narrado em primeira pessoa, possui linguagem simples e capítulos relativamente curtos, porém, há momentos bem densos de explicações e descrições.

Como não leio sinopse, não sabia do que se tratava o livro e foi interessante o formato, mesclando o que se passa no presente, o que aconteceu no passado e ainda explicações sobre os fatos através de um blog. Porém, isso também gera um pequeno problema, pois algumas informações ficam meio repetitivas e densas, já que a gente acaba de ler algo e depois vem a explicação sobre aquilo, praticamente recontando os fatos.

A utilização de um programa de TV como pano de fundo para documentar todo o processo é daquele tipo de coisa que sempre vemos na realidade, e acho que o livro utiliza isso como uma forma de crítica e de como algumas informações são manipuladas também.

A história em si, é interessante, mas em alguns momentos se perde em explicações e passa muito tempo focando nisso, ao invés de progredir na história, são muitas páginas carregadas de informações e pouco desenvolvimento.

No fim, creio que a intenção do livro é em contar a história e a versão da pessoa que estava lá presenciando o ocorrido, então pode sobrar questionamentos, mas tudo encaixado no formato que o livro é proposto. O final ainda é daqueles que chocam, então, também é interessante.

Beatriz 22/05/2017

PUTA QUE PARIU
Eis um livro que eu comecei a ler sem saber de absolutamente nada, solicitei receber esse livro da editora pelo titulo. Só basta ter um "escuridão" e "mente" que já quero, então eu li. E meu Deus!

Logo na capa temos a ilustre frase de Stephen King onde este mesmo diz que não é fácil de se assustar, e neste livro sentiu muito medo. Adiando para vocês que me considerei mais corajosa que o King, porque eu não senti nem um pingo de medo. Somente raiva, nossa e quanta raiva.

O livro conta de uma família dos EUA, tudo muito comum e normal, até que a filha mais velha de 14 anos começa a apresentar sintomas de esquizofrenia. Depois de muitas consultas e medicamentos aparentemente não darem efeito, o pai, um religioso que por culpa do desemprego se volta mais para a igreja. Começa a acreditar que sua filha está possuída por forças malignas e com a ajuda do padre da região decidem fazer um show de TV (??) chamado "A Possessão" para documentar todo o comportamento estranho da filha, propagar o cristianismo, fazer um exorcismo pra todo mundo ver e de quebra ganhar um dinheirinho.

Preciso dizer que eu não gosto de livros de possessão, nem demônios nem qualquer dessas coisas da igreja em formato de terror (ou qualquer coisa de igreja e ponto. ). Então cai nesse livro de paraquedas, e segundo tudo o que eu já ouvi esse livro é um tanto diferente de todos os outros, e eu te digo o porquê.
Começamos a história com Merry, a irmã mais nova, que presenciou todo o horror digno de um filme de terror. Sendo entrevistada, 15 anos depois de tudo, por uma escritora a fim de publicar um livro contando a real história de todo o horror que aconteceu na sua infância.
Então temos essa intercalação de momentos: o passado sendo contado por uma adulta, o presente em primeira pessoa e posts de um blog falando sobre a série de TV.

O livro é muito bem escrito, os personagens são muito bem construídos, principalmente as duas irmãs. Mas o que me chocou mesmo, que me fez ferver de ódio ( não do livro, entendam, mas da situação que nos é apresentada) foi o fato do autor ter flertado tanto com obras como "O exorcista" onde a pobre menininha pura é, sem nenhuma explicação ou motivos convincentes, possuída por um espirito maligno e é salva no final por um homem branco da igreja. E com obras de terror feminista como "O Papel de Parede Amarelo" onde uma mulher é trancada em um hospício a mando do seu marido, dizendo que ela está louca, e nesse quarto com papel de parede amarelo ela literalmente fica doida. Porque quem não ficaria?
Então temos todo o tempo essa crítica a filmes e livros de terror onde a menina pura começa a fazer coisas malignas como se masturbar, ser inteligente e saber de coisas que só homens da igreja saberiam. Você fica o tempo todo entre A) Todo mundo é doido coitada da menina que tem esquizofrenia e B) A menina ta possuída coitada da família.

Mas tudo é muito ambíguo, o fato de os pais aceitarem serem expostos, e exporem suas filhas de 8 e 14 anos, como animais de circo para todo mundo sobre um pretexto religioso ou sei lá o que é já por si só absurdo e horrível. Entretanto as meninas são inteligentes, e juro, foram a melhor parte do livro. Merry e Marjorie são ótimas personagens, mesmo depois de tudo, eu ainda queria conhecer e saber mais das duas.

Então está aqui um ótimo livro, se você tem estômago, nervos e coragem para lê-lo. Vale muito a pena.
Paty 26/05/2017minha estante
undefined

Malane @androidtriste 10/07/2017minha estante
undefined

Pam 17/06/2021

Estranho...?
Como outras pessoas já falaram aqui, esse livro se vende como suspense e terror, mas não passa essa vibe. Parece mais um livro de ficção puxado para investigação jornalística.

A gente acompanha a dita possessão da Marjorie pelo ponto de vista da sua irmã mais nova, a Merry. E aqui começam as minhas críticas... A Merry não parece uma criança (?) O autor não soube incorporar uma menina de 8 anos. E não para por aí, todas as relações são muito estranhas, eu senti que esse autor não sabe criar diálogos e relacionamentos naturais entre seres humanos. Nenhuma dinâmica do livro soa orgânica. As conversas da Merry e da Marjorie são muito estranhas. Eu tentei imaginar que talvez seja pela "possessão" da Marjorie que a deixou assim, mas acho que nada justifica. Aí mora outro problema: essa falta de naturalidade deixa toda a possessão patética, forçada. É como se a Marjorie se tornasse uma caricatura. Se partirmos do princípio que ela não estava possuída e sim doente, piora mais ainda. Não dá pra comprar a história desse livro, não tem como se envolver. E não só as irmãs tem uma relação estranha, os pais também não ajudam em nada, ninguém parece humano.

O livro em certos momentos apresenta essa dúvida: era possessão? Era esquizofrenia? Eu achei interessante como o autor mostrou que talvez haja motivações de interesse financeiro e religioso por trás dos exorcismos, mas não foi nada inovador nem lá tão brilhante.

Falando em esquizofrenia, achei bom que o livro mostra como a doença é marginalizada e não levada a sério (isso é algo que sofremos muito por negligência até da indústria farmacêutica e eu poderia escrever páginas disso, mas vou me segurar kkk), mas as vezes o próprio livro não a leva a sério, então não adianta muita coisa.

Quem quer ler um livro sinistro ou assustador, não procure isso aqui... Como eu já falei, tudo soa muito forçado e não tem como se envolver muito, em momento algum senti uma ambientação sinistra, só raiva. A leitura é rápida e dinâmica, mas não sei se isso compensa a história fraca.
Francyelen 17/06/2021minha estante
Tão ruim assim? WOW

Pam 17/06/2021minha estante
francyelen, como eu falei, achei mt estranho, aí não consegui me envolver na história ? sabe quando vc entra tanto no livro q esquece q ta lendo uma ficção? isso não chega nem perto de acontecer aqui ? teve gente q gostou, como sempre, vai do gosto de cada um, mas eu pessoalmente não recomendo.

Januska 06/08/2021minha estante
MEU DEUS FORÇADO É A PALAVRA EXATA. Não me convenceu em nada nessa história! Tudo é muito mal feito nesse livro.

Pam 06/08/2021minha estante
januska, q bom achar alguém q concorda!! é mt artificial, os personagens nem parecem humanos... tira qqr credibilidade da história ?

Yu 15/12/2022minha estante
Eu assino por baixo em relação a esta critica, foi exatamente assim que me senti o livro inteiro, mas achei a escrita enrolada e entediante, como se vários promenores várias vezes repetidos fossem usados para nos levar a crer que algo ali era real ou te deixar mais envolvido com o livro.

O final, foi o mais estranho, deixou em aberto algo, mas foi a melhor coisa, mesmo assim a loucura da Majorie se sobressai no final. Sinceramente é um livro que eu não recomendo e os pais.. esse nem se falam, elas deveriam ter sido mandadas para uma instituição para serem cuidadas e não deixadas com pais mais doentes que as duas. Só passei raiva...

jusousan 08/06/2022

Na Escuridão da Mente
?Naquela noite, quando não sabia nada sobre terrores noturnos, vi Marjorie pendurada na parede como uma aranha?

Quando me apresentaram a proposta de leitura desse livro, automaticamente me preparei pra algo à la O exorcista. Porém, Na Escuridão da Mente vai um pouco mais além do esperado.

A trama central da obra gira em torno do ser ou não ser e o fato do autor Paul Tremblay deixar no ar tal proposta aumenta a complexidade da mesma. Alem disso, não conseguimos parar de ler. Queremos respostas e a cada capítulo mudamos de opinião.

Porém, o que realmente nos pega no decorrer da leitura, além das perturbações mentais da personagem principal, é o que está subentendido. O fato do quanto o ser humano pode transformar e ir além da realidade apenas pelo seu próprio interesse é gritante.

Acredito que esse livro não seja para dar sustos, mas sim para causar um pequeno desconforto a respeito de outros assuntos. O declínio da família atrelado a problemas estruturais e emocionais e, além disso, com o apoio cada vez maior da igreja torna a narrativa incômoda.

Os personagens são construídos de uma forma muito interessante e sentimos suas angústias.

No começo, achei interessante o fato de a criança Meredith nos contar a história. Toque certeiro do autor. Todavia, no decorrer da narrativa, visto que o autor decide intercalar entre uma Meredith criança, adulta e blogueira, a história em certos momentos fica chata. São inúmeros textos em seu blog contando basicamente a mesma coisa que ela já viveu. Acredito que quase ninguém teve paciência pra isso.

Isso me incomodou. Incomodou pois tal proposta quebrava o ritmo da leitura. Acho que o autor não soube acrescentar direito e fazer com que fluísse bem. As partes boas da história ficam realmente atado ao passado.

Em outros momentos, existiam incoerências na narrativa, além do fato de que as atitudes e modos de Meredith se expressar não condizer com o de uma criança de oito anos. Forçou um pouco e nao me convenceu.

Apesar disso tudo, o final me agradou. Foi por uma linha diferente, me pegou desprevenida.
Yasmin.Fontes 29/06/2022minha estante
Considerando que a meredith tava vivendo situações anormais, é compreensível que a criança tenha "amadurecido" em resposta a esses acontecimentos assustadores.

Pedróviz 08/01/2022

Ruim de digerir
Na Escuridão da Mente é um livro de terror com um sério defeito: é apelativo. Nada contra o fato da narrativa reunir os temas da possessão e da esquizofrenia num enredo com pontas mal resolvidas; afinal, trata-se de mera leitura de entretenimento.
O problema do livro está num trecho de pura blasfêmia, possivelmente empregado para dar um clima mais acentuado de mundo sem Deus à história, como se a caracterização da família, já bastante doentia, não fosse suficiente.
Faz o leitor ser facilmente levado pela emoção e achar o livro uma maravilha sem perceber as falhas da narrativa, que está longe de ser coerente. Adicionalmente, para alguém que um dia foi batizado sob o Espírito Santo, ler certas passagens que sugerem a violação de símbolos sagrados causa indignação.
Enfim, é uma história com excesso de tempero; mal se percebe o sabor do prato e é difícil deglutir, muito menos digerir.

Gilberto Alves 25/01/2021

Na escuridão do objetivo deste livro
Vou tentar fazer uma resenha descente ao invés de apenas despejar minha frustração com o livro.
Antes, uma brevíssima introdução. Merry é uma menina de 8 anos que vê sua irmã Marjorie de 14 anos “supostamente” possuída. Os pais tentaram médicos, mas desistiram e partiram para o ritual. Não sei por que cargas d’agua, resolveram gravar a parada toda e fazer tipo um reality show (falando assim é tosco, mas no livro é menos tosco). Depois de 15 anos, Merry mantem um blog no anonimato contando sobre este seu passado (que ficou famoso pelo reality), e ao mesmo tempo é entrevistada por uma escritora que está querendo contar esta história. Então, em teoria o livro que lemos é Merry com 23 contando o que presenciou com 8.
Acho que se vc partir com esse esclarecimento em mente o livro fica um pouco melhor, pois no começo a narrativa é muito confusa, vai uns 30% e vc não sabe direito porque tem um blog na história, o motivo das entrevistas etc.
O livro ganha pontos pois trata o exorcismo de uma visão que não estamos acostumados, ou seja, o de uma menina de 8 anos, que admira a irmão e acredita em tudo que ela diz. Isso traz outra questão muito interessante ao livro: existe uma incerteza que paira o livro todo.
Explico: Marjorie (14) diz para Merry (8) que está apenas fingindo (os motivos vcs verão no livro), mas há vários momentos que você se questiona o que é verdade ou não. O livro lhe conduz nesta incerteza e vai tomando corpo até o desfecho final.
Os personagens até que são razoavelmente bem desenvolvidos, embora o fato de Merry estar com 23 contando fatos que presenciou com 8 anos, cria meio que uma criança super observadora, detalhista etc.
Por que apenas duas estrelas?
Porque é um livro que não sai de cima do muro, e digo isto sabendo que era quase proposital do autor. Mas isso deixou a leitura chata, sem que as coisas acontecessem, e por vezes me via lendo na pressa pois era uma chatice sem fim.
Há muitos fatos mal explicados como: por que raios filmar tudo? Isso tirou uma certa credibilidade de realidade do livro. Os pais também pareciam extremamente superficiais, enfim...
Achei a questão de por 3 pontos de vista (Merry 8, Merry blog anônimo, Merry 23), extremamente desnecessário e confuso. Em resumo, uns 30% do livro vão para coisas que não agregam, e só bagunçam mais a história.
Já escrevi demais. Mas em resumo, a ideia central é muito boa, mas se perdeu em focar muito no desnecessário enquanto o conteúdo em si ficou fraquíssimo.
Campos 25/01/2021minha estante
Nossa me indicaram super esse livro é fraco então?

Gilberto Alves 25/01/2021minha estante
Eu nem sei o que lhe digo. Tem uma premissa bem legal, mas o desenvolvimento é tão arrastado que dá raiva. Pra mim não deu, mas talvez vc goste.

Campos 25/01/2021minha estante
Ah tá lá no final da lista ?

Danilo 15/07/2020

Esperava mais
Achei a história muito arrastada, e cansativa. Tive dificuldade em terminar o livro por não achar o desenvolvimento da história muito interessante.
Em resumo, o livro é bom mas não te prende a leitura.
Luciana.Freire 22/10/2020minha estante
Estou na mesma situação.. livro chato e história arrastada, mas sem coragem de desistir da leitura.

Nubia.Franciele 16/07/2022

O livro não foi assustador como achei que seria. A parte que mais me chamou atenção foram as referências à cultura Pop Dark que eu gosto bastante! Intercalado aos capítulos foram colocadas partes de um ?podcast? e foi nessas partes que as referências apareceram! Ah, e o final teve um plot bem interessante e que deixou uma pontinha de dúvida na cabeça do leitor! Gostei bastante da leitura!

Debbye 17/05/2021

?? Na Escuridão da Mente ??
Desde o começo me questionei: será que posso acreditar em tudo isso? Afinal, tratam-se de memórias de uma criança de oito anos. Que viveu sob pressão e com a vida completamente invadida. Muitos detalhes são passados por ela, outros tantos pela mídia. Até que ponto tudo isso é real? No final, quando temos o desfecho dessa história e sua revelação, fiquei estarrecida. O livro merece as 5 estrelas e todos os meus corações. Essa história é única, envolvente e enervante. Quando notei tantas referências a outros filmes de terror e principalmente a Exorcista, imaginei que se tratava de outro clichê, mas quando a história desenvolve percebemos se tratar de algo muito maior e elaborado. Nunca li nada parecido e com certeza é um dos livros que vai para os meus favoritos e para a lista de recomendações.

?Sua pele estava acinzentada, da cor de cogumelos que cresciam ao redor das raízes emaranhadas e serpenteantes das árvores lá de trás. As olheiras eram escuras e profundas. Seus cabelos pretos eram um polvo morto que escorria e deslizava de seu escalpo. Espinhas brancas pontilhavam seu queixo e laterais do nariz.?

Ketlen 09/02/2024

Para além de uma história sobre possessão
O fato de o livro ser narrado por uma criança fez com que a experiência para mim se tornasse mais assustadora, a ideia do que poderia acontecer era pior do que o que de fato foi retratado no livro.
Não existem tantas manifestações de possessão como comumente vemos nos filmes de terror sobre o assunto, mas a narrativa parte mais para o questionamento da razoabilidade de se descartar uma doença psiquiátrica e encarar sob o viés religioso.
O livro aborda inúmeros aspectos dos sentimentos da família e mexe com o nosso imaginário sem dar uma resposta clara, a parte do blog realmente é chata, como muita gente resenhou, mas a narrativa comum vale a pena.
Pra quem gosta de terror e pra quem gosta de tirar suas próprias conclusões também haha, é uma boa leitura!

@PattySantos11 13/01/2022

Perdi meu dinheiro nesse livro!
Olha, essa leitura foi uma total perda de tempo e só terminei de ler o livro porque paguei caro e não gosto de deixar nada pela metade.
Não foi falar muito porque a história é muito ruim, tinha potencial, mas vira uma coisa confusa e desconexa. Primeiro ponto que não gostei é ser escrito em primeira pessoa, levanto em conta que a história deveria ser contada do ponto de vista de uma menina de 8 anos, as falas e os pensamentos são da jovem de 23 anos e não dá menina de 8.
Os personagens são confusos e os livro não é perturbador, só te faz ficar com raiva porque trata de um assunto sério que é a esquizofrenia de uma forma precária. Parece que todo mundo dessa família é doente, e em grande parte do livro só senti irritação dos pais e da narradora. Entendo a Marjorie, pessoas com este tipo de doença tendem a mudar rapidamente de humor e ouvir vozes, mas no final o autor cagou aqui.
Só sei que este é o primeiro livro péssimo do ano, uma grande perda de tempo e dinheiro.

Hanessa 09/07/2020

Livro perturbador...
Caramba, que livro!! Com uma leitura gostosa e fluida, Paul Tremblay, oferece uma verdadeira obra de terror. Não foi um livro assustador, mas foi um livro perturbador. Confesso que tive alguns problemas para dormir em alguns momentos pesados da leitura.
O Paul brinca com a sua mente! Me questionei por alguns momentos se Marjorie estava ou não possuída.
A Merry é simplesmente uma personagem incrível, adorei conhecê-la ?
Um ótimo livro!