Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Talita589 13/04/2024

Esse livro é assustador de todas as formas, menos da que imaginei. Um drama familiar retratado pela visão de uma criança de 8 anos é o suficiente pra mexer com a nossa cabeça. O que achei ser uma história sobre possessão, acabou sendo uma história psicológica e perturbadora que nos deixa com cara de WTF? no final. Mas achei que o autor conduziu a narrativa muito bem, li com facilidade e, em muitos capítulos, fiquei ansiosa para saber o que aconteceria a seguir.

Erika 07/04/2024

Ok
Uma leitura rápida. Em alguns momentos causa agonia. O final trás uma surpresa mas nada majestoso. Fiquei pensando q faltou algo no meu entendimento. Achei um livro ok

Levovitch 27/02/2024

Uma premissa promissora que poderia ter sido uma história aterrorizante, mas que se perde nas incertezas contadas pela protagonista de quando era criança e testemunhou a "possessão" de sua irmã mais velha.

Eu achei que iria ler um livro tenebroso que me deixaria com medo, mas não senti nada disso, as partes medonhas são pouquíssimas e nada assustadoras, o plot twist é interessante e inesperado mas não eleva a trama ao patamar que eu imaginava que se tornaria

Ketlen 09/02/2024

Para além de uma história sobre possessão
O fato de o livro ser narrado por uma criança fez com que a experiência para mim se tornasse mais assustadora, a ideia do que poderia acontecer era pior do que o que de fato foi retratado no livro.
Não existem tantas manifestações de possessão como comumente vemos nos filmes de terror sobre o assunto, mas a narrativa parte mais para o questionamento da razoabilidade de se descartar uma doença psiquiátrica e encarar sob o viés religioso.
O livro aborda inúmeros aspectos dos sentimentos da família e mexe com o nosso imaginário sem dar uma resposta clara, a parte do blog realmente é chata, como muita gente resenhou, mas a narrativa comum vale a pena.
Pra quem gosta de terror e pra quem gosta de tirar suas próprias conclusões também haha, é uma boa leitura!

Fê lange 05/02/2024

Chato
Achei a escrita cansativa, história embolada. A protagonista me irritou aos 8 anos e ainda mais adulta kkkk corri pra terminar pq não gosto de abandonar, mas não recomendo

Nai Lima 15/01/2024

Criei altas expectativas, e deu em que?
Não deu em nada.
Me preparei pro terror, pro suspense e coisa e tal. E acabei me deparando com uma versão contada por uma garota de oito anos e acabou que se perdeu na escrita passando uma visão abobalhada

Eduardo.Cruz 10/01/2024

Poucas coisas me deixaram tão abalado como esse final
Sou um leitor assíduo de terror, já li obras como It, Amaldiçoado, Saco de ossos e livros que falam sobre temas mais sensíveis como o livro Precisamos falar sobre o Kevin.

No entanto "Na escuridão da mente" me deixou realmente abalado rs

uma escrita bem imersiva e dinâmica, personagens bem contraídos e que conseguem te conquistar aos poucos.

Enfim esse é um dos raros livros que você lê vendo a cena acontecer como se fosse um filme,

você sente medo, frio, angústia e por fim seu coração é despedaçado rs

No entanto quando acabei de ler eu disse a seguinte frase "que livro duro de ler, que final espetacular ! ... Mas não leria de novo"

Kkk não me entenda mal, é um livro espetacular mas não consigo passar por ele novamente!

Recomendo como uma leitura única rs

Agora tô indo ali ler algum livro infanto juvenil pra conseguir dormir bem essa noite ??

Obs: Pulei grande parte dos capítulos da garota escrevendo em um blog, na primeira página já entendi o que ela queria dizer, não precisei passar pelas 20 páginas enchendo linguiça rs

Claudia.Michelin 09/01/2024

Ilusão
Fui iludida pela dica, pela sinopse e pelo título do livro. O ano nem começou e já estou elegendo o meu pior livro do ano. Escrita , na minha opinião de leiga, muito ruim. O ponto de vista de uma criança de oito anos tornou a história meio boba,confusa e tediosa. Vamos deixar claro que esta foi a minha experiência de leitura. Pode ser que para você a experiência será positivo. Só vamos saber o que achamos, se vivenciar a leitura. Se vc for ler, boa leitura.

Jessika 08/01/2024

Primeira vez que leio algo relacionado a possessão, e tenho que dizer que a leitura te prende muito quando foca nos acontecimentos. O fato da história ser narrada por uma criança só tornou tudo mais obscuro para mim. Apenas não dei mais estrelas porque levanta muitas hipóteses e deixa algumas questões no ar, mas no geral é uma leitura sombria e viciante.

nine ð 07/01/2024

A premissa da história é muito boa, comecei lendo as cegas (não sabia do que se tratava) e confesso que foi difícil terminar o livro, pois a leitura as vezes é extremamente maçante.
a questão da leitura é um ponto negativo pois em vários momentos que eu queria mais, a história se desenvolvia pra algo muito chato ou não chegava ao ápice.
gostei do final, gostei que deixa em aberto para interpretações.

Bokah 30/12/2023

Oque você viu é real?
Demônios, deuses, criaturas, alieniginas e afins. Não. Negativo. Nope. Nada disso me atrai, tampouco chama minha atenção.

Ainda bem que esse livro não é sobre nada disso, é sobre algo mais assustador, horrível e visceral: Família

Para que possamos falar sobre esse livro precisamos falar sobre quem faz ele ser possível (além do autor): a protagonista!

O enredo gira em torno de um evento contado por três versões da nossa protagonista Merry: a Merry criança alegre e de imaginação fértil de 8 anos, a Merry adulta alegre e cética de 23 anos e uma outra Merry que deixarei em aberto. Cada uma conta sua parte porém de maneira enviesada. a Merry criança que presenciou tudo porque estava lá presente porém era apenas uma criança e e Merry adulta que admite que com o passar do tempo e com oque leu sobre o evento admite que suas memórias possam não ser tão precisas.

Isso é uma das sacadas mais geniais do autor, o tempo todo você se pergunta se aquilo realmente aconteceu ou se foi apenas imaginação, o livro brinca com sua percepção fazendo você pensar uma coisa que na verdade é outra e na verdade era nenhuma dessas coisas que na verdade era realmente a primeira coisa que você achou (embaralhou a mente? Relaxa oque esse livro faz é mil vezes pior)
Ele consegue brincar com o leitor fazendo ele se questionar se os elementos presentes no evento aconteceram ou não, se tudo foi fingimento, realidade ou a mente de uma criança entediada, a narrativa é feita pra te deixar intrigado e prender sua atenção, e acredite, conseguem mesmo.

O evento que acontece é a possessão es exorcismo da sua irmã mais velha, a Marjorie. Seco e direto assim.

Mas calma, tem muita, MUITA coisa por trás. Uma família desestruturada, um pai desesperado por não ter emprego e uma mãe sem esperanças na vida conseguem passar uma aflição pior do que um demônio no corpo da filha.

O terror psicológico que se instaura nessa casa, a atmosfera sombria, a agonia da incerteza da história combinada com o carisma da nossa Merry faz esse livro ser uma das melhores histórias do gênero. O autor está de parabéns por conseguir passar toda a escuridão que essa história tem em palavras.

E agora pra finalizar, cito um dos meus trechos favoritos:

"- Não vou querida, prometo.

Sua promessa não era de verdade. Era simplesmente um ponto no final de sua frase"

Eti Chaves 21/11/2023

Decepção
Estava com expectativa alta quando comecei a ler, e decepção foi grande. Acho que teve uns dois momentos que senti a tensão no ar, mas fora isso, o livro só prometia e não entregava.
E introdução do blog me tirou totalmente do clima de suspense.
O final me deixou surpresa pela revelação dos reais acontecimentos e deixou uma incógnita. Mas para mim não é suficiente para ter gostado do livro e recomendá-lo.
Não gostei do livro ter só um narrador, ainda mais o ponto de vista de uma criança de oito anos (ou eu só implicância com a Merry, menina chata).
Cris 06/01/2024minha estante
Achei chato

Catarina sagb 14/11/2023

Esperava? Não
Eu comprei esse livro achando que seria uma pegada completamente diferente. Uma coisa mais pro terror ou mistério (que é o estilo que eu gosto) mas logo no começo entendi que não seria assim... ele vai para uma pegada diferente, mais.... apreciativa, eu diria. Mas o final realmente me surpreendeu, o plot twist é muito bom, até um pouco agonizante. Bem o estilo que eu queria.
A única coisa que dou um ênfase é: o livro não tem um final sólido, ele deixa algumas questões em aberto, oque para algumas pessoas é bom, para outras ruim. No meu caso achei interessante, nunca tinha lido um livro com o final tão aberto. Não achei ruim, mas esperava um explicação um pouco mais estruturada. É isso, leiam se gostarem de reacts e mistério. Não recomendo para quem está começando com a estilo agora.

eduardo20 12/11/2023

Me deixou pensando
Apesar de ter sido meio arrastado de início, foi muito interessante acompanhar o jeito que o livro se desenvolve - e até se ironiza, no conteúdo do blog. O final me deixou de boca aberta e é coisa pra pensar por dias. Estou feliz de ter lido.

Carlinha 23/10/2023

Capítulos curtos, escrita envolvente, personagens bem apresentados.
Gostei bastante da história e do enredo, embora não tenha nada de novo por aqui.

O autor descreve de forma bem interessante um trecho da história de uma familia (pai, mãe e duas filhas).
Nesse trecho, a família passa por dificuldades financeiras e um caso de "obcessão demoníaca".
Vendo nessa situação uma oportunidade de tirar uns trocados, eles tomam a decisão de fazer um reality show para divulgar o dia a dia desse "evento" no mínimo curioso.

É dividido em três partes, narrativa interessante e envolvente e um final bastante surpreendente!
Vale a pena a experiência!