Antologia Trans

Antologia Trans Alex Tecruzi...

Resenhas - Antologia Trans

daiane301 13/02/2024

"Você é o que é ou o que te criaram pra ser?"

Gostei muito dessa Antologia e como uma pessoa lésbica pude me identificar em muitos momentos. O meu texto preferido foi O futuro é primitivo de autoria coletiva, ele está bem no começo e me pegou de surpresa com a subjetividade (ou objetividade?), foi o que fez eu ficar curiosa para os outros que viriam.

Dois me emocionaram bastante: Andávamos eu e ela, de Augusto Silva e Mãe, de Dnnyele Cavalcante. Valeu muito a pena, há poemas sobre amor, sexo, saúde mental, trauma, abandono, entre outros diversos assuntos dos quais pude aprender e ver de outra forma.

MonstrosAlados 18/02/2023

Diversidade em verso e prosa
Sou suspeito para falar sobre a Antologia Trans, porque minha dissertação de mestrado é sobre ela. Tenho um carinho grande pelo livro (se não tivesse, não dedicaria uma etapa da minha vida acadêmica a ele).
Enquanto pessoa trans que adora poesia, os textos da Antologia mexem profundamente comigo: são múltiplas vozes que são diferentes de mim, mas nas quais eu me reconheço. Eu me reconheço nos medos, nós desejos, nas violências sofridas, nos gritos versificados.
Mas a Antologia Trans também oferece muito a leitores cis dispostos a dialogar com a comunidade trans. No fim, todos nós somos semelhantes, cada um nas suas particularidades.

Camps 03/08/2022

os poemas são muito bons. alguns eu não entendi pq sou burra, mas os q eu entendi eu gostei skksksksk. enfim, bem legal

Jennifer.Ernesto 22/03/2022

Os corpos falam
A antologia é uma delícia porque permite o olhar-sentir da realidade pela ótica de corpos dissidentes. Ainda que não seja possível calçar o sapato do outro, tentar? sentir? sentar ao lado e pegar nas mãos é o que os poemas fazem convites.

Para além do politicamente correto, deveríamos ter mais o gosto de entender que, para além de suas nomenclaturas, todos nós só queremos amar e sermos amados.

Livia 12/03/2019

Surpreendente reunião de novos poetas, a seleção tá muito boa. Muito diversa e muito bacana. É outro tipo de linguagem, muito interessante, pra falar dos percalços e das alegrias de ser trans, travesti ou não binário.

Vitor Gomes 07/12/2018

Essa é uma coletânea de poemas e histórias de pessoas da população T (trans, travestis e não-binários). É um dos livros mais tocantes que já li. Enfim foi dada a voz àqueles que vivem muitas vezes escondidos, calados pela sociedade. Me emocionei com alguns dos textos.

É leitura obrigatória para todo mundo que quer sair da caixinha e limpar um pouco a vista dos preconceitos de todo dia. Beber direto da fonte da diversidade. Já é um dos meus livros favoritos e o mundo seria sem dúvida um lugar melhor se todos parassem para ler e refletir sobre alguns desses poemas. Parabéns a toda a equipe e obrigado por compartilharem um pouco sobre sua visão de mundo.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/06/2018

"[...]O mundo não foi pensado para nós, suas burocracias, regras, seu apego às máscaras, gavetas trancafiadas, armários; talvez por isso o medo ante essas figuras, nós, que ousamos nos descobrir para além das máscaras que nos pregaram no rosto."

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788566129342

Aline164 26/10/2017

Como na maioria das antologias, a qualidade dos trabalhos é irregular.

Meu preferido é "Desculpe o transtorno, falo de disforia", de Naná DeLuca.

De qualquer forma, vale a pena pela proposta, que eu saiba, inédita, de reunir literatura produzida por escritores trans.
Kairos 03/09/2020minha estante
O Naná tem um livro um livro solo, chamado "O sexo dos tubarões" da Editora Patuá