Obsidio

Amie Kaufman

Resenhas - Obsidio

Manoela185 13/10/2023

Obsidio
Eu tenho dó de qualquer um que entre em uma conversa comigo sobre essa trilogia, porque eu posso ficar horas dialogando sobre como tudo é incrível. Sou quase uma aranha prendendo mosquitos na teia.

Em Obsidio chegamos ao fim dessa jornada longa, dolorida e muito doida pelo espaço.
Nesse livro, como aconteceu em Gemina, temos dois protagonista diferentes, Asha e Rhys.

Gosto muito dessa dinâmica dos livros, de que cada livro se passa em um ambiente diferente, mostrando cada pedaço desse ataque da BeiTech.
Nesse livro, podemos ver o que restou de Kerenza, os sobreviventes, as destruições, tudo. Foi pesado. Asha foi muito perspicaz para conseguir aguentar tudo que aguentou, o mesmo com todos daquele planeta.

AIDAN segue sendo AIDAN, fazendo coisas que para os outros podem parecer monstruosas, mas que para ele é a única solução para a sobrevivência da frota.
Sinceramente, é difícil não gostar dele, é difícil não sentir por ele.

Ao mesmo tempo que fico triste por terminar essa trilogia que mexeu tanto comigo, fico feliz por tudo ter dado certo, me sinto realizada e completa, sempre vou levar um pedacinho deles comigo.

IsaApCamilo 22/12/2023

Sensacional
Eu termino essa trilogia com um mix de sentimentos.

A complexidade dessa trilogia é magnífica, com toda certeza é uma das minhas séries favoritos da vida. Mesmo com nenhum dos livros ganhando 5 estrelas.
Illuminae 4,5
Gemina 4
Obsidio 4,5
Vou reler essa trilogia em breve novamente, não sei se em 2024 , mais em breve.

Eu devorei cada um dos livros , as coisas começam a engrenar em cada um deles pelo menos para mim depois de quase metade dos livros , isso pesou para nenhum deles ganhar 5 estrelas e coração de favorito.

Eu indico para quem é fã de ficção científica e para quem quer começar a se aventurar no gênero, é uma ótima porta de entrada.

Ana Elisa 20/07/2021

Cadê o hype?!
Onde é que estão os booktubers quando a gente precisa deles?! Essa trilogia é SENSACIONAL, um sci-fi de primeira, em um formato único e incrível (se lido junto com o audiobook então, tua cabeça vai explodir!)
Não compreendo as pessoas não comentarem sobre essa trilogia, não cobrarem as editoras pra que tragam essa obra prima pro Brasil.
A falta de hype em volta dessa trilogia é dos motivos pelo qual não consigo confiar no booktube brasileiro
Dayane258 20/07/2021minha estante
onde conseguiu ler?

Ana Elisa 20/07/2021minha estante
Eu comprei a trilogia há muuuito tempo, e aí assinei o audible pra poder ir ouvindo os audiobooks enquanto lia
caso te interesse, tá na promoção na amazon https://amzn.to/3kEnw6H

moonljte 26/03/2022

simplesmente a melhor triogia que eu já li
gente, esse livro brincou tanto comigo que dps dessa eu já to disponível na play store
o meu coração não aguentou, juro.
tive ataque de tremedeira
demorei um pouco pra ler pq para minha má sorte eu tinha prova para estudar ent nem deu
assim recomendo, mas se você for cardíaco nem tanto

bluesargent 22/04/2021

"Everyone's right, and everyone's wrong"
Eu terminei essa trilogia complemente arrasada e sem entender realmente PORQUE essa história me tocou tanto. É uma história incrível e super instigante sobre ambição, poder, perseverança, como medir o que é "certo" e o que é "errado", conceitos filosóficos e morais (vindos do personagem mais aleatório possível!), amores, perdas... Tudo isso em um contexto de batalhas e jogos políticos literalmente no meio da galáxia. A genialidade dessa história e dos incontáveis plots que ocorreram não só nesse livro, mas na trilogia inteira, é uma coisa que eu nunca vou deixar de aclamar.

Eu sou complemente rendida por todos os sete personagens principais, acompanhar o desenvolvimento de todos eles foi extremamente satisfatório. O AIDAN é um dos personagens mais bem construídos que eu já li na vida, a trajetória dele durante esses três livros (ainda preciso ler o conto!) foi muito coesa. Cada fala dele carregava tantas questões implícitas sobre a nossa própria humanidade e os nossos valores, eu achei isso genial. Amie e Jay eu não tenho palavras pra descrever o quanto vocês serviram aqui!!

Sobre meu sentimento geral com o livro, eu só abaixei meio ponto por conta do ritmo lento do começo. Por ser a conclusão de uma história extremamente caótica e dinâmica, eu não esperava cenas tão "calmas" e até mesmo desnecessárias, como uma análise de câmera interinha sobre uma partida de jogo de cartas (?) que não acrescentava em nada na história de fato. Foi só lá pelos 15% do livro onde tudo começou a ir pelos ares (literalmente!)

O resto do livro inteirinho foi exatamente o que eu esperava, me rendeu muitos surtos&crises de choro, passei muita raiva, me diverti horrores com o senso de humor esquisito dos personagens, mas é isso que um bom livro deveria fazer, não é mesmo? Posso dizer com todas as letras que ler esse livro com o audiobook do Libby foi uma das melhores experiências literárias que já tive na vida!
Tay 23/04/2021minha estante
Eu só li o primeiro mas estou muito ansiosa pra terminar a triologia, e ver suas resenhas me animou mais ainda! Illuminae virou um dos meus livros favoritos :)

Juliete 22/05/2021

"We remember"
Eu nem sei o que dizer desse último livro terminei ontem e já tô sentindo falta desse universo incrível!
Nesse livro também somos apresentados a novos personagens e tanta coisa acontece que eu pegava pra ler um pouco e não queria largar, mas teve algumas partes que eu achei corridas e alguma coisa faltou no final eu não sei O QUE foi, mas ainda assim terminei com a sensação de que faltou algo, foi um final legal pra uma trilogia incrível mesmo assim não tira o fato de que a trilogia é maravilhosa.
Enfim recomendo muito queria que mais gente lê-se e principalmente queria que fosse publicado no Brasil?quem sabe um dia né.
Ps: Gente, sério mesmo leiam essa trilogia!
Pps: Kady, Ezra, Nik, Hanna e Ella são muito preciosos mano puta merda muito meus nenéns ?? eu já sei que eles vão ser o tipo de personagens que eu nunca vou esquecer!

Trechos que gostei:

"No one who lives in our memory truly dies"
"We remember"

"It only takes one pebble to start an avalanche."

"At least our lives will have been worth dying for."

"I have to say, when we used to have talks about your future, commanding a battle fleet isn't quite what I imagined, but I know you can do this. I'll be with you every step"

"Your father would be so damn proud of you right now. He knew exactly how incredible you were. We used to talk about it, late at night, these women we were raising. Just how far and how fast our daughters would exceed us. He loved that."

"She eases up to kiss him once more, slow and gentle, reluctant to break the moment. It's a kiss for everything their words can't convey, for the history behind them and the story ahead - a story that might be only a few words long or might only be beginning."

"Grant stares the other girl in the eye. Donnelly just smiles, gives Grant a quick salute."Kick their ***es, Captain.""

"We did not invite this conflict, but now we find ourselves in the midst of it, not one of us will step back from the line. I am asking you to give your all today. For yourselves and for something greater. Know that I will be beside you, giving all I have as well. The die is cast. But today we will shake the table upon which it lands."

"Live a life worth dying for."

"In this moment, she's both ordinary and extraordinary. Just like everyone in this story."

"It's hard to imagine, but even amid so much violence and chaos and loss, somehow the universe sometimes still manages to look beautiful."

belaffig 29/06/2021

"Every story needs its villain. And its hero. And its monster."
Certo, vamos lá. Isso vai ser complicado.
Definitivamente o livro com o qual eu tinha maiores expectativas - afinal, era a parte derradeira da trilogia, e tinha uma reputação gigante a manter e um final a construir - as primeiras quatrocentas páginas de "Obsidio" me deixaram estupefata. Inicialmente, lendo a sinopse, fiquei surpresa de encontrar mais dois novos protagonistas sendo introduzidos, e fiquei preocupada me perguntando se não seria demais, se a história não ficaria "estufada" com informações demais tentando lidar com o desenvolvimento de novos indivíduos dentro da história e, ao mesmo tempo, com seu desfecho. Novamente, meus receios foram rechaçados. Asha e Rhys foram muito bem apresentados e utilizados; e foi muito bom conhecê-los.
E seguindo para o ponto mais forte do livro, o que me deixou tão surpresa e orgulhosa de Kaufman e Kristoff: não, o livro não ficou inchado de informações, ou confuso, com esses personagens ou com a história apresentada por eles. Muito pelo contrário, a escrita e a apresentação da trama aqui atinge um patamar impressionante. Foi magnífico ver, desde o início, como as páginas foram tão bem utilizadas, como as palavras eram as mesmas mas a construção pelos autores evoluiu desde os dois últimos livros, pegando tudo de melhor deles e criando uma história madura, tensa, com cara e peso de desfecho. E melhor: a história entre os dois pontos principais foi contada de modo entrelaçado, em uma linha do tempo bem feita, não exatamente linear, que te faz trabalhar para colocar as coisas em ordem e ler tudo atentamente, e de modo encantador com o cuidado dos seus criadores.
E como dito anteriormente, o livro tem cara de desfecho. As páginas eram tão pesadas que eu nem consegui maratonar, sendo esse o livro que mais demorei para ler dos três. Foi incrível o quão bem abordaram as complexidades e atrocidades da guerra, questionando todos os dilemas éticos levantados durante a trilogia, percebendo como nem tudo é “preto no branco”, como uma das personagens diz, como “todo mundo está certo, e todo mundo está errado”, como diz um outro; como tudo é muito mais complicado, sutil e cruel do que isso e como você sente o peso das escolhas e não-escolhas em cada página. E a cadência das páginas foi perfeita, diferentemente das duas outras tramas que explodem tão cedo em acontecimentos, essa leva seu tempo para construir seu clímax para as páginas finais.
E então as páginas finais chegaram. O momento da batalha final. Percebi, certo dia, o quanto estava enrolando para chegar a isso, porque simplesmente não queria chegar ao fim; porque tudo iria terminar, sim, mas também pela expectativa criada. Eu estava esperando muito desse momento e quando ele chegou... bem, ele nem chegou, essa é a questão.
É difícil explicar bem o que eu senti sem antes explicar algo crucial que eu percebi ao chegar perto do fim do livro, então vou tentar. É paradoxal, mas aquela estratégia de contar a história nos levando ao futuro no início e fim de cada livro funcionou perfeitamente bem para "Illuminae" e até que bem para "Gemina", mas estava destinado a minar qualquer chance de emoção real que o final de "Obsidio" poderia ter.

[esse parágrafo contém alguns spoilers raivosos, rs] Porque veja, esses livros são tão bons pois fazem a gente pensar, eles te “criam” para não cair em armadilhas fáceis, para criar estratégias em sua cabeça e ler as coisas atentamente, então chegar no final do livro que eu esperava ter a melhor construção (e que estava me dando isso até então), esperando um embate final cruel, duro e avassalador, e receber o “fake death trope" DE NOVO foi frustrante (sério, usar em "Illuminae" uma vez, tudo bem; usar em "Gemina" mais uma vez eu deixo passar, mas usar aqui uma terceira?!, sinceramente...), não ter nenhuma "major character death" foi frustrante (longe de mim reclamar de ter os meus sete queridos personagens vivos no final mas isso é simplesmente irreal) e aquela informação bombástica da Frobisher ser mãe do Ezra nem ser utilizada direito (um diálogo no final entre os dois de o quê, cinco linhas, sério?)... Enfim, o que quero dizer é que essa técnica de contar o futuro vence rápido, porque ir juntando dois com dois, percebendo quem está vivo no final e como isso vai acabar perde parte da mágica de simplesmente não saber. E aí parece que o livro parou de tentar te surpreender e simplesmente começou a te subestimar perto do fim. O que honestamente me parece uma ofensa para uma obra tão bem feita assim. [fim dos spoilers]

E acaba que a grande guerra que eu estava esperando foi só uma batalha cujo desfecho já era possível prever porque o fim de tudo já estava estampado há tempos. O embate acaba rápido, de modo previsível para quem aprendeu uma lição ou duas com os livros anteriores (e que achava que, como dito antes, os autores também tinham aprendido e crescido com), e o desfecho que é desfecho mesmo, que é contado para a gente desde o começo, a gente já sabe como termina. "Obsidio" construiu uma atmosfera pavorosamente absurda e real e acabou que a execução final foi... morna. O clímax nunca chegou. Porque não tinha outra forma de ser. O livro caiu em uma armadilha criada por si próprio. Na realidade, a trilogia desde seu começo foi marcada para não terminar em grandes ações, e eu só percebi isso tarde demais - o que foi bom, porque me emocionei e surpreendi mais com os livros; mas também ruim, por que como me sentir com um livro que começou tão bom mas desperdiçou o maior potencial da trilogia com uma armadilha que não sei se foi proposital ou não, me deixando na espera de uma finalização grandiosa, emocionante e arrebatadora?
Escrevi muito, talvez tenha divagado um pouco, mas esse livro me deu muito o que pensar, por eu estar esperando demais, e por essas serem histórias serem tão inovadoras e únicas. Infelizmente, a trilogia tomou um rumo em decadência. Com notas estelares ainda - e apesar de eu ter falado tanto sobre a conclusão um pouco decepcionante desse livro, não consigo dar menos que 4 para ele -, e com um lugar especial no meu coração, mas ainda assim. Não significa que não seja uma das melhores sagas e mais criativamente criadas que eu tenha conhecido, mas o gostinho amargo que o potencial perdido que Obsidio deixou não vai sair da minha boca tão cedo. "Illuminae" continua sendo meu favorito de todos, e percebi meu carinho por "Gemina" surpreendentemente crescendo, mas "Obsidio", que por um momento achei que pegaria o primeiro lugar no meu coração, termina em último. No mais, vou sentir saudade desses personagens que ficaram comigo por tanto tempo e dessa história que, de uma forma ou de outra, me marcou. Não vou conhecer outra assim tão cedo!

Sarah 11/09/2021

OBRA DE ARTE
O terceiro livro continua de onde parou Gemina, e acrescenta dois personagens como o "casal principal" do livro, mesmo que a história não seja tão focada nos dois: Asha ? prima da Kady ? e Rhys ? um especialista da BeiTech. É o livro que mais se divide e cobre tudo que tá acontecendo ao mesmo tempo, dando atenção aos outros personagens também. Tudo se conecta e se explica, além de finalizar. Que angústia em vários momentos!!!! É claro que os autores não iam mudar o tom de levar você aos limites das emoções: tristeza, felicidade, angústia, agonia, SURTO. Pode esperar tudo isso no último livro da série.
Como eu digo, quem não lê Illuminae tá perdendo a melhor ficção cientifica espacial já escrita, apenas isso. E.... CADÊ O HYPE?
ezra e nik vcs tem todo meu coração, e eu amo meu squad!!!!!!!!!
"These seven little pebbles who started an avalanche heard all the way around the universe."
Duda 11/09/2021minha estante
Ansiosa pra ler!

Lena 05/12/2020

"Viva uma vida pela qual valha pena lutar."
Sobrevivemos a um vírus que ataca a parte do cérebro que afeta o medo. Sobrevivemos a vermes que se alimentam de atividades cerebrais. Sobrevivemos a um paradoxo no multiverso. Sobrevivemos a um genocídio interplanetário.

Todos sobrevivemos? Não.

Mas aqueles que chegam conosco ao fim, aqueles que estão do nosso lado na batalha de ir para um lugar seguro, aqueles que lutarão até seu último suspiro, eles, a essa altura eles são tudo o que nos resta, nossa família. E nós protegemos a família com tudo o que temos.

Esse é um livro emocionante. Para começar, somos levados de volta ao planeta original. Onde um massacre tomou lugar, onde ainda existem sobreviventes, onde existem as pessoas que puxaram o gatilho no ataque. Ainda existem crianças, mulheres, trabalhadores. E lá, lá também há a resistência. Lutando para viver mais um dia. Lutando para de alguma forma conseguir se reunir com seus amados.

E temos os sobreviventes dos eventos espaciais. Kady, Ezra, Hanna, Nik, Ella e AIDAN. Temos eles e sua grande família. E com eles, a esperança de voltar à civilização e trazer justiça a todos os que sofreram e morreram por causa das ações de uma empresa.

Nós, agora, conhecemos eles, choramos por eles, torcemos por eles, rimos com eles. O mero pensamento de que nem todos eles possam sair dessa vivos... se não te machuca de alguma forma, então você leu errado.

Ver a evolução dos personagens é muito gratificante. Somos introduzidos a uma sobrevivente e participante da resistência, Asha, e a um soldado especialista técnico, Rhys. Com ele vemos que a guerra não é preto no branco, e com ela vemos a destruição que a guerra causa, e a esperança que ainda vive.

É tudo o que eu precisava para o fim da trilogia.

Um adendo ao AIDAN, que me fascina imensamente. Ele me fez chorar e rir e eu amo ele.

Chorei no mínimo 5 vezes... Eu amo amo amo cada um dos personagens, as dinâmicas, as lutas, as surpresas e nossa senhora como valeu a pena.

Valeu as lágrimas.
Valeu as risadas.
Valeu as sobrancelhas franzidas.
Valeu cada minuto.

Tô emocionadaaaaaa

Gabi 30/04/2021

Sem spoilers de qlqr livro da trilogia
Essa foi a primeira série de ficção científica que eu li e eu só posso dizer que eu amei, LEIAM ESSA TRILOGIA. Só me deixou com mais vontade de ler livros do gênero, principalmente Aurora Rising, que é dos mesmos autores, mas meu único medo é que não seja tão bom comparado com Illuminae de tão bons que foram esses livros.

Barbara 20/04/2022

Eu tenho pelo menos 10 citações que queria colocar aqui, pois esse livro tem o pacote completo.
Agonia, mortes, ação, personagens adoráveis, personagens horriveis, amor, esperança... Enfim, acho que você entendeu.
Mas principalmente, tem o AIDAN.
Ele é de longe o meu personagem favorito da trilogia.
Nas últimas 5 páginas deste livro, eu tive arrepios.

Então sim, 5 estrelas e uma das muitas citações de AIDAN que salvei ( que eu tomei a liberdade de traduzir ):

"O conceito de sorte não faz sentido.
Confiar no acaso é uma receita para a calamidade e o exercício é uma ilusão simplória."

Agatha | @pa.pi.ro 31/12/2021

AAAAAAAAAAA
NÃO DÁ!!!!!

FECHEI ESSE LIVRO QUASE CHORANDO QUANDO CAIU A FICHA QUE TINHA ACABADO! SENTI UM VAZIO EM MIM QUE NÃO TERIA MEUS AMIGOS-PERSONAGENS AO MEU LADO MAIS!

MAAAAS

FUI PESQUISAR E DESCOBRI QUE TEM UM CONTO E VOU COMSEGUIR ESQUECER QUE NÃO TEM MAIS LIVROS POR PELO MENOS MAIS UM DIA :')

Matheus 16/10/2021

Um final incrível pra uma ótima trilogia
Obsidio fecha a trilogia Illuminae Files muito bem. Desde o começo sentimos o risco da missão que eles estão tentando cumprir e do quanto eles precisam cumprí-la para sobreviver.

A sequência de batalha nas últimas 200 páginas do livro é eletrizante e nao consegui largar o livro até terminar.

Minha única maior crítica ao livro é em relação aos personagens. Não me pareceu, no início, uma boa decisão introduzir ainda mais dois personagens à narrativa. Não conseguia me conectar a eles e não queria ler as partes sobre suas histórias. Além disso, os personagens antigos tiveram bem menos espaço para um aprofundamento. Com dois novos personagens, um novo ambiente e todo o planejamento, sobrou menos espaço para os personagens. Que por sinal, todos os protagonistas precisavam estar em um relacionamento?

Vic 23/04/2022

Simplesmente fascinante
Eu eu amo vivo respiro essa série. Se pudesse esqueceria o que li só pra ler de novo, que construção mais maravilhosa. Eu amei.

Gabriela 29/09/2021

Not as good as the first two, but still.. Loved it!
From the Illuminae Files series, this is my least favourite one, but still, it's a solid 4 * book! Which, honestly, it's still pretty amazing.
There are some points that could have been better. I think the authors should have been braver and killed some specific characters to give a bit more depth to the story. That's the only downside for me.
Anyway, AIDAN is everything to me!!! If love AIDAN is wrong, I don't want to be right!
To finalise, highly recommend that you pair the physical books with the audiobook, cause it is the most immersive experience of my life!