Cocaína

Cocaína Allan de Abreu

Resenhas - Cocaína

Juliane72 11/01/2024

Cocaina
Ótimo texto jornalístico, o autor viaja pelo interior paulista e descreve personagens importantes para o percurso da cocaína. Nos conta como a droga sai da Bolívia e viaja pelo interior do estado, até chegar à capital e ao porto.

Ju Ragni 15/04/2023

Extenso trabalho de jornalismo sobe o tráfico
Achei um pouco cansativo, mas é um livro de 800 páginas. Um trabalho jornalístico que tem de ser reconhecido, o autor retratou o tráfico de drogas pelo interior paulista como ninguém tinha feito ainda, e trouxe luz sobre como as drogas são trazidas para a região, de onde vêm, para onde vão, quem leva e traz, de que forma, que meios de transporte, o que acontece com essas pessoas, enfim, não é uma luz, é um holofote sobre o assunto. No último capítulo (o único que achei que foi curto demais, porque o assunto tem muito o que discutir), ele ainda discorre sobre a raiz do problema e o que poderia ser feito. O que achei que é cansativo em alguns momentos é que o autor optou por transcrever na íntegra os diálogos dos investigados, gravados em escutas da PF, e isso, com o decorrer da leitura, vai se tornando aborrecido (minha opinião, ressalve-se).Talvez se ele tivesse optado pela narrativa, poderia cortar os diálogos repetitivos e contar de forma mais sucinta, mas foi a opção que ele escolheu para trazer a documentação da forma mais fidedigna possível, então há que se respeitar a escolha. Não há como deixar de ressaltar a importância do trabalho do jornalista, pesquisa muito valiosa para autoridades, estudiosos do assunto, e também para os cidadãos, porque isso está acontecendo debaixo do nosso olhar, e muitas vezes não nos damos conta.

Felipe 22/01/2023

Qual é mesmo a rota caipira?
Lendo este livro eu me senti um agente de polícia escutando horas e mais horas de gravação telefônica.

Pelo amor de Deus Leitor, que livro é esse Arnaldo?
Até a parte que mostra a logística, meios de transportes, envolvimento de autoridades e figuras publicas, sem contar o "money" arrecadado, o livro é interessante.

Mas, todo capítulo é um cópia do anterior, transcrição de escutas, inúmeros personagens que ninguém lembra depois de duas páginas. O livro é repetitivo.

Achei que o livro fosse relatar os casos, mas fosse mostrar com uma análise histórica-geográfica a rota da cocaína, mostrando quanto a PF veem aprendendo, provável quantidade de droga que passa, entre outras coisas. Fui iludido, mais um livro que terminei em trancos.

Fabio.Favero 31/03/2022

O tráfico perto de nós
Historias incriveis sobre o trafico internacional no interior de SP. Espere episodios de violência, corrupção, e engenhosidade criminal, alem de prisões ao puro acaso. Como é volumoso, possível ler por capítulos. Prepare se pra desconfiar de tudo e todos os negocios de agora em diante, como um detetive.

Joshua Amaral 23/10/2021

Cansativo!
Livro repetitivo, sempre as mesmas histórias, mesmo modus operandi, e quase sempre os mesmos personagens com finais previsíveis! Li aos trancos!

FM 19/04/2020

Ao publicar, em 1968, aquele que seria o seu mais famoso e premiado trabalho, Mário Puzo - um Italo americano descentes de Sicilianos fazia um jogo entre o realismo e o romantismo, uma receita que funcionou para o pudor de sua época.
Passados quase cinquenta anos, a visão que se tem sobre o crime organizado mudou.
Hoje temos a explosão de questóes que " no universo de O Poderoso Chefão", eram abominadas.
Havia respeito a família e a comunidade era unida. A honra e a palavra, valiamais do que qualquer documento.
Mas as coisas já estavam mudando, ali, naquele fim de década.
50 anos depois ao ler Cocaina- A rota Caipira, penso nas forças que regem a himanidade, e nas necessidades e lacunas que passam a serem preenchidas com as drogas.
Allan de Abreu, neste livro ( seu primeiro trabalho como escritor), reconstrói a realidade do centro nevrálgico do crime organizado atualmente, que é o tráfico de drogas, especiaente; cocaína e seus elementos de refino. Neste livro destaca-se o trabalho de onvestigação, levantamento de dados e ações de apreensão realizados pela PF ( Polícia Federal), em parceria com outros órgãos internacionais. Outro ponto que Abreu, joga luz , é o peso que a corrupção e o desvio de conduta, daqueles que deveriam ser os guardiões da ordem e protetores da sociedade, tem nesse xadrez.
Rota Caipira conta histórias incríveis de diversos atores desse cenário " obscuro" , perigoso e maldito: que produz riquezas e destrói vidas.
Cocaína. A rota Caipira é um camalhaço de livro, que fala sóbre a rota , vital , para o abastecimento de drogas no Brasil, Europa e Estados Unidos. E assim mesmo torna se apenas uma folha( fundamental), para entender a complexidade do crime organizado dos dias atuais.

Sergio330 12/01/2020

Dossiê
Gosto de jornalismo investigativo e esse livro é um dossiê do autor a respeito do narcotráfico no país e nos vizinhos de fronteira . Ele colheu depoimentos de vários nichos dessa engrenagem que movimenta bilhões e destrói vidas enquanto enriquece alguns barões que nunca irão parar de traficar . Está enraizado no mundo , parece não ter jeito ou será um jeito muito doloroso para várias partes . Corrupção policial , judiciária e política imperam nesse universo . É um livro longo mas para quem gosta do tema como eu , li bem rápido . Destaco o trabalho da Polícia Federal que tira leite de pedra nas estradas e fronteiras desse país . É uma instituição que tenta mas sozinha não irá deixar de enxugar gelo .