O Protegido

O Protegido Peter V. Brett

Resenhas - O Homem Pintado

Talita.Mantovani 22/01/2017

Vale a pena conhecer esse mundo
Em um mundo em que a vida das pessoas depende apenas de proteções mágicas para protege-las dos demônios que caminham livremente à noite, os únicos que se atrevem a enfrentar as estradas noite após noite são os mensageiros, indo de lugarejo a lugarejo, levando cartas e mantimentos, protegidos apenas por seus círculos portáteis, enquanto as pessoas permanecem amedrontadas e escondidas atrás de suas paredes protegidas.
Em um começo um tanto quanto lento, onde acompanhamos o luto e os atos funerários após um ataque dos demônios, que acredito que o autor poderia ter sido mais objetivo, conhecemos Arlen, um garoto de apenas 11 anos que ajuda seu pai com a fazenda, e desenha proteções como gente grande. Porém após um acontecimento, Arlen se revolta com a covardia das pessoas que não se atrevem a enfrentar as bestas nem para salvar seus entes queridos, e foge para as cidades livres a fim de se tornar um mensageiro, os únicos que o garoto vê como homens corajosos e livres.
Ao mesmo tempo, em outro vilarejo, Leesha, uma menina de 13 anos que sofre nas mãos da mãe que só a humilha, conhece Bruna, uma ervanária com grande conhecimento e que está treinando uma aprendiz que não tem lá muito talento para a profissão. Bruna vê grande potencial na menina e após alguns acontecimentos começa a treiná-la como sua aprendiz.
E por último Rojer, um menino de apenas 3 anos, que em outro lugarejo, sobrevive a um ataque de demônios à estalagem de seus pais e, sem família será criado pelo menestrel que havia se hospedado na estalagem e que sobreviveu ao ataque também.
Estes são os 3 personagens principais, e vamos acompanha-los enquanto estão crescendo, e enquanto descobrem mais sobre o mundo e os terraítas - os demônios que os assombram todas as noites. Porém o ponto de vista que mais nos empolga é o de Arlen. Pelo menos comigo foi assim. Os capítulos com ponto de vista dele, voam. É ele que mais questiona os demônios e que tem as dúvidas que nós temos. Não que os capítulos dos outros personagens sejam ruins. Na verdade, eles pintam um pouco mais o mundo para nós, mas eu achei difícil enxerga-los como protagonistas. Se o autor queria que tivéssemos a sensação de ter mais de um protagonista, ele falhou. Vejo um como protagonista e dois como coadjuvantes.
Gostei do background e desenvolvimento de todos, a única coisa que não gostei foi que o autor quis desenvolver um romance de forma abrupta, e “sem desenvolvimento”. Ficou forçado, e só não digo desnecessário, pois o autor usou como um gancho no final do livro, para mostrar que Arlen está cheio de dúvidas a respeito de si mesmo e de sua natureza. Mas poderia ter deixado para o próximo livro e desenvolvido melhor.
Dei 4 estrelas pois o livro me entreteve muito bem. Mesmo com esses pequenos “poréns” foi uma leitura prazerosa e instigante, e eu estou muito curiosa sobre esse mundo.

souza 31/12/2016

Ficção fantástica de primeira qualidade
O PROTEGIDO, de Peter V. Brett nos leva a conhecer um mundo que é assaltado todas as noites por demônios . Essas bestas da noite são elementos demoníacos que podem ser mantidos à distância pelo uso de proteções; Símbolos mágicos desenhados. Assim, a sociedade é composta de aglomerados populacionais apertados que se escondem atrás de suas proteções, que são apenas de natureza defensiva.

A lenda diz que as proteções ofensivas existiram uma vez ... mas elas foram esquecidas ao longo das eras.

O protagonista, Arlen, está cansado de viver atrás de proteções , de não lutar contra os demônios que continuam a abater a população decadente de sua Vila.Depois de uma tragédia, Arlen decide partir em busca das cidades livres,afim de se tornar um mensageiro,os homens que ele julga mais corajosos.

A viagem de Arlen parece guiá-lo direto para a outra protagonista da novela, Leesha. Arlen é ferido, Leesha é uma curandeira, e Arlen está tropeçando através da floresta para uma curandeira de grande reputação, que os leitores sabem ser o mentor de Leesha. No entanto, em vez de permitir que esses dois personagens se encontrem, Peter introduz um terceiro protagonista, chamado Rojer! E isso traz vantagens e desvantagens ao desenvolvimento da história.

A parte positiva é a mudança no tom,caminhando para o lado mais escuro da fantasia, onde nem tudo termina feliz e os bons morrem, porque o mundo pode ser um lugar difícil.

Considerado um dos grandes talentos recentes da fantasia, para muitos Peter V. Brett está na mesma turma de gente como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Scott Lynch, entre outros. Apesar do óbvio talento do autor, esse livro de estréia peca em algumas coisinhas.

A força de "O Protegido" é definitivamente o mundo intrigante. Brett cria um cenário inovador e original que é muito bem estruturado e se comporta consistentemente ao longo da história. Brett faz um trabalho tão fantástico de estabelecer o estado desesperado, assustado e oprimido da humanidade que o meu desejo de ver o Protegido lutar contra a horda imparável de demônios me arrastou através das primeiras centenas de páginas. A antecipação para o maravilho desenvolvimento desse personagem foi suficiente para sustentar meu interesse por conta própria.

Infelizmente, o Protegido não é o único personagem principal. Os outros dois protagonistas de pontos de vista, Leesha e Roger, são mais fracos, tanto em termos de desenvolvimento quanto de valor e a interseção de seus arcos de complô parece tão artificial quando comparados com o arco do Protegido que acaba freando um pouco do ritmo de leitura . O artifício é necessário no entanto para configurar o clímax emocionante que irá catapultar a maioria dos leitores para o próximo livro da série.

Parece desnecessário desenvolver três personagens de grande ponto de vista, especialmente voltando à infância de cada um. Brett passou perto de fazer tudo desandar,mas ainda funciona!

O mundo é tão rico e o Protegido uma figura tão intrigante que você se vê vidrado na história desde o princípio. Tive a sensação que se fosse focada mais em Arlen a história seria ainda melhor.Eu acho que o que está em jogo aqui é que Leesha e Rojer são grandes personagens,mas que sofrem numa comparação com Arlen, um personagem estupendo.

Brett pode contar uma história como poucos, se deixe ser arrastado para o mundo do Protegido, vale muito a pena.

Visitem o meu novo Blog; http://cronistaindeciso.blogspot.com.br
Micael.Lopes 05/01/2017minha estante
Eu não senti isso que você sentiu a respeito do Leesha, com Rojer eu senti. Eu simplesmente amei o núcleo de Leesha, principalmente Bruna.

Gilvan L. 10/01/2017minha estante
Hahaha comecei a ler esse livro depois que terminei "O Temor do Sábio". Espero que seja bom.

HL Castro 14/12/2016

Impressionante saber que é o primeiro livro do autor. Super fácil de ler e cativante. Personagens bem desenvolvidos e interessantes. E ação, muita ação. Recomendo.

Gilvan L. 14/02/2017minha estante
Estou lendo... Minas primeiras impressões e de que a leitura e mesmo fácil por isso fui pego de surpresa quando a narração ficou meio sórdida. Muitos livros acabam com um final "apressado", especialmente quando é a primeira obra do autor. Espero que esse não seja tão decepcionante pq o começo está ótimo.

Lit.em Pauta 29/09/2016

Literatura em Pauta: seu primeiro portal para críticas e notícias literárias!

"O Protegido, primeiro volume da série Ciclo das Trevas escrita por Peter V. Brett, é um livro de fantasia bem estruturado, que apresenta um universo assustador habitado por personagens atormentados, enquanto propõe, mesmo que brevemente, discussões sobre a sociedade. No entanto, seus últimos dois atos jogam para o alto tanto o desenvolvimento dos personagens quanto o bom senso, destruindo boa parte do que havia sido trabalhado até então."

Participe da discussão, conferindo a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/o-protegido-critica/

Caroline 01/09/2016

‘O Protegido’: o início de uma jornada surpreendente e reveladora
Não me decepcionei. Gostei do livro. A história é bem legal – o suficiente para me fazer querer ler o segundo volume, o que já é uma grande coisa, uma vez que eu não sou muito chegada a séries e trilogias. Ironicamente.

Tudo começa com a vida pacata de camponês de Arlen, um garoto de 11 anos, se eu não me engano, e a imensa dificuldade que é sobreviver no seu vilarejo muito simples e pobre. E, como se isso não fosse perrengue o suficiente, ainda tem os terraítas, demônios terríveis e devoradores de carne, que aparecem todas as noites para aterrorizar os homens e qualquer criatura viva – é claro que eles fazem parte da história religiosa desse mundo, que até que é bem interessante e dá o toque religioso da situação. Mas, depois da chegada do mensageiro Ragen – os mensageiros são tidos como os homens mais corajosos de todos, uma vez que eles são os únicos que se arriscam a passar as noites na estrada, ou seja, sob o risco de serem atacados pelos terraítas – e de um desastre em sua fazenda, Arlen se depara com uma verdade: a de que ele não queria continuar ali, ele não queria ser como o seu pai. E é a partir daí que a grande aventura de um dos personagens principais da história tem início.

Contracenando com Arlen em importância, temos também Leesha, que vive em outro vilarejo e enfrenta seus próprios problemas – como a pressão para se casar e ter filhos, o fato de que a sua mãe é uma nojenta irritante e, logo mais, uma grande desilusão e injustiça que acaba sofrendo e que muda completamente os seus interesses e o seu caminho.

Além de Leesha e Arlen, temos também algum foco em uma terceira figura: Rojer, cuja tragédia atingiu sua vila e família quando ainda era muito, muito jovem e acabou alterando completamente a trajetória esperada para a sua vida também.

Então, o que todos esses personagens têm em comum? Alguém conseguiu perceber?

Se não, pode deixar que eu digo: os três sofrem reviravoltas em suas vidas, o que acabou tornando-os pessoas completamente diferentes do que eles mesmos esperavam. E isso aconteceu, em parte, por causa dos próprios terraítas, ou seja, o mal acabou servindo muito bem para eles. Não sei se foi a intenção do autor ou se foi coincidência, mas achei bem interessante.

O Protegido foi o tipo de livro que eu meio que devorei e ficava triste sempre que tinha que parar. Então, foi um prazer ler esse livro. Eu realmente curti a leitura.

A história se passa em um tempo desconhecido, em uma terra inventada… Bom, foi isso o que eu pensei inicialmente, até um pequeno comentário ao longo do livro me deixar com a pulga atrás da orelha e me fazer pensar que, talvez, esse universo no qual a trama se desenrola seja um futuro desse nosso presente e que acabou muito mal. Ou seja, podemos estar diante de uma fantasia distópica muito bem disfarçada e que pode ser explorada mais adiante. Eu gostei disso.

E, se você quer saber mais sobre esse traço um pouco misterioso, eu realmente sugiro que leia o livro.

Comicamente, o que poderia ser a grande sacada, mais para o final do livro, que seria um fator para deixar o leitor pensando “caraca, maneiríssimo!”, na verdade, é algo bastante óbvio. Então, não vou mentir, isso me fez rir um pouco – não de maneira muito positiva –, porque me pareceu que o autor poderia estar todo empolgado, tendo o seu momento de gênio, quando, de fato, o leitor vai estar lendo esse trecho e pensando “cara, por que não fizeram isso desde o início?”. Mas não é nada que faça com que a leitura se torne desanimadora, não mesmo. Na verdade, depois disso, se torna ainda mais interessante, porque o início é muito marcado com perguntas como: por que os terraítas existem? É possível derrotá-los? Como? De onde eles surgiram? E por aí vai… Mas, depois desse “clímax” lamentavelmente óbvio, algumas respostas começam a surgir e o leitor pode entender alguns dos mistérios iniciais. Isso é ótimo, porque nem sempre é bom quando o livro termina só com mistérios.

Muito bem, então…

Enfim, O Protegido é um livro com um pouco de tudo. Tem aventura, romance, intrigas, traições, assassinato e terror. Foi bem escrito e apresentado. E eu estou ansiosa para ler a continuação.

Recomendo a leitura.

site: http://www.vailendo.com.br/2016/06/13/o-protegido-de-peter-v-brett-resenha/

Andri 31/08/2016

Surpreendente
Estava com receio de começar a ler essa obra porque tive más experiências com outros livros da Darkside. Vou dizer que fui surpreendida, a história te prende do início ao fim, os personagens são muito bem trabalhados e as descrições do universo são ótimas, ao se aproximar do final o enredo só vai melhorando e gerando maior curiosidade e vontade de continuar a ler. Uma leitura fluída e encantadora. Devorei o livro em três dias e quero muito ler os próximos.

Ruttiere 29/08/2016

O Protegido - Ciclo das Trevas I
O livro conta a história de Arlen, Leesha e Rojer, que em determinada circunstâncias da vida se encontram. A terra é assolada por terraítas - monstros que aparecem no pôr do sol e voltam para as profundezas no nascer do sol - retratando como as pessoas enfrentam isso em suas vidas, cidades, vilas e lugarejos.
Esse é o primeiro livro com uma temática mais adulta que li. E adorei a narrativa, e como as personagens e suas personalidades iam se formando no decorrer da leitura.
Não achei uma leitura leve, pois se assemelha muito com nossa realidade brutal. Consegui ver muito levemente questões sobre feminismo e a importância da mulher em diversas realidades. Em suma, apesar der um livro de fantasia se parece muito com a realidade em que vivemos, dando uma oportunidade de mais uma vez questioná-la.
Micael.Lopes 05/01/2017minha estante
Nossa. Eu concordo contigo. Fiquei impressionado com esse livro. Muito impressionado. O autor é pra mim um gênio

Ruttiere 06/01/2017minha estante
Ele é um gênio mesmo!!! A construção dos personagens é incrível!!!

Ruttiere 06/01/2017minha estante
Ahh fiquei feliz pelo seu comentário! Obrigada

Micael.Lopes 06/01/2017minha estante
Eu gostei da sua resenha. Eu amo incondicionalmente a Leesha, acho ela super inteligente

Ruttiere 14/02/2017minha estante
Oi Micael, sou um tanto quanto displicente com essa rede aqui, desculpe a demora. Pra mim, é difícil escolher, mas acho que me apaixonei por Arlen. Não sei se já conhece/viu o anime Inuyasha, consigo ver grandes semelhanças na maneira como eles encaram a vida, sabe?

Ruttiere 14/02/2017minha estante
Oi Micael, sou um tanto quanto displicente com esta rede aqui, desculpe a demora. Obrigada, fico feliz que gostou. Pra mim, é difícil escolher, mas acho que me apaixonei por Arlen.
Não sei se você conhece/viu o anime Inuyasha, consigo ver grandes semelhanças na maneira como eles encaram a vida, sabe?

Helderjfl 28/08/2016

Muito bom, no estilo O Nome do Vento
Sendo um livro da Darkside, primeiramente temos que destacar a qualidade física do livro. Em capa dura com acabamento emborrachado, as folhas são amareladas e de boa gramatura, por isso, apesar de ser um livro de apenas 500 páginas ele é bem grande.A arte da capa, lombada e contracapa do livro são belíssimas, com acabamento em verniz. Por dentro há diversos detalhes das runas na primeira e última folha. Um projeto gráfico muito bonito. Há um marcador de página em tecido e ainda veio uma cartela com tatuagens temporárias.
Em relação ao texto, encontrei vários erros de português, certamente o livro se beneficiaria de uma revisão adicional, mas dá para relevar.

Sobre a história, é necessário primeiramente falar um pouco sobre o mundo criado pelo autor, que se passa em uma época medieval fantástica. Não me recordo se no livro fala o nome do mundo, mas ele se passa em uma região chamada Thesa, que possui diversas vilas e algumas fortalezas, onde as pessoas se concentram para sobreviver, estando praticamente aprisionadas nelas. Isso porque quando anoitece diversos demônios aparecem na superfície em busca de presas para se alimentar, incluindo humanos. A única proteção que os humanos possuem são proteções manifestadas por símbolos, que somente parte das pessoas sabem fazer. Infelizmente criar e manter essas proteções não é fácil, combinado com diversas circunstâncias, é comum que várias pessoas acabem sendo mortas por esses demônios.
O livro gira em torno de três personagens: Arlen, Rojer e Leesha. Os três com passados diferentes, mas com várias coisas em comum. O livro conta suas histórias partindo do momento em que são bem novos, com 10~13 anos, e passa por vários anos de suas vidas, chegando no ponto em que eles têm praticamente 30 anos, seguindo um pouco o estilo do livro "O Nome do Vento", mas com uma narrativa mais rápida.

Eu sinceramente gostei de todos os personagens, o mundo criado é bem interessante e a narrativa é cativante. Acabei lendo-o bem mais rápido do que de costume. É um livro realmente excelente.

Danielle 14/08/2016

Excelente
Desde os primórdios os demônios (Terraítas) surgem a noite para destruir os humanos, houve um tempo que os humanos conseguiram ser mais forte que eles usando proteções de vários tipos desenhadas, até que eles despareceram, o que ficou conhecida como a Primeira Guerra Demoníaca.
Com o tempo a humanidade se acostumou a viver sem o taque dos demônios e muitas proteções acabaram esquecidas no tempo, até que algumas eras depois os demônios ressurgem, algumas proteções ainda existem, porém, as pessoas se recusam a lutar e ficam presas em suas torcendo que os demônios fiquem ao lado de fora das proteções, mas nem sempre isso é possível e eles conseguem atacar.
O Ciclo das trevas é narrado de três pontos de vistas e locais diferentes através dos jovens Arlen, Lesha e Rojer, as estórias de ambos são fascinantes e irão se interligar em algum momento livro.
A premissa da trama é basicamente essa: demônios infernizando a vida dos humanos e eles tentando sobreviver, o ápice da trama é o surgimento do Protegido que dará a esperança de dias melhores para todos, que irá mostrar que é possível lutar e não apenas ficar escondidos dentro de suas proteções esperando pelo fim da humanidade.
A narrativa tem um efeito muito visual o leitor consegue ler e já imaginar o filme na sua mente, é também muito envolvente, impossível não se sentir um frio na espinha quando seus personagens queridos estão em perigo e sendo atacados pelos demônios.
Recomendo a leitura a todos os fãs de fantasia épica, o toque sobrenatural dos demônios dá um ar todo especial à trama e os amantes de terror como eu também irão se identificar.

site: www.delirioselivros.com.br

Delírios e Livros 14/08/2016

Excelente

site: www.delirioselivros.com.br

Dhiego Morais 18/07/2016

O Protegido
Depois de muito aguardar por este lançamento, finalmente consegui o exemplar de “O Protegido”, de Peter V. Brett. Já não é de hoje que sabemos do trabalho fantástico que a DarkSide Books realiza em suas edições em capa dura. Antes de comentar qualquer coisa sobre a leitura da obra, seria um erro não citar o fascínio e a atração que a edição nacional causou nas pessoas por onde eu andava com o livro nas mãos.
Em “O Protegido”, Thesa está assomada pela escuridão; pelas trevas nas quais os demônios se erguem para assombrar e destroçar a humanidade. A fome dessas criaturas é imensurável, e o terror e o medo não desgrudam das comunidades que ainda resistem. Demônios de fogo, madeira, rocha, vento, areia e água rodeiam todas as cercanias, saindo das Profundas e esperando a oportunidade de capturar suas presas ao cair da noite. E o que poderia impedir a completa aniquilação dos homens diante de criaturas aparentemente imortais? As Proteções — marcas variadas que repelem os demônios, se e somente se, estiverem traçadas e reparadas corretamente; sem falhas. Perdidas no tempo as marcas de combate, as Proteções são a única esperança de sobreviver à noite.
É nesse ambiente hostil que acompanhamos a vida de três personagens distintos: Arlen, Leesha e Rojer. Com idades e histórias particulares, somos levados pela escrita de V. Brett através dos anos, absorvendo a dureza da vida, as tristezas e crueldades de um mundo onde o medo se infiltrou na carne dos homens.
Arlen, um garoto de Riacho de Tibbet, convive em uma família tradicional, que zela pelos cuidados do pôr do sol no que se diz às suas proteções. Após a visita de um mensageiro, descobre que pode haver muito mais fora de seu vilarejo do que aparentava acreditar. Aos poucos ele descobrirá que existe um mal ainda mais poderoso corroendo a humanidade do que as visitas constantes e sangrentas dos demônios.
“Ergueu os olhos e viu as figuras ainda longe da estrada, mas perto o bastante para vê-lo. Ouviu um grito quando o mundo desapareceu na escuridão.”
Leesha é uma garota que, em um primeiro instante, parece ser mais chorona do que corajosa, porém, responsabilidades gigantescas seguirão mudanças constantes em sua vida na Clareira do Lenhador. Personagens como a ervanária Bruna — uma anciã de idade desconhecida — e seus pais, representarão grande parte dos eventos vindouros. Aos poucos, percebe-se um claro amadurecimento da construção da personagem. Além disso, Leesha figurará cenas poderosas e dolorosas, que provarão ao leitor a realidade do mundo criado por V. Brett.
Por último temos Rojer, o mais jovem do trio principal, natural de Pontefluente, um lugarejo dividido pelo Rio Divisor. Junto de um menestrel ele provará o sabor amargo da vida e contracenará o poder da música, portando sua rabeca.
A escrita do autor é cuidadosa e certeira. As quebras temporais que poderiam significar um problema são feitas de maneira hábil e apenas reforçam o amadurecimento e crescimento das personagens. Iniciando a leitura com o trio na infância, terminamos as poucas mais de quinhentas páginas com personagens bem construídos e já adultos. Existe uma carga emocional e trágica que faz com que nos afeiçoemos não apenas à Leesha, Rojer e Arlen, mas também à Bruna, Jaycob e outros mais.
“— Lá vem ele — falou Gaims naquela noite, observando o imenso demônio da rocha erguendo-se do chão. Woron juntou-se ao colega, e os dois observaram da torre de guarda os demônios farejando o chão próximo ao portão. Com um uivo, afastou-se, subindo até o outeiro. Um demônio da chama dançava lá, mas o demônio da rocha lançou-o violentamente para longe, curvando-se baixo no chão para procurar algo.”
Alguns segredos sobre a história de como os demônios vieram ao mundo, de sua biologia e hábitos são contados, mas restam muitos mais a serem descobertos.
A trama é agradável e bem amarrada, de fato. Tudo flui com muita facilidade. É, talvez, o único ponto negativo da obra a falha na revisão do texto traduzido. Os erros se repetem com bastante frequência, o que pode incomodar um pouco. No entanto, não é ponto que impeça a leitura prazerosa de “O Protegido”.
Demônios, batalhas, traições e muitas emoções rondam o primeiro livro do Ciclo. Para aqueles que gostam de tudo isso, este livro é a escolha certa!
“Existe luz na escuridão.”

NyTrooX 13/06/2016

Ótimo Livro, fascinante eu diria
Bom por onde começar, esse livro em si é incrivel, uma leitura intenssa, foi escrito com maestria do começo ao fim, a estória é marcante, forte, linda, contagiante vc sempre vai querer mais, eu diria viciante, os detalhes do livro são incriveis, a descrição dos personagens é fantastica, são bem trabalhados, cada um com sua personalidade, seus medos e suas historias, os locais bem detalhado, foi descrito como se vc estivesse la, sua imaginação sempre fica a milhão quando vc lê. Recomendo para quem é fã de fantasy dark, com uma pitata de romance e recomendo para quem goste de uma boa estória.

Cássia 31/05/2016

Maravilhoso
O livro já possui tantas resenhas que falam o quanto ele é bom... Eu só vou repetir. Peter V. Brett me surpreendeu com sua narrativa, os detalhes e a história diferente de tudo que já li. A leitura não é nem um pouco maçante, lemos cada página ávidos pela próxima.
Já comprei a Lança do Deserto e não vejo a hora de continuar essa história.