O Homem Pintado

O Homem Pintado Peter V. Brett

Resenhas - O Homem Pintado

gordeozi0 20/03/2024

Eu já havia lido anos atrás esse livro e comprei para ler novamente. Durante a leitura eu ia me lembrando do que acontecia e mesmo assim não tirou a palpitação que ele da, a ansiedade foi a mesma e os cativantes como se fosse a primeira vez. Não tenho palavras pra descrever o quanto eu amo e sou obcecada pelo Arlen. Só tenho elogios e é fácil um dos meus livtos favoritos ,pela construção, história, tudo. Perfeito.

Cleber 11/08/2023

A luta contra o medo
Comecei essa aventura sem grandes expectativas e fui surpreendido com a qualidade da escrita. Medo, ação, aventura e superação, tudo contado com base em um universo surpreendente. Como acontece na maioria dos livros de fantasia eu não gostei muito do protagonista central, mas a Leesha e o Rojer compensam a história. O livro é um calhamaço de mais de quinhentas páginas, mas tudo acontece com tanto dinamismo e ação que não se percebe as páginas passando.
Gostei muito do primeiro livro e já estou me preparando para a continuação.

Djalma 30/01/2023

Surpreendente
É impressionante o quão vivo o mundo da história é retratado e o quanto o autor explora a dinâmica de conhecimento de mundo através dos personagens. A história tem seus momentos mais altos e alguns momentos que vc desejaria que passassem mais rápidos, entretanto, tudo se conecta fazendo necessário até mesmo os momentos que vc gostaria de pular (kkkkkkkkkk). No mais fica aqui a recomendação para quem tiver interesse.
Wagner Fernandes 30/01/2023minha estante
Concordo.
Realmente foi uma surpresa este livro. Uma verdadeira viagem a outro mundo.
Recomendo "Mago: Aprendiz" e "Mago: Mestre", que também me foram uma grata surpresa. Às vezes é melhor ignorar certas resenhas. Esses livros são ótimos.
"Mago" me surpreendeu

Trajano 18/11/2022

Um lirvo heróico, sangrento, profundo e viciante
Tem sensação melhor do que a que vem depois de ler um livro incrível?

Eu fui impactado de muitas formas com esse, especialmente pq eu realmente não esperava gostar tanto. Eu vibrei, lamentei, me emocionei, me assustei, fiquei apreensivo, reflexivo, e ansioso demais O TEMPO TODO.

As histórias de Arlem, Leesha e Rojer têm uma ascendência impressionante. Cada um à sua maneira, Brett conseguiu escrever origens, passagens e desfechos tão interessantes para cada um que quase não há desconforto ao alternar as narrativas de cada um dentro do livro. São personagens tão profundos, com traumas e problemas tão profundos, rodeados de figuras tão profundas (vide Bruna, Gared, Arrick, etc) que cada um poderia herdar sua própria narrativa numa edição única e eu ficava pensando "imagina quando esses três se juntarem?" e eu asseguro que foi realmente incrível quando isso aconteceu.

A história se passa num mundo muito imersivo e interessante ao mesmo tempo, com o terror iminente dos terraítas, com os confrontos internos de Arlem entre criar raízes e encarar seu destino longe da cidade, seu pai acovardado (que foi o estopim de seu destino). Leesha e sua honra posta à prova e seu auto controle em tomar decisões maduras tão jovem. Rojer e seu trauma prematuro e sua superação em desenvolver talentos mesmo em sua condição especial. E quando estas três narrativas se juntaram foi como se as minhas espectativas perante o livro tivessem sido não apenas alcançadas, como ultrapassadas. Eles não apenas venceram os problemas internos, como conseguiram encontrar ainda mais força um no outro e tiveram ampla importância cada um de seu jeito.

De cenas de luta maravilhosas, de dramas humanos cativantes e de criatividade ilimitada, foi um prazer acompanhar a jornada dos três e será um prazer ler os próximos livros da série.

Wagner Fernandes 29/09/2022

Uma das melhores fantasias que já li!
Que livro, meus amigos!
Eu não me empolgava assim desde que li "DUNA".
"CICLO DAS TREVAS" é ESPETACULAR! É um show de narrativa. Perfeito em todos os detalhes. O acabamento é lindo: CAPA DURA, efeitos de verniz, papel de qualidade, fonte confortável de leitura...
Este livro 1 fecha maravilhosamente. É como ver um filme que sabemos ter continuações, mas que sua trama no volume 1 se conclui com êxito. Você não precisa ler os livros seguintes porque a história está completa, porém DESEJA ardentemente se aprofundar nesse universo.
E o penúltimo capítulo, meus amigos, o CLÍMAX da batalha entre os aldeões e os demônios com Arlen... digo, O PROTEGIDO (que o povo chama de Salvador)... é de nos deixar sem fôlego. Dá pra "VER" as cenas, sentir o clima, os pés na lama, a chuva no corpo...
E o capítulo final também encerra de forma magistral, sem pontas soltas.
Cada livro será uma nova viagem completa por esse universo, aprendendo com os personagens a enfrentar os demônios TERRAÍTAS e conhecendo novos heróis. Parece que, além de Arlen, Leesha e Rojer retornam nos demais livros, além de outros que conhecemos crianças ao longo da jornada desses três protagonistas. Estou encantado com a narrativa. Perfeita. Não deixa você entediado. Uma surpresa atrás da outra. Cenas impressionantes e soluções de problemas bem construídos. Temos um SUPER-HERÓI num mundo fantástico cuja origem foi belamente construída. E temos seus companheiros na tarefa de eliminar os demônios das trevas que assolam o mundo. Cada um dos três com uma habilidade especial, com TRAUMAS a vencer, com um passado trágico que veio sendo contado desde sua origem, na infância deles, até o encontro anos depois.
Arlen: dos 11 aos 26
Leesha: dos 13 aos 27
Rojer: dos 3 aos 17
Cada um passou por momentos dramáticos. Mortes, traição, separação, treinamento rígido nos problemas da vida num mundo assolado por seres monstruosos que surgem do solo toda noite e devoram os incautos que ousam sair às horas noturnas. É emocionante cada história individual. Você se comove, se angustia, se entristece e vibra com as pequenas vitórias que cada um deles conquista com sua inteligência e resignação. NOTA 10 para este livro de apresentação dos personagens.
Só uma ressalva: A REVISÃO deixou a desejar. Não foram muitos erros, mas deveriam ter caprichado mais, contratado uma revisão final para limpar as arestas. Grifei algumas dúzias de errinhos de grafia. Porém, nada que tirasse o brilho dessa história sensacional.

Erwinnph 22/09/2022

Sangue e demônios?
Livro e ótimo e te arrebata de tal forma que tu não consegue deixar de ler, e fica ansioso pelo que vai acontecer com cada personagem ? estou com medo do próximo livro, tenho medo dos personagens morrerem pois passei a ama los, ao ver tanto sofrimento e tanta esperança por parte deles ? cada um enfrenta seus problemas a sua maneira e tu se vê muito neles ? talvez por isso gostei deste livro ?

Bruna Lyrio 22/09/2022

Prezeroso, mas abandonável
O livro é envolvente e rápido de ler. Os personagens são interessantes e a história flui muito bem. Eu recomendo, mas infelizmente não pretendo continuar. Os acontecimentos finais me fizeram questionar a maturidade da obra como um todo e me decepcionei com os protagonistas. De forma geral eu gostei, foi um bom passa tempo.

Clube do Farol 13/06/2022

Resenha por Milly @codigoliterario
O universo de O protegido é bem interessante e cheio de detalhes, principalmente dos terraítas, o que achei muito bom. A relação dos humanos nesse mundo cheio de demônios, ou como aprendem a conviver com a morte que vem com a noite - quando a proteção falha, e, o que é mais legal é que os personagens trazem a ideia de que o medo às vezes acaba matando tanto quanto os demônios.

O livro traz coisas muito interessantes também em relação a crença de que os demônios são o que são como castigo por esquecerem os ensinamento da Era do Salvador (a magia existente).

Para ler a resenha completa, acesse o blog

site: http://www.clubedofarol.com/2016/02/resenha-o-protegido.html

Victor 21/05/2022

Colcha de retalhos
A impressão geral que tive é que foi uma grande junção de elementos fantásticos e de RPGs.

Há uma inspiração NÍTIDA da Roda do tempo de Robert Jordan, que para mim beiraram o plágio em termos de lendas/lore e enredo geral. Também há muitos traços de Joe Abercrombie.

A única coisa relativamente original foram as proteções, que não são nada tão de outro mundo para quem é acostumado com rpgs ou games no geral.

Um ponto positivo são as cenas de ação, que são bem escritas e detalhadas, quesito que muitos autores pecam.

O negativo é o já comentado uso excessivo de cenas e arcos inteiros reutilizados de outras obras. Tanto que é possível saber qual o rumo que a história irá tomar e qual será o desfecho lá pelos 20% do livro.

Sei que nada hoje em dia é 100% original, mas me incomoda quando há uma cópia descarada de obras consagradas.

Quem não se importa em ver um "catadão" de cenas chave vistas à exaustão em outros livros, pode realmente "aclamar" esse primeiro livro da série. Apenas mais do mesmo.

Ebanobe 09/05/2022

Uma teia de emoções
Quando você encara bem o livro com 514 páginas, pensa que será algo maçante, cheio de enrolação, uma leitura pesada!

Errado meus caros! Pura emoção, uma narrativa de época, com brigas, amor, matança, histórias pesadas, causando muita ansiedade em saber o que realmente acontece.

Quase infarto com alguns personagens com a vontade de abrir um buraco e deixar eles lá dentro, por que sinceramente temos muitos abestalhados nesse livro, claro que tudo se complementa e traz uma emoção.

Há esse é o só o primeiro livro, termina de um maneira tão no suspense, que a necessidade do próximo é grande.

Nicole 07/04/2022

Não li muitas fantasias até hoje, mas essa com certeza foi uma das melhores e eu tenho impressão que vai ser uma das melhores que eu vou ler. O mundo que o autor criou com os terraítas, a relação com a religião, a diferença dos povos, é simplesmente incrível. Apesar da história alternar entre as histórias de três personagens, não ficou cansativo nem confuso, e os três são cativantes à sua maneira. O livro é meio devagar em algumas partes mas os detalhes são importantes para a imersão e não acredito que fique chato. Uma leitura que provavelmente vai encantar muito quem é bastante fã de fantasia.

Luke 09/02/2022

Em um mundo onde a noite traz os piores horrer imaninágeis, o medo é na verdade o maior vilão.
Arlen, Leesha e Rojer são três crianças marcadas por esse medo, entretanto, incapazes de deixar que suas vidas sejam controladas por ele. Em meio a traumas como a perda de familiriades para os terraítas, os demônios que aparecem a noite, Arlen se torna um estudioso das proteções - marcas capazes de repetir tais demônios - e revolta-se ao descobrir o quão pouco as pessoas conhecem sobre o mundo, devido ao medo de enfrentar as longas distância os domínios demoníacos que assombram a escuridão. Rojer, por outro lado, vê sua família ser arrasada em uma única noite por uma falha nas proteções e desde novinho passa a ser criado como um menestrel, aprendendo que a alegria pode não ser o remédio, mas um grande alívio para um coração maltratado pelas trevas. Leesha, no entanto, presa a uma vila onde o papel é da mulher é apenas o de casar e ter filhos, vê a chance de aprender mais sobre a cura pelas ervas e as artes medicinais ao ser aprendiz de uma ervanária, subvertendo e repudiando os paragmas machistas da clareira.
O Protegido é o primeiro volume da série publicada no Brasil pela Darkside Books, assinada pelo escritor norte-americano Peter V. Brett, Ciclo das Trevas, que em uma abordagem de fantasia épica, reenstaura a temática do medo e de criaturas monstruosas que se destaca pela originaridade, escrita dinâmica, estética contida e atraente.