Piano Vermelho

Piano Vermelho Josh Malerman

Resenhas - Piano Vermelho

Marlonbsan 28/07/2020

Piano Vermelho
A banda Danes está mantendo uma rotina de bebedeira e trabalho, até que um agente do governo dos EUA faz uma proposta, como ex-soldados, eles são chamados para verificar um som que tem um grande poder de destruição na África. Seis meses depois, Philip Tonka está no hospital sendo cuidado pela enfermeira Ellen e restam as dúvidas do que aconteceu.

O livro é narrado em terceira pessoa e intercala entre passado e presente. Os capítulos são curtos e acompanhamos, basicamente, o que acontece com Philip e Ellen. Apesar da linguagem ser simples, não consegui me prender ao que estava sendo contado e diria que foi por conta da falta de conectivos entre as frases. Não há qualquer demarcação sobre qual época ou quem estamos acompanhando, mas fica claro pelo contexto.

A premissa inicial do livro é algo estranho por si só, um grupo aceitar ir para um deserto com objetivo de ouvir um som que sabem que lhes faz mal, já força um pouco a nossa concessão sobre a realidade, ok, há dinheiro envolvido. Passando por essa parte inicial, começam a ser apresentadas mais informações sobre o que aconteceu com o grupo nessa expedição e com Philip, que está no hospital com quase todos os ossos quebrados... ok, só fica mais estranho.

Conhecendo o autor, já sabia o que estava por vir com relação às ideias excêntricas e estava aberto para o que poderia encontrar nessa leitura, porém o que me incomodou mesmo e, diferentemente dos outros livros que li do Josh, é que não consegui me interessar pela história em pelo menos 95% da leitura, a quantidade de ideias desconexas jogadas é tão grande, a tentativa de criar algo conceitual ou que cause alguma aflição é tão latente que talvez tenha se perdido. Senti como se estivesse lendo um poema sem rima ou métrica, esperando alguma ligação entre as frases e não apenas palavras jogadas.

A ideia pode ser a mais absurda possível, mas se o que está sendo contado não dá progressão ou não consegue prender a atenção do leitor, então é difícil avaliar positivamente a experiência, talvez lendo em outro momento a leitura poderia ter sido melhor, ou não.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan
Rosy 28/07/2020minha estante
Bem louco.... rs

Marlonbsan 29/07/2020minha estante
Pois é kkkk

Gabi 29/07/2020minha estante
achei pessimo o livro. nao sei ate hoje porque li ate o final. historia sem pé nem cabeça

Marlonbsan 29/07/2020minha estante
Pois é, foi uma leitura meio complicada, mas a gente ainda espera que algo de bom aconteça kkkk

@_efeito.colateral_ 12/08/2020minha estante
Queria ler, mas a cada resenha quero menos rs...

Gabi 12/08/2020minha estante
é uma historia sem pé nem cabeça. tudo que acontece não necessariamente faz sentido (e nem você conseguirá fazer sentido delas). tem gente que gosta de livro assim. eu odeio. =/

Aline MSS 30/09/2020minha estante
Tbm detestei e não recomendo, rsrs!

Clara 08/10/2020minha estante
Também não achei agradável kkkk. Fugiu muito do contexto algumas vezes, e o fim foi fantasioso demais pra mim

FerOliveira 01/05/2021minha estante
Gente eu amo esse livro ! E um dos meu favoritos jkkk

Marlonbsan 01/05/2021minha estante
Fer, por isso a leitura é maravilhosa haha

rafa 06/07/2021minha estante
Meu deus eu fui a única que amei esse livro?! chocante... mas compreensível.

Jess 06/12/2020

Não entendi nada, mas até que curti a leitura. É uma história diferente e a escrita fluida do autor ajuda muito.

É um livro que não é ruim, mas também não é bom. Ele é... Esquecível.
Henrique Bertonne 07/12/2020minha estante
Não entendi nada kkkk, é exatamente isso que senti quando li esse livro.

Mizoca 07/12/2020minha estante
"não entendi nada" eu aiiiii kkkkkk socorro. Pelo menos ele é bonito e fica lindo na minha estante.

Fernando Lafaiete 10/07/2017

Piano Vermelho: Um livro que eu preferia não ter lido!

Este é mais um livro que eu fui olhar as notas que estavam dando e só vi notas 4.5 e 5. Eu respeito as opiniões dos outros, mas a falta de resenhas me deixou confuso, porque eu não consegui entender o motivo de terem gostado desta estória.

Quero deixar claro que adorei Caixa de pássaros e que portanto, comecei a leitura deste livro com muitas expectativas e sem nenhuma implicância com o autor. Mas Piano Vermelho além de confuso, é um livro extremamente parado e cheio de coisas mal explicadas, o qual eu tentei muito, mas ainda assim não consegui gostar.

A estória gira em torno de uma banda de Rock que já trabalhou para o exército Americano, sendo a banda do exército (nem sabia que isso existia). Eles são contratados pelo governo para irem até um deserto na África, com a intenção de identificar a origem de um som esquisito que tem a capacidade de incapacitar qualquer tipo de arma, incluindo as nucleares, além de causar mal estar em quem o escuta.

A estrutura narrativa é a mesma do livro anterior do autor. Ela intercala entre passado e presente, onde acompanhamos o protagonista se negando a revelar para o governo qualquer coisa que ele tenha encontrado nessa jornada. Pela situação a qual ele se encontra no presente, é bem difícil não ficar curioso pra saber o que foi capaz de deixar o personagem naquele estado físico e psicológico. Mas conforme as coisas iam sendo reveladas, além de bem esquisitas e confusas, é bem sem graça.

Eu reli o final do livro 3 vezes, porque nas duas primeiras vezes, eu tinha entendido vários nada. E a explicação dada pelo autor é tão fantasiosa e escrota que eu realmente ia preferir se o autor me entregasse um final parecido com o de Caixa de Pássaros. Eu nem sei se o que eu entendi é o que o autor realmente quis passar. Antes que você ache que sou burro, posso te garantir que não, pois já li livros bem mais difíceis os quais eu entendi perfeitamente... vide A Divina Comédia. Eu acredito que o problema foi realmente a maneira que o autor me apresentou esse desfecho, que achei péssimo!

Os personagens são mal desenvolvidos e suas motivações são mais do que rasas. E pra completar ainda mais o meu desgosto por esta estória, o autor ainda vai lá e insere um romance bem desnecessário e deslocado. Não tem nada que me irrete mais do que romances em livros os quais eles não são necessários. O romance é fraco do início ao fim, e os personagens não possuem química. E por este motivo, o momento em que o protagonista diz para a "mocinha" que a ama, soa bem esquisito e inverossímil.

O livro tem um lado sobrenatural que também é fraco e maçante. Eu acho que Josh Malerman estava chapado quando escreveu este livro. A estória é muito estranha e o clima de suspense é muito ruim. Eu não consegui me importar com nenhum personagem.

Em Caixa de Pássaros temos momentos muito tensos, os quais na minha opinião são muito bem construídos. Até hoje eu lembro da cena em que a protagonista precisa ir buscar água no poço com os olhos vendados e do nada ela sente algo caminhando do lado dela. Eu acho essa cena excelente e muito foda; cheguei a ficar arrepiado quando li. Além de que no romance supra citado, eu me importei e torci o tempo inteiro pela protagonista, ainda mais por acompanhar sua luta pela sobrevivência.

Já em Piano Vermelho, eu achei os personagens uns idiotas ambiciosos, que chegaram naquela situação por pura escolha. Portanto, eu não senti pena e nem torci por nenhum deles. Quando cheguei ao final da leitura, eu juntei os personagens que eu não gostei + o romance deslocado + as motivações mal explicadas pelo autor + o final confuso e bem psicodélico; e sendo assim, não consigo dar mais do que 1 estrela para este livro, pois não gostei de nada!

Terminei a leitura com várias dúvidas. O que compõe aquela droga que é apresentada no livro? Porque ela causa aquele efeito? Porque aquele comportamento do médico? E caso vocês tenham lido este livro, o que vocês entenderam do final? Eu entendi, mas não sei se entendi o mesmo que todo mundo ou se entendi direito. Caso tenha lido, deixe nos comentários com SPOILER no começo para ninguém ficar sabendo sobre o final antes de ler esta bomba... quis dizer livro! ;)

Faltou pesquisa e alicerces mais sólidos por parte do autor. Achei a estória bem preguiçosa, arrastada e nem um pouco crível. E pra quem me conhece e acompanha minhas resenhas, só digo que coloco este livro no mesmo patamar de A Febre. Acho que com isso, posso finalizar, pois não tenho mais nada pra dizer sobre este livro. Até queria escrever uma parte com pontos positivos... Mas não achei nenhum para citar!

Se caso ainda não tenha ficado claro, eu termino dizendo que detestei este livro e não o indico. Mas como eu costumo não gostar de livro que "todo mundo" parece amar, eu só digo uma coisa: Se achar necessário, arrisque e leia, e se resolver arriscar, eu realmente torço para que você diferente de mim, tenha uma experiência positiva!
@retratodaleitora 10/07/2017minha estante
Adorei conferir seus comentários a respeito do livro. Tinha achado a premissa super foda, mas agora fiquei com um pé lá atrás e não sei se vou dar uma chance.

Fernando Lafaiete 10/07/2017minha estante
Então Gaby, eu não curti nada... Mas se decidir ler, deixe aqui depois o que você achou. Achei muito nada a ver este livro... Rrsrs

Renato 10/07/2017minha estante
Vixe, agora eu realmente estou pensando se leio este livro. Primeiro lugar, sua resenha ficou incrível! Muito clara, objetiva e esclarecedora. Segundo, eu também gostei demais de "Caixa de Pássaros" e por isso marquei "Piano Vermelho" como desejado, pela escrita do autor. Mas agora vou adiar a leitura, porque não quero arriscar em um livro caro desse por agora, rsrs. Ainda bem que li essa resenha, não gosto quando encontro no livro as características que você citou.

Claudia Cordeiro 10/07/2017minha estante
É do autor de Caixa de Pássaros? tô fora!!! com sua resenha, ainda... :(((((

Fernando Lafaiete 10/07/2017minha estante
Eu achei esse livro uma baboseira total!!

Flavia 10/07/2017minha estante
Não acho legal, resenhas tão depreciativas, embora respeito a tua opinião. Pessoas que queria ler e que poderiam talvez gostar, não o fazem pelo fato de serem maria-vai-com-as-outras. Li tua resenha, antes de ler o livro. E gostei muito da leitura. Não vi absolutamente nada de confuso. É uma escrita para quem realmente aprecia livros.

Fernando Lafaiete 10/07/2017minha estante
Boa noite Flavia... eu costumo ser bem sincero nas minhas resenhas e coloco nas mesmas o que estou sentindo quando termino de ler um livro. Eu quando não gosto eu realmente deixo claro que não gostei. Sobre alguém decidir ler ou não um livro pela minha resenha; vai de cada um. Eu sempre deixo claro isso quando me perguntam se devem ler determinado livro. Até porque cada um tem um gosto e nem todo mundo terá a mesma percepção sobre algo. Eu realmente não gostei deste livro e na minha opinião Josh Malerman escreve bem, mas esta história não funcionou pra mim e acho que perto de escritores como Stephen King por exemplo, a escrita dele é bem mediana. E recebi uma mensagem de uma outra moça também dizendo que o livro não é confuso e que eu que não entendi o livro. Gostaria então que se possível alguém que leu e "entendeu" me respondesse as seguintes perguntas: ***SPOILER*** O que exatamente reproduz o som? Quem deixou aquilo ali enterrado? Do que é feito o medicamente que tem a capacidade de reconstruir os ossos do protagonista?... Respeito quem gostou, e o bacana é isso mesmo na literatura. Mas a partir do momento que o autor não explica e simplesmente sai jogando coisas na estória sem desenvolvê-las adequadamente, eu acho confuso e isso vai totalmente contra a principal regra da escrita criativa: NUNCA coloque nada no livro que você não terá a intenção de explicar.

Flavia 11/07/2017minha estante
Bem, Fernando.. Vamos lá. Como disse anteriormente, respeito a tua opinião. Não tive problemas com o fato de não saber que drogas foram administradas para a regeneração. Não me ative à isso. Quanto a origem do som. Entendi que é algo tão antigo quanto o universo. Isso me bastou. Imagino algo muito, muito, muito antigo. Desnecessário nominar. Gosto exatamente assim.. Que deixe frestas para a imaginação, que instigue e me ponha para pensar. Caixa de Pássaros, também gerou polêmicas em função do desfecho. Se fosse tudo explicado, acho que a obra perderia a essência.

Fernando Lafaiete 11/07/2017minha estante
***SPOILER***Então Flávia... eu adorei Caixa de Pássaros, e gostei ainda mais quando li uma entrevista do autor dizendo que ele optou por aquele final por acreditar que exitem coisas que são superiores a compreensão humana. Por isso ele não achou necessário explicar a origem das criaturas e o que elas são. Mas eu esperava que o autor fosse se inovar e trazer um final mais claro neste livro. Sobre as coisas que eu não consegui relevar... Sou um tipo de leitor bem exigente e me atenho a absolutamente tudo que o o autor coloca na estória. Eu leio e analiso cada linha do livro. De qualquer maneira, muito obrigado por comentar de maneira respeitosa mesmo não concordando com a minha opinião. :)

Natalie Lagedo 12/07/2017minha estante
"É do autor de Caixa de Pássaros? tô fora!!! com sua resenha, ainda... :(((((" {2}

Fernando Lafaiete 12/07/2017minha estante
Rsrsrs... Ri muito agora!! Conhecendo os seus gostos Natalie... já te digo para você fugir mesmo deste livro.

Isa Books 13/07/2017minha estante
Ri alto com sua suposição de Josh Malerman estar chapado quando escreveu Piano Vermelho kkkkk
Então, também odiei o livro, completamente sem nexo. Pior leitura que fiz esse ano

Fernando Lafaiete 13/07/2017minha estante
De fato Isa... Pra ter escrito esta estória sem pé nem cabeça só estando chapado. Não é possível! Devo dizer infelizmente que pra mim também foi uma das piores leituras deste ano. :/

Poliana Gondim @leiturasdapoli 14/07/2017minha estante
Terminei de ler agora e concordo com cada linha que vc escreveu. Que perda de tempo ler esse livro.

Fernando Lafaiete 15/07/2017minha estante
Poliana... eu realmente não entendi qual foi o propósito do Josh Malerman em escrever este livro. Não achei só ruim; achei uma estória estranha. Também me deixou uma sensação de perda de tempo. :(

Leandro Moura 19/07/2017minha estante
Eu já estava cheio de desconfianças em relação a esse livro, e sua resenha só fez confirmar minhas suspeitas! hahahahhaha. Eu gosto muito de Caixa de Pássaros, mas eu notei em algumas falhas no roteiro, principalmente no final. O que eu não entendi é que o autor apresentou uma teoria para os fatos ocorridos, mas no final, a própria teoria dele cai por terra! (Não posso dizer aqui o pq disso pq seria spoiler). Eu fiquei intrigado pq não poderia ter sido uma escolha intencional do autor (não faria muito sentido ele deixar essa ponta solta de propósito), então eu comecei a suspeitar de que foi uma falha do autor mesmo! E realmente, dps de ter lido as resenhas negativas, a impressão que fica é que o Josh Malermann é um escritor meio problemático. É uma pena, pq ele tem bastante potencial! Espero que os editores orientem ele melhor das próximas vezes!

Fernando Lafaiete 19/07/2017minha estante
Então Leandro, eu tive uma péssima experiência com Piano Vermelho. Mas conversando com uma amiga minha que gostou, percebi que sou realmente bem mais exigente do que a maioria dos leitores. Eu me apego a tudo que o autor insere na estória e espero que o mesmo desenvolva tudo de maneira clara para que a narrativa não fique com milhões de pontas soltas. Mas assim como a Favia que também gostou deste livro e também comentou aqui na minha resenha, a minha amiga não se apegou muito a detalhes da trama e por isso teve uma leitura bem mais agradável que a minha. Eu infelizmente não consigo ser este tipo de leitor. Eu não só me apego a todos os detalhes como analiso a fundo a narrativa. Pra quem não se importa muito com detalhes, provavelmente irá gostar bastante deste livro. Agora se você tem um nível crítico alto e espera uma estória mais bem desenvolvida e bem explicada, então eu realmente aconselho a fugir de Piano Vermelho.

Selma 25/07/2017minha estante
Acabei de ler o livro é vim aqui ler os comentários sobre.... curiosa em saber a nota que estavam dando e se só eu fiquei assim.....me sentindo perdida no meio do deserto kkk .
Fernando, vc expressou TUDO que estou sentindo nesse momento. Personagens fracos, enredo sem.pé nem cabeça, frases sem sentido jogadas só para dar mais conteúdo de páginas...decepcao total! Falei aqui em casa o mesmo que vc comentou: o cara só podia estar chapado para escrever um livro desses.

Fernando Lafaiete 26/07/2017minha estante
Pois é Selma... Eu também quando terminei fiquei me sentindo totalmente perdido (rsrs). Que livro ruim!!!

Thaty 28/07/2017minha estante
Eu estou até agora tentando entender aquele final. Como terminei ontem à noite ainda não tive tempo de voltar um pouco e reler pq não tenho ideia de onde esse tal Roger tenha aparecido na história kkkkk

Fernando Lafaiete 28/07/2017minha estante
Eu tenho o prazer de dizer pra todo mundo que odiei esse livro. Livro sem pé nem cabeça do começo ao fim. Queria muito que todo mundo tivesse morrido no final. E não se preocupe Thaly, você faz parte do grupo da maioria das pessoas que leram e terminaram não entendo muita coisa dessa estória, que na minha opinião, foi muito mal executada. :/

Chris 12/08/2017minha estante
Como vc adorei caixa de Pássaros e acho que fui com mta expectativa pra ler Piano Vermelho. A comparação foi inevitável.
A estória não me prendeu, achei lenta, nada acontecia de fato. Mtas perguntas sem respostas e um final que ainda não consegui entender. Amanhã vou reler o final. Rs
O que vc entendeu desse final?

Fernando Lafaiete 12/08/2017minha estante
****SPOILER****

Então Chris... este livro é pura confusão. Um verdadeiro saco de ler. Eu entendi que existe algo muito antigo no universo e muito complexo que foge a compreensão humana. Tal objeto ou criatura tem a capacidade de se transformar naquilo que damos mais importância quando o assunto é arte. No caso do protagonista era um piano vermelho. Além de ter esta capacidade de transformação, este objeto depois de transformado tem a capacidade de destruir aquilo que mais tememos e odiamos. No caso daquele senhor, ele construiu algo capaz de danificar armas e acabar com a guerra que era o que ele mais temia e odiava. No final, o protagonista "criou" o piano Vermelho e tocando uma nota matou o senhor que era quem ele odiava pelo que ele havia causado a ele e a seus amigos. A arma afetava os humanos porque a guerra é orquestrada pelos homens, e sem nós as armas não funcionariam. Mas esse efeito só acontecia quando a criação daquele senhor era usada. Quando o piano é tocado no final pelo protagonista ele não afeta os amigos dele e nem a enfermeira que estava com ele, simplesmente porque eles não eram odiados pelo mocinho do livro.

Fernanda 22/08/2017minha estante
SPOILER!
Eu não diria que o livro é de todo ruim, gosto da narrativa e da ideia geral da história. Mas concordo com você em boa parte dos apontamentos. A sensação que tive foi de que em algum momento perto da metade ele percebeu que não havia realmente planejado um fim. Minha visão sobre o desfecho é de que o som pode até mesmo ser aquilo que originou a criação (devido a seu poder e ao fato de sua fonte ser vista de forma diferente por cada um), mas tudo o que cerca o processo até a descoberta em si ficou confuso e sem lógica. Acho que mesmo que certas coisas não tragam explicações claras (como caixa de pássaros, que alias é um dos meus livros preferidos) é preciso criar uma linha de raciocínio coerente que não foi o que aconteceu. Esperei tanto desse livro e acabei me decepcionando por isso.

Fernando Lafaiete 27/08/2017minha estante
Eu também esperei muito deste livro Fernanda. Se eu não tivesse lido Caixa de Pássaros antes, provavelmente depois de ler Piano Vermelho eu teria desistido!!

Flagrare 30/08/2017minha estante
Não é possível que nós lemos o mesmo livro.

Fernando Lafaiete 03/09/2017minha estante
Flagrare... Não é possível mesmo. Achei este livro tão ruim e sem pé nem cabeça que não consigo entender como alguém consegue gostar dele. Li algumas resenhas positivas e nenhuma conseguiu me convencer que este livro é bom. Pela nota dele aqui no Skoob, muita gente concorda comigo que este livro nem precisava ter sido escrito. Mas que bom que você teve uma experiência bacana de leitura. Eu queria muito ter gostado, mas infelizmente não rolou!!

Karine Leitora 03/10/2017minha estante
Caro Fernando! Digamos que essa é a resenha mais bem feita que tive a oportunidade de ler! Terminei esse livro há algumas horas, fiz um vídeo à respeito e vim conferir os comentários! Então me deparei com minhas opiniões escritas através de você nessa resenha! Cara o que foi esse fiasco literário de Josh? Tive exatamente as mesmas dúvidas e questionamentos, sim ele usou alguma espécie de cogumelo siiiiiimm! Rsrsrsrs

Fernando Lafaiete 05/10/2017minha estante
Karine, muito obrigado pelo comentário. Estamos juntos, nos sentindo completamente perdidos com este livro ruim e sem noção. Ele com certeza fumou alguma coisa antes de escrever este livro. Até hoje eu não consegui entender o propósito desta história.

Elda.Pimentel 19/10/2017minha estante
Tô lendo o livro e não tenho uma opinião ainda, mesmo já lido 63%...tantos ????

Fernando Lafaiete 19/10/2017minha estante
Eu detesto este livro com todas as minhas forças; mas espero que você goste Elda. Depois de terminar de lê-lo, compartilhe sua opinião final conosco! :)

Mércia 01/11/2017minha estante
Esse livro foi uma perda de tempo. Deveria ter abandonado a leitura. Seus flashes black não conseguem levar a lugar algum. E quando consegue escrever algo que vá te prender à narrativa morre no capítulo seguinte para voltar novamente a ser cansativo ter que folhear as páginas para tentar imaginar uma péssima descrição do que o autor quer mostrar. Não consegue descrever nada. Não consegue tempo e espaço. Confuso do início ao fim. E esse som de que tanto fala o livro me deixou surda de raiva. Um conselho não leiam vão perdem tempo.

Fernando Lafaiete 01/11/2017minha estante
Pois é Mércia... Algumas pessoas me consideram implicante. Mas tem coisas que eu não consigo relevar. Este livro é MUITO ruim (na minha opinião é claro!). É difícil dizer para as pessoas não lerem determinada história; até porque as experiências de leitura variam de leitor para leitor. Mas Piano Vermelho é o tipo de livro que eu não indico nem que me pagassem para tal. Achei péssimo e também acho que não é uma leitura imperdível... vocês podem passar sem essa!

Jorge 02/11/2017minha estante
Caixa de Pássaros é um dos livros que eu realmente amo, mas após ler Piano Vermelho eu fiquei "O que você tá fazendo da sua vida, Josh?"
Há algumas partes que eu fiquei "agora vai", mas simplesmente nada coerente ocorreu.
Terminei o livro com uma sensação de frustração.
Adorei sua resenha!

Fernando Lafaiete 03/11/2017minha estante
Pois é Jorge... Também faço parte do grupo de pessoas que gostaram de Caixa de Pássaros. Queria tanto ter gostado de Piano Vermelho, mas terminei a leitura sem entender o motivo do autor ter escrita esta história. Pra ganhar dinheiro aproveitando o sucesso do livro anterior? É a única resposta que eu encontro pra ele ter escrito esta bomba!

Edu 05/11/2017minha estante
e aquela sensação de que quando chega a parte dois do livro alguém falou pro autor "cara, termina isso agente, tem que entregar hoje", aí ele terminou ali na hora a história, de qualquer jeito, e colocou pra vender.

Fernando Lafaiete 11/11/2017minha estante
Concordo com você Edu. Rrsrsrs (Ri alto com o seu comentário porque pensei o mesmo quando cheguei na parte dois)

Jade Amorim 20/11/2017minha estante
Fernando, entendo sua opinião e os porquês de não ter gostado da obra. Na verdade, concordo com muitos deles. Mas acredito que tem alguns aspectos da narrativa que não ficaram confusos, como você apontou. Por exemplo, a origem do som, a questão do remédio (que, bom, que diferença faria eles falarem o que era? Não é como se o público fosse compreender. Bastava-nos saber que era algo que foi por muitos anos pesquisado e preparado para a recuperação rápida e resistência ao som). Assim como você, também achei o romance completamente aleatório, e o desfecho não acho que tenha sido tão péssimo, só foi meia boca. Ainda acredito que valeu a leitura, principalmente porque em aspectos técnicos a narrativa do Malerman é super fluída e instigante. Não vou explanar os outros aspectos a minha opinião pois acredito que não caiba aqui, em termos de spoiler. Mas caso queira debater o livro, podemos conversar por mensagem.

Fernando Lafaiete 20/11/2017minha estante
Boa noite Jade; em relação ao que eu citei como confuso, defendo fortemente que nada que não será devidamente explicado deverá ser colocado no livro. Toda a explicação sobre o som não me soaram funcionais, além de eu ter achado todo o desenvolvimento mais que fraco. Em questão técnica de escrita, a fluidez de Malerman oscila demais e muitas vezes se torna cansativa. Pra mim esta história não teve propósito e infelizmente pra mim não valeu em nada a pena! Se quiser conversar, estou à disposição no privado. :)

Ka Sthéfany 13/12/2017minha estante
Sou do tipo que não lê nem sinopse. Compro o livro pela capa e quero me surpreender/divertir/entreter desde a primeira página. Vim ler resenha desse pq acidentalmente visualizei um "banda de rock" na descrição do livro e achei clichê, e estou muitíssimo grata por vc ter avisado (me economizou pontos no plus haha). Fico puta quando o autor deixa ponta solta e arruma essas soluções mágicas preguiçosas. Gostei da resenha :)

Fernando Lafaiete 14/12/2017minha estante
Muito obrigado Ka... Sempre escrevo resenhas esperando que as mesmas ajudem outros leitores. Te aconselho a ler alguma resenha positiva dele para que possa ter ambas as opiniões (uma positiva e uma negativa). Eu não gostei e não indico. Foi o pior livro que li este ano. :/

Ariadne38 26/12/2017minha estante
Você descreveu exatamente o que estou sentindo! Que livro mais sem noção! Li Caixa de Pássaros e amei o livro, li em menos de um dia, então comecei a ler O Piano Vermelho com muita expectativa, e foi decepção atrás de decepção! Parece que o autor não sabia o que estava escrevendo, estou me sentindo extremamente enganada hahahahah

Fernando Lafaiete 29/12/2017minha estante
Bem vinda ao clube Ady. Também me senti enganado ao extremo. Achei este livro tão ruim, que reforço o que já disse nos comentários postados aqui. Este livro é o pior livro que li em 2017!!

Larissa Pereira 05/01/2018minha estante
Eu terminei o livro ontem e estou com a mesma sensação!!
Ele começa bem... aquela história do casal de nativos é sensacional e te desperta certa curiosidade. E do meio até o fim: só decepção.
A premissa era bem interessante e eu acho que neste caso PRECISAVA de uma boa explicação, de um bom desfecho. As drogas, a origem do som, as motivações, etc. Eu esperava muuuuito por uma boa explicação. Me agarrei à esperança de que o final seria um tapa na cara e que valeria toda aquela enrolação, o que tornou a decepção maior ainda!
Você já leu algum livro do Harlan Coben? Eu sou muito fã do autor. Nos livros dele, você precisa se ater aos detalhes, aos diálogos e no final tudo se encaixa de forma surpreendente (RECOMENDO!). Então quando li Piano Vermelho fiquei extremamente decepcionada com as pontas soltas.
Péssimo livro. Não recomendo. Estou decepcionada!!

Fernando Lafaiete 05/01/2018minha estante
Boa tarde Larissa... Primeiramente, muito obrigado pelo comentário. Nunca li nada do Harlan Coben e tenho interesse em conhecer o autor. Deste livro (Piano Vermelho) eu quero distância e ainda bem que li o e-book e não gastei com o livro físico. Achei este livro péssimo, o pior de 2017!!

Babu 10/01/2018minha estante
Comecei o ano de 2018; de forma péssima em termos de leitura! Espero que o ano termine melhor do que começou! Josh Malerman não leio mais!!!!

Fernando Lafaiete 11/01/2018minha estante
Que pena Babu que você começou 2018 lendo Piano Vermelho (rsrsrs). Eu fico na dúvida se lerei o autor novamente. Curto muito Caixa de Pássaros e detesto Piano Vermelho. Que situação complicada!! Mas bem vinda ao clube das pessoas que se decepcionaram com este livro. Eu graças a Deus comecei 2018 com livros excelentes, espero que continue assim até o final do ano... :)

jenny 13/01/2018minha estante
Verdade, o primeiro livro foi foda, principalmente a parte q o felix vai buscar água no poço, é de arrepiar. Ja piano vermelho foi decepcionante.

Fernando Lafaiete 14/01/2018minha estante
Pois é Jenni... Eu estou até agora sem entender este livro. Respeito as pouquíssimas pessoas que gostaram. Mas eu realmente preferia não ter lido. :/

Maria 24/01/2018minha estante
Lendo sua resenha, me senti totalmente contemplada! Obrigada pelas palavras, hahahah!

Maria 24/01/2018minha estante
Inclusive, fui ao seu perfil e vi que lemos muito em comum (principalmente em 2017) e te adicionei, hahah, espero que não se incomode! :)

Fernando Lafaiete 27/01/2018minha estante
Bom dia Maria... será um prazer ser seu amigo aqui no Skoob. Muito obrigado por ter me enviado a solicitação. E que bom que se identificou com a minha resenha (rsrs).

Alessandra.Tankian 31/01/2018minha estante
Fernando, confesso que fiquei com medo de ter sido "burra" pra não ter entendido o livro. Vc descreveu perfeitamente meu sentimento quanto a leitura. Confusa, maçante, chata e desnecessária. Fiquei bem decepcionada com esse livro, ja6que tbm adorei Caixa de pássaros. Uma pena, aespero que o próximo livro de Josh supere esse.

Fernando Lafaiete 01/02/2018minha estante
Então Alessandra. eu me decepcionei tanto com este livro e fiquei tão irritado, que sinceramente? Nem sei se tenho vontade de ler outro livro do Josh. Este livro é MUITO ruim!!! Não somos nós que somos burros, o livro que é mal desenvolvido mesmo.

Emily.Leticia 26/05/2018minha estante
Eu gostei mais desse do que Caixa de pássaros. Mas as duas leituras muito confusas.

Fernando Lafaiete 20/06/2018minha estante
Então Emily... Eu achei este livro mais que confuso. Caixa de Pássaros eu gosto bastante, mas este eu não suportei. O autor certamente só conseguiu publicar devido ao sucesso de seu livro de estréia. Permanecerá por muito tempo na minha lista de piores leituras que já fiz. :/

Louise 09/09/2018minha estante
nossa, exatamente isso! peguei pra ler porque adorei Caixa de Pássaros, mas acabou sendo uma decepção. Mesmo as cenas que supostamente eram para causar medo eram fracas, e o final não é digno do mistério criado no início.

Fernando Lafaiete 14/09/2018minha estante
Pois é Louise... Eu nem sei mais o que dizer de ruim deste livro. Eu acho que ele é o livro que eu mais detestei ter lido na minha vida. :/

João Pedro Pexe 28/03/2020minha estante
Foi disparado o pior licor q já li na minha vida

Mizu 22/04/2020minha estante
Senti isso lendo "Uma casa no fundo do lago". Livro te envolve, faz você engolir ele e chega no final e...
Agora tô na dúvida se leio "Piano vermelho". "A caixa de pássaros" me agradou, mas você me deixou na dúvida. Kkk

Fernando Lafaiete 22/04/2020minha estante
Mizu... Caixa de Pássaros eu goste bastante. Mas Piano Vermelho é só Jesus na causa. kkk

Mizu 23/04/2020minha estante
Caixa de pássaros me deu cansaço em alguns trechos. Mas as partes de tensão, eu me senti imerso. Me senti na pele deles, no escuro, sentindo a criatura respirando ali na sua face. Mas se piano vermelho seguir o ritmo chato da caixa... Vai ser complicado ler kkk

Elda.Pimentel 23/04/2020minha estante
Miau eu acho milhoesssss de vezes pior de continuar a leitura em piano, caixa de pássaros eh bom.

Fernando Lafaiete 23/04/2020minha estante
Pois é!! Eu concordo com a Elda. Pra mim ler Piano Vermelho foi uma tortura. É até hoje top 5 de piores livros que já li na vida.

Mizu 23/04/2020minha estante
Mds. Triste pensar então que gastei dinheiro atoa c esse livro. Se for assim, acho q o Josh é um daqueles autores de um livro só. Só fé sucesso com a caixa de pássaros.
De QQ forma lerei, msm q seja torturante. E quando acabar resenharei.

Jel Amaral 09/05/2020minha estante
Esse foi o pior livro que já li na minha vida, me obriguei a terminar, foi uma tortura, livro sem pé nem cabeça. Acontece algo tão misterioso que não explica no final kkkk

Fernando Lafaiete 10/05/2020minha estante
KKKK... Bem vinda ao clube Jel Amaral.

Mizu 10/05/2020minha estante
Tô começando a achar que Josh só deu bola dentro com o caixa de pássaros. Mas vou acabar lendo esse piano apesar de tudo, tão me deixando curioso pra ver em q nível minha cara será quebrada.

Fernando Lafaiete 10/05/2020minha estante
Boa sorte Mizu!! E muita paciência, você vai precisar. kkk

Jel Amaral 10/05/2020minha estante
Dps volta aqui Mizu, pra contar a sua visão! Kkkkk

Mari 12/05/2020minha estante
Comecei a ler diversas vezes, não consegui concluir... Fui muito na expectativa por conta de Caixa de Pássaros. Não sei os outros livros do autor, mas esse Piano Vermelho deixou a desejar... Caixa de Pássaros me prendeu do início ao fim.

Fernando Lafaiete 18/05/2020minha estante
Também gostei bastante de Caixa de Pássaros. Mas Piano Vermelho chegou a me dar dor de cabeça.

Evellyn.Ferreira 22/06/2020minha estante
Terminei agora e também não entendi algumas coisas, não recomendo porque há livros melhores..

Fernando Lafaiete 23/06/2020minha estante
kkkk... Eu nem sei como tem gente que ainda indica essa desgraça de livro Evelyn.

Gabriel 23/06/2020minha estante
Eu terminei de ler esse livro hoje e eu também odiei. Eu também amei Caixa de Pássaros por que pra mim é um dos melhores livros de terror/suspense já escritos. E como você, fui ler na expectativa de achar que teria o mesmo mistério e suspense de Caixa de Pássaros, também não entendi o final, não entendi quem era aquele homem que se vestia de bode, não entendi a origem do som, não entendi o por que daqueles homens terem se divertido com o médico drogando o Philip. Acho que o autor quis fazer algo parecido com Caixa de Pássaros. Um som estranho que faz com que as pessoas passem mal. Mas não colocou e hoje está entre um dos que eu mais odiei.

Fernando Lafaiete 02/07/2020minha estante
Olha Gabriel... eu nem sei mais o que pensar desse livro. Ele está no meu top 5 de piores livros que já li na vida. Inclusive, quase ocupa o primeiro lugar. :/

wess 12/07/2020minha estante
Eu li esse livro, pra mim, é sim uma história extremamente confusa e delirante, concordo com muito que você escreveu. Olha, eu até gostei do livro, mas não ao ponto de reler ele de novo.

wess 12/07/2020minha estante
eu também fui na mesma que a tua, pensei que como Caixa de Pássaros era incrível, Piano Vermelho também seria. Terrível enganação.

Gabriel 12/07/2020minha estante
E outra coisa que o autor se perdeu totalmente: o personagem mata o pessoal dos hospital pra não ter que voltar pro deserto, mas volta por livre e espontânea vontade ksksksks livro confuso que se fala

Fernando Lafaiete 22/07/2020minha estante
Pois é Gabriel. Esse livro é uma bagunça e totalmente sem sentido.

Fernando Lafaiete 22/07/2020minha estante
Wess... eu realmente queria muito ter gostado. Mas esse livro não deu e até hoje ainda não tive vontade de ler mais nada do autor.

Sambook 05/03/2021

O QUE FOI ISSO???
O livro começou tão bem, uma ótima premissa, escrita fluída, capítulos curtos trazendo cada vez mais mistério e deixando um "Q" de quero mais e de repente o livro foi por água abaixo. Parece que o autor só queria terminar logo o livro e tentou ali filosofar um pouco e acabou deixando muitas pontas soltas na história.
Amei "Caixa de Pássaros" e me decepcionei com "Piano Vermelho".

Dani do Book Galaxy 09/04/2021

Uma história não linear com um final que vai te deixar maluco (não necessariamente no bom sentido)
Quem já leu outros livros do autor, como "Caixa de Pássaros" (que gostei muito) e "Uma casa no fundo de um lago" (que para mim deveria ser apagado da face da Terra), sabe o que quero dizer quando afirmo que a escrita do Josh Malerman é muito "ou você ama, ou odeia".

Em "Piano Vermelho", vemos o autor repetir seu estilo um pouco claustrofóbico e tão característico. Seu tom é seco e com poucas descrições - mas, quando as tem, elas são objetivas e rápidas. Elas nunca te informarão 100% como é um ambiente ou uma personagem; grande parte virá da sua própria imaginação, e acho que isso complementa de forma interessante as histórias de Malerman. Elas se tornam todas bastante subjetivas e sujeitas à interpretação de cada leitor.

Tal ritmo seco e cortante ajuda também a criar uma narrativa misteriosa, que brinca com você e o faz entrar na pilha das personagens. Por exemplo, ele utiliza parágrafos curtos, frases curtas, e muitas repetições (MUITAS mesmo, a ponto de ficar bem cansativo algumas vezes).

Uma passagem exemplificando o que quero dizer:

"É vermelho. É uma sombra. É vermelho. É uma silhueta. Está caminhando em direção a Ross. É uma sombra. É uma silhueta. Um taumatrópio. Duas imagens. Um disco. Uma corda. Girando. Indo e voltando. Rodando. Como uma roda.
É alguma coisa."

Essa forma de escrever não é utilizada o tempo todo no livro, claro, mas aconteceu vezes o suficiente para me dar agonia e até vontade de dar umas puladas nos parágrafos.

Assim, dá para entender o que quero dizer quando digo que Malerman faz com que você fique meio maluco junto com o Phillip, nosso protagonista. Músico, um dos integrantes da banda de rock Os Danes, Philip passa por maus bocados quando o Exército dos Estados Unidos os chama para identificar um som misterioso que está sendo emanado no deserto da Namíbia.

O interesse do Exército pelos meninos da banda vem pelo fato de todos já terem servido na época da segunda guerra mundial, tocando para animar os soldados, e a ideia é que eles prestem mais esse serviço para o Exército com sua expertise de músicos - pois são pessoas que entendem de som e de música em seus aspectos técnicos.

A história alterna momentos do passado, onde conhecemos a trajetória de Philip e dos Danes até o momento crucial em que voam para o deserto da Namíbia; e o presente, quando Philip retorna desta aventura confusa e perigosa. Além disso, acompanhamos também o ponto de vista de uma enfermeira, que cuida de Philip no hospital em que ele está internado após voltar da Namíbia.

As partes em que acompanhamos a enfermeira são bem objetivas e mais lineares. Entretanto, quando embarcamos nos pensamentos e sentimentos de Philip, a coisa chega a ser aflitiva. Nem sempre os sentimentos e pensamentos da personagem são lineares, e o leitor é tragado para uma espiral de medo e de sensações junto com ela.

Além disso, há o fator clássico que consagrou Josh Malerman em seus outros livros: nós, leitores, ficamos no escuro durante o livro todo, sem entender exatamente o que está acontecendo. E o fim do livro não nos fornece praticamente nenhuma resposta satisfatória ou conclusiva.

Leitores que precisam de um final fechado e sentem falta de entender cem por cento de uma história vão se decepcionar (como confesso que me decepcionei um pouco), mas a história é bem boa e deixa muito para nossa imaginação, o que também acho bem interessante.

Nem tudo na vida tem uma explicação, e Josh Malerman faz questão de que seus livros sejam uma dessas coisas que permanecerão abertas a qualquer interpretação.

Mauricio 19/11/2022

QUERIA EXPERIMENTAR ESSE SOM
Eu fiquei intrigado com as duas linhas do tempo, os capítulos divididos entre passado e presente tornaram a leitura fluída. O Josh Malerman é muito bom em fazer isso, é bom em elaborar diálogos e construir narrativas convincentes, mas sempre peca na conclusão de seus livros. A sensação que fica é que: Será que meu livro veio faltando páginas? PORQUE NÃO É POSSÍVELLLLL...

Militares dos Estados Unidos não conseguem descobrir a origem de um som misterioso no deserto do Namíbia. Um som capaz de neutralizar armas nucleares e causar náuseas e alucinações em seres humanos.
Para isso o Philip e sua banda os Danes, ex-militares foram contratados para irem à África, afinal os músicos poderiam se sair muito melhores para encontrarem a tal origem do som.
Seis meses depois Philip acorda no hospital Macy Mercy com quase todos os ossos do corpo quebrados e uma memória falha. "O que Philip encontrou no deserto? Ou melhor, o que encontrou Philip".

Piano vermelho é um livro curioso, vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões, agora vá ciente que ele promete além do que pode entregar rsrs.

Caroline1402 10/07/2023

8/10
Confesso que no começo eu achei um pouco parado, sem fluidez, sem que me dese vontade de realmente ler, mas logo isso mudou.

É uma história intrigante, uma coisa meio maluca, de um som capaz de tudo. Os capítulos são dividos entre passado e presente e, mesmo não tendo qualquer notificação do tempo, é fácil distinguir.

Após me acostumar com a escrita do autor, ficou bem fácil ler por bastante tempo. Gostei da história, gostei da escrita e até do final eu gostei, mesmo achando que foi uma jogada de água fria em todo o conteúdo.

Indico a leitura. É um suspense prazeroso.

Byannca.VerAssimo 16/11/2020

Suspense muito bom, final deixou a desejar, o motivo do suspense não fica claro no fim.

Luana.Caroline 12/10/2023

Nada de manter os olhos fechados. O melhor mesmo é manter os ouvidos fechados!
É muita loucura. E é justamente toda essa loucura, que te consome e te prende nesse livro incrível. Josh Malerman entrou na minha vida quando eu li Caixa de Pássaros... ainda posso sentir na pele toda a agonia que aquela leitura me causou, amoo. Então quando vi esse lógico que fiquei doida pra ler, e foi maravilhoso tem toda uma trama diferente sério. Vale a pena ler ele viu.

Mich 22/05/2023

Mais lento que lesma no deserto de sal
O decorrer até o capítulo 30 foi penoso, não foi uma lentidão de quem degusta. O ápice do livro deixou MUITO a desejar, foi rápido, tão rápido quanto os capítulos anteriores foram lerdos, eu não diria sequer que foi um ápice. Pareceu que Josh cansou de escrever e colocou qualquer coisa na meia dúzia de páginas que deveriam ser o ponto alto do livro, fazendo-o de forma confusa, pois a explicação também deixou a desejar HORRORES. O tal ponto inicia-se de forma desconfortavelmente abrupta, sem um ponto de ligação satisfatório, simplesmente aconteceu de uma linha pra outra como um ligar de interruptor cuja lâmpada é fluorescente e está na minha cara.
Terminado a muito custo, o que é uma pena, o enredo é bom, só não me pareceu muito bem utilizado.
Não direi que não indico; minha opinião não é lei kkkk outra pessoa pode achar esse título muito bom e não estará errada.
Contudo, essa minha opinião inibe bastante a vontade de ler outros títulos do autor. Não é raro encontrar quem se enfeze com os livros do Josh por motivos similares à esses que citei na brevíssima resenha.
Luiza 22/05/2023minha estante
odiei esse livro

rebsrios 22/05/2023minha estante
cara eu acho que entendi, mas sempre que lembro dele eu sei que não entendi?

Celo 23/05/2023minha estante
A sua analogia com a lâmpada me pegou de jeito hahah ??

Duda 15/10/2020

WTF?
O início me prendeu bastante, amei a escrita do autor. Massss eu não entendi nada. NADA. O final não fez sentido nenhum pra mim e não respondeu nem uma questão sequer.
wisebrain 15/10/2020minha estante
comecei esse livro e nunca terminei, vale a pena?

Duda 15/10/2020minha estante
Não KKKKKK

wisebrain 15/10/2020minha estante
ai já desisti ent KKKKKKK

Duda 15/10/2020minha estante
Eu não entendi nadinha. Achei perda de tempo real.

Cayo.Fellype 01/02/2023

No começo achei interessantíssimo e bem fluído toda a premissa do mistério do som, mas acho que do meio para o fim o mistério/sobrenatural não ficou tão legal, ficou confuso e o final parecia que o autor não via a hora de terminar a escrita e entregar para edição.

Acho legal livros que tenham duas linhas temporais, mas no meu caso, sempre acabo gostando mais de uma e quando chega a que estou gostando menos, travo um pouco, o que aconteceu aqui. Outra coisa também, são os personagens apresentados aqui, não consegui me apegar em nenhum.

Por enquanto só li "Inspeção" do autor, que com certeza indicaria mais vezes do que esse (não é de todo ruim), e ainda quero ler o Caixa de Pássaros (sim, eu estava em uma caverna e nunca li esse).

Cleide 10/05/2022

Um suspense interessante
Desde caixa de pássaros, esse autor vem me cativando, apesar de achar a trama interessante, não achei que teve o desenrolar que eu imaginava, não trouxe tanta expectativa. Mesmo assim, em muitos momentos fiquei surpresa e ansiosa pelas próximas páginas.

Victor Piacenti 20/07/2017

AAAAAAAAAAAAAA :(
Talvez se tivesse seguido a linha do suspense e explorado melhor algo que o autor demonstrou saber fazer, os sentidos, Piano Vermelho tivesse um outro resultado. É um livro que começa eletrizante e de certa forma mantém essa característica, mas nada ali faz sentido ou tem uma explicação que me fizesse comprar essa história. Quando li o último capítulo, tudo o que senti foi uma amarga decepção, afinal, todo o início dessa trama louca levava a crer que um suspense/terror muito do caralho estava por vir… e não veio. Este foi o verdadeiro problema do livro para mim, levantar questões e teorias que não só não se concretizam, mas que ficam muito aquém de todo seu potencial. Poxa, Josh! 🙁

site: http://www.academiadosofa.com.br/resenha-piano-vermelho-josh-malerman/
Day Privado 24/07/2017minha estante
sei como se sentiu

David 07/12/2017minha estante
Boa resposta com a armarga decepção

Hyerro 28/10/2020

Oi
Dos três livros de Josh Marleman esse é o que menos me agradou