Coluna de Fogo

Coluna de Fogo Ken Follett

Resenhas - Editora Arqueiro

Joice Antonholi 14/04/2024

Queda de gigantes
Leitura longa, uma quantidade grande de personagens porém aos poucos vamos conhecendo todos e deixa de ser um problema identificar e se localizar na história. Gostei da leitura, foi uma distração por um longo período.

Bastos 05/04/2024

Uma resenha um tanto quanto complicada, pois se trata de um livro muito bom e muito decepcionante.

O livro em si é espetacular, possui uma trama cheia de intrigas políticas e várias reviravoltas, todo o contexto historico de católicos contra protestantes é sensacional, você é transportado pra dentro do livro. Os personagens são bem desenvolvidos, seguindo aquele padrão clichê do Ken Follet, também temos uma infinidade de personagens históricos.

Um dos problemas é que o livro acaba se estendendo além do necessário, acaba abandonando alguns personagens no meio do caminho (Carlos e Ebrima) e até forçando a amizade matando uma personagem do nada e sem necessidade.

O maior problema é que ele não parece ser um livro da saga de Kingsbridge. Nos outros livros a cidade de Kingsbridge chega a ser um personagem da história, acompanhamos a sua evolução a cada página, como ela vai se expandido e se alterando, ela faz parte de toda a trama. Aqui não temos nada disso, não temos nenhuma evolução na cidade e nenhuma trama envolvendo ela, parece que ficou jogada de lado aqui.
Bastos 05/04/2024minha estante
Era pra ser 3,5 só que meus dedos gordinhos deixou 3 kk

Valesca.Castelani 09/03/2024

Fascinante
Esse livro nos faz voltar a kingsbridge. Essa história se passa anos após a construção da catedral, e também após a construção da ponte e do hospital da Caris.
Menciona várias vezes nossos personagens queridos, mas nos traz igualmente personagens notórios.Com uma vida toda em suas histórias de amor, encontros e desencontros . Kent Follent é muito bom em nos cativar através de seus personagens.
Tudo isso com fatos históricos . Nesse livro o tema central são as diferenças religiosas.
Deicha saudades como os outros livros da série.
Regis 10/03/2024minha estante
Quero muito, em algum momento, começar a ler Follett e Bernard Cornwell.

Valesca.Castelani 10/03/2024minha estante
São dois autores magníficos
Bernard Cowell pra mim se destaca nas descrições de batalhas
Kent Follent no contexto histórico,
E na construção de personagens

Regis 10/03/2024minha estante
Vou levar isso em consideração quando for iniciar a leitura. ?

Valesca.Castelani 12/03/2024minha estante
Leia os dois são muito bons ?

@Umpouquinhodemim 11/02/2024

Coluna de fogo
Esse livro é uma mistura eletrizante de romance, drama e intriga política, ambientado em uma época tumultuada da história. Com a cidade de Kingsbridge como pano de fundo, somos transportados para o turbilhão do conflito religioso entre católicos e protestantes, onde princípios morais colidem com lealdade. Enquanto acompanhamos as lutas de Ned e Margery para manterem seu amor vivo em meio ao caos político e religioso, somos levados por uma trama emocionante que aborda temas atemporais de lealdade, coragem e a luta pelo que se acredita. Com Elizabeth como uma figura central, o livro promete uma visão fascinante de uma das épocas mais tumultuadas da história europeia, repleta de intrigas e conspirações.

Matheus1028 13/12/2023

Muito bom, mas com falhas
Um livro muito bom que tem como foco principal a religião cristã, o embate entre protestantes e católicos. O que vemos não é um mundo muito diferente do atual, onde extremistas matam pelo simples fato de outros terem crenças diferentes das suas.

Como sempre, Ken Follett se mostra um mestre da ficção histórica e traz uma ótima história. Para mim, alguns pontos falhos foram: os personagens, que não foram muito marcantes, principalmente se comparados a de volumes anteriores como mundo sem fim e pilares da terra. Algumas decisões de desenvolvimento da história, como morte de certos personagens. E o final foi também meio que "simplório" demais. É isso.

Acácio 03/12/2023

Ótimo livro, mas não se compara com os outros Kingsbridge
Ken Follet segue na minha lista de escritores favoritos, criando ótimos personagens e um excelente romance no conturbado período do reinado da rainha Elizabeth e sua luta para a manutenção do trono em um período conturbado da história europeia.
A história explora batalhas navais, pirataria, execuções de hereges, o surgimento do protestantismo, entre outros eventos marcantes naquele período. Os personagens são ótimos, no entanto senti que este livro me prendeu bem menos do que os dois anteriores.

Janaina Edwiges 23/10/2023

Muito apaixonada por esta saga!
Ken Follett escreve romances históricos com tanta maestria, que é impossível não se apaixonar a cada página lida. Um dos pontos centrais abordados em Coluna de Fogo são as disputas e conflitos religiosos entre católicos e protestantes na Europa do século XVI. Um episódio histórico marcante retratado no livro foi o Massacre da noite de São Bartolomeu, em Paris. Este acontecimento representou a tentativa da maioria católica de exterminar os protestantes, chamados huguenotes. Sem dúvidas, essa foi uma das passagens mais emocionantes da história.

Neste 3° volume da série temos todos os elementos que contribuíram para o sucesso dos livros anteriores e que são constantes na escrita primorosa do autor: protagonistas femininas fortes e inteligentes; vilões odiosos (a construção desses personagens é tão bem feita, que sentimos muita raiva e repulsa dos atos que eles cometem); intrigas e disputas políticas; contexto e ambientação bem desenvolvidos; narrativa fluida e ágil, pois a todo instante surgem novos acontecimentos que prendem a atenção do leitor.

Enfim, Ken Follett consegue manter o alto nível do início ao fim. Que privilégio poder ler uma saga tão maravilhosa!
Marisa 23/10/2023minha estante
Eu também Jana!!! Delícia de leitura!!

CPF1964 23/10/2023minha estante
????

Marisa 23/10/2023minha estante
Já estou acabando Mundo sem fim. Doida para começar Coluna de fogo!!!

monica.carneiro.750 10/11/2023minha estante
?????

Adri.RMonteiro 16/10/2023

Não sei se é porque não estava na "vibe" desse livro que não consegui me sintonizar com ele. Vi muitos comentários que era o melhor da trilogia e que tinha muita emoção, entretanto não conseguiu despertar em mim o desejo de ficar grudada, como os outros livros do Ken Follett. Não gostei de nenhum personagem, não me senti dentro da história. Li todo para não desistir, pois gostei muito dos livros anteriores. Enfim, pode ser coisa minha, pois tem muitos elogios para ele.

Jessqui 02/10/2023

Ciclos
O terceiro livro da trilogia de Kingsbridge foi o que menos me prendeu, apesar de ter qualidade quase igual a de seus antecessores.
Senti em diversos momentos que a história se arrastava e foi muito difícil continuar, porém em seus ápices era difícil parar de ler e foram os mesmos que me levaram até o fim do livro.
Uma boa leitura, continuo grande admiradora do autor.

Carla.Cristine 26/09/2023

Por enquanto, o último capítulo da saga Kingsbridge é perfeito! Só pelo lançamento da Armadura de Luz!
A história de Ned e Margery tem de tudo! Espionagem, romance, assassinato, intriga.... de tudo um pouco pra quem gosta de uma boa leitura!

Luciana 25/08/2023

Fantástico! Perfeito!
Esse é o terceiro livro da saga dos Pilares da Terra. Mas caso não tenha lido os outros dois, de qualquer forma é possível acompanhar toda a história.
Ken Follet é mestre em ficção histórica alternando personagens fictícios com pessoas e fatos reais.
Coluna de Fogo tem por pano de fundo a Europa do século XVI com suas intrigas políticas, guerras religiosas, conspirações, romance, e tudo isso é unido como uma colcha de retalhos de forma perfeita.
O final atendeu todas as expectativas e com certeza sentirei saudades de Kingsbridge.
A Escrita do autor é fluida.E como acontece com praticamente todos os livros de Follet, mais um cinco estrelas e favoritado.
Recomendo demais pra quem gosta do gênero ou quer conhecer.

Livrendo 23/07/2023

PARA QUEM É AMANTE DE FICÇÃO HISTÓRICA!
Registrado na historiografia como uma “Era de Ouro”, o longevo reinado de Elizabeth I – foram quase 45 anos, deixou um legado de reafirmação da identidade britânica. Antes de mais nada é preciso ter em mente que, sendo filha de Henrique VIII e Ana Bolena, Elizabeth é um fruto da reforma religiosa que culminou na Igreja Anglicana, chefiada pela monarquia inglesa. Ao romper com o catolicismo e as ordens do Papa e fundar sua própria igreja, Henrique deixa de herança um clima de tensão, perseguição e intolerância. Estas características estarão presentes de forma bem mais acirrada quando, anos mais tarde, Elizabeth, protestante, ascender ao trono, substituindo a católica Maria.

Com este importante e fascinante período histórico em mãos, Ken Follett tem a desculpa perfeita para retornar pela segunda vez ao cenário de Os Pilares da Terra. Kingsbridge e a inesquecível catedral cuja construção acompanhamos é o ponto de partida para que os personagens fictícios nos conduzam pela história inglesa. O romantismo idealista dos dois livros anteriores cede espaço para a tensão e a conspiração. Coluna de Fogo é um livro com mais episódios verdadeiros do que ficcionais, além de trazer mais ação e mais conhecimento aos leitores.

Através do amor impossível entre o protestante Ned Willard e a católica Margery Fitzgerald, Ken Follett constrói a narrativa de um reinado. Pelas páginas de Coluna de Fogo, desfila uma imensa galeria de personagens fictícios e reais espalhados por diferentes países. Em comum todos trazem a marca da luta para professar sua fé. Seja na tolerância com os diferentes ou no extermínio na fogueira.

No lado da ficção, Follett recria com sua já característica minúcia de detalhes o cotidiano das pessoas comuns que no dia a dia tocavam suas vidas e serviam de joguete nas tramas da nobreza. A ambientação é perfeita e somos facilmente transportados para as casas, ruas e catedrais. Na parte dos fatos reais, a pesquisa histórica nos coloca dentro dos palácios e das residências como testemunhas de decisões e conchavos, tramas ardilosas e atos de grandeza. Aqui não há justiça, e percebemos como a intolerância religiosa, aliada à luta pelo poder, assassinou sem pudores quem quer que pensasse diferente. Ter a religião errada significava ruína e morte.

Coluna de Fogo tem conspirações para matar reis e rainhas, tem a ambição de nobres por mais poder, tem católicos queimando protestantes e protestantes matando católicos, tem a derrota da Invencível Armada espanhola e tem a pioneira rede de espiões inglesa. Há também pessoas que só almejam construir uma família em um mundo tolerante. No centro de tudo isso está Elizabeth I, “a rainha virgem”, uma figura que até hoje gera controvérsias sobre a real dimensão de todos os seus feitos.

Ken Follett une aqui, mais uma vez, a qualidade narrativa da alta literatura com as minúcias da pesquisa e da reconstituição da história. Navegar pelos mares bravios de Coluna de Fogo, é um presente aos amantes da ficção histórica.

“[Em uma época] que guerras e sedições com cruéis perseguições contrariaram todos os reis e países ao meu redor, meu reinado foi pacífico, e meu reino um receptáculo a tua aflita Igreja. O amor de meu povo parece ser firme, e frustrados os dispositivos de meus inimigos. ”
Elizabeth I

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Christian Homem de Melo 16/07/2023

Kingsbridge na época da rainha Elizabeth I, continuou sendo o palco de muitas tramas ardilosos.
Ken Follett constrói esse drama sem deixar com que que a narrativa fique monótona, conta como viviam as pessoas na época das guerras entre católicos e protestantes na Europa, principalmente na Inglaterra e na França.

Erick Macedo Pinto 05/07/2023

Uma aventura de Kingsbridge fora de Kingsbridge
Tags de recomendação: ficção; ficção histórica; romance; romance histórico; idade média;

O quarto livro da série Kingsbridge, em ordem cronológica, sendo o terceiro volume lançado, expande a história do condado e leva a narrativa para outros lugares da Europa como a França, a Espanha, os Países Baixos e a Escócia.
A trama não é tão centrada em Kingsbridge e os personagens que têm sua origem no condado se espalham pela Europa para mostrar o conflito entre católicos e protestantes ao longo do período conhecido como Reforma Protestante, que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Muitos personagens históricos aparecem com mais destaque aqui do que nos livros anteriores e os personagens criados pelo autor são antagônicos entre si: um católico fervoroso que não mede esforços para atingir seus objetivos e um protestante que, com seus valores, não se difere tanto ao perseguir e espionar católicos; uma católica e uma protestante que fazem de tudo para manter viva a sua fé vivendo em países que são governados por monarcas de outra religião.
Com esses pontos de vista, é interessante observar que pessoas em nome da fé, independente de qual seja, são capazes de fazer tanto o bem quanto o mal (subvertido como se um bem aos olhos da fé).
Além de personagens históricos reais, o livro é recheado de momentos históricos e, diferente dos livros anteriores, o afastamento da trama muito concentrada em Kingsbridge foi boa. As intrigas, traições, espionagem, jogo político e personagens históricos mais próximos ao ponto de sabermos o que estão pensando foram os pontos altos desse ótimo livro.

Peter.Molina 25/06/2023

Guerras religiosas
O terceiro livro da trilogia Kingsbridge tem como pano de fundo os diversos conflitos entre católicos e protestantes ocorridos no século XVI. Mesclando ficção com vários episódios históricos reais, o livro prende a atenção pela força dos personagens, pela fluidez da leitura, por alguns momentos onde existe uma presença sobrenatural e por algumas passagens sensíveis e arrepiantes. Excelente leitura!