Coluna de Fogo

Coluna de Fogo Ken Follett

Resenhas - Editora Arqueiro

Erika 15/08/2020

ME ARREBATOU
Em fim acabei a leitura desse livro e que livro, eu amei PILARES DA TERRA COMO DISSE em outro post, gostei mais ou menos de MUNDO SEM FIM, mas COLUNA DE FOGO me arrebatou, talvez não funcione pra outras pessoas mas eu com certeza fiquei sem fôlego tinha trechos que fazia todos em casa parar pra escutar eu ler em voz alta, esses foram os primeiros livros de KEN FOLLET QUE li, a trilogia O SÉCULO está aqui na estante sei que se eu pegar não vou conseguir parar, então vou ler uns três livros de outros autores e depois pego eles, vai ser o tempo de comprar outros do KEN FOLLET para não ficar sem nenhum na fila. RECOMENDO PRA TODO MUNDO QUE CONHEÇO VOCÊS TEM QUE LER COLUNA DE FOGO ??????
Quel 23/12/2020minha estante
É muito maravilhoso mesmo sou fã ???

Victoria Ogando 10/01/2022minha estante
Eu também amei pilates da terra, inclusive virei fã do autor por causa dele, já li mundo sem fim também é concordo com seu posicionamento.. ainda não li coluna de fogo?. Mais já li a trilogia do século? apenas o último não gostei?.

Tricia.Santana 31/07/2022minha estante
Li os Pilares da Terra e hoje finalizei Mundo sem Fim, vou comecar o Coluna de fogo, já estou ansiosa...sou fã!! Faço como vc, leio alto os trechos pro meu marido, chego a perder o sono lendo, excelente mesmo!! RECOMENDO FORTEMENTE a trilogia!

Rogério 10/09/2023minha estante
Ken Follett dispensa comentários. Comecei com "NUNCA", depois li "O BURACO DA AGULHA" seguindo com "OS PILARES DA TERRA" e "MUNDO SEM FIM". Comecei "COLUNA DE FOGO". Até agora, leituras sensacionais.

Valesca.Castelani 09/03/2024

Fascinante
Esse livro nos faz voltar a kingsbridge. Essa história se passa anos após a construção da catedral, e também após a construção da ponte e do hospital da Caris.
Menciona várias vezes nossos personagens queridos, mas nos traz igualmente personagens notórios.Com uma vida toda em suas histórias de amor, encontros e desencontros . Kent Follent é muito bom em nos cativar através de seus personagens.
Tudo isso com fatos históricos . Nesse livro o tema central são as diferenças religiosas.
Deicha saudades como os outros livros da série.
Regis 10/03/2024minha estante
Quero muito, em algum momento, começar a ler Follett e Bernard Cornwell.

Valesca.Castelani 10/03/2024minha estante
São dois autores magníficos
Bernard Cowell pra mim se destaca nas descrições de batalhas
Kent Follent no contexto histórico,
E na construção de personagens

Regis 10/03/2024minha estante
Vou levar isso em consideração quando for iniciar a leitura. ?

Valesca.Castelani 12/03/2024minha estante
Leia os dois são muito bons ?

Janaina Edwiges 23/10/2023

Muito apaixonada por esta saga!
Ken Follett escreve romances históricos com tanta maestria, que é impossível não se apaixonar a cada página lida. Um dos pontos centrais abordados em Coluna de Fogo são as disputas e conflitos religiosos entre católicos e protestantes na Europa do século XVI. Um episódio histórico marcante retratado no livro foi o Massacre da noite de São Bartolomeu, em Paris. Este acontecimento representou a tentativa da maioria católica de exterminar os protestantes, chamados huguenotes. Sem dúvidas, essa foi uma das passagens mais emocionantes da história.

Neste 3° volume da série temos todos os elementos que contribuíram para o sucesso dos livros anteriores e que são constantes na escrita primorosa do autor: protagonistas femininas fortes e inteligentes; vilões odiosos (a construção desses personagens é tão bem feita, que sentimos muita raiva e repulsa dos atos que eles cometem); intrigas e disputas políticas; contexto e ambientação bem desenvolvidos; narrativa fluida e ágil, pois a todo instante surgem novos acontecimentos que prendem a atenção do leitor.

Enfim, Ken Follett consegue manter o alto nível do início ao fim. Que privilégio poder ler uma saga tão maravilhosa!
Marisa 23/10/2023minha estante
Eu também Jana!!! Delícia de leitura!!

CPF1964 23/10/2023minha estante
????

Marisa 23/10/2023minha estante
Já estou acabando Mundo sem fim. Doida para começar Coluna de fogo!!!

monica.carneiro.750 10/11/2023minha estante
?????

Bastos 05/04/2024

Uma resenha um tanto quanto complicada, pois se trata de um livro muito bom e muito decepcionante.

O livro em si é espetacular, possui uma trama cheia de intrigas políticas e várias reviravoltas, todo o contexto historico de católicos contra protestantes é sensacional, você é transportado pra dentro do livro. Os personagens são bem desenvolvidos, seguindo aquele padrão clichê do Ken Follet, também temos uma infinidade de personagens históricos.

Um dos problemas é que o livro acaba se estendendo além do necessário, acaba abandonando alguns personagens no meio do caminho (Carlos e Ebrima) e até forçando a amizade matando uma personagem do nada e sem necessidade.

O maior problema é que ele não parece ser um livro da saga de Kingsbridge. Nos outros livros a cidade de Kingsbridge chega a ser um personagem da história, acompanhamos a sua evolução a cada página, como ela vai se expandido e se alterando, ela faz parte de toda a trama. Aqui não temos nada disso, não temos nenhuma evolução na cidade e nenhuma trama envolvendo ela, parece que ficou jogada de lado aqui.
Bastos 05/04/2024minha estante
Era pra ser 3,5 só que meus dedos gordinhos deixou 3 kk

andreiaflores 03/04/2023

Sua mente parecia uma casa que ele passara a vida inteira mobiliando. E um dia, em breve, a casa iria ruir, como acontece com as velhas construções, e então, bem depressa, tudo iria virar pó.
Que livro sensacional!!!! Estou sem palavras de raiva, frustração, alegria e tristeza.

Vivi.Montarde 03/08/2021

Ken Follett é um dos meus autores preferidos. Seus livros são sempre incríveis e marcantes. Ele tem uma habilidade de descrever a vida e o cotidiano, os lugares e o período histórico que você se sente dentro do livro. Nesta história você encontra luta pelo poder, disputa política, conspirações, intolerância religiosa e romance. Personagens fictícios se mesclam com personalidades históricas de um modo que às vezes parece que todos são reais rs

Só não dei 5 estrelas porque acho que faltou um pouco de drama e intensidade, aquela tensão que você não consegue nem respirar, como aconteceu nos dois livros anteriores (Pilares da Terra e Mundo sem fim). Mas ainda assim é maravilhoso e recomendo muito a leitura.

Lu 22/03/2020

A trilogia das rainhas lobas
Depois de ler um livro do Tio Ken, eu geralmente preciso de um ou dois dias para absorver tudo e, então poder escrever a resenha. Foi assim como o impressionante "Pilares da Terra" e o meu favorito da trilogia, "Mundo sem Fim".

Este "Coluna de Fogo, que fecha o que eu chamo carinhosamente de "Trilogia das rainhas lobas", pois, se você perceber, os três livros são situados em períodos bem específicos: o primeiro, conhecido como "A Anarquia", em que a rainha Matilda tentou, sem sucesso, ascender ao trono inglês por direito próprio; o reinado de Isabella da França, como regente de seu filho, Eduardo III e, finalmente, o fim do reinado de Maria Tudor e todo o período elizabetano. Todas elas foram consideradas mulheres extraordinárias, que fugiam ao padrão da época e, por isso, chamadas de "lobas".

Assim, o autor mostra, mais uma vez, o panorama em que ele situa suas histórias é escolhido com precisão. Se "Pilares da Terra" era um retrato da Idade Média, "Coluna de Fogo" é um panorama do terror absoluto da metade final do século XVI: não há lugar seguro, não importa se você é católico, protestante ou prega a tolerância.

A escrita de Follett brilha ao retratar as intrigas da corte francesa, a poderosa sociedade holandesa, e ao mostrar personagens históricos importantes, como Maria, a Rainha dos Escoceses e Sir William Cecil,

Porém, a divisão dos capítulos entre os personagens não é tão linear quanto nos livros anteriores. Passam-se vários capítulos sem que Margery e Ned sequer apareçam e como resultado, achei Syvie uma personagem bem mais interessante de seguir do que aquela que a sinopse me vende como protagonista, pois é a francesa que tem, em minha opinião, o tipo de construção de personagem feminina que fez com que eu me apaixonasse pela escrita do autor: ela forte, ousada e muito corajosa. Digna de suas predecessoras, Caris, Gwenda e Alyena.

Ned, por sua vez, é bem construído. Tem a mistura certa de idealismo e força. Foi muito legal vê-lo amadurecer ao longo dos capítulos. Suas aventuras foram muito emocionantes!

Embora eu tenha achado algumas reviravoltas previsíveis. Isso não me fez perder o interesse pela leitura, que tem um ótimo ritmo, especialmente no terço final. Confesso que estava ansiosa para ver como o conflito principal terminaria. O final foi realmente emocionante, mas não teve o mesmo impacto que o fim de "Pilares da Terra", em que tudo se fecha em um círculo perfeito.

Apesar de minhas reflexões, o livro é muito, muito bom e merece ser lido, como os outros dois da trilogia. Pretendo ler outros livros escritos pelo autor, pois me apaixonei por sua escrita e seus personagens.

Recomendo.

Luana 18/07/2020

Ken Follett nunca decepciona!! Livro maravilhoso assim como todos os outros.

Letícia 17/04/2021

Me emocionei de verdade com o final, estou há 4 meses lendo Follett, desde quando Kingsbridge ainda era a Travessia de Dreg.

Vai ser estranho não viver mais os altos e baixos que marcam a história da Inglaterra ao lado de tantos personagens incríveis.

Follett tem um verdadeiro dom de nos fazer viver fatos históricos e também de criar os melhores e mais odiosos violões.

Em Coluna de fogo, apesar de Kingsbridge ser importante, a historia se expandiu, viajamos para França, Espanha e até mesmo pro novo mundo.

Foi difícil ler sobre a escravidão e viver o fatídico massacre de São Bartolomeu.

Foi muito empolgante ver o surgimento da espionagem e todas as artimanhas e segredos de todos os lados.

É triste pensar quantas pessoas sofreram e ainda sofrem devido conflitos religiosos, triste em pensar que religiosos justificam massacres pela vontade divina, quando na verdade estão cegos pelo poder.

Ned Willard, Sylvie, Margery, Barney sentirei falta de suas aventuras.

Obrigada Ken Follett.

Josimar.Nunes 30/03/2020

Conflitos entre Católicos e Protestantes
O livro conta com personagens fictícios e reais como foi o reinado da Rainha Elizabeth I e como sua rede de espiões conseguiram manter seu reino, já que a Inglaterra era uns dos poucos lugares de religião protestante em volta as potências católicas do século XVl
Em meio a isso Ned Willard e Margery, dois jovens que se amam, mas que tiveram seus destinos separados, por suas opções religiosas em uma época de muita intolerância.

Pêpe 26/07/2021

Sensacional
Gente que livro maravilhoso, eu amei...
O Ken Follett consegue prender a atenção da gente, desde o começo até o final.
Não tem como contar a história desse livro, são tantas informações, tantas histórias de tantas família é muita gente, tem muitos reis rainhas, condes filhos netos, bispos padres enfim tem horas que eu tive que ver direito de quem ele estava falando, pois foram vários países que fizeram parte desse emaranhado de personagens fictícios verdadeiros.
Mas não tem como não se apaixonar pelos personagens e torcer por eles, em nenhum momento achei o livro chato nem tedioso, é muito interessante..
Eu super recomendo, quero ler todos desse autor maravilhoso

Let 23/05/2021

Coluna de fogo
opiniões gerais~ Eu comecei a ler Coluna de Fogo por ser escrito por um dos autores favoritos da minha mãe, Ken Follett e realmente me surpreendi. O livro se passa nas épocas de 1558-1606 (1620-epílogo) e te da um conhecimento real sobre os problemas daquela época, destacando a maldade, intrigas e guerras entre protestantes e católicos. Temos personagens fictícios como Ned Williard (protagonista), Margery Fitzgerald (seu interesse amoroso), suas famílias entre outros, mas também personagens que existiriam na vida real e suas histórias, como Rainha Elizabeth | da Inglaterra, Rainha Maria Stuart da Escócia/França, Sir William Cecil, entre outros (há uma lista no começo do livro com todos os personagens e outra no final explicando quais deles são reais).

pontos fortes~ A escrita e narrativa de Ken Follett são levadas de forma majestosa, com diversos personagens todos muito bem construídos, criativos e interessantes, as tramas te prendem do começo ao final do livro, são confusões atrás de confusões. Uma das minhas partes favoritas é ter os dois lados da historia, poder ver o que passa na mente de cada personagem diante da mesma situação, outro ponto que eu gostei muito é ver os personagens se cruzando ao longo da história e mudando completamente seus rumos por ser um livro que se passa da juventude dos personagens a sua velhice.

pontos fracos~ É um livro que possui relativamente MUITA narrativa, então se você prefere bastante falas, pode não gostar muito, apesar de que até eu que gosto de falas fui conquistada por Ken Follett. Outro ponto é que tem algumas partes e personagens que acabam sendo menos interessante e as vezes suas histórias persistem por diversas páginas e acaba desanimando. Última coisa mas não menos importante, eu não levaria isso como um ponto fraco, mas é um livro que da gatilho incluindo: abuso sexual, bastante sangue, pensamentos depressivos, psicopatia, então se você tem gatilho por algum desses, pode pular essa leitura.

Bom, foi isso gente, minha opinião sobre Coluna de Fogo, se vc gosta desse tipo de livro mais de época, leia!!

Carlos Nunes 26/08/2020

Além de Kingsbridge
Nesse terceiro livro da saga Kingsbridge, a fictícia cidade inglesa e sua emblemática catedral são apenas o ponto de partida para a trama, que se expande pela Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Bélgica e até mesmo o Caribe. Os irmãos Ned e Barney, filhos de uma próspera comerciante da cidade, perdem sua fortuna por conta das guerras religiosas que assolaram a Europa no século XVI. Ned torna-se funcionário da corte, enquanto Barney se transforma em marinheiro. O pano de fundo é a disputa do trono inglês por Elizabeth I e Mary Stuart, e as consequências históricas desse duelo de rainhas de religiões opostas. O livro é um prato cheio para os amantes de História, com fatos marcantes como as guerras religiosas (incluindo a infame Noite de São Bartolomeu), a derrota da - então considerada - Invencível Armada espanhola e o atentado de Guy Fawkes. Tudo isso muito bem amarrado e com a narrativa envolvente e pesquisa minuciosa que são marcas registradas de Ken Follett. Imperdível!!!!

Ari 16/03/2021

Protestante vs Católicos
Coluna de Fogo é o terceiro livro que dá sequência à Os pilares da terra, onde o ponto de partida começa com a construção de uma grande catedral em Kingsbridge. Depois de O Mundo Sem fim, já se passou 200 anos. Mas os personagens são mencionados com as gerações das famílias ou pelas construções feitas deste Os Pilares da Terra e Mundo Sem Fim. Em Coluna de Fogo, o período é 1558, e santa inquisição ainda está em pleno vapor. E nesse período que Ken Follett apresenta Ned Williard, um protestante que deseja casar com Margery Fizgerald, católica fervorosa. Mas esse casamento vai ser interrompido pelos pais de Margery, pois os pais de Magery já tem um casamento arranjando para ela, assim a família entra para a nobreza. Depois de uma quebra de contrato que os Fitzgeralds fazem com a mãe de Ned, a família perde a sua riqueza, e Ned logo escolhe servir à princesa Elizabeth da Inglaterra. Ned se torna espião da princesa Elizabeth. Assim que Elizabeth é coroada rainha, o catolicismo se revolta contra a rainha Elizabeth, ou seja, a Europa toda. Pois o objetivo da rainha é fazer com que todos tenham liberdade religiosa. Assim começa o embate entre o protestantismo versus o catolicismo. A história irá retratar como pano de fundo fatos importantes que aconteceram nesse período funesto. Entre esses acontecimentos o que se destaca são: A ascensão da Rainha Elisabeth, a morte da rainha Maria Stuart, o fatídico dia de São Bartolomeu, e a tentativa de invasão da Espanha a Inglaterra. A história é repleta de conspirações, tramas palacianas, e espionagens. Ken Follett sem sombra de dúvida é o mestre da ficção histórica.