Bendito Assalto

Bendito Assalto Domingos Pellegrini

Resenhas - Bendito Assalto

Maristela 16/01/2021

Interessante sob alguns aspectos. A forma como as vidas dos quatro envolvidos vão mudando no decorrer do plano de apenas um , a maneira como esse um tenta manipular os outros , enfim , uma história que poderia ter sido melhor contada , porém , não de todo desperdiçada.
Recomendo levemente

Antonio Maluco 31/12/2017

Texto
legal o livro e pelo jeito deve ter sido baseado em fatos reais e se for é 1 livro bem legal de se ler

Meninas que Leem 24/12/2016

Blog As meninas que leem livros
Demorei um tempo significativo para ler esse livro, apesar de ter apenas 213 páginas conseguimos conhecer bem os personagens, seus sonhos, anseios, e principalmente os motivos para fazer parte desse plano louco.
O início do livro me cansou um......

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2011/08/bendito-assalto-domingos-pellegrini.html

Isa 22/06/2014

Divertido e surpreendente
Eu amei este livro! É muito bom, me surpreendeu bastante pois eu não imaginava que seria essa história cheia de emoções. É instigante: eu dizia que ia ler só mais um pouco ou até determinada página, mas então eu me esquecia e seguia muito mais adiante. Gostei muito da forma de narrar a vida dos personagens antes do assalto; fiquei super nervosa na hora do assalto, propriamente dito; um bom desfecho, mesmo que eu imaginasse que seria outro. E ri muito em alguns momentos: efeito causado pela maneira divertida, descontraída e popular de ser contada a história. É um livro cheio de sentimento!!

claudioschamis 28/08/2012

Bendito assalto...
Depois de mais de 1 ano tentando terminar o livro, me dei por vencido. E abandonei.

Achei a mistura no tipo de narrativa estranha, a história chata e em nenhum momento senti aquela vontade de não querer largar, muito pelo contrário.

Porém lutei para não chegar ao extremo de abandonar a leitura, mas não deu. Depois de 152 páginas lidas achei que não valia a pena sofrer e ler para dizer que fui até o fim. Leitura aprendi com o tempo é para ser prazerosa e por mais doloroso que seja abandonar um livro não tive escolha.

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Classificado como 3 estrelas e meia no Murphy's Library.

Mais do que contar a história de um assalto, Bendito Assalto conta a história de pessoas. É comum divagarmos, depois de assistir ao Jornal da noite, o que leva alguém a planejar um assalto, roubar de quem quer que seja, arrombar uma casa. E se o que leva essas pessoas a fazerem isso é justificativa o suficiente para o fato. Fato, mesmo, só o de que atrás de um assaltante, existe uma história. Boa, ruim, válida ou não. Existe uma história. E Bendito Assalto conta essas história.

Guto, um jornalista, Mário, um bancário, Toninho, um ator, e Lara, uma esotérica, entram em um plano que tinha tudo para ser perfeito—e tudo para ser imperfeito também—cada um por um motivo diferente, mas todos por uma mesma razão: o benefício final do dinheiro. Aprendemos um pouco sobre a vida dos quatro em uma narrativa baseada em fatos corridos. Exceto por Lara... Lara nos fala sobre os sentimentos de toda aquela ação criminosa. Acredito que ela seja o contrapeso de um livro que, de outra forma, seria extremamente pesado.

Os personagens são cativantes o bastante para que você comece a torcer pelos vilões, mas sem deixar o mocinho—que vem a ser o segurança do banco a ser assaltado—de lado. Acabamos por torcer por todo mundo em um livro que não tem exatamente um lado ruim e um lado bom; ou talvez até tenha, mas tudo seja tão misturado que é melhor não separar.

Bendito Assalto pode ser um pouco frustrante no começo, justamente por ser um livro tão cheio de fatos. Em algumas momentos você pode ter a sensação de estar "boiando" na história, mas tudo se encaixa no final, sendo ele certo ou errado.

É um livro bastante forte, cuja narrativa não recomendo para quem for muito chegado aos pudores. Mas é um livro reflexivo, que te deixa pensando no final sobre os problemas da sociedade atual, o que é desvio de caráter e em que ponto desespero para a ser desonestidade. Fica a reflexão.

Nando 11/07/2011

Bendito Assalto!
Poucos livros conseguem, de uma forma ao mesmo tempo tão encantadora, dramática e bem-humorada, fazer com que você se identifique mais com os vilões do que com os heróis!
A leitura vale cada página!

Mariana Melo 02/07/2011

Sensibilidade Crua

"-Todo dia o sol pinta o céu de um jeito diferente pra morrer - ele lhe falou e ela lhe pegou as mãos." Bendito Assalto, pág. 134

Peguei este livro lá na Editora Leitura para ler, como quem não quer nada, porque se tem uma coisa que me atrai em uma leitura é sujeira. Seja sujeira de morte, de assassinato, de serial killer, de assalto, de sequestro... eu adoro! Mas qual foi a minha surpresa nesse livro ao ser cativada por algo muito mais profundo do que um prazerzinho mórbido. Bendito Assalto não conta só a história de um assalto. Conta as histórias humanas das 5 pessoas envolvidas, das suas relações, suas paixões, seus desejos, medos e sonhos. E o faz com estilo.

O narrador fala de forma objetiva e encantadora, seu texto nos dá vontade de saber mais, de continuar, de ler mais um pouquinho - "só mais um pouquinho" a gente pensa de noite, quando os olhos já estão pesados. Quando explora as motivações dos personagens ele nos convence da individualidade de cada um. Nos convence de que aquelas pessoas existiram - e elas existiram mesmo, já que esse é um livro reportagem. Os personagens são peculiares, interessantes e, após sermos conquistados por eles, a leitura se torna compulsiva.

Apesar da temática pesada e do caráter adulto do texto, eu achei o olhar do autor muito tenro. Com ótimas reflexões sobre a vida e os relacionamentos, o livro nos passa a sua veracidade sem ser fatual demais. Sim, a história aconteceu de verdade, mas a forma como ela é contada é encantadora, passa pelo emocional dos personagens e pelos seus sentimentos mais íntimos. Há momentos em que o tom adulto é de uma crueza que pode até assustar os mais novinhos - se for o seu caso, só leia se julgar ter maturidade para lidar com assuntos como drogas e sexo, ok? Mas para mim esse contraste da sensibilidade rasgada, que desce a seco mas com doçura, foi uma experiência nova e muito bem vinda de leitura.