Razões para continuar vivo

Razões para continuar vivo Matt Haig

Resenhas - Razões Para Continuar Vivendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lidianne Oliveira 20/03/2024

Muito bom! Não sou tão fã dos livros de "auto ajuda" mas esse me surpreendeu muito.
Como uma pessoa que sofre de ansiedade e depressão há muitos anos, me identifiquei com muitas coisas e adorei as dicas.
É bom saber que não estamos sozinhos!

Carla.Parreira 29/01/2024

Razões para Continuar Vivo (Matt Haig). Melhores trechos: "...Misturar ansiedade com depressão é mais ou menos como misturar cocaína com álcool. A experiência parece se acelerar. Quando a gente tem apenas depressão, a mente mergulha num pântano e o tempo se desacelera, mas com a ansiedade misturada no coquetel, o pântano continua sendo pântano, mas tem redemoinhos. Os monstros que lá se encontram, na água lamacenta, se movimentam constantemente feito crocodilos mutantes, a toda velocidade. A gente fica em guarda constante. Prestes a entrar em colapso a qualquer momento, mas ao mesmo tempo tentando desesperadamente não afundar, apenas para respirar o ar que as pessoas nas margens ao seu redor estão respirando com a maior facilidade do mundo... Um cérebro não é uma torradeira. É algo complexo. Pode pesar pouco mais de um quilo, mas um quilo que contém uma vida inteira de lembranças. Ele é preocupantemente mágico, na medida em que é capaz de tanta coisa, sem que nós entendamos como nem por quê. Como tudo o mais, é feito de átomos que, por sua vez, foram criados em estrelas milhões de anos atrás. E, no entanto, sabemos mais sobre essas estrelas distantes do que sobre os processos do nosso cérebro, o único item de todo o universo que é capaz de pensar, bem, sobre todo o universo. Muita gente ainda acha que depressão é uma questão de desequilíbrio químico... Na verdade, o fato de tudo estar bem externamente pode exacerbar a depressão, pois se torna maior a defasagem entre o que você está sentindo e o que deveria sentir. Se você sofre a mesma intensidade de depressão que alguém sentiria num campo de prisioneiros de guerra, mas você não está num campo de prisioneiros de guerra e sim numa bela residência no mundo livre, não pode deixar de pensar: 'Merda, tenho tudo que sempre quis, por que não estou feliz?' Dizem que a insanidade é uma resposta lógica a um mundo insano. Talvez a depressão em certa medida seja apenas uma reação a uma vida que não entendemos de fato. Se pensar bem, ninguém entende completamente a própria vida. Uma das características chatas da depressão é que é inevitável pensar na vida. A depressão transforma todos nós em pensadores..."

Camila943 11/01/2024

"As palavras - faladas ou escritas - nos conectam ao mundo; logo, falar com as pessoas a respeito e escrever sobre o assunto nos ajuda a nos conectar uns com os outros e também com o nosso verdadeiro eu."

Priscila 04/01/2024

Tranquilo
Gostei da leitura. É um livro que diz muito do que já sabemos e ignoramos. Entretanto, foi interessante.

Gabi Sousa 03/01/2024

Uma leitura leve sobre um tema tão pesado
Pra mim que já passou pela depressão e ansiedade a alguns anos atrás (foi um ano horrível por sinal, sinto pavor só de pensar em passar por tudo de novo) o livro foi extremamente interessante e me fez refletir bastante sobre a minha jornada de vida durante a leitura.

Gosto desse conselho que ele dá entre os 40 sinalizados no livro:
?37. Se o sol estiver brilhando e você puder sair de casa, saia.?

Julia Ledra 26/09/2023

Adoro esse livro!!!
Eu tenho uma paixão por livros que abordam esses temas tabu de saúde mental de forma transparente e realista. E esse é um desses livros.

O Matt Haig conta um pouco sobre a luta dele contra depressão de uma forma bem crua - ele mostra os pensamentos mais íntimos dele, os medos que ele tinha e descreve muito bem a sensação de se sentir tão sem esperanças que você quer acabar com a própria vida.

Esse livro é uma mistura de livro de memórias e auto-ajuda, e particularmente eu não concordo com alguns dos pontos que o Matt aborda aqui. Como o jeito que ele joga dúvidas a respeito do uso de medicamentos para doenças mentais ou algumas formas que ele fala sobre a depressão como se estivesse romantizando isso - por exemplo citar que autores famosos, como Sylvia Plath, criaram artes incríveis por causa da depressão, então temos que ser “amigos” dela…

Acho que essas são visões um pouco problemáticas, mas ao mesmo tempo ainda gosto muito desse livro, porque ele realmente me ajudou muito a colocar em perspectiva os meus próprios problemas.

Como ele próprio diz, “Na minha ridícula ingenuidade, eu realmente não achava que o que eu estava vivenciando fosse algo que outras pessoas já tivessem sentido.” Porque quem não entendia era tu, tu que nunca viveu isso antes, então pra ti isso é novo, mas outras pessoas já passaram por isso.

E é justamente por isso que eu amo tanto esse tipo de livro - eles me fazem sentir menos sozinha e menos doida da cabeça ❤

Bárbara 06/09/2023

Vale a pena!
Matt Haig, autor da Biblioteca da meia noite fala sobre o processo dele com a depressão, como ele seguiu e como foi aceitar algumas coisas.
Interessante ele dizer no final que é um livro de memórias, mas também informativo e com lições valiosas!

Joyce 29/08/2023

Perfeito!
Se você quer saber um pouco sobre depressão e ansiedade, ou está passando pela doença? leia esse livro!

Eu amei demais!

jbueno2023 16/03/2023

Adoro o Matt Haig
"Eu sou você e você é eu. Estamos sozinhos, mas não estamos sozinhos. Estamos aprisionados no tempo, mas também somos infinitos. Feitos de carne, mas também de estrelas." p. 222.
Conheci a escrita de Matt quando li "A biblioteca da meia-noite " e me encantei pelo modo como escreve. Ao findar "Razões para continuar vivo" confesso que quero ler todos os livros escritos por ele. Nesta obra ele relata sua experiência pessoal sobre a depressão e ansiedade de uma maneira simples, desnuda, visceral e verdadeira. Recomendo a leitura.

Daniela694 13/03/2023

Livro bom! Conta a experiência do autor com a depressão. Coisas que ele fez que o ajudaram.

?Mas, no fim das contas, é preciso mais coragem para viver do que para se matar.? - Albert Camus

Marcella.Audrea 25/12/2022

Não cativa, mas é um bom relato
Como o próprio autor do livro aborda: cada depressão é de uma forma. Eu convivo com alguém que possuiu essa doença e vi muitas diferenças, então não há possibilidade nenhuma de indicar esse livro a ela, porque não concordo com alguns pontos do livro. Por exemplo, nas questões de se tomar ou nao remédios acho que a abordagem é perigosa, mas fico feliz que alguns casos se resolvem sem a necessidade de tomá-los. Mas apesar desses pontos que divergem com o que eu penso, é um bom livro pra quem NÃO tem depressão começar a entender (mesmo que não tão profundamente assim) o que é ter depressão.

Flavia1054 13/12/2022

Meu primeiro contato com o autor foi com Observações sobre um planeta ansioso. Foi um livro que li como um abraço. Às vezes, eu sinto que a internet saturou assuntos como ansiedade e depressão a ponto de ninguém mais se importar porque estamos sempre falando de forma rasa e romantizada.
Nesse livro do Matt, me senti como se estivesse num café com um amigo, compartilhando experiências. Me senti reconfortada e representada de alguma forma.
E claro, tudo isso com várias indicações e referências a obras, falas de grandes nomes da história, o que pra mim, é o que enriquece os livros do Matt Haig.

LC Henrique 12/11/2022

Lembro que esse livro me tocou bastante e sempre o visito em momentos difíceis dessa jornada que se chama vida. Uma ótima leitura!!!

Gabi 27/09/2022

Para decidir sobre a vida
Obrigada por esse livro. As vezes é difícil conseguir enxergar um motivo pra continuar vivo. Quando se convive com a depressão é muito mais fácil enumerar os motivos para desistir, pq viver se torna doloroso ao ponto de ser insuportável. Mas há sempre motivos pelos quais podemos decidir viver, só não conseguimos enxergar naquele momento.

Aleff Coelho 24/09/2022

"Existem livros que você ainda não leu que vão enriquece-lo, filmes que verá enquanto come sacos gigantes de pipoca, e você vai dançar, rir, fazer sexo e sair para correr a beira do rio e conversar noite adentro e rir até chorar. A vida está esperando você. Você pode estar preso aqui por algum tempo, mas o mundo não vai a lugar nenhum. Aguente firme aí se puder. A vida sempre vale a pena."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6