Apenas Uma Garota

Apenas Uma Garota Meredith Russo

Resenhas - Apenas uma Garota

Natalia Livia 23/01/2022

Legal
Estava esperando o encontro do clube do livro para fazer a resenha kkkkkkk
Olha, eu achei o livro bom!
Tem várias falhas e tal. Não consegui me apegar muito aos personagens. Tinha gente que aparecia do nada, aí sumia do nada também.
Mas é legal.

Andriane 23/01/2022

Bom livro!
A leitura é super fluída e acredito que seja uma boa maneira de tratar o assunto da transexualidade para adolescentes, pois para o público adulto o enredo acaba ficando um pouco desinteressante em alguns momentos. No geral é um bom livro, porém senti falta de um desenvolvimento mais detalhado no final.

rafa 13/12/2021

apenas uma garota.
o livro é bom, achei que algumas vezes passava muito rápido e sem muito desenvolvimento dos fatos e pessoas, mas gostei igual, só o final que me deixou a desejar, podia ter tido mais detalhes e desenvolvimento

mila 29/11/2021

não consegui me apegar a nenhum personagem específico e achei a história muito arrastada, parecia que eu tava lendo um diário

Roberta666.37 08/11/2021

Perfeito. Acho que todos deveriam ler esse livro para saber o que muitas pessoas trans passam. A Amanda tem uma linda história de autoaceitação e a tentativa de construir um futuro para si mesma. Com certeza é um dos meus livros preferidos. Bee, eu te amava, amava mesmo, agora eu te odeio. Parker, sempre te odiei. Grant, gostaria de saber qual foi a escolha dele pra saber se eu gosto ou não.

Willy 30/10/2021

Eu amei muito sensível e cheio de gatilhos mas a leitura super flui, é de uma sensibilidade muito grande e vale muito pena ler. Apenas apaixonada pela Amanda.

Le.Alves 04/10/2021

Apenas uma garota
"Eu nunca me livraria do passado; ele me seguiria aonde quer que eu fosse, esperando para me sugar e me esmagar feito um buraco negro. O único jeito de escapar era continuar em movimento."
Um romance com muita representatividade, a leitura é fluída e os personagens são bem construídos.

vicklendo 03/10/2021

Gostei, mas...
Li o livro em menos de 2 dias, então saiba que é uma leitura bem fluída e a escrita é boa, dá pra imaginar as coisas acontecendo facilmente. O problema mesmo foi o desenvolvimento, não achei exatamente ruim, mas merecia um pouco mais de atenção. Tudo acontece meio rápido demais, principalmente as amizades e o romance. Os personagens são legais, mas não consegui me conectar justamente por causa do desenvolvimento deles na história, só o da protagonista que foi melhor, porque né, ela é a protagonista(ao menos isso). Além disso, algumas situações me pareceram irreais e sem naturalidade. Enfim, a história foi interessante e agregadora, apesar do desenvolvimento mal trabalhado.

drago 22/09/2021

Apenas uma Garota
gatilhos no livro: transfobia, misgendering, homofobia, suicidio, consumo de drogas e álcool, violência, assédio e abuso sexual.

A ideia é boa, mas o desenvolvimento….

Essa provavelmente foi uma das leituras desse ano que mais me decepcionou até agora. O livro tem uma proposta muito interessante e quer passar uma mensagem que eu acho super necessária, sobre a vivência de Amanda como mulher trans, sobre as coisas que ela passou e sobre como ela quer ser apenas uma garota, apenas isso, não quer ser vista diferente, ela não quer que o fato de ela ser trans mude a forma como ela é vista e como as relações dela se desenvolvem. Por mais que eu não tenha gostado do livro, reconheço que é uma leitura importante e necessária para muitos leitores, especialmente aqueles que não tem conhecimento sobre as pautas trans e buscam alguma narrativa que mostre isso de forma simples. mas como eu disse, o desenvolvimento do livro como uma história, como a narrativa de um acontecimento, é muito mal elaborado.

O livro já começa jogando diversas personagens na nossa cara. Nós mal conhecemos a personagem principal e já temos que lidar com muitas novas figuras. Com o desenvolver de todo o livro, eu não sinto que conheci nenhuma dessas personagens, elas eram muito rasas e vazias e eu simplesmente não criei empatia alguma por elas, o que é algo que eu buscava nesse livro que tem tudo pra falar de sentimentos. Mesmo os personagens que eu me interessei e pensei "gostei de você”, de alguma forma tomaram atitudes que, na minha concepção das personagens até o momento, não eram cabíveis ou lógicas, e isso não se deu só com as personagens, mas com relações entre elas também. Muitas brigas e desentendimentos que não fizeram sentido dentro da forma com que as relações estavam sendo mostradas até o momento. Muitas personagens rasas e vazias, personagens que apareceram simplesmente do meio do nada sem antes terem sido mencionadas e um desenvolvimento ruim da personalidade delas.

Seguindo para a parte do romance. O que foi isso??? O interesse amoroso de Amanda foi introduzido na história e começou a se relacionar com ela na mesma rapidez. Eu nem sequer conseguia diferenciar as personagens ainda ou criar um traço de personalidade para elas e eles dois já estavam se beijando. Senti que a autora quis trabalhar esse romance o máximo e quis introduzir ele desde cedo na narrativa, mas eu não consegui nem ao menos torcer pelo casal ou ficar feliz por eles, não sei. O início desse relacionamento começou de uma forma que não me despertou sentimento algum e inclusive me travou um pouco. Contudo, depois disso o relacionamento é sim melhor explorado, mas com esse início eu só conseguia achar tudo aquilo muito forçado.

Sem contar com esses aspectos, os acontecimentos do livro foram muito banais e os sentimentos da Amanda quanto a eles não foram tão explorados como eu esperava. Eu queria mais sentimento, queria mais reflexão, queria saber melhor o que estava se passando pela cabeça da Amanda, queria que as sensações no corpo dela fossem melhor descritas, se ela estava tremendo, com um nó na garganta, o estômago revirando. Eu senti que faltou isso.

Último fato que eu quero mencionar são os assuntos sérios tratados no livro como o suicídio, violência etc. Eu sinto que essas coisas foram jogadas em excesso e pouco exploradas ou comentadas, principalmente nas partes do livro que se passam no presente. Acho que no fim das contas, o que passa mais a mensagem da vivência trans pro leitor são os flashbacks da Amanda, pois eles mostram sobre como a transfobia e violência que ela sofria na escola e dentro de casa afetaram o psicológico dela, sobre como ela foi se descobrindo, a aceitação própria, a aceitação dos pais, os procedimentos cirúrgicos e medicinais que ela passou etc. O contraste entre o passado e o presente dela são muito diferentes e eu senti que não tinha muito uma conexão entre eles, pareciam histórias diferentes. Não sei, não me agradou muito essas intercalações.

Enfim, falando de forma mais informal agora, taquei o pau no livro, né? mas eu não acho que as pessoas devam deixar de ler. Não todas pelo menos. Se você nunca experienciou uma leitura sobre a pauta trans, acho que esse é um ótimo livro para você entender mais sobre e começar a consumir narrativas com esse aspecto envolvido, porém se você é como eu e tem conhecimento desse assunto ou faz parte da comunidade trans e sente na própria pele essa vivência, é uma leitura que eu diria não adicionar nada e não ser envolvente o suficiente. Claro que é importante apoiar escritoras trans, inclusive eu não me arrependo de ter feito essa leitura, mas tem livros com esse assunto melhor desenvolvidos. Em resumo, a pauta do livro é boa e importante, mas o desenrolar da narrativa não me agradou. Entretanto, acho que é sim uma leitura que deve ser feita, especialmente por pessoas cisgênero (pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi dado ao nascer). Claro que tudo isso é minha visão do livro e que muitas pessoas podem gostar da leitura, talvez só não tenha sido pra mim.

Adrienne 06/09/2021

A história de uma garota trans escrita por uma autora trans. Um romance MARAVILHOSO! Esse livro me ensinou TANTO que só consigo sentir gratidão por ter tido a oportunidade de lê-lo.

Ariane.Cruz 29/08/2021

Eu amei muito esse livro, tive uma experiência maravilhosa lendo ele.
Amanda é tão forte por ter conseguido passar por tudo isso, chorei quando ela fala sobre tudo que passou, da pra sentir a dor dela em cada trechinho.
Odeio tanto a Bee pelo que ela fez, não achei que isso fosse vir dela.
Chloe, Layla, Anna eu amo vcs por serem as boas amigas que a Amanda precisava.
Achei que o livro merecia um final melhor, senti falta de algumas explicações, queria saber como ela ficou na escola depois (apesar de que em um trecho da pra tirar a conclusão de que a maioria dos alunos aceitaram ela). Queria muito saber como ficou a relação dela com o Grant depois dele saber de tudo, mas tirando isso ta perfeito.
Meu trecho favorito: "Concluí que as pessoas que diziam que Deus não me amava, que diziam que não havia lugar na Terra para mim, estavam erradas. Deus queria que eu vivesse, e esse era o único jeito que eu sabia sobreviver, então era essa a vontade Dele. Era essa a minha vontade. Eu escolhera viver e, ao que parecia, enfim estava fazendo isso"
Dêem uma chance pra esse livro.

Kihazy 13/08/2021

gatilho
esse foi meu primeiro livro com a temática lgbt voltada pra transexualidade (me perdoem se não for esse o termo correto), confesso que fiquei com medo de ler, mas não me arrependo, Amanda é uma garota forte e que passou por maus bocados mas soube se firmar e seguir em frente, fiquei orgulhosa dela

recomendo!

evy 30/07/2021

Transexual
Este é o primeiro livro que leio que o personagem principal é uma pessoa Trans. Estou apaixonada.
Consegui entender coisas que não entendia. E pude sentir 0,0001% da dor que muitas pessoas sofrem.
A leitura é boa e fluída. Dá pra ler uma sentada. Chorei em alguns pontos por coisas que me tocaram absurdamente!
Bee, espero que se encontre. Chloe, você é espetacular! Anna, espero que seja livre da religiosidade! Layla você é amável.
Amanda, obrigada pela coragem, você é forte.
Melhor trecho: "Concluí que as pessoas que diziam que Deus não me amava, que diziam que não havia lugar na Terra para mim, estavam erradas. Deus queria que eu vivesse, e esse era o único jeito que eu sabia sobreviver, então era essa a vontade Dele. Era essa a minha vontade. Eu escolhera viver e, ao que parecia, enfim estava fazendo isso.".
(Contém gatilhos)

@_liv_reads 30/07/2021

Necessário!!!
N sei dizer oq faltou pra eu dar 5 estrelas. Eu AMEI a história, o cenários, os personagens? clássico clichê adolescente q a gente ama mas com representatividade.

A autora simplesmente conseguiu abordar tudo sem que ficasse pesado. É transexualidade, bi e homossexualidade, suicídio e depressão, revelação e aceitação, bullying, preconceito, assédio? simplesmente necessário.

Acho que poderia ser um pouco maior. 230 páginas foi pouco pra contar a vida da Amanda. Os flashbacks foram perfeitos para a progressão da história.

Por fim, a nota da autora? PERFEITA. Tanto o recado pra cis-gênero, como o para pessoas trans. O apoio que ela faz aos leitores trans e outros membros da comunidade? necessário demaaaaaais.