Apenas Uma Garota

Apenas Uma Garota Meredith Russo

Resenhas - Apenas uma Garota

Adrienne 06/09/2021

A história de uma garota trans escrita por uma autora trans. Um romance MARAVILHOSO! Esse livro me ensinou TANTO que só consigo sentir gratidão por ter tido a oportunidade de lê-lo.

@silviacrc 21/06/2022

merece ser lido
Tem partes tão fortes e que a gente sabe que acontecem na vida real. Recomendo que leiam a nota da autora no final do livro pra não julgarem a história.

duda202 08/04/2022

Gostei só que esperava mais // 3,0
Essa foi a primeira vez que tive contato com uma protagonista trans e posso dizer que não foi exatamente o que eu esperava. Ao mesmo tempo que é uma história pesada quando você vai descobrindo tudo o que a Amanda passou e ainda está passando é também uma história tranquila. O que eu não gostei, e é algo que a própria autora fala, é que foi escrito de uma forma muito simplificada para que pessoas CIS entendam o que uma pessoa trans sente e passa. Além disso, o romance é fofo mas eu achei muito instantâneo e eu normalmente não gosto disso. No geral achei um livro ok.

Ricardo Coutins 05/10/2017

Legal, mas problemático
O livro é legal de ler, rápido e etc mas achei a escrita extremamente rasa. Não entrei na pele da personagem hora nenhuma. Também é bemmmmmmmmm superficial em relação ao que as trans passam na vida real

Willy 30/10/2021

Eu amei muito sensível e cheio de gatilhos mas a leitura super flui, é de uma sensibilidade muito grande e vale muito pena ler. Apenas apaixonada pela Amanda.

Jon O'Brien 18/04/2020

Esse livro me arrebatou! Vale muito a pena!
Apenas uma Garota é o primeiro livro com uma protagonista trans que li na minha vida, e acabou entrando para a minha lista de favoritos não só por conta da temática, mas também pela escrita da Meredith Russo e pelo seu cuidado na abordagem da obra. Nesta resenha, saiba exatamente o que eu achei do livro!

A primeira coisa que me atraiu em Apenas uma Garota não foi a capa, embora ela seja bastante bela e tenha esse tom enigmático. O que me deixou curioso para ler o conteúdo foi a temática. Há pouquíssimos livros literários que abordam da transexualidade, e, apesar de eu ter amigas trans, me sentia na carência de conhecer obras literárias que retratassem a sexualidade de uma pessoa assim. Este livro caiu como uma luva.

O livro conta a história de Amanda Hardy, que sofreu uma agressão violenta no último ano, depois de fazer a cirurgia de redesignação sexual e passar a tomar hormônios, e que agora se muda para outra cidade, a fim de morar com seu pai, voltar à escola e superar os traumas do passado. Tudo o que ela quer é ser uma garota normal, e está decidida a esconder sua identidade de gênero porque sabe o quão preconceituosas e cruéis as pessoas podem ser quando descobrem que ela era um menino.

O problema começa quando Amanda conhece Grant, um rapaz gentil que a cativa desde o início, e fica em dúvida se deve contar a verdade a ele ou se esse é um segredo que deve permanecer consigo. É um livro que contém romance, mas acredito que ele seja bem mais dramático que romântico.

Apenas uma Garota é dividido em capítulos curtos e muito bem-pontuados. A autora consegue segurar informações importantes por algum tempo sem que o livro pareça cansativo, e toda a descrição das cenas, cenários e personagens é muito boa. A escrita da Meredith Russo não tem nada realmente muito chamativo, mas ainda assim é muito boa e responsável.

Além disso, há capítulos que não são focados no presente de Amanda, e sim no passado, antes e pouco depois de ela começar a tomar hormônios. O passado revela memórias difíceis, como a dificuldade do pai de aceitar quem ela era e o sofrimento e o apoio da mãe naquele momento tão difícil de autodescoberta.

O livro contém personagens absurdamente reais. Apesar de a história do livro ser simples, os personagens se destacam porque são muito bem-construídos, desde os preconceituosos às pessoas que apoiam Amanda. Tive algumas surpresas em relação aos personagens, algumas coisas que me deixaram triste (mas não decepcionado com a obra) e algumas coisas que me deixaram feliz. Tudo caiu direitinho, touché, então Apenas uma Garota está longe de ser um livro forçado. Teve uma cena, inclusive, que foi um soco no estômago e me fez tremer de raiva. Fiquei realmente puto. Mas gostei do acontecimento para a construção da história.

Para mim, Apenas uma Garota é um livro imensamente necessário tanto para as pessoas que se interessam pela temática quanto para as que não têm interesse algum. Meredith Russo escreveu com uma propriedade muito grande, provavelmente porque ela também é uma mulher trans, e estou louco para ler outro livro dela, embora não haja previsão de lançamento no Brasil.

Garanto que vale a pena ler. Se você não tem muito dinheiro agora, considere esperar uma promoção legal. Eu comprei o meu em uma promoção e acho que teria pagado três vezes o que paguei se soubesse que gostaria tanto da trama. Se você gostou do texto, continue acompanhando o blog e nossas resenhas!

site: https://redipeblog.wordpress.com/2020/04/18/resenha-apenas-uma-garota-meredith-russo-transexualidade/

Ju Harue 25/01/2022

História tocante, na ficção e na construção do livro.
Eu gostei muito do livro, da forma como a autora abordou a temática, a vida, os acontecimentos da protagonista, inserindo uma maneira mais clara, direta, condizente com a idade dos personagens. O final me tirou lágrimas, e a nota da autora, completou a história. Também achei incrível que ela envolveu profissionais trans em todo o processo de publicação do livro.
Enfim, recomendo demais, principalmente para pessoas mais novas. Só não vá esperando que seja um livro mais adulto, com a temática abordada como tal, a própria autora diz que seu objetivo era simplificar ao máximo a história de Amanda.

"Eu não sou corajosa ? falei, deixando escapar um sorriso. ? Para ter coragem é preciso ter escolha. Eu sou apenas eu, sabe?"

Susu 07/07/2021

O livro que pode ser resumido em uma única palavra "FORÇA"
Eu ja li esse livro tem um tempo porém como estava sem internet vim fazer apenas agora, então não sei se a resenha vai ficar boa mais esse livro é incrível e merece reconhecimento.

O livro vai contar a história de Amanda uma menina transexual , abordando vários temas como a auto-aceitação e a meneira como muintas pessoas veem as pessoas trans e é claro que não podemos nos esquecer do bom romance.

A maneira que a autora escreve faz agente sentir a dor eo medo da perssonagem nos mostrando um pouco das dificuldades das pessoas trans(oq me fez ver como elas são fortes e ousdas por simplesmente serem quem realmente são).

Nico 28/01/2021

É um livro doce e sensacional, amei cada página.
Amanda é nossa personagem principal, ela habia acabado de se mudar de cidade a procura de autoconhecimento e afirmaçao de sua identidade. Queria viver normalmente e recomeçar sua vida.

Ela ainda nao estava preparada para novas amizades ou algo do tipo, mas Grant acaba entrando na sua vida rapidamente sem que ela perceba.

Ficara com muito medo de que seu passado pudesse interferir em sua amizade, porem aos poucos ela vai se sentindo confortável para se abrir. O medo da rejeição das pessoas é imenso oque nos deixa muito apegados a historia.

Um livro leve e mt incrível...eu Amei demais e é perfeito pra sair da ressaca literária.Um dos melhores romances lgbt que eu ja li.

Renata - @luardelivros 19/02/2020

Surpreendentemente lindo
Um dos livros mais lindos e emocionantes que já li. Não há uma forma de não se emocionar com Amanda, e não querer aconchegar essa menina em um abraço. Uma história repleta de reflexões, onde podemos apreender mais e compreender melhor sobre pessoas trans, amor, amizade, família, lealdade.

Peguei esse livro despretensiosamente, repleta de uma curiosidade do seu conteúdo, e sem ideia de que se tornaria um dos meus favoritados.

hwllfireclub 24/09/2020

muito bom!
eu gostei mt do livro, amei a personagem e a escrita da autora mas eu sinceramente esperava só mais um pouquinho desse livro, senti que desanimei em algumas partes pq fica tudo muito repetido, os acontecimentos são distantes de um para outro então você não fica com aquela coisa de "ESTOU EM CHOQUE" mas o livro é legalzinho, com capítulos curtos e bom desenvolvimento dos personagens

Adda 28/07/2021

Palmas
Me deixou nervoso, me deixou feliz? Tão bem feito e com uma protagonista tão linda, tão interessante. Achei desnecessário usar o nome morto dela, mas mesmo assim um livro perfeito :)

Roberta666.37 08/11/2021

Perfeito. Acho que todos deveriam ler esse livro para saber o que muitas pessoas trans passam. A Amanda tem uma linda história de autoaceitação e a tentativa de construir um futuro para si mesma. Com certeza é um dos meus livros preferidos. Bee, eu te amava, amava mesmo, agora eu te odeio. Parker, sempre te odiei. Grant, gostaria de saber qual foi a escolha dele pra saber se eu gosto ou não.

Ariane.Cruz 29/08/2021

Eu amei muito esse livro, tive uma experiência maravilhosa lendo ele.
Amanda é tão forte por ter conseguido passar por tudo isso, chorei quando ela fala sobre tudo que passou, da pra sentir a dor dela em cada trechinho.
Odeio tanto a Bee pelo que ela fez, não achei que isso fosse vir dela.
Chloe, Layla, Anna eu amo vcs por serem as boas amigas que a Amanda precisava.
Achei que o livro merecia um final melhor, senti falta de algumas explicações, queria saber como ela ficou na escola depois (apesar de que em um trecho da pra tirar a conclusão de que a maioria dos alunos aceitaram ela). Queria muito saber como ficou a relação dela com o Grant depois dele saber de tudo, mas tirando isso ta perfeito.
Meu trecho favorito: "Concluí que as pessoas que diziam que Deus não me amava, que diziam que não havia lugar na Terra para mim, estavam erradas. Deus queria que eu vivesse, e esse era o único jeito que eu sabia sobreviver, então era essa a vontade Dele. Era essa a minha vontade. Eu escolhera viver e, ao que parecia, enfim estava fazendo isso"
Dêem uma chance pra esse livro.