Apenas Uma Garota

Apenas Uma Garota Meredith Russo

Resenhas - Apenas uma Garota

SJFRUTI 10/09/2023

Perfeito, mas o final me decepcionou.
Eu passei um tempo sem ler por conta da minha leitura anterior não ter me agradado tanto, mas esse livro superou minhas expectativas. Ele é fofo, bonito e triste ao mesmo tempo, a personagem principal conseguiu transparecer todos os sentimentos, você consegue sentir aproximação e empatia por ela, a história dela é... O livro retrata bem uma história de superação de uma garota trans, que cresceu sentindo que não merecia viver, que foi agredida verbalmente e fisicamente por todos e de certa forma, até mesmo pelo pai, que sofreu bullying e saiu da cidade só para tentar ser normal depois de tantos anos conturbados. Pra mim foi perfeito, eu gostei da dinâmica, gostei da escrita e de como a história foi contada, gostei dos personagens e principalmente do romance entre a Amanda e o Grant, pra mim eles foram um dos casais com o sentimento mais fofo e ingênuo que eu já li, talvez tenha acontecido um pouco rápido demais, mas eu gostei deles juntos. Eu só achei que o final deixou um pouco a desejar, mas tirando isso foi um livro que eu gostei muito.

"Apenas uma garota" é um livro que fala sobre Amanda, ela é uma garota trans que desde pequena sofreu bastante com esse seu lado, desde na próprio casa... Por conta de seu pai e as brigas frequentes dele com sua mãe, o bullying que ela sofria na escola quando ainda era Andrew, era praticamente uma perseguição e a pressão que o pai colocava para ela ser o garoto que era na época, que era uma mistura de raiva e preocupação, pioraram tudo, seus pais se divorciaram, enfim. Ela tentou se matar, foi a terapias e foi difícil até mesmo pra mãe dela entender. Foi uma das coisas que eu mais gostei que durante todo o livro, a narrativa prezou em mostrar o passado da Amanda e como ele levou a tornar o que ela era naquele momento.

Em dado momento, ela foi morar com o pai por uma coisa que aconteceu e é então que toda a história se desenrola a partir daí. Uma narrativa poderosa que mergulha nas profundezas das experiências de uma pessoa trans na sociedade contemporânea. Amanda, uma jovem transgênero, enfrenta desafios inimagináveis enquanto busca seu lugar no mundo. Desde cedo, Amanda sente o peso das expectativas sociais e da intolerância em relação à sua identidade de gênero. Ela luta com sentimentos de alienação e inadequação, e em determinado momento, a vida parece insuportável. Ela chega ao ponto de acreditar que não merece uma vida normal e que nunca encontrará aceitação verdadeira. No entanto, tudo muda quando Amanda decide ir morar na cidade de seu pai. Lá, ela encontra um novo começo, repleto de surpresas e oportunidades. Amanda forma amizades sinceras com pessoas que a aceitam plenamente como ela é, proporcionando um senso de pertencimento que ela nunca havia experimentado. Além disso, Amanda conhece um namorado incrível, cuja ternura e compreensão a ajudam a curar suas feridas emocionais. É uma história comovente que explora temas de identidade, aceitação, amizade e amor. Ela ilustra como, mesmo em face da crueldade do mundo, a resiliência e a busca por um lugar onde se pertencer podem eventualmente levar a uma vida plena e significativa.

O livro mantém o foco principalmente no mundo emocional e na jornada pessoal de Amanda. O autor habilmente nos leva a um mergulho profundo em seus sentimentos, dilemas e triunfos. Ao fazer isso, ele nos permite sentir empatia e compreensão profundas em relação à experiência de Amanda como uma pessoa trans em uma sociedade que nem sempre a aceita.

A relação entre Amanda e Grant é realmente cativante e amorosa. Eles formam um casal incrível e sua química é palpável. No entanto, o desenvolvimento dessa relação e o final podem ter me deixado com o sentimento de que faltaria algo mais. No entanto, essa ambiguidade no final também pode ser vista como uma representação realista da complexidade das relações humanas. Muitas vezes, não temos respostas definitivas, e a vida continua com suas incertezas. Talvez o autor tenha escolhido deixar o destino de Amanda e Grant em aberto para que possamos interpretar e imaginar seu próprio desfecho para o casal.

Mas pra mim, faltou algo no final, eu gostaria de ver mais sobre como poderia ter sido... Como poderiam ter superado isso, achei que faltou alguma coisa. Mas em relação a tudo, o livro é PERFEITO! Eu realmente amei e acho um livro muito necessário.

leplusem 18/08/2023

Sensível
Amanda me conquistou desde o primeiro capítulo, e ela com certeza merecia não passar por aquilo nunca mais

O que me conforta é que talvez ela tenha finalmente seu final feliz, mas queria muito saber mais sobre o depois ?

Enfim, o tema foi abordado de forma sensível, mas acho que faltou mais o "encher linguiça", as coisas aconteceram muito rápido e às vezes eu tinha que parar e ler de volta pq não entendia como que os personagens apareceram em outro cenário do nada

No mais, gostei bastante, quase foi um 5?

Mikaella21 15/08/2023

Esperava mais
É um bom livro? porém muito clichê e sinto que a abordagem poderia ter ido maia a fundo ! Mas foi legal a leitura

Thauanni 22/06/2023

Muito mais pesado do que eu esperava
Fui lá, toda pimposa, achando que o livro ia ser um romance fofinho (não sei por que tinha enfiado isso na cabeça) e a autora me taca todos os gatilhos possíveis. Esse livro é pesadinho, trata de uns temas bem sérios como homofobia, transfobia, depressão, suicídio e outros. Por isso já fique avisado antes de ler.

A história foi melhor do que esperava, muito tocante e sensível, adorei demais. Achei que a autora abordou todos esses tópicos de uma forma muito sensata. Gostei muito das personagens, especialmente a Amanda. Que personagem linda, ela é tão incrível que quis muito ser amiga dela. Mas as outras são muito boas também, as amigas dela, até do Grant eu gostei. Achei muito foda como a autora trouxe esses personagens, eles são muito reais, são imperfeitos e erram, mas depois tentam acertar, dá pra crer fielmente que eles possam existir no mundo afora. AMEI a relação da protagonista com o pai, o desenvolvimento foi >>>

Como uma menina cisgênero, o livro me refletir bastante sobre os privilégios que eu tenho e nem percebo. Me fez compreender ainda mais a luta de pessoas trans. É um livro que todo mundo deveria ler, sérião. Apesar de o intuito não ser explicar sobre o conceito de pessoas trans, é extremamente necessário e importante de ser lido do mesmo jeito.

“De um jeito ou de outro, percebi, eu não estava mais triste por existir. Eu merecia viver. Merecia encontrar o amor. Naquele momento eu sabia – e acreditava – que merecia ser amada.”

Juceli 02/02/2023

"Eu merecia viver. Merecia encontrar o amor. Naquele momento eu sabia- e acredita- que merecia ser amada."

Anne 21/01/2023

"Seu passado não impede que você tenha um futuro"
O livro é maravilhoso, os personagens são reais e você consegue se identificar e criar ligações fictícias. Eu sabia que teria partes que não seriam fáceis, mas a autora conseguiu escrever de maneira incrivelmente especial. É um livro que indicaria com 100% de certeza.

Carla1167 08/01/2023

"Qualquer coisa, qualquer pessoa, é melhor que um filho morto"
Quando li esta frase no livro, fiquei emocionada de diversas maneiras. Definitivamente é uma das reações que qualquer pessoa LGBTQIA+ deseja ouvir dos pais, mas, infelizmente, são realidades que maioria não possui. Amanda Hardy, é uma garota trans que deseja viver como qualquer outra pessoa e é impedida por uma sociedade retrograda que não aceitam e fingem que existem pessoas de cores e identidades diversas. Por várias páginas do livro, como uma pessoa LGBT, eu ficava em estado de alerta esperando qualquer sinal de violência que pudesse ocorrer com a protagonista e absorvi, com muita angustia, um ponto de vista que não me pertencia por ser uma garota cis. As notas da autora foram muito esclarecedoras e, como ela afirmou, não é uma educadora e sim uma contadora de histórias. Entretanto, mesmo que seja apenas um conto fictício, ficou claro que Amanda é uma menina, feminina e hétero e ela é válida, independente de seus órgãos sexuais assim como as pessoas trans da vida real. Esse livro me permitiu que eu pudesse compreender apenas uma parte do que é ser uma pessoa como Amanda e lutar todo dia por sua identidade.
LuAsa0 18/01/2023minha estante
esse livro é maravilhosoo

Mah Mac Dowell 31/12/2022

Um livro LGBT. Em que Amanda é uma adolescente transsexual e está lidando com o início da sua transição, com o preconceito e julgamento da sociedade, de seus colegas e até mesmo de seu pai.

Como não poderia deixar de ser, em razão da temática, é um livro muito forte, pesado e sensível ao mesmo tempo. Eu amei que nos tira da nossa bolha para mostrar uma realidade que não é nossa. Gosto de livros assim porque nos ensinam a ser mais empatia.

E quem não tem segredos? Quem não se envergonha de algo, de seus ?defeitos?. Quem não tem medo de não ser amado?

Achei uma lição de vida no sentido de que devemos sempre buscar a felicidade independente do que os outros vão achar ou como vão julgar. Por outro lado, devemos nos esforçar para largar os preconceitos que a sociedade impõe e cuidar mais da nossa vida e deixar os outros serem felizes do jeito que acharem devido.

Um livro que todos deveriam ler.

Rai 21/11/2022

Primeiramente, acho importante dizer que o livro contém gatilhos.

Mas fora isso, é muito adorável esse livro e devia ser mais falado. É muito legal ver um romance mais "clichê", leve, bem fantasia adolescente, com uma protagonista trans.

É uma leitura que devia ser feita por todos (tinrando aqueles sensíveis aos gatilhos) :
- Aos pais de pessoas trans para que talvez possam entender melhor o lado dos filhos;
- Às pessoas cis de qualquer idade para entender um pouco melhor sobre a transexualidade, desprender de certos achismos e preconceitos e quem sabe receber uns tapas na cara sobre o tema
- Às pessoas trans que talvez se entendam melhor por meio da personagem e acho que deve ser reconfortante ver um romance tão bacana fora do mundo heteronormativo, para que se sintam pelo menos um pouquinho nais representada

mayanneee 19/11/2022

necessário!
admito que não sabia o que sentiria ao ler uma história tão pouco vista no mundo literário apesar de ser uma pauta tão necessária. O livro consegue trazer e abordar situações e sentimentos tão delicados na vida de uma transexual de modo que consegui TANTO sentir o que a personagem passava. Sem dúvidas é um livro que eu recomendaria e que deveria ter mais visibilidade

Eduardo 19/11/2022

Necessário, mas esteriotipado.
Começo essa resenha com uma frase para você, leitor que está em dúvidas se dá uma chance ao livro: A resposta é sim. O livro vale a pena sim ser lido. Conta a nós uma história muito clichê e que em qualquer protagonista padrão seria fácil, mas que se torna cheia de complicações pelo fato da Amanda ser trans.
É uma história necessária tanto para as pessoas trans, quanto para as cis. Pode deixar o coração quentinho de quem é como a Amanda, além de demonstrar representatividade; já para quem não é como ela, pode ajudar a entender como é a vida de pessoas assim e estimular a empatia.
O livro trata de muitos gatilhos e se você for muito frágil a isso, talvez valha a pena tomar cuidado durante a leitura.
Há uma interseção entre alguns capítulos com flashbacks que contam com uma página de papel mais escuro. Nelas, vemos a Amanda antes da transição e como foi alguns traumas de sua vida até realmente conseguir viver como quem realmente é. Apesar dos gatilhos, conta com momentos agradáveis e que confortam o peito.

Apesar de tudo isso, não poderia deixar de ressaltar: É esteriotipado e irreal. Amanda é aquela garota trans que se descobriu desde cedo, que conseguiu hormônios rapidamente, que conseguiu ter passabilidade; etc.
A autora ressalta no final do livro que era mesmo a intenção deixar a vida da Amanda desse jeito para que fosse uma "introdução" ou algo assim, para as pessoas cisgeneros no mundo das trans. No entanto, não gostei tanto de alguns elementos.
Amanda se muda após sofrer algo grave e magicamente seu pai, que a ignorou durante anos, decide aceita-la (há problemas no relacionamento deles, mas para ter sido tão ruim, achei a mudança repentina demais). Na primeira semana de vida nova, já consegue um namorado, já consegue amigas que as levam para festas, álcool, drogas, enfim. Coisas que pessoas como ela normalmente não passam. Foi algo mágico demais.

No mais, recomendo o livro e os defeitos citados não anulam a qualidade da escrita de Meredith Russo.

Gabrielle.Conto 04/11/2022

Simplesmente incrível, um livro extremamente necessário e humano, com personagens muito bem feitos e incrivelmente fáceis de se identificar e, claro, muita representatividade. Meredith Russo consegue criar um enredo simples que é muito bem equilibrado entre momentos de tensão, tristes e momentos leves que aquecem o coração.
Apesar de ser uma história com muitos estereótipos, a Amanda vive muitos momentos que fazem parte do cotidiano de pessoas trans, pensamentos extremamente reais que me emocionaram muito. Recomendo demais, principalmente pra pessoas cis que querem entender melhor a mente de pessoas trans e pessoas trans que buscam se entender como pessoa ou procuram algo que a conforte e mostre que não estamos sozinhes

Larissa Freitas 06/07/2022

O livro aborda a transexualidade de uma forma leve, com o intuito de deixar a história com uma linguagem mais acessível (leiam a nota da autora), apesar de conter vários gatilhos e alguns termos inadequados? O plot foi fraco porque a história terminou meio ??? Mesmo assim, recomento demais. A escrita é ótima e fluida, capítulos curtos e passado/presente intercalados para acompanhar a evolução da personagem. Adorei! Apesar de ter esperado mais profundidade em alguns momentos?