Fantasia Despedaçada

Fantasia Despedaçada Ana Ferrarezzi

Resenhas - Fantasia Despedaçada

Kellys 11/05/2023

Fantasia despedaçada
Quando Regina aceitou maquiar a noiva de Fabio seu ex marido não sabia ela que estaria ali de novo frente e frente com o seu passado e sua historia, Ela começou sua historia desde literalmente o começo, contou como foi abusada pelo pai do seu namorado, como ela afastou ele e ele foi embora pra outro país, falou sobre ter sido tantas vezes espancada pelo seu pai, que decidiu sair de casa como a irmã, mas como não tinha muitas opções foi trabalhar em uma casa de prostituição, mas como ela tinha foco juntou dinheiro e mais tarde pagou a sua faculdade de odontologia, que fazia com muito amor, conheceu Fabio com quem ficou noiva, mas sem que ele soubesse ela fazia mais que cuidar do dentes de seus pacientes que detalhe muitos eram antigos clientes, até conhecer o filho do seu socio Gilmar que lhe apresentou a sua destruição as drogas do qual ela já tinha fugido tanto.
Desse momento em diante a sua vida e um tamanho desastre. Ela perdeu a carreira o seu marido, foi internada diversas vezes e sempre que saia fazia pior, ela teve vários choques perdeu a sua irmã sua melhor amiga, reencontrou Augusto seu amor de infância que agora também está disposto a ajudar, então que ela pede ajuda a Laura mãe de Fabio para consertar a sua fantasia de carnaval que está aos trapos, em troca Laura disse que ela precisa estar bem para poder lhe devolver a fantasia.
Uma historia fantástica de superação de destruição de perdas e ganhos de amor e de renuncias, Regina só queria ser amada e encontrou o contrario disso, mas a vida pode ser muita mais bonita do que as viagens que ela tem quando usa drogas e seus amigos estão dispostos a mostrar isso para ela.

mile e uns livros 18/02/2022

O livro é bem explícito, gatilhos: pedofilia, violência doméstica, vício em drogas?
Gostei dos personagens, mas o final me pareceu bem fora do que seria possível dentro daquele contexto.

Bettah.Costa 24/11/2021

Dava nada e sai com uma lição para vida. Esse livro tem tudo sem nenhum pudor. Todos deveriam conhecer essa obra de arte

Sarah Santiago 21/07/2021

O livro conta de como uma infância foi devastada e terrivelmente sua inocência levada junto, quando Regina passou por uma série de situações dentro e fora do caos familiar. Depois disso, cada decisão foi indo a ladeira a baixo.

Quennick 26/03/2021

Blog Eureka Mundo
Adentrando a essa história, iremos embarcar em um universo paralelo do livro o velho vestido de noiva. Reencontramos Amélia e Fábio, mas agora iremos ser apresentados ao passado de um deles, especialmente sobre Regina a ex-esposa de Fábio. Regina é o resultado de um ambiente hostil e repleto de problemas, vivia sendo agredida por seu pai, sua mãe não tinha condições de tirá-la dessa vida de maus-tratos junto com sua irmã, além de outros detalhes. Embora tudo parecia trevas, acompanhamos suas desilusões mas também sua força de vontade de recomeçar e materializar uma vida ideal, conforme seus sonhos com Fábio, até que chega o divórcio. Será que Regina conseguirá sobreviver em meio a todas as marcas de seu passado e os conflitos do seu presente?

Quando eu li o título desse fiquei imaginando o porque de ser "fantasia despedaçada". Nesse livro vamos acompanhar perdas, reviravoltas, medo, dilemas e temas muito fortes que abrangem nossa sociedade. Mas o que mais me chamou a atenção é que através da vida da personagem compreendemos o nome dessa obra, acredite não teria nome melhor. Se você quer um livro forte e realista, essa é a pedida.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/03/fantasia-despedacada.html

Carotti 24/01/2021

Vida real
O livro conta a história de Regina. Ela é viciando em drogas e sexo.

É impressionante como a autora consegue criar de um enredo pesado, algo fácil de se ler. Coml ela consegue realmente refletir a alma dos personagens.

Esse livro traz reflexões humanas e essenciais.

Geralmente não leio dramas, porque não gosto. Mas esse livro está n minha lista de favoritos.

Rafa Hitomi 21/10/2018

Fantasia Despedaçada
“Descobri que muitas crianças que sofreram abuso sexual e/ou violência, tendem a repetir esse padrão ao se tornarem adultas, no esforço de controlar o trauma que se impôs em sua infância. Isso porque uma criança não tem mecanismos para entender ou proteger sua mente. Como uma esponja, ela capta os eventos como lhe são mostrados a ela e molda sua vida e escolhas levando em consideração esses eventos. Mas eu tenho minha opinião: como ela poderia lidar saudavelmente com assuntos dessa natureza quando esses mesmos assuntos também não são digeridos e lidados de forma saudável por adultos?”

Conhecemos Renata, a ex esposa “doida” de Fábio, do livro O Velho Vestido de Noiva (o livro da resenha anterior). Entendemos aqui os motivos de uma mulher chegar ao fundo do poço e nadar nele.

A protagonista lida com a agressão física do pai desde pequena. Devido à renda vir unicamente do pai, porteiro de um condomínio, a mãe não pode opinar sobre a “educação” exercida. Sua irmã mais velha sai de casa assim que consegue um “emprego”, que se revelou ser prostituição.

Ao avistar Augusto nos corredores do prédio, Renata conhece o amor. O primeiro beijo ocorre em uma festa de Carnaval. Mas, a pureza e a inocência da garota, na época com treze anos, é perdida quando o pai de Augusto abusa sexualmente dela. Augusto sem saber do ocorrido, se muda deixando-a sozinha.

Ela conhece a prostituição como uma forma de exercer poder sobre o homem, mas é nesse momento que Renata afunda. Ela é apresentada às drogas, foi um “vício” à primeira vista.

Após alguns anos, Augusto a procura e ela passa a reconsidera todas as suas escolhas. É com a ajuda das mulheres da vida de Fábio que Renata volta a sonhar. No processo de desintoxicação, Donna aparece. Uma mulher bonita e confiante, que se torna madrinha e mostra como a vida pode ser diferente.

Dessa vez, a desintoxicação ocorrerá? E o amor por Augusto a salvará do passado e presente desastrosos? Renata conseguirá se reerguer e enfim chegar a liberdade tão sonhada?

site: https://rasgaapagina.com/?p=77

Daia @contandocapitulos 26/08/2017

Uma leitura intensa.
“Ninguém, em sã consciência, gostaria de ficar em destaque em um filme de terror.”

Regina, a ex-esposa de Fabio, foi apresentada em “O Velho Vestido de Noiva” e todos que já leram esse livro incrível devem se lembrar de que ela não era a personagem mais adorável do mundo. Em “Fantasia Despedaçada” vamos mergulhar no passado dessa mulher inconstante e entender quais foram os motivos que a tornaram a personagem que conhecemos.

O livro conta toda a história da vida de Regina, da infância até a maturidade. São recordações que a traumatizaram, sofrimentos, perdas, enfim, toda a sua jornada de declínio e redenção.
A história trata de assuntos delicados como violência doméstica, estupro, prostituição e abuso de drogas, isso tornou a narrativa bem pesada, possibilitando entender como Regina chegou ao fundo do poço.
No primeiro livro não consegui compreender o que havia acontecido para Regina ser como era, a aparição dela foi um tanto superficial e sob a perspectiva de terceiros. Neste livro a história é contada em terceira pessoa, mas com memórias dela. Ela própria conta os acontecimentos de sua vida em terceira pessoa para Amélia. Isso mudou minha percepção sobre a história.
Em “Fantasia Despedaçada” vi uma Regina totalmente diferente. Na realidade, ela nunca teve uma chance real de ser uma pessoa melhor, sua vida foi uma coleção de traumas e infortúnios que acabaram com sua personalidade, inocência e esperança. Ela foi o mais forte que pode, aprendeu a lidar com a dor, mesmo que por meios totalmente errados. Ela buscou uma libertação e acabou em prisões cada vez maiores.
Criei uma empatia forte por ela, sofri por suas tristezas e dificuldades, por toda a injustiça que sofreu. A imagem de vilã do primeiro livro foi totalmente desconstruída.

A estrada para abandonar tudo que destruiu sua vida foi longa, dolorosa, mas ao mesmo tempo bonita de acompanhar. É incrível como pessoas com bom coração podem ser fundamentais em momentos difíceis. Regina teve a sorte de encontrar pessoas que se importavam o suficiente com ela para buscarem formas de fazer a diferença, de mostrar-lhe que havia outras possibilidades para seguir.
Há vários personagens cativantes na história, alguns velhos conhecidos, outros que surgiram ao longo da narrativa e abrilhantaram ainda mais o contexto.
A edição ficou belíssima, uma capa maravilhosa, que tem tudo a ver com a história.
Mais uma vez Ana Ferrarezzi me surpreendeu. Sou fã de seu trabalho e não me canso de indicar a todos. Esse foi seu livro mais intenso, um mergulho na mente perturbada de uma mulher que perdeu tudo, mas mesmo assim encontrou força nos amigos e em seu próprio interior para recomeçar.

site: https://www.instagram.com/p/BYR5E8Vn3w_/?taken-by=tchelivros

Lina DC 23/07/2017

"Fantasia Despedaçada" é narrado em terceira pessoa e tem como protagonista a Regina, ex-esposa de Fábio (um dos protagonistas do primeiro livro). No primeiro livro sabemos que Regina é uma viciada em drogas que coloca Fábio em uma situação delicada, mas sua história ainda não havia sido contada. Agora, chegou a vez dela e os leitores irão acompanhar sua triste trajetória.
Mesmo vivendo com medo constante, Regina era uma garotinha cheia de luz e carismática. Seu pai trabalhava como porteiro no prédio em que moravam e foi lá que aos 13 anos, Regina conheceu Augusto, um jovem de 15 anos. Foi com ele que ela teve seu primeiro beijo durante o carnaval, fantasiada de odalisca.
Foi agarrada nessa memória que Regina, nos dias atuais, pede para Laura, Mimi e Letícia restaurarem sua antiga fantasia... Letícia é irmã de Fábia e dona do Atêlie. Sua mãe Laura e tia Mimi trabalham lá e as três sempre tentaram dar apoio a Regina, mesmo quando a situação com o vício das drogas chegou a um ponto extremo.
Regina está em recuperação no presente, mas para conseguir o perdão de Fábio e Amélia, ela conta sua história para Amélia e é a partir dessas memórias que o leitor compreende a vida difícil que Regina levou.
Regina cresceu em um lar onde seu pai Raimundo, era um homem abusivo. Ela, sua mãe Vera e sua irmã Maria viviam rodeadas pelo terror, pela incerteza de quando seriam golpeadas pelos grandes punhos de Raimundo. Vivendo de forma simples e humilde, essas três mulheres sobreviviam. O medo era constante e mesmo quando resolveram tomar uma atitude, foram encaminhadas para um abrigo estadual. A situação do abrigo era tão precárias e perigosa, que Dona Vera decidiu voltar para o marido, onde o perigo pelo menos era conhecido.
A situação em casa era difícil, mas pelo menos ela tinha Augusto. Até que um dia ela é vítima de outro tipo de violência e seu interior se despedaça. A partir daí Regina não enxerga esperanças para um futuro e começa a se envolver com drogas e a vender o próprio corpo para consegui-las, na tentativa vã de esquecer...
"Fantasia Despedaçada" é uma obra com um enredo sensível e delicado. A autora Ana Ferrarezzi escreveu a história de Regina de forma que o leitor reconheça o problema da violência contra a mulher em nossa sociedade. Regina é uma mulher em meio de milhares, que sofreu inúmeros tormentos até chegar o momento de sua ruptura. Sua história é triste, mas também é uma centelha de esperança. Em meio a tantas recaídas e percalços, enxergamos uma mulher que está pronta para viver plenamente pela primeira vez na vida.
Assim como o livro "O velho vestido de noiva", esse novo livro traz inúmeros sentimentos para o leitor. É possível enxergar os personagens como indivíduos vivos, conhecidos e reconhecê-los nos rostos de amigos, familiares e conhecidos.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Foi encontrado um único errinho na página 229, mas nada que interfira na compreensão do texto.

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/

Ilkeline Radiche 05/07/2017

Resenha de Fantasia Despedaçada
E tipo uma continuação de O velho vestido de Noiva só que o foco vai ser só uma personagem

" A Fantasia de odalisca é composta por quatro partes. O véu utilizado para tampar parte do rosto, o busto, a saia ou a calça transparente e a calcinha. Algumas vezes, habitantes outros acessórios que compõem o vestuário, como véus para os braços, ou espadas, ou leques. "

O livro se passa no O velho vestido de noiva só que vamos conhecer mais o passado de Regina o antes e o depois da ex-esposa de Fábio.

O livro se passa paralelamente com O velho vestido de noiva lá os personagens principais são Fábio e Amélia, já em Fantasia despedaçada a protagonista será Regina uma viciada em drogas e a prostituição.

Regina viveu em um ambiente complicado, seu pai espanca sem motivo algum tinha um temperamento difícil pois do nada começava a quebra as coisas, morava em um pequeno apartamento onde seu pai era o porteiro com sua irmã Maria e sua Mãe Vera que não tinha condições de tirá-las desses maus tratos... Aos 13 anos Regina conhece Augusto por quem nutrir um sentimento por ele, era jovens demais para entender suas paixões. Já sua irmã Maria de 18 anos se prostituia tinha conseguido sair de casa. No Carnaval sua mãe estava fazendo uma fantasia de odalisca para poder curtir nas ruas do Rio de Janeiro iria com Augusto aquele dia seria especial daria seu primeiro beijo.
Tempos depois sua vida muda após sofrer um abuso que lhe destrói um que tinha de inocência e sua alma envergonhada decide não conta para ninguém o que acontece. Augusto acaba tendo que ir embora, anos se passaram agora ela tenta concluir sua faculdade de Odontologia.

" Foi nesse momento que ela sentiu algo se descolar de seu corpo. Talvez a sua capacidade de confiar no outro. Poderia ser a capacidade de consolar-se em meio a suas fantasias e manter a solidez mental. Tudo se despedaçou: seus sonhos, suas escolhas, seu futuro, seus relacionamentos... suas fantasias. "

Ao conhece Fábio viu uma chance de construir uma família lhe agradará. Mas, a vida e cheia de surpresas e armadilhas...

"Estava só. De fato, não havia solidão maior do que perceber que não tinha parte de si mesma. "

Perdas, reviravoltas, surpresas e um final surpreendente real e impactante. Regina não é apenas uma personagem é mais uma da sociedade que se perdeu no mundo das drogas, que nem sempre conseguir sair desse buraco.
Será que Regina conseguirá sair desse mundo e recomeça?

Temos temas fortes como violência contra a mulher, drogas, estupro e prostituição de um jeito verdadeiro como realmente acontece no mundo real traz a verdade nua e crua

" Eu perdi muito... eu odeio as drogas. - Não, você não odeia as drogas. Apenas se sente traída como se estivesse se relacionado com um grande amor que lhe faz mal."

Um livro intenso cheio de altos e baixos e profundo ao mesmo tempo um pouco de revolta, raiva porque alguns personagens poderiam ter feito mais para ajudar Regina

"Bem, perdeu tudo... pois finalmente se deu conta de que não havia solidão maior do que perder parte de si mesma."