Entre Cabras e Ovelhas

Entre Cabras e Ovelhas Joanna Cannon

Resenhas - Entre Cabras e Ovelhas

Nana 21/10/2017

Envolvente, doce e divertido!
Este livro foi uma surpresa deliciosa, não esperava muita coisa e acabou entrando para meus favoritos.
Uma trama original com personagens interessantes que não são nem heróis e nem vilões, apenas pessoas normais que poderiam morar na nossa rua. As meninas Grace e Tilly são muito fofas.
A história gira em torno de um grupo de vizinhos, moradores de uma vila no interior da Inglaterra, e que guardam segredos do passado, além do sumiço misterioso de uma das moradoras no presente. A narração é feita a cada capítulo em uma das casas da vila no ano de 1976 e em algumas partes no ano de 1967.
Os capítulos contados por Grace e Tilly dão a leitura uma visão inocente e super divertida.
Com uma escrita simples e inteligente, a autora conseguiu expor as falhas e as complexidades dos seres humanos mostrando seus comportamentos diante da amizade, lealdade, preconceitos e mentiras.
​Adorei e quero ler muitos mais desta autora (este é seu primeiro livro!)
Fabiana 07/01/2018minha estante
Acabei hoje e gostei muito!
De cabras e ovelhas, todos temos um pouco ;)

Laís - Mania de Livro 25/05/2017

A delicada trama de Entre Cabas e Ovelhas se passa na Inglaterra de 1976, em uma pequena vila com mistérios e famílias peculiares.

Certo dia, uma das moradoras desaparece. Ninguém sabe o que aconteceu... Alguns acreditam que a Sra. Creasy tenha sido assassinada e jogada no rio, ou que o seu sumiço tem a ver com o estranho homem da casa 11. Há quem especule que o seu marido a matou.

A tensão entre os moradores é enorme. Juntos, eles escondem um escabroso segredo. E, a cada dia que a Sra. Creasy passa desaparecida, é mais um motivo que os leva a crer que ela descobriu a verdade. E que está se preparando para revela-la ao mundo.

Tilly e Grace, as duas garotas que dão cor a história, decidem que irão encontrá-la. Se Deus está em todos os lugares, elas acreditam que um bom lugar pra começar a busca seja procurando por Ele. Então, enfim, a verdade vai se mostrando.

Pra mim, as piores histórias são as que tratam da crueldade do ser humano, por isso esse livro se tornou assustador, na minha opinião. Nessa trama, a gente percebe claramente o poder das palavras e dos julgamentos.

O ponto chave desse livro é a narrativa encantadora. A autora não dá as respostas ao leitor - ela as joga sutilmente durante os capítulos e, cabe ao leitor, interliga-las. Nada fica explícito aqui. Entre Cabras e Ovelhas é um livro onde deve se abusar da sua percepção.

A história mostra alguns flashbacks, o que aguçou ainda mais a minha curiosamente. Eu simplesmente AMEI os personagens e a forma como a autora interligou as histórias de cada um. Como é narrado pela Grace (uma criança), o livro possui certa sutileza. Ela faz altas sacadas geniais sobre os adultos e seus comportamentos!

Se você gosta de um livro de mistério que envolva muito mais do que um suposto crime, esse é o livro que você estava procurando pra se tornar sua próxima leitura! Fiquei horas refletindo sobre o final e sobre as consequências dos nossos atos.
Fernando Lafaiete 25/05/2017minha estante
Nunca tinha ouvido falar deste livro... Mas sua resenha me fez ficar bem interessado.

Nicoly Mafra - @nickmafra 21/06/2017

Resenha - Entre Cabras e Ovelhas
Em 1976, em uma pequena vila da Inglaterra, a Sra. Creasy, moradora da casa n. 8, desaparece - alguns acreditam que ela tenha fugido, outros acreditam que ela tenha sido assassinada.

Depois da notícia do desaparecimento da Sra. Creasy, Grace e Tilly, garotinhas de dez anos, resolvem procurar pistas sobre o que de fato aconteceu com a vizinha, mas também aproveitam a jornada para sair à procura de Deus, pois - de acordo com o pároco da região-, se existe Deus em uma comunidade, ninguém se perderá.

Além do mistério do desaparecimento da Sra. Creasy, há um segredo que o bairro manteve por quase vinte anos, e ainda os próprios segredos de cada morador. A Sra. Creasy gostava de visitar seus vizinhos e era uma boa ouvinte – será que ela desapareceu por causa de algo que descobriu?

Entre Cabras e Ovelhas é um livro sobre julgamento e preconceito, uma estória incrível que nos mostra como as pessoas podem ser cruéis e como as mentiras podem afetar a vida daqueles que estão à nossa volta.

Com uma narrativa excelente, Joanna Cannon, deixa o leitor preso ao livro com a quantidade de pistas e informações que são deixadas durante as descrições e os diálogos. Porém, o detalhe mais interessante é como a autora brinca com a narrativa de momentos mais intensos – dos adultos – e com a narrativa de momentos mais inocentes – de Grace e Tilly -, o que torna a leitura agradável e viciante ao mesmo tempo.

Neste livro somos apresentados à muitos personagens, porém eles são muito bem desenvolvidos; senti que conhecia os personagens com profundidade e me senti muito conectada, principalmente com as meninas, Grace e Tilly - amadas!

Fiquei encantada com Entre Cabras e Ovelhas, este livro realmente me conquistou. Este é aquele tipo de livro que deixa uma marca, faz com que você reflita sobre seus atos. Recomendo muito a leitura – especialmente para quem gosta de um bom mistério!

site: www.instagram.com/nickmafra

Leo Gois 20/07/2017

Há verdades e "verdades"
Não se trata necessariamente de um livro religioso, a religião é abordada de forma geral, porém o suspense que a autora emprega ao longo das páginas, nos faz refletir e re-pensar sobre a bondade do homem. Um dos pensamentos mais interessantes para as personagens Grace e Tilly, é que em suas mentes está nítido e claro que, (baseado nas próprias palavras da bíblia), sobre o quão ordenadas e fiéis são as Ovelhas e o quanto as Cabras são mal vistas, "metaforicamente falando é claro". O Deus punidor que irá perseguir as cabras e recompensar as ovelhas.  E a conclusão desse esteriótipo bíblico, leva Tilly a refletir que nem todos são cabras ou ovelhas, tudo é uma questão de quem está avaliando isso, assim como um dia Jesus foi julgado por ser a Cabra de seu tempo e longos anos após sua morte teve sua imagem alterada e provando uma nova verdade para uma nova sociedade, que foi repassando ao longo dos anos como verdade absoluta. Leia o review completo no link!

site: https://mundohype.com.br/review-entre-cabras-e-ovelhas-de-joanna-cannon/

Annie - @queriaseralice 11/07/2017

Amei!
“Coisas ruins nos encontram. Elas nos procuram. Pouco importa se tentamos ignorá-las, nos esconder ou andar na direção oposta. Elas acabam por nos descobrir eventualmente.
É sempre só uma questão de tempo.”⠀

Inglaterra, verão de 1976.⠀

Grace e Tilly são duas garotinhas espertas, muito amigas e moradoras de uma Vila bastante peculiar. Certo dia, uma senhora – conhecida por todos como sra. Creasy – desaparece. Sem motivos e sem deixar rastros. Quem leva a culpa? Primeiramente o calor. Afinal, ele nos deixa um tanto fora de si e agitados, não é mesmo? ⠀

Porém, Grace e Tilly acreditam que o culpado não é ele, e elas decidem procurar a resposta batendo em todas as portas e procurando por Deus. Ora, ora, Ele? 🤔 Sim. Para elas e para o pároco da igreja, somos como ovelhas. Quando desviamos do caminho, Ele nos encontra e nos leva para casa.⠀

A busca pela sra. Creasy e por Deus acaba por mostrar que todos os adultos daquela Vila possuem segredos e alguns mentem por proteção – de si ou de outros.⠀

Se as duas encontram Ele, a sra. Creasy ou seja lá o que surgir pelo caminho eu não posso afirmar, mas preciso dizer: que livro incrível! 😍⠀

Entre Cabras e Ovelhas contém humor, doçura, mistério, aventura e muito amor envolvido. Grace e Tilly são duas crianças com questionamentos que não param de aparecer! Os diálogos entre as duas, a sra. Morton e Walter Bishop – o “vilão” da história – são simples e ao mesmo tempo fascinantes.⠀

Recomendo muito! A edição da @editoramorrobranco está, como sempre, impecável. Eu amei a escrita, os personagens, tudo! Já estou com saudades da Vila. 💙

site: https://www.instagram.com/p/BWLxkn7lOtP/

Jeff.Rodrigues 22/01/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Nada como o olhar de uma criança para as situações mais banais do nosso cotidiano. Ainda desprovidas daquele bom senso de convivência social, elas traduzem, em sua inocência, muito da realidade que nós, adultos, adoramos maquiar ou ignorar. É através do olhar de duas garotinhas em sua busca por Deus na pequena vila onde moram, que Entre Cabras e Ovelhas desnuda e investiga as diversas ações humanas e seus impactos na vida de cada morador daquela área. O resultado é uma obra divertida e encantadora, um tanto cruel, mas que persiste em nos provocar reflexões muito tempo depois de virada a última página.

Microcosmo do mundo, a Vila onde a história de Entre Cabras e Ovelhas se passa concentra a diversidade representativa ideal dos tipos sociais e, principalmente, dos comportamentos humanos. O sumiço de uma moradora é o gatilho que desencadeia a narrativa. A partir do momento em que a sra. Creasy sai de cena, o caldeirão de especulações e fofocas borbulha. Nada diferente do que cada um de nós está mais do que acostumado a viver e fazer em nosso dia a dia. O disse-me-disse em torno da sra. Creasy é o mesmo que fazemos com nossos amigos, familiares ou em grupos de WhatsApp. Mas a história vai além, porque a Vila guarda seus segredos, e esse desaparecimento acaba trazendo tudo à tona.

É pelo olhar de duas garotinhas, Grace e Tilly, que vamos acompanhando e desvendando dia após dia o comportamento de cada morador. Após ouvir um sermão em que o padre dizia que Deus está em todos os lugares, as duas decidem sair à procura de Deus ali na Vila. Elas acreditam que se encontrá-Lo, a sra. Creasy retornará. E aí… Como encontrar o Todo Poderoso? Como identificar os seus sinais? Como separar o joio do trigo, ou as cabras das ovelhas? Começa então uma divertida investigação em que nenhum detalhe é perdido e onde Joanna Cannon brinca com mensagens escondidas sob frases ou atitudes, aparentemente inocentes, mas que guardam inúmeros significados.

Os comportamentos dos personagens adultos expõem as fraquezas e vícios humanos. Nada escapa ao olhar da autora. Cada porta que se abre, descortina pessoas normais, comuns. Cada casa guarda pré-julgamentos, ódios, bondade, desilusão, passados sombrios, medos, traumas, segredos que prejudicaram pessoas, segredos que poderiam mudar a vida de pessoas. Ao percorrer a Vila encontramos uma miscelânea de atitudes humanas e vamos percebendo como cada atitude isolada, ao se combinar, acabou influenciando no todo, na comunidade. E onde estaria Deus nesse meio?

As respostas para as muitas perguntas que vão surgindo no livro aparecem em pequenas peças, soltas pelos capítulos. E à medida que o quebra-cabeças vai sendo finalizando e descobrimos o segredo que liga cada morador, podemos até ficar chocados, mas atire a primeira pedra quem não conhece nenhuma situação que se assemelhe. Entre Cabras e Ovelhas mostra que é muito difícil separar esses dois animais. Afinal, ninguém está imune às fraquezas humanas. Nem mesmo a garotinha Grace resiste, em determinada passagem em que a vaidade suplanta a amizade.

Narrativa envolvente e inesquecível, Entre Cabras e Ovelhas reúne toda a inocência e pureza infantis a críticas ácidas sobre o comportamento humano. Mesmo após o fim, os atos desses personagens ainda ecoam em nós. Acabamos por concluir que todos somos iguais e carregamos nosso lado cabra e nosso lado ovelha.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/01/17/resenha-entre-cabras-e-ovelhas-joanna-cannon/

Michelle Trevisani 19/05/2017

Aquela leitura perfeita que deixa marcas na gente!
De imediato, quando esse livro chegou as minhas mãos, com essa capa e esse título, notei que teria uma conexão com ele. Uma boa conexão. Sei lá, tem livros que a gente sente essa vibração logo que coloca as mãos. Como é um lançamento eu não sabia muita coisa da história. Eu não sabia o que esperar dela. Mas sabia, bem lá no fundo do meu coração (hahah eita que piegas) que eu me renderia a esse livro.

E o primeiro capítulo, foi um dos primeiros capítulos mais espirituosos, cativantes, e marcantes que li nos últimos tempos. Sério gente, meus olhos brilharam logo no primeiro capítulo. E fiquei com tanto medo de avançar na leitura e de repente me decepcionar com o final! Mas está é a prova de que, o livro todo me emocionou muito, que o final foi perfeito, e cá estou feliz da vida com uma leitura concluída e linda de se apaixonar perdidamente hahah!

Entre cabras e ovelhas vai nos contar a história de uma pequena vila. Ambientada no ano de 1976, quando vizinhos ainda se encontravam nas ruas para conversar, bater papo no coreto central, ou simplesmente tomar um chá ali e acolá (pena que hoje em dia quase não temos mais isso. Tenho vizinhos que nem sei o nome, culpa de ambas as partes, já que estamos tão acostumados ao nosso pequeno mundinho particular). E como em toda pequena vila, tudo mundo sabe da vida de todo mundo. Bem, quase todo mundo. Alguns segredos foram muito bem escondidos. Alguns segredos permaneceram em silêncio por anos. E o recente sumiço da senhora Creasy colocou em polvorosa toda a vizinhança. Parece que a senhora Creasy sabe coisas demais. Ela era muito solidária aos vizinhos, logo estava na casa de um e de outro todo dia. Quando se participa muito da vida das pessoas assim logo acaba sabendo coisas demais.

Há muitas suspeitas em relação a esse sumiço: suspeita-se que o marido tenha dado um fim em sua querida esposa; suspeita-se que talvez ela tenha posto fim à própria vida; mas a maior suspeita de todas gira em torno de um morador, o morador da casa 11, Walter Bishop, um vizinho que é mantido bem longe de todos e que é considerado um excluído, julgado sem ter realmente cometido algum crime, mas que aparentemente é misterioso demais e estranho demais para ser considerado parte da vila. Sua casa é aquele tipo de casa que se é proibido aproximar. Todos da vila sabem disso. Todos sabem que Walter Bishop não é boa gente. Ele tem uma máquina fotográfica que utiliza para tirar fotos sem permissão das pessoas. E rola boatos que ele fez coisas no passado das quais deveria pagar e pagar muito.

Muito se especula sobre esse desaparecimento da senhora Creasy. E Grace e sua amiga Tilly estão realmente incomodadas com essa situação. Parece que depois que a sra Creasy sumiu a vila não é mais a mesma. Estão todos a flor da pele, todos medrosos e com a pulga atrás da orelha. Colocam a culpa no calor excessivo, mas Grace sabe que não é só isso. Então essas duas detetives mirins (já que são duas crianças mega fofas de 10 anos que dão uma cor super alegre em todo esse drama) resolvem procurar motivos pelos quais a senhora Creasy resolveu deixar a vila. E o principal motivo suspeitam é que talvez tenha sido culpa de Deus. E que quando encontrarem Deus, a senhora Creasy também será encontrada. Mas como procurar Deus em uma vila? Sair de porta em porta, procurando em cada casa será a solução. Mas Grace e Tilly encontrarão muito mais do que Deus. Encontrarão respostas duras e sinceras para as quais garotas de 10 anos talvez não estejam devidamente preparadas, e vão descobrir aos poucos que uma pequena vila esconde mais segredos do que deveria esconder.

Leia o restante da resenha lá no blog e também minha opinião desse livro maravilhoso!!! >> Blog Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2017/05/resenha-entre-cabras-e-ovelhas-de.html

Anne - @literatura.estrangeira 26/07/2017

Entre Cabras e Ovelhas é um livro que vai ser narrado por toda uma vila em terceira pessoa e também em primeira pessoa pela garotinha Grace de 10 anos. A história é contada em dois tempos: no inverno de 1967 e verão de 1976, que é o presente.

Logo no começo percebemos que aconteceu algo muito trágico em 1967 que acabou abalando todos os moradores, mas a revelação vai vindo com o passar da narrativa. Já em 1976 acontece o desaparecimento da sra. Creasy, e a vizinhança começa a agir de forma estranha. Isso não passa despercebido pela Grace e sua amiguinha Tilly. Elas acabam colocando na cabeça que o problema todo é porque Deus está sumido e se elas o encontrar, a sra. Creasy vai voltar e as pessoas voltarão ao normal. Então elas vão a procura de Deus, literalmente. Elas batem de porta em porta procurando por ele e é aí que nós leitores vamos conhecendo a personalidade dos moradores e alguns fatos que aconteceram em 1967 e também no presente.

"— Somos todos ovelhas — respondi — E ovelhas precisam de um pastor para mantê-las a salvo. Foi o que disse o pároco."

A partir daí a trama vai girando em torno do que aconteceu em 1967 e também porque a sra. Creasy sumiu. O que aconteceu com ela? Ela vai voltar? Os acontecimentos se interligam? Essas são perguntas que vamos fazendo ao longo de todo o livro, o que me incomodou um pouco, pois como leitora creio que os autores têm que ter a perspicácia de ir dando pistas mais concretas ao longo do livro, sem deixar que o leitor descubra de cara e sem deixar para a última página.

"Olhando para trás, não consigo me lembrar de quando tudo começou a dar errado. Era difícil de dizer, mas sei que dava para sentir sua chegada pelo cheiro do ar. Como a chuva."

Outro ponto que me incomodou também, mas que achei que daria para ser contornado, é a escrita bem poética. Ela usou uma linguagem muito rebuscada na narrativa da Grace, que tem apensas 10 anos. Ao meu ver ela tinha que ter sido mais simples nesse ponto e ter explorado mais esse tipo de narrativa em terceira pessoa. Afinal, uma criança de 10 anos, por mais inteligente e "madura" que seja, não vai saber os nomes dos pássaros que gorjeiam em tal árvore.

Mas a história trás alguns temas muito interessantes como as aparências, o julgamento, fofocas. Às vezes julgamos as pessoas por aquilo que nós vemos e não podemos ser assim. A história nos trás também uma pequena reflexão sobre o Alzheimer, mesmo que sutil, mas muito interessante.

"É estranho como o passado muitas vezes invade o presente como um intruso perigoso e indesejado. Porém, sempre que o passado era convidado a entrar, sempre que presença era solicitada, ele parecia se desvanecer no ar e nos fazer duvidar de que houvesse mesmo existido."

Eu achei a escrita maravilhosa, mas daria para ser mais aproveitada. Como eu disse no começo, o livro, mesmo que narrado em terceira pessoa, possui tantos pontos de vista de tantas pessoas, que me deixou bem confusa. Eu comecei a não saber mais quem era marido de quem, quem era filho de quem, e a leitura foi se arrastando, mesmo estando louca para saber o que tinha acontecido.

Mas o que não me incomodou em nada foi essa edição MARAVILHOSA. Gente, é muito amor que eu tenho por essa editora. Olha o detalhe dessas ovelhas e cabras, ficou demais!

Enfim, o livro não me agradou porque eu sou bem crítica com o propósito de cada elemento dentro da história e eu senti falta de várias explicações em algumas situações e até mesmo aparições de alguns personagens.

Sei com certeza que tem gente que vai adorar o livro, inclusive depois de ter lido, eu fui atrás de algumas resenhas para tentar entender porque esse livro não me pegou, e percebi que fui exceção. Mas tenho meus motivos. Acho que o significado da leitura é tão pessoal que não tem como comparar a sua experiência com a das outras pessoas e se eu tenho uma coisa pra falar aqui é para que leiam e tirem suas conclusões à respeito da história.

"As escolhas que fez são agora parte dela. Costuraram-se à pessoa em que se transformou e, quando ela se detém para ver quem é, descobre que o tecido com o qual foi modelada começava a sufocá-la."

site: http://www.literaturaestrangeira.com.br/2017/05/resenha-entre-cabras-e-ovelhas-por.html
Jesse 28/12/2017minha estante
Eu nao estou curtindo esse livro, e exatamente pelos motivos que vc mencionou! Estou pensando em abandonar. Ja dormi pela terceira vez lendo ele.

Paulo 15/07/2017

Quem mora em cidades pequenas sabe o quão prazeroso é habitar tais lugares: clima fresco, tranquilidade, uma certa liberdade. Mas, ao mesmo tempo, o ambiente de uma cidade pequena pode ser opressivo. Todos controlam a vida de todos. E esse pequeno núcleo fica desconfiado quando existe um elemento estranho coexistindo com eles. É esse cenário idílico, porém opressivo que a autora conseguiu representar de maneira incrível em seu romance.

Gostei demais da escrita da autora. O que ela faz na narrativa é incrível porque ela alterna entre uma escrita em primeira pessoa e outra em terceira pessoa. Não é algo simples de ser feito e exige técnica e experiência. Os capítulos narrados em primeira pessoa são do ponto de vista da Grace apresentando suas aventuras ao lado de sua companheira Tilly. Nesses capítulos a autora precisa mostrar o mundo através dos olhos de uma jovem menina de dez anos. Toda a ingenuidade e a leveza de uma menina que está se encontrando com o mundo, se maravilhando e se desiludindo. Já os capítulos em terceira pessoa são apresentados de diferentes pontos de vista dos moradores da cidade. A dificuldade aqui é apresentar o mundo nos olhos destas pessoas. Mesmo que não esteja em primeira pessoa, a narrativa é uma em terceira pessoa muito próxima, ou seja, nós continuamos a enxergar apenas o que a pessoa está vendo e pensando.

Também existe uma alternância entre capítulos no presente e no passado. Nesse ponto a escrita se encontra com a narrativa pela necessidade de completar o quebra-cabeças que é essa história. A cada novo flashback novas informações, mesmo que sutis, são apresentadas ao leitor. A escrita da autora é muito gostosa e na metade da história eu já devorava oitenta ou cem páginas de uma só vez só de curiosidade de saber o que viria a seguir. Alguns capítulos são bem curtinhos tornando a leitura veloz. Outros capítulos são maiores fazendo com que o leitor penetre a fundo na mente dos personagens e reflita sobre as decisões que eles tomaram para si.

Para aqueles autores que desejam aprender a como desenvolver bem seus personagens, fica a dica desse livro. Joanna Cannon dá uma aula de como construir personagens com vozes diferentes. Tirando Grace e Tilly que são as duas gracinhas dessa história, todos os personagens são humanos demais. Todos tem seus contornos bem delineados: qualidades, defeitos, trejeitos, tiques. A autora desenvolve subtramas para todos tocando em elementos como xenofobia, preconceito, bullying, alcoolismo, casamento, adultério, velhice. O que mais me surpreendeu foi o crescendo desses personagens ao longo da história. No começo, a narrativa se foca mais na duplinha Grace e Tilly, mas depois os outros personagens acabam pedindo passagem e tomam conta da história.

Aqui novamente vemos como os três elementos da resenha que eu apresento (escrita, personagens e narrativa) se fundem em uma coisa só. Não dá para dissociar uma coisa da outra nesse livro. A construção de personagens é intrinsecamente ligada à escrita e à narrativa. Por exemplo, Brian é um personagem que sofre ao viver com uma mãe que o cerca de todos os lados. Acabou por formar um personagem que é inseguro o tempo todo na história. Ou Sheila que é o estereótipo da mulher fútil. A quantidade de tramas que são apresentadas ao longo da história é fascinantes e todas se ligam ao plot principal.

Minha única crítica é a falta de desfecho para alguns personagens. Senti que a autora poderia ter finalizado algumas narrativas de uma maneira melhor. Ou o surgimento de novos personagens na metade final da história que só serviram para a construção de algumas situações. O que aconteceu a esses personagens? Algumas subtramas como a doença da Dot (apesar da revelação no finalzinho) ficam para trás. Eu entendo o que a autora quis fazer ao deixar muita coisa em aberto, mas me deixou um pouco frustrado.

Ah, tem uma situação no finalzinho que eu acho que ficou ruim quando foi traduzido. O "Ela está chegando" se refere ao pronome it em inglês. It pode ser tanto ele como ela, mas é normalmente usado para coisas. Fica essa observação para quem já terminou de ler o livro e vai entender porque eu fiz essa observação a respeito de uma frase que vem poucas linhas a seguir. E a frase não se refere ao ônibus e nem a quem está chegando. É uma metáfora.

Bem, quanto a narrativa, ela é muito gostosa. Raramente eu consigo me divertir e me emocionar tanto ao mesmo tempo. A história começa de um jeito tão doce e gentil com as duas meninas e depois ganha ares de complexidade e tensão que acabam trazendo o leitor para dentro daquele mundo. Algumas frases da Grace e da Tilly são tão bonitinhas. O que eu vou falar não é spoiler porque acontece nas vinte primeira páginas... Elas procurando Deus é muito bonitinho. E a forma como a autora consegue construir frases tão profundas com a inocência das duas meninas é de uma doçura ímpar. Também é legal como são criados alguns plots bem interessantes para as duas meninas, lidando com a amizade das duas e a relação que ambas tem com suas respectivas famílias.

Sobre o lado mais adulto, a construção de mundo feita pela autora é de suma importância. Ela conseguiu reproduzir bem o ambiente de cidade pequena na história. Em alguns momentos da narrativa, a impressão é que eu estava em um ambiente claustrofóbico e que todos na rua e em suas casas estavam me observando. Me lembro de ter conversado rapidamente com a representante da editora e ela havia me dito que a comparação com A Garota no Trem era exagerada por causa das meninas. Olha, digo o contrário. Parece sim com um thriller principalmente quando as coisas começam a serem reveladas. O leitor fica se perguntando: quem fez isso? quem fez aquilo? Digno de uma boa história desse gênero. E novamente... o final não me agradou. Aberto demais... inconclusivo demais. Fiquei um pouco chateado, mas não tirou nem um pouco o brilho da narrativa criada pela autora.

Entre Cabras e Ovelhas é um romance incrível que vai te colocar frente a frente com o que há de pior nas cidades pequenas: o ser cidade pequena. Grace e Tilly conquistaram o meu coração como as minhas protagonistas preferidas. E esse livro tem uma cara de série de TV; aquela carinha simpática, aquele rostinho posudo de série. Queria demais ver esse livro ganhando outras mídias porque essa é uma história que fala a todos nós. Que fala de amadurecimento, de casamento, de preconceito e de tantas outras coisas. Você vai se divertir e se emocionar com os personagens dessa pequena cidade do interior da Inglaterra.

site: www.ficcoeshumanas.com

Moni Luz (@leituravoraz) 02/08/2017

Um deleite literário.
Entre Cabras e Ovelhas é um livro delicado e sensível. O personagem principal não é necessariamente uma pessoa, mas uma vila. A vila, com seus moradores, suas pequenas casas e seus segredos. A vila, onde o calor está insuportável; a vila de onde desapareceu a Sra. Creasy.
É incrível como Joanna consegue levar o leitor até a vila, faz com que ele de sinta morador, vizinho daquelas pessoas; faz com que o leitor sinta o calor; faz com que o leitor sinta que segredos espreitam pelas paredes bem fechadas de cada casa daquele lugar.
Desde que a Sra. Creasy desapareceu, a vila já não é mais a mesma. O que aconteceu realmente com a Sra. Creasy? As suspeitas são inúmeras e as respostas, nenhuma.
Achei genial que são exatamente duas crianças que decidem investigar esse sumiço. Com aquele olhar sapeca e esperto; com a inteligência pura e aguçada que só uma criança é capaz de ter, Grace e Tilly decidem procurar pela Sra. Creasy. Mas por onde começar? Ora, essas crianças são levadas á missa com constância, e os adultos lhe disseram que Deus está em todo lugar. Então onde Deus estava quando a Sra. Creasy desapareceu? Eis a sacada genial das duas: se encontrarem Deus, encontrarão a Sra. Creasy e poderão trazê-la de volta á vila.
Assim, acompanhamos Grace e Tilly irem de casa em casa procurando por Deus. Elas entram na casa e no misterioso mundo oculto de cada adulto que ali habita. Aos poucos, os segredos vão sendo revelados, pequenos segredos de cada um, jogados aqui e ali, que se entremeiam e se transformam em um segredo maior, em um segredo da vila, nossa personagem principal.
A loucura sã do Sr. Creasy, que só quer encontrar sua mulher; Brian, o adulto que nunca realmente cresceu; a Sra. Morton, sempre gentil e prestativa; o jardim perfeito do casal Forbes; entre outros personagens multidimensionais e cheios de camadas.
Grace e Tilly percebem que há algo muito errado: porque, afinal, as pessoas parecem, de certa forma, satisfeitas com o desaparecimento da Sra. Creasy? Porque todos acham que o estranho morador da casa 11 tem algo a ver com isso?
Ah, o morador da casa 11. A ovelha negra da vila, mas uma cabra na visão de todos os outros moradores. O morador da casa 11 é um homem mau; o morador da casa 11 deve ser expulso da vila; o morador da casa 11 não presta!
Grace e Tilly não entendem o porque de odiarem tanto um homem que aparentemente não fez nada de mais. E, além disso, porque não conseguem encontrar Deus? Teria ele abandonado a vila, assim como a Sra. Creasy?
Pobre Sra. Creasy! Conversava com todos, sabia muito sobre todos, sabia muitos segredos...foi muita coisa para ela dar conta.
Aos poucos, o desaparecimento, os segredos, tudo vai se interligando numa narrativa sensível e bela, na qual a autora aguça a sensibilidade do leitor, sem dar nenhuma resposta pronta, mas espalhando segredos aqui e acolá até que tudo se transforma em algo muito maior.
Entre Cabras e Ovelhas é um deleite literário, uma das melhores leituras que realizei até aqui esse ano. Joanna capturou muito bem as nuances do ser humano, sua bondade, sua crueldade, seu medo, sua vontade de aceitação, o desejo de viver em comunidade se sobressaindo ao indivíduo...um retrato bonito e difícil de encarar, mas importante na mesma medida.

site: https://www.instagram.com/leituravoraz/

Fabii 04/08/2017

Sem Palavras
“Eu queria perguntar qual era o motivo, e por que Deus precisava ser tão misterioso em sua maneira de agir, mas a srª Forbes havia retirado a lista do bolso”.

Uma Narrativa envolvente, bem definida, de fácil compreensão. Uma estória que te prende, emociona, faz refletir e surpreende.
“Entre Cabras e Ovelhas” ficou nos meus favoritos. O livro traz uma trama muito interessante, aborda um assunto como DEUS de forma simples, mais ao mesmo tempo intensa. Não é um livro religioso, mas nos faz pensar bastante sobre Deus.
Além disso, a estória também traz como tema o caráter do ser humano, a pequinês da raça humana, o julgamento que fazemos com as primeiras impressões. Com certeza, é um daqueles livros que você tira várias mensagens com ele, e quer levar com você para todo lugar!
Foi ótimo!

site: https://ficadicablogger.wixsite.com/ficadica

Thalia Rodrigues 15/07/2017

?
Inglaterra, 1976.
A Sra. Creasy desapareceu misteriosamente e a vila toda se pergunta o que pode ter lhe acontecido.
Algumas pessoas acreditam que o marido a matou; outros dizem que ela se suicidou; e também há aqueles que desconfiam do estranho morador da casa 11, suspeitam que ele está, de alguma maneira, ligado a esse sumiço repentino.

Grace e Tilly tem apenas dez anos, mas o modo estranho como os moradores começaram a agir depois desse sumiço não passa despercebido por elas.
Juntas, elas resolvem procurar respostas para o desaparecimento da Sra. Creasy.
Batendo de porta em porta, as duas garotinhas começam a sua busca por Deus, pois se Ele realmente está em todo lugar, talvez Ele saiba onde encontrar a Sra.Creasy.
Nessa busca, Grace e Tilly irão descobrir que a Vila onde moram esconde um trágico segredo.

O livro conta com a narrativa compartilhada entre primeira e terceira pessoa, intercalando os capítulos com relatos de Grace e sua busca, para no próximo passar a ser narrado em terceira por algum morador da Vila. Esse fato pode incomodar alguns leitores, pois pode ser bem confuso, mas ele funcionou perfeitamente bem para mim, já que esse tipo de narrativa é a que mais me agrada.
De fato, os moradores da rua guardam um grande e terrível segredo, e alguns ??capítulos flashbacks?? nos dão pistas sobre ele, somente algumas pistas mesmo, cabe a nós somar um mais dois para montar o quebra-cabeça que é esse livro.
Grace e Tilly são duas personagens encantadoras, que dão certa leveza à trama, e o modo como elas estão sempre analisando o comportamento adulto é genial, posso estar louca, mas esse fato me fez lembrar um pouco de O sol é para todos.

Entre cabras e ovelhas é um livro espetacular que te faz questionar seus próprios atos, pois ele traz temas muito importantes como as fofocas e de como muitas vezes nos deixamos levar por elas, e também sobre o pré-julgamento e de como as vezes julgamos alguém sem o total conhecimento dos fatos.
Enfim, mais um livro favoritado pra lista.
Só posso dizer que recomendo, e muito.

Kelly Martinez 14/10/2017

Não julgueis para não seres julgado!
A primeira vista esse livro pode parecer mais um thriller policial, onde duas meninas tentarão desvendar o desaparecimento de uma vizinha da vila onde moram... ledo engano!
A história, que tem como mote o tal desaparecimento, vem narrando, passo a passo, o comportamento humano e toda a sua mesquinhez!
Através da lógica infantil das duas amigas, protagonistas da história, vamos sendo apresentados aos personagens, moradores da vila, onde aconteceu o desaparecimento!
Daí por diante, nos deparamos com preconceito, injustiça, fofoca, mentiras, vergonhas é uma série de comportamentos tão comum ao ser humano!
O livro é singelo mas dessa singeleza nascem diversas reflexões.
Com o intuito de trazer a vizinha desaparecida de volta à vila, a autora, através de Grace e Tilly (a minha favorita, sem dúvida), faz uma viagem em busca de Deus e com isso vai demonstrando, sutilmente, a fraqueza do ser humano. E isso, foi uma grande sacada! Tanto é que o leitor conclui tudo o que aconteceu na vila sem que a autora diga nada abertamente! O óbvio grita aos olhos! Mas o mais interessante que isso, o mistério em si, vira mero coadjuvante perto dos personagens construídos!
O livro é ótimo! E Joanna Cannon é um nome que deve ser anotado para outras leituras.... com certeza!
Recomendo!
thais.moore 14/10/2017minha estante
ainn quero muito ler :)

Kelly Martinez 14/10/2017minha estante
Acho a cê vai gostar!

Nath @sobre.ler 13/06/2017

Doce e Assustador
Quando a sra. Creasy desaparece a Vila é inundada por desconfianças e temores. Logo começam a surgir teorias e suspeitas. Uns suspeitam que ela tenha se matado. Outros, que o marido dela a tenha matado. Mas o que a maioria acredita, é que o estranho morador da casa 11 tenha algo a ver com seu desaparecimento... ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀
Em meio aos mistérios e teorias, Grace e Tilly, duas meninas moradoras da Vila, resolvem que precisam encontrar Deus. Para elas, se O encontrar saberão que a Vila está em segurança, logo, nada de mal pode ter acontecido com a sra. Creasy. Em meio à atípica caça ao Criador, as garotas passam a descobrir segredos dos moradores da Vila que até então eles tentavam com todas as suas forças manter enterrados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
A primeira coisa que me encantou, logo nas primeiras páginas do livro, foi a escrita poética e sutil da autora. Ela escreveu um livro delicado, inocente e aterrorizante. Os capítulos que alternam entre a narração de uma criança e de adultos, evidenciam o contraste existente na Vila e nos mostra como será destruidor se a verdade vir à tona.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar de o livro ter um ritmo mais lento, comparando-o com livros juvenis, a história te prende de uma forma absurda e você acaba se sentindo um detetive, juntando as peças que a autora aos poucos vai nos cedendo, tentando descobrir os segredos que são sussurrados por entre as palavras e depois tentando decidir o que fazer com a verdade quando ela começa a tomar forma diante de nós.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
É o tipo de livro que nos mostra como o ser humano pode se tornar mau, mesmo quando acha que o que está fazendo é para o bem. E como o passado, não importando quando tempo tenha se passado, ele ainda permanece escondido nos dobras de nossas roupas, nas palavras da nossa mente, no escuro do corredor, esperando o momento mais oportuno (ou não) para voltar e nos assombrar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
Recomendo muito esse livro, infinitamente. Principalmente para quem adora mistérios e uma narrativa doce. E, claro, para que não tem o que temer quando a verdade vier a público.

site: https://www.instagram.com/p/BVSc9SUB5io/

Michele Bowkunowicz 16/01/2018

recomendo!
Nem todo livro tem como objetivo contar uma estória com começo, meio e fim. As vezes o mais importante é a mensagem transmitida, a crítica suscitada e a reflexão. Entre Cabras e Ovelhas, da autora Joanna Cannon, publicado no Brasil pela editora Morro Branco é um destes livros.
No verão de 1976 na Inglaterra, em uma pequena vila onde os vizinhos se conhecem bem de perto a Sra. Creasy desaparece sem deixar vestígios. Alguns acham que trata-se de um crime por saber demais sobre todos, outros acham que ela voltará. Grace e Tilly, duas crianças acreditam que o caso vai além. E partem em busca de pistas, batendo de casa em casa a procura de ninguém menos do que Deus, e também dos mistérios que evolvem a Sra. Creasy. Segredos virão a tona, e as meninas começam a se perguntar qual será a verdade sobre a vida afinal.

Temos uma estória central que é o desaparecimento da Sra. Creasy, mas acreditem isso é um pano de fundo. O caso em si não se desenvolve muito porque o enfoque da autora é na relação humana, no caso nos relacionamentos dos vizinhos desta vila, e uma situação ocorrida no passado deles. E essa é a riqueza da narrativa feita ora em terceira pessoa focando cada vez em uma casa diferente, ora em primeira pessoa narrada pela pequena Grace. Essa alternância também cria um contraste muito interessante já que ora estamos sob a ótica adulta e a visão destes do desaparecimento, e do evento passado, ora a visão simplista e infantil de Grace e sua interação com a melhor amiga Tilly.
Grace tem apenas 10 anos mas é muito perspicaz em entender o que não é dito, e ligar as pequenas falas dos adultos dizem. Percebe rapidamente que todos tem grandes segredos e que querem muito o escondê-los. Embora seja apenas meses mais velha do que Tilly trata a amiga como muito mais nova, e essa pequena disputa entre elas é muito engraçadinha. Ela não se dá conta claro, mas seus diálogos são criticas as máscaras que os adultos criam, e ela diz de forma muito direta o que pensa a todos eles.

Tilly, a melhor amiga de Grace é inseparável, muito doente ela tem episódios de mal estar, mas embora tenha limitações está sempre seguindo os passos da amiga. Dona de uma sensibilidade e ingenuidade, Tilly é uma criança muito fofa, com ótimas frases e pensamentos!

São vários os vizinhos de Grace, cada um deles tem suas estórias narradas e todos eles têm algum desvio de comportamento advindo de traumas passados, um tem toque que é o caso de John Creasy, marido da senhora desaparecida, ele precisa contar as coisas a sua volta. Outra se esquece das coisas, Dorothy. Sheila é alcoólatra, entre outros. As personalidades de cada um deles são bem exploradas, e enriquecem a estória.

A busca por Deus das meninas é muito interessante. Elas partem da ideia que Deus está em todas as coisas, logo ele deve estar em alguma das casas da vizinhança. Mas logo elas percebem que isso não é bem uma verdade quando começam a conversar com as pessoas, e perceber tantas mentiras. A lógica que elas desenvolvem com esta busca é muito rica, e pode até fazer questionar algumas pessoas sobre suas crenças.

O título do livro (em inglês tem tradução literal de O problema com as Cabras e Ovelhas) parece ter partido de um trecho da bíblia onde as ovelhas serão separadas das cabras. No sentido que as cabras seriam as 'erradas' e as ovelhas a seguidoras dos princípios.

Existe um vilão eleito pelas pessoas da vila, o morador da casa 11, e sem dar spoilers digo que esta parte da estória narra como um grupo de pessoas simplesmente pode dizer o que outra pessoa é sem esta coisa ser verdadeira. Uma vez que dizem que uma coisa aconteceu ela se torna verdadeira sem o ser. O indivíduo fica preso em um ciclo. Muito julgamento e fofoca a respeito que cria uma atmosfera de prisão para este homem.

Leia o restante no blog Rotina Agridoce

site: http://www.rotinaagridoce.com/2017/11/resenha-1335-entre-cabras-e-ovelhas.html