Valente Para Onde Você Foi?

Valente Para Onde Você Foi? Vitor Cafaggi

Resenhas -

Jorge243 11/11/2023

Perfeito, mais uma vez!
A história só tem melhorado.
É incrível o quanto o Vitor consegue misturar romance, comédia e nostalgia numa história sobre amadurecimento, algo que veio repetir alguns anos depois em "Franjinha - Contato".

Valente, tanto a obra quanto o protagonista, crescem mas não perdem sua essência.

É impossível terminar essa HQ sem correr para ler a próxima.
O caminho para um grande final foi muito bem pavimentado.

Mateus 11/07/2023

Sempre que eu me olho vejo um pouco de você em mim
O "Valente para onde você foi?" é tipo uma oração ao tempo, a história nos convida a pensar na nossa própria relação com o tempo.

Viver na correria de procurar o amor, correria de ver os amigos, ter que fazer planos.

Sempre estar correndo não é bom, misturar a corrida com a calma é necessário e Valente aprende isso nessa hq.

Novamente o Vitor Cafaggi nos abraça com muito carinho em cada traço do Valente e seus amigos.

Tem uma música que eu gosto que fala "Sempre que eu me olho vejo um pouco de você em mim", esse é o Valente percebendo que o amor é sobre chegadas e partidas mas que amar é uma missão boa.

Eu percebi isso também depois de finalizar a leitura. Obrigado pelo amor Valente ??

Marieliton M. B. 20/02/2023

É preciso saber viver
Parece que Valente conseguiu endireitar de vez sua vida. As partidas de RPG com os amigos voltaram, seu coração não está sofrendo por mais ninguém... mas isso, como diz a Bu, até cruzar a próxima esquina e ver alguma garota interessante.

Valente nos mostra que com a maturidade não podemos mais agradar a todos como gostaríamos. Temos sempre que escolher entre agradar uns em detrimento de desagradar outros. E isso faz parte da vida.

E mesmo carregando mais uma desilusão amorosa, não chega a surpreender como que o nosso querido protagonista segue fazendo jus ao seu nome, seguindo a vida de uma jeito Valente. 8)

lila 18/09/2022

Eu nem sabia que tinha ordem, pra falar a verdade fui descobrir essa hq em um evento literário da minha cidade. Comprei por acaso e não me arrependo nadinha.

Eu gostei bastante da forma como as personagens são exploradas e também de como eu me identifiquei com várias cenas e atitudes, tanto do Valente quanto das demais figuras presentes na obra.

Quero muito ler o resto, quem sabe até os anteriores. Achei a história muito fofa e demonstra uma coisa que me vem passando pela cabeça nos últimos dias: o fato de amar momentos e se apaixonar por pessoas, apesar dos apesares. Passar por algo, sofrer talvez, se lastimar, amar risadas e minutos de felicidade e, ao fim de tudo, olhar para trás e saber apreciar. Degustar de um fragmento da vida que, acabando de forma x ou y, agregou algo a quem você é e ao que você será no futuro.

João Vitor 02/04/2021

Crescimento
Valente parece estar crescendo. Aprendendo com as experiências e com sua amiga. Vemos que a vida é saber equilibrar.

Marcio Melo 30/07/2020

Risos de nostalgia
A identificação com os quadrinhos de Valente bate muito forte em mim. Relembra várias coisas que aconteceram comigo e me diverte como poucas publicações do gênero o fazem. Traz uma nostalgia gostosa e me arranca gargalhadas. Pra que melhor?

Lara 16/12/2017

Quadrinho muito sensivel e cativante.
Comprei todas as edições pra minha afilhada e acabei pegando emprestado pra ler e adorei.A cada nova edição Valente vai nos mostrando fatos cotidianos que vão acontecendo nas nossas vidas, nos identificamos com esse cãozinho fofo e aprendemos com as historinhas.O desenho é lindo demais.Ótimo para intercalar com leituras de livros mais pesados e tb pra distrair a cachola num dia chuvoso embaixo das cobertas.

Mariana Irala 31/07/2017

Valente

"Nossos dias são feitos de vários momentos. Nossas noites são melhores quando ao menos um desses momentos faz todos os outros valerem a pena."
Atualmente com cinco volumes publicados, e concluindo com seis, Valente trás uma historia que qualquer adolescente pode se identificar, pois garanto que muitos passaram ou passam por situações parecidas.

Valente é um jovem tímido, quieto e pensador. Pode-se dizer que é um tipico nerd que vive jogando RPG com seus poucos amigos. Como todo adolescente, Valente passa por muita confusão amorosa, sendo obrigado muitas vezes a se decidir ou até mesmo descobrir de quem ele gosta mais. Falando assim até parece que ele é um mulherengo, mas tenha calma, leia mais que ira entender.
"Sempre foi ela.
Mas nunca foi eu."
Valente para Sempre que é o primeiro livro desta série de tirinhas, trás o inicio das aventuras amorosas de Valente que começa ao conhecer Dama, uma gatinha linda que conquistou o pobre coração do jovem apenas com um sorriso, o fazendo ensaiar diversas maneiras abordá-la sem parecer desesperado por atenção.

Os dois se tornam amigos após se conhecerem, descobrindo gostos e costumes em comum (por exemplo, ambos gostam de empada e flam). Valente vai se apaixonando cada dia mais por Dama, desenvolvendo um amor platônico e sincero, pois ele não sabia, mas, a jovem só o via como amigo.

A primeira historia mostra como Velente age e pensa com relação ao que fazer, pedindo muitos concelhos para a sua unica amiga, Bu, uma macaquinha fofa que o ajuda muito com o decorrer da história.

Já em Valente para Todas, o protagonista se vê em meio a um triangulo amoroso com Dama, a gatinha que conhece na primeira história e que causa a Valente, sua primeira desilusão amorosa, e Princesa, uma pandinha que ele conhece e se apaixona, o levando a escolher com quem ele deve ficar.

"E é assim
que acontece.
Garoto conhece
garota.
Garoto se apaixona.
Garoto tem o seu
coração partido
pela primeira vez"

Tomando suas muitas decisões e se remoendo com seus muitos arrependimentos, Valente segue sua história conhecendo outras pessoas, se apaixonando muitas vezes, levando vários tombos e se reerguendo com a ajuda de seus amigos.

Uma história que mesmo não conhecendo o final, eu acredito que seria uma grande animação, ainda mais com esse traço fofo.

Muitos já passamos por decepções que envolve ou não pessoas que gostamos, e o autor, Vitor Cafaggi, ao retratar parte de sua própria história através dessas tirinhas, nos mostra que podemos crescer e aprender com cada situação, que cada pessoa que passa por nossas vidas nos ensina algo valioso para se lembrar.
"E não tenha pressa
O tempo vai trazer
Além da promessa
Vai te fazer crescer"

Eu pessoalmente adorei tudo, principalmente a Bu, que virou a minha personagem favorita, me deu até vontade de aprender mais sobre RPG (vai que um dia eu jogo com meu namorado, que é outro que adora jogar com os amigos), estou esperando ansiosamente pela sexta e ultima publicação.

Ficha Tecnica

Vitor Cafaggi
Panini Comics
2013; 2014, 2017
Capa cartonada com laminação fosca
Formato Widescreem
Papel Pólen com alta gramatura
Entre 96 e 124 páginas

site: https://biroscageek.blogspot.com.br/

Raquel.Euphrasio 25/06/2017

Valente figura como sempre.

Rafael 23/05/2017

HQ nacional de primeira qualidade
Mais uma vez, Vitor Cafaggi foste muito consegue cativar o leitor com as histórias de Valente. Recomendo a todos lerem a coleção inteira.