Viúva Negra

Marvel Comics

Resenhas -

Clara Azevedo 28/03/2021

Viúva Negra - Vermelho Eterno
É o primeiro volume de viúva Negra, não é uma HQ e sim um livro mesmo com descrições, travessão. O livro começa com a Viúva Negra/Natasha Romanoff estando em uma missão para a S.H.I.E.L.D em que seu alvo é Ivan Somorodov, seu ex-mentor na Sala Vermelha, só que as coisas não saem muito bem Ivan estava com uma garotinha ruiva chamada Ava Orlova e estava conduzindo uma espécie de experimento nela, no final Natasha acabou com uma garotinha assustada nos braços e não sabendo muito bem como lidar com ela a deixa sob os cuidados da S.H.I.E.L.D mais antes de ir embora fala para a garota se ela um dia precisasse dela poderia chama-la e ela viria ajudar.
Ava Orlova, com 17 anos, está perdida em um país que não é o seu e quase sozinha a única amiga que ela tem se chama Oksana Davis e a única pessoa que prometeu ajuda a abandonou com a S.H.I.E.L.D. Ava tem uns sonhos muitos estranhos com um garoto chamado Alex Manor mas como alguém pode sonhar com o outro sendo que não se conhecem? Ava fica se perguntando isso ela sempre acreditou que esse Alex fosse apenas alguém que ela inventou, mais um dia ela é surpreendida quando vê esse garoto no mesmo torneio de esgrima que ela e sua amiga Oksana pretendem participar, então ele existe de verdade não é coisa da cabeça dela e as coisas ficam mais estranhas quando a Viúva Negra aparece de repente no torneio querendo falar com Ava, Ivan Somorodov não morreu naquele dia a tantos anos atrás de alguma forma ele escapou e está atrás delas duas. Eu gostei muito desse livro o li em dois dias. A narrativa é dividida entre a Natasha Romanoff, Ava Orlova, Alex Manor tudo em terceiro pessoa.Existe um mistério envolvendo esses três e o porque eles estão ligados uns aos outros. Natasha e Ava tem um passado em comum as duas foram para a Sala Vermelha mais e quanto ao Alex o que o liga as duas? Tem algumas menções aos outros Vingadores mais tem um em especial que aparece aqui o Tony Stark/ Homem de Ferro.

Ava olhou para o pedaço de papel em sua mão. Nele havia duas palavras e um desenho pouco caprichado de uma ampulheta no interior de um círculo.
VIÚVA NEGRA.
O símbolo dela.
- Vou me lembrar, moya starshaya sestra - disse a garotinha lentamente. Irmã mais velha.
Depois, seus olhos se fecharam, e o fogo, o caos, a morte e o barulho desapareceram.
Assim como a mulher de cabelo vermelho. Pág:28.

"Amor é Para Crianças" - Natasha Romanoff

"... Mantenha o seu eu verdadeiro enterrado sob várias camadas de identidades falsas..."
- Natasha Romanoff

"Nada dura para sempre" - Natasha Romanoff
Marina 10/04/2021minha estante
Ei se eu ler esse sem ter lido o 1 eu consigo entender?

Clara Azevedo 10/04/2021minha estante
Esse é o primeiro volume. Oi segundo é Vingança Vermelha.

Marina 10/04/2021minha estante
Ai desculpa é q eu sou burra, tô querendo começar a ler hq. Obg

Clara Azevedo 10/04/2021minha estante
De nada

Carolina 29/05/2017

Resenha pelo Blog Arsenal de Ideias
Confesso que não sou uma grande fã da Viúva Negra. De todos os personagens da Marvel, acredito que ela seja uma das últimas a me chamar a atenção, mas quando vi que este livro estava disponível para solicitar, não pensei duas vezes por um motivo: Sou muito fã desse universo nos cinemas e fiquei curiosa em saber como ele é desenvolvido em livro. E posso dizer uma coisa, não me decepcionei!

No começo, achei que o livro seria totalmente focado na Natasha, então me surpreendi quando a autora nos apresentou mais duas personagens totalmente desconhecidas para mim até então: Ava Orlov e Alex Manor. A história já começa cheia de ação, e não esperava nada menos vindo dessa personagem e desse mundo, então posso dizer que desde o primeiro capítulo já estamos vidrados naquilo que irá acontecer.

Uma coisa bem interessante é a aparição de outras personagens que já conhecemos, como Tony Stark e o agente Coulson, que é ótimo para dar uma quebrada de clima. É claro que, quando se está lendo, não tem como imaginar as personagens senão como os atores dos filmes. Durante toda a leitura, eu ficava imaginando que a obra daria uma excelente adaptação cinematográfica, pois contém cenas de ação desde o princípio e um mistério que realmente não nos dá nenhum pista até os momentos finais.

Não conhecia ainda a escrita da autora, apesar de ela ser bem famosa no mundo literário por causa de sua série Beautiful Creatures, mas posso dizer que adorei o que li e com certeza vou procurar outras obras dela posteriormente. A leitura é muito fluída, com uma narração em terceira pessoa que alterna entre Natasha, Ava e Alex. São capítulos curtos, divididos em três partes no livro, além de uma ambientação muito interessante em diversos locais do mundo.

Viúva Negra – Vermelho Eterno foi uma ótima leitura para conhecer um pouco mais da personagem e do universo em que está inserida, além de trazer a tona questões muito importantes de serem discutidas. Com certeza é um ótimo adendo a todo esse universo maravilhoso, que conquistou milhões ao redor do mundo. Podem ler sem medo que com certeza não irá se arrepender.

site: https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/2017/05/29/resenha-76-viuva-negra-vermelho-eterno-margaret-stohl/
Adri 01/12/2017minha estante
Olá! esse livro conta a história da própria viúva negra ou mantém o foco em personagens secundários?

Carolina 15/12/2017minha estante
Mantém mais o foco em personagens secundários, apesar de a gente descobrir um pouquinho mais da vida dela. É tudo meio interligado.

Nilda 01/01/2018

Viúva Negra: Vermelho eterno
Natasha Romanoff, codinome Viúva Negra é uma personagem intrigante, que me agrada muito. Ela é uma super-heroína, mas também é humana e cheia de defeitos; ela consegue se sobressair no mundo em que os homens têm maior destaque; ela é uma assassina letal, missão dada é missão cumprida; ela é sombria e complexa; E sim, ela merece um filme solo.

Então quando a Novo Século lançou Viúva Negra: vermelho eterno quis logo conferir o que Margaret Stohl mostraria da Natasha. Eu imaginava uma coisa, mas Stohl foi por outro caminho. As escolhas narrativa de Stohl não me conquistaram por completo. Mas o livro tem pontos bem interessantes. E como é de costume, vou ressaltar o que me agradou e o que não gostei tanta assim.

Em Viúva Negra: vermelho eterno, Natasha está em uma missão em Odessa, Ucrânia, a serviço da S.H.I.E.L.D. Ela deverá eliminar Ivan Samodorov, seu arqui-inimigo. Nessa missão, Natasha salva a Ava Orlova, uma das crianças que foi submetida aos experimentos da Sala Vermelha, assim como Natasha.

Oito anos se passaram, Ava fugiu da tutela da S.H.I.E.L.D, agora vive sozinha num porão no Brooklyn, Nova York, e tem somente uma amiga, Oksana. Ava tem sonhos perturbadores com um rapaz chamado Alex.

Alex acha que não se encaixa na família e vive se metendo em confusões. Ele também tem certeza que vive em constante vigilância da CIA. Sua grande paixão é a esgrima, paixão também de Ava. E é em uma campeonato de esgrima que a vida dos três – Ava, Alex e Natasha – vai se cruzar.

Quando crianças da Europa Oriental começam a desaparecer, Natasha tem certeza que o inimigo do passado está de volta e ele virá atrás dela e de Ava.

Viúva Negra: vermelho eterno traz dois personagens novos – Ava e Alex – dois adolescentes que têm relação com Natasha. O livro é narrado em terceira pessoa, alternando o foco narrativo entre os três personagens. Não início de cada capítulo há também, em folhas preto, a descrição de um inquérito envolvendo Natasha e um caso de morte em serviço.

E para mim, um dos pontos baixos do livro foi justamente focalizar mais em Ava Olorva do que em Natasha. Mas eu entendo os motivos que levou a autora a centrar em dois adolescentes, uma vez que o publico alvo é justamente os jovens. Mas um livro com o nome Viúva Negra é de se esperar que o grande destaque seja a personagem título, não é mesmo?

Os pontos positivos – Viúva Negra: vermelho eterno
A leitura é rápida. Tem bastante ação. É quase como se fosse um episódio da série de TV Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D, com participação especial da Viúva Negra. É tanto que no inicio do livro Natasha está a serviço da S.H.I.E.L.D e não como integrante dos Vingadores.

A narrativa traz a participação de Phil Coulson e Tony Stark. É ótimo poder conferir as marcas das personalidades desses dois personagens. Para quem assiste a série de TV sabe que Coulson é um dos personagens mais queridos Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. Ele tem um humor peculiar, assim como Tony Stark nos filmes.

A edição da Novo Século ficou linda, como vocês podem ver nas fotos. As bordas vermelhas das folhas é uma arraso, não é mesmo? E a a divisão dos capítulos é perfeito, com o vermelho característico e a arranha. Um ponto muito legal é o inquérito no inicio de cada capítulo.
Ponto baixo – Viúva Negra: vermelho eterno
A narrativa não consegue dar profundidade à personagem Viúva Negra. Ela fica quase que sempre à margem na história. Vemos a Viúva Negra mais pelos olhos da Ava. Mas como eu falei acima, o proposito da autora é esse mesmo: um livro com protagonistas adolescentes, com problemas e amores próprios dessa idade. Mas esse é meu ponto de vista.

Uma questão que não é bem um ponto baixo, mas deve ser ressaltado. Essa é uma leitura que fará mais sentido para quem conhece um pouco dos Vingadores e da S.H.I.E.L.D. Pois não há inserção do leitor no universo da Viúva Negra. O leitor tem que conhecer o mínimo dos filmes, da série de TV ou dos Qhs para intender melhor a história.

Talvez num futuro o leitor tenha a chance se conhecer melhor Natasha Romanoff, a espiã russa, treinada pra ser uma assassina letal, já sofreu mais de uma lavagem cerebral, lutou do lado de cá e do lado de lá. Uma mulher com essas características tem muito a dizer.

site: http://www.garagembluecult.com/2017/06/30/resenha-viuva-negra-vermelho-eterno-margaret-stohl/
Lu 30/04/2018minha estante
Uau. Adorei a sua resenha. Eu gosto muito da Natasha por causa dos filmes... eu nunca li as HQs. Fiquei curiosa para saber mais sobre ela. Uma pena que o livro não entrega isso. Talvez devessem ter dado para um autor que escreve para adultos.

Mafer 16/09/2021

muito bom
Primeiramente o livro é muito bom e tem uma pegada de ação incrível, ele mostra um outro lado da Natasha e eu adorei, mas tem os seus pontos negativos, a Natasha é a protagonista mas as vezes eu sentia que ela era mais secundária, e que os principais eram a Ava e o Alex, (principalmente a Ava) teve um acontecimento em questão que eu achei um pouco estranho, não totalmente ruim, só um pouco forçado. Quero ler o 2 porque falam que vai ter mais ponto de vista da Natasha e que a história é melhor, então irei ler com certeza. Em um contexto geral o livro é muito bom e a narrativa é boa.
Ana Belova 26/09/2021minha estante
O segundo é maravilhoso

Patty Santos - PS Livros 24/07/2017

Sem dúvida daria uma bela adaptação cinematografica
"Ela ainda não ganhou o merecido filme solo nos cinemas, mas nos livros ela já tem um lugar especial. Esperamos que você aprecie tanto quanto nós essa história inédita da Viúva Negra." Esse foi o recadinho que recebi juntamente com o exemplar da edição lindíssima de Viúva Negra - Vermelho Eterno, e tenho que concordar, Natasha Romanoff merece sem sombra de dúvida um filme somente dela.

O amor é para as crianças."
Confesso que meu conhecimento sobre o universo Marvel é pequeno e adquirido exclusivamente com o conteúdo dos filmes lançados pelos quais eu sou completamente apaixonada. Meu personagem preferido sem sombra de dúvida é o Hulk, mas a minha paixão por esse personagem é antiga, bem antes do lançamento dos filmes da franquia, coisa de gente "experiente" que já passou dos 35 anos e assistia quando era bem pequena a série de TV inspirada no personagem, muitos de vocês não eram nem nascidos, mas em 1990 a serie O Incrível Hulk passava na TV.

Nunca tinha me interessado muito em ler os livros sobre o universo Marvel, mas quando vi que Viúva Negra estava disponível para resenha, eu pensei por que não? O lado bom da história é que acabei por adicionar mais um personagem na minha lista de preferidos.

"Então os olhos dela se fecharam, e fogo e caos e morte e ruído desapareceram. Assim como a mulher dos cabelos ruivos."
Viúva Negra Vermelho Eterno lançamento de 2017 da editora Novo Século é escrito por Margareth Stohl, e se para você esse nome não é estranho, mas você não está ligando o nome a pessoa, ela é a mesma escritora da série Dezesseis Luas. E se nas telonas nossa heroína não passa de uma mera coadjuvante comparada a heróis como Homem de Ferro e Capitão América, em a Viúva Negra Vermelho Eterno o leitor tem a possibilidade de conhecer a personagem na sua essência, nossa espiã no auge de sua escuridão, leitura obrigatória para todos os apaixonados pelo universo Marvel.

Uma história repleta de ação, e mesmo com um começo um pouco arrastado, a trama faz com que o leitor não desgrude os olhos do papel e anseie pelo próximo capítulo. O enredo ainda conta com aparições de personagens conhecidos como Tony Stark e o agente Coulson e algumas novidades, pelo menos para mim são novidades, eu não conhecia Ava Orlova uma jovem russa vitima de Ivan Somorodov e Alex Manor, um adolescente de classe média.

E a história gira em torno deses três personagens Natasha Romanoff, Ava Orlova e Alex Manor. Durante a leitura do livro eu não consegui desvincular a fisionomia dos personagens com a dos atores que os interpretam no cinema. Esse livro daria uma ótima adaptação para o cinema, consigo imaginar perfeitamente Scarlett Johansson dando vida a essa aventura.
"...mantenha seu verdadeiro eu enterrado sob diversas camadas de falsos eus..."
Temos três pontos de vistas que se intercalam na narrativa da história, Ava é uma adolescente russa que vive em Nova York, tenta ter uma vida simples, filha de um físico quântico desaparecido, ela foi submetida a experiencias militares, quase não se lembra do seu passado e vive tendo sonhos recorrentes com Alex, o adolescente de classe média que não entende muito bem no que está se envolvendo, e Natasha que mesmo tendo seu lado racional prejudicado por sentimentos conflitantes em relação aos dois adolescentes, procura solucionar os problemas encontrados pelo caminho.

Até dois terços do livro apesar de termos muita ação, a narrativa muito descritiva dos personagens torna a leitura um pouco arrastada, isso muda a partir na terceira parte, o enredo ganha forma e tudo fica mais intenso, o leitor começa a entender o quebra cabeça e aonde a história vai o levar.

Eu realmente gostei da história, foi um debut animador, acredito que Viúva Negra Vermelho Eterno abriu grandes possibilidades de eu me aventurar mais por esse universo. Gostei da abordagem que a autora deu a personagem, mostrando não só sua personalidade através dos comentários sarcásticos, como também através de um lado humano quase desconhecido. Apesar de ser uma heroína, Natasha também é humana e fica claro seus conflitos internos no decorrer da leitura.

Não posso terminar essa resenha sem falar sobre a edição da Novo Século, páginas coloridas, verniz na capa, folha de guarda perfeita e lombada vermelha, simplesmente linda, aos que implicam com as páginas brancas, nesse caso para mim não fez a menor diferença, todo o restante compensa.
"Nada dura para sempre"

site: http://www.pslivros.com.br/2017/07/resenha-406-viuva-negra-vermelho-eterno.html#more

Delirium Nerd 29/01/2018

Young adult sobre a maior espiã da Marvel
Escrito por Margaret Stohl, autora do best-seller “Dezesseis Luas“, e responsável pelo roteiro da HQ da Capitã Marvel, “The Mighty Captain Marvel“, Viúva Negra: Vermelho Eterno foi lançado aqui no Brasil em uma belíssima edição feita pela editora Novo Século, depois de seu sucesso de vendas nos EUA.

Nesse romance voltado para um público adolescente e young adult, Stohl apresenta uma Natasha Romanoff já consolidada como membro dos Vingadores e agente da S.H.I.E.L.D. enfrentando um inimigo do seu passado, ao mesmo tempo em que descobre suas ligações com Ava Orlova e Alex Manor, personagens que aparecem nas HQs pela primeira vez em 2015, em Red Widow: First Strike #1, mas que são reapresentados e têm suas histórias completamente desenvolvidas no livro.

A história se inicia na descrição do evento que marcou a vida de Ava Orlova: a garota é salva por Romanoff de um dos principais responsáveis pela Sala Vermelha, e portanto, de todo o treinamento da Viúva Negra. Após oito anos, as duas parecem ligadas de alguma forma, ao mesmo tempo que inexplicavelmente Orlova consegue enxergar em seus sonhos Alex Manor, apesar de não saber quem o garoto é. A partir do encontro dos três personagens, Stohl estabelece um quebra-cabeças onde as peças vão se encaixando ao longo de cada descoberta feita pelos personagens, para solucionarem questões relacionadas ao passado de cada um deles.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://deliriumnerd.com/2017/10/17/viuva-negra-vermelho-eterno/

HARRY BOSCH 16/05/2018

Vermelho Eterno
O Livro se destaca bela boa apresentação gráfica,que agrada bem aos fãs da heroína e gera uma grande expectativa em relação a historia.Particularmente achei a historia bem fraca e não me prendeu a atenção como leitor.Esperava mais...

Cabral 24/12/2018

muito mistério e suspense nos levam a uma leitura repleta de segredos que promete agradar qualquer fã da Marvel, pois o livro é leve e a leitura flui bem rápida. Em busca de descobrir o que está por trás do reaparecimento do Ivan, junto com o trio Ava, Alex e Natasha, embarcamos em uma corrida para saber qual o desfecho de mais uma história da Viúva Negra

Lilian Coelho/@mundo.da.lilian 19/12/2019

Resenha - Viuvá Negra: Vermelho Eterno
Natasha Romanoff é uma das assassinas mais letais do mundo. Treinada desde a infância nas artes da morte e da mentira, Natasha recebeu o título de Viúva Negra de Ivan Somodorov, seu brutal professor, na Sala Vermelha, a infame academia de Moscou para agentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ava Orlova busca se adaptar como uma adolescente comum do Brooklyn, mas sua vida tem sido tudo, menos comum. Filha de um físico quântico russo desaparecido, Ava foi submetida a uma série de cruéis experiências militares – até ser resgatada pela Viúva Negra e posta sob proteção da S.H.I.E.L.D. Ela sempre teve o desejo de retomar o contato com sua misteriosa salvadora, mas a Viúva Negra não faz muito o tipo “irmã mais velha”. Até agora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando crianças de toda a Europa Oriental começam a desaparecer, e rumores de contrabando da tecnologia da Sala Vermelha se espalham, Natasha suspeita que seu velho professor possa estar de volta, e que possa estar atrás de Ava, pois ela a resgatou dele anos antes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Temos nesse livro a história do passado da Natasha, e com isso vários segredos sendo revelados, até para ela mesma, uma coisa que eu achei muito legal, já que só conheço as histórias dos filmes da Marvel.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os capítulos são intercalados pelo ponto de vista da Natasha, da Ava, e do Adam, um rapaz que tem uma tatuagem de ampulheta no braço, símbolo da Viúva Negra, e que não faz ideia de como apareceu no seu braço. Além dos capítulos serem intercalados, antes de cada capítulo tem uma página que relata uma investigação de uma missão, que percebemos que a história em si está se encaminhando para o dia dessa missão que é discutida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Adorei esse livro, além da edição ser linda, a história é muito legal e fluida, e cheia de aventuras. Os personagens são muito bons também, o que faz com que seja até legal o foco não ser tão centrado na viúva negra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estou louca para ler o segundo livro "Viúva Negra: Vingança Vermelha", mas parece que a novo século não tem os direitos dessa publicação então nem sei quando lerei esse.

site: https://www.instagram.com/mundo.da.lilian/

ell_coliveira 21/03/2024

Sinceramente, eu acho que nem esperava tanto assim desse livro.
mas ele acabou me surpreendendo demais. não é exagero dizer que eu realmente o amei ele.
é uma história autêntica da marvel, é possível observar a essência do que realmente esse universo de super-heróis é. mas ao mesmo tempo, o livro engloba tantas outras coisas que não são tão comuns na marvel, mas deixaram a história ainda melhor e mais interessante.
o único ponto é ser ressaltado, é que se alguém for ler a história única e exclusivamente pela Viúva Negra, talvez se decepcione um pouco, visto que a história não é totalmente centralizada nela, mas sim parcialmente.
o livro conta a história da natasha, ava e alex simultaneamente e como elas se interligam. ainda conta com breves participações de personagens conhecidos do universo marvel.
eu particularmente amei muito a ava e o alex. são personagens bem desenvolvidos, com personalidade, e fundamentais para a história. para mim eles roubaram o foco, e eu amei ver uma perspectiva mais ?adulta-madura? da natasha lidando com eles, dois adolescentes.
quando eu engrenei no livro mesmo, eu não consegui mais parar de ler, e a história me envolveu muito.
o final me surpreendeu, definitivamente não esperava por isso. comecei pensando que seria um livro tranquilo, mas eu me acabei de chorar.
o plot twist do livro é muito bom, é realmente uma reviravolta na história, em um bom sentido.
e literalmente na última página, temos um outro possível plot twist?
terminei um pouco meio confusa, mas acho que é justamente essa a intenção, levar o leitor a pensar num ?e se??.
sabe quando você lê um livro sem esperar muita coisa, mas no fim, a leitura te surpreende demais e você acaba descobrindo um livro incrível? foi exatamente isso que aconteceu comigo durante essa leitura!

Ana 24/08/2020

Confesso que me decepcionei um pouco com o livro, mas é um bom livro e o final até que é interessante.

Henrique 27/08/2020

HhhhhhhhhhhhhajakskdakskdksjkahdjsiekskakdjdjsjmqkskdnsiJdjxuskwjx