CAETANO. Uma biografia

CAETANO. Uma biografia Carlos Eduardo Drummond...

Resenhas - Caetano. Uma Biografia

Daniel 23/05/2017

Mal Escrita
Li que os autores, para minha surpresa, NÃO SÃO fãs do Caetano Veloso!! Eles simplesmente decidiram escrever uma biografia e escolheram o Caetano como homenageado... Isso talvez explique o tom distanciado e não apaixonado deste livro (e isso, por um lado, pode ser uma coisa boa). Mas o leitor, este sim deverá ser fã do CV. Acredito que este requisito seja essencial para quem iniciar as 500 e tantas páginas sobre a vida do compositor baiano.

O maior problema desta biografia é que grande parte desta história já foi escrita pelo próprio biografado. A infância em Santo Amaro, a adolescência em Salvador, a juventude no Rio de Janeiro como tutor de Maria Bethânia, a prisão em São Paulo, o exílio em Londres e o retorno ao Brasil: tudo isso está escrito de forma infinitamente MELHOR e mais detalhada no livro “VERDADE TROPICAL”. É é interessante notar como fatos que ficaram extremamente emocionantes narrados por Caetano – como o encontro com seu pai ao sair da prisão, ou o primeiro carnaval em Salvador depois do exílio – perdem força nesta biografia.

Esta biografia ganha força a partir do ponto que o Caetano parou: da metade dos anos 70 até os dias atuais. Discos, shows, musas, brigas e confusões com a imprensa, tudo bem explicado e, felizmente, sem tom sensacionalista. Os últimos anos descritos no posfácio me pareceram resumidos demais (o livro ficou na geladeira durante 11 anos, esperando para ser publicado, por causa da polêmica sobre as biografias no Brasil).

Caetano achou esta biografia mal escrita - não sem razão! Bota mal escrita nisso!!! Parafraseando os autores, eles “usaram e abusaram” de frases feitas e expressões como “quem sabe faz ao vivo”, “se a maré não está pra peixe é bom segurar na mão de deus”, dentre tantas outras, e isso de maneira constante e excessiva, ao longo da narrativa. Além, disso, encaixes forçados para citar trechos de letras, como por exemplo: “mergulhe nela com essa força estranha”; ou: “Caetano mostrava suas garras de fera ferida” – que RIDÍCULO, por favor! ; entre tantos outros exemplos que não vale nem a pena ficar reproduzindo aqui... Esse tipo de coisa lembra redação de aluno de curso básico, e empobrece DEMAIS a escrita. Acaba desmerecendo o farto trabalho de pesquisa, o que é uma pena... Mais de cem pessoas próximas a Caetano foram entrevistadas... Com este material bruto em mãos, um bom escritor teria feito um trabalho à altura do biografado.

Mas, pra quem é fã do Caetano: sim, a leitura pode valer a pena.
E no final dá uma vontade DANADA de reler o Verdade Tropical.

Luis 16/08/2020minha estante
Excelente resenha é expressa exatamente o que é o livro, perceptível logo nas primeiras páginas : uma farta e competente pesquisa mas que peca muito na escrita.

Daniel 17/08/2020minha estante
Não é mesmo, Luis? Caetano merecia mais! Sinceramente, respeito mas não consigo entender como alguém lê uma biografia dessa e acha "excelente"! Excelente é a obra e a vida do Caetano, mas esta biografia definitivamente não é! Imaginem esse material trabalhado por um Ruy Castro, por exemplo...

Manuella_3 17/08/2020minha estante
Perfeito, Daniel. Demorei muito na leitura por achar um livro chato, a despeito das curiosidades que adorei saber. Mas a escrita é um problema nesse livro.

Daniel 16/10/2020minha estante
Sim Manuella, é chato, mal escrito, cheio de citações forçadas e desnecessárias... Nem o Caetano gostou, imagina o constrangimento

Luana.Nantes 16/04/2021

As vezes no silêncio da noite...
Simplesmente entendi!!!
Livro excelente... Amei a dinâmica de escrita e toda a estrutura da cronologia. Fiquei encantada com a forma de como foi desenvolvido o contexto social da época...
Tem alguns momentos que são difíceis de digerir... Bem difíceis...
E é muito legal saber sobre as músicas...
Gostei bastante de ler biografias, pretendo ler mais...
#musicaprocoracao

Três sentimentos que a leitura me trouxe:
#amor
#ódio
#maisempatia

Super indico!!!

@Matcholo 18/03/2021

A vida de Caetano é realmente impressionante, rei da música popular brasileira esse livro que conta em detalhes várias coisas da sua vida é leitura obrigatória para todo fã ou admirador do baiano. Confesso que sou meio ruim com biografias (é um capítulo por semana e olhe lá kkk) e estava agarrado nesse calhamaço desde o ano passado. O cara viveu coisa demais 544 páginas de biografia. Mas valeu muito a pena e recomendo a leitura para quem se interessar.

Mais debates literários e resenhas desse livro e de outros no insta @quedeusmelivre, segue lá.

Jorge Costa 24/05/2017

Excelente
?Ano a ano, a biografia elenca a produção, as conquistas nacionais e internacionais e, claro, as muitas polêmicas em que Caetano se meteu, como o bate-boca público com Paulo Francis (1930-1997) e Fagner. E abre espaço para um Caetano namorador, que engatou romances com Regina Casé, Vera Zimmerman, Sonia Braga e Paula Lavigne, tudo em paralelo com seu casamento longo e aberto com Dedé Gadelha?.

Correio da Bahia

?Aos 74 anos, Caetano Veloso ainda é uma das celebridades mais influentes do Brasil. Com uma singular carreira que percorre um arco de seis décadas, o baiano nascido em Santo Amaro da Purificação reinventou o cancioneiro nacional ao compor e interpretar músicas que sobrevivem com a aura de clássicos atemporais. Transcendendo a condição de artista, o filho mais abusado de Dona Canô se ateve desde cedo à condição de personalidade provocadora, um transgressor nato que iria interferir de forma profunda na vida cultural do País. Figura-chave do movimento tropicalista que sacudiu a MPB no final dos anos 1960, Caetano apresentou programas de TV (em duas oportunidades, primeiro ao lado de Gilberto Gil, depois com Chico Buarque), dirigiu um longa-metragem (?O Cinema Falado? em 1986), escreveu seu livro de memórias e publicou ensaios. Biografar alguém dessa envergadura, que continua vivo, produzindo e causando, é por si só uma tarefa hercúlea. Para completar, o irmão leonino de Maria Bethânia é sabidamente uma das figuras mais narcisistas do meio artístico brasileiro, capaz de reagir de forma irascível quando confrontado com críticas a seu trabalho, suas opiniões e até as roupas que veste.

Pois nada disso impediu os autores Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco a dedicar quase vinte anos a um exaustivo trabalho de pesquisa cujo resultado chega às livrarias na primeira semana de maio. Em 544 páginas, ?Caetano ? Uma Biografia? (Seoman) retrata de forma cronológica a trajetória do compositor de ?Alegria, Alegria? desde antes de seu nascimento até 2016.?

Revista IstoÉ

?O livro desenrola-se entre as duas pontas, traçando o caminho que levou o compositor de Santo Amaro a Hollywood, desde sua formação, passando por suas escolhas estéticas (a aproximação com o samba-reggae em ?Livro?, o experimentalismo de ?Araçá azul?), pelas polêmicas em que se envolveu (com a crítica, com o público, com Fagner, com Décio Pignatari), por questões de sua vida pessoal (as paixões, o casamento aberto com Dedé, o início do romance com a adolescente Paula Lavigne, a perda de uma filha recém-nascida).?

Jornal O Globo
Lucylu 06/09/2020minha estante
Jorge muito interessante você ter destacado os vários textos midiáticos a cerca desta maravilhosa obra.

kkkkkk só rindo aqui

Lucylu 06/11/2020minha estante
David rindo de quê? De vc desesperado tentando desqualificar gratuitamente a obra?
Não perca a compostura. Seja mais amistoso. Falta-lhe conhecimento e empatia.
Um excelente leitor respeita as diversas opiniões e as discute, argumenta e contra-argumenta. Não ataca!
Seja mais leitor!

Lucylu 09/11/2020minha estante
Nesse mundo pós verdade a informação precisa ser ampla para esclarecer fatos. Então ajudo vc com mais matérias:

Leitor Insaciável 23/08/2022minha estante
Especial 80 anos de Caetano Veloso

Leitor Insaciável 23/08/2022minha estante
Especial 80 anos do Caetano Veloso
biografia-10827427.ghtml

Vanessa moraes 25/05/2017

Caetano - Uma Biografia - Recomendo
O livro me surpreendeu pela abrangência. Conta histórias dos avós maternos e paternos de Caetano Veloso, de seus pais e irmãos. Abrange todas as fases da vida do artista, todos os discos de carreira, passa por todos os períodos da história da música popular e do país dos anos 40 até 2016, nas manifestações do #ocupaminc e #fora temer. Também revela muitas curiosidades sobre dezenas de músicas do artista. Agora passei a ouvir muitas delas de modo especial. Ganharam uma outra dimensão. Gostei e recomendo. Um livro de fácil leitura, obrigatório para todo fã de música popular brasileira e de Caetano Veloso em especial.
David 23/10/2020minha estante
outro perfil fake.... logo vi, era muita gente elogiando um livro tão ruim

Bruno.Bitencourt 16/02/2018

Abriu meus olhos
Não sou fã de Caetano Veloso. No entanto, o livro cativa e entrega o que promete. Passei a ver Caetano com outros olhos. Se os autores também não são, palmas para eles.
David 23/10/2020minha estante
outro fake! único livro cadastrado

Tati.Pinheiro 16/02/2018

Revelador
Verdade Tropical traz a opinião de Caetano sobre um breve período de tempo.
Caetano: uma biografia pega sua vida e destrincha de cabo a rabo.
Livro maravilhoso! Amei!!
fake

Lucylu 09/11/2020minha estante
Ih.. agora que vi, endoidou de vez... É melhor nem discutir. Ele tem razão. O mundo é Fake mesmo!

Pabline.Gontijo 17/02/2018

Surpreendente!
Para quem não pôde viver essa vida de aventuras, o texto desses dois jovens escritores audaciosos foi capaz de colocar-me em cada um dos momentos citados.
David 23/10/2020minha estante
perfil fake... só 2 livros lidos, um deles este... "dois jovens audaciosos" kkkk só pode ser amiga dos "escritores"

Bruno Ferreira 08/03/2018

É proibido proibir!
O livro conta boa parte da vida de Caetano Veloso e ainda retrata relações familiares e com seus amigos. De forma despojada, os autores passaram por cima de preconceitos fortemente enraizados para trazer uma obra que faltava nesse pobre cenário das biografias de figuras públicas brasileiras vivas. Sem serem jornalistas ou autores consagrados, Drummond e Nolasco dão vida a uma história que tinha de ser contada. Belíssimo trabalho.
David 23/10/2020minha estante
outro perfil fake, criado no mesmo dia da bruna...

jsilveira 06/10/2022

Razoável
Leitura longa e detalhada. Muitas vezes cansativa e que, de forma geral, não empolgou.

Não vale a aquisição.

Lucylu 06/09/2020

Cê é burro, cara?
Como toda obra que envolve Caetano, esse livro gerou amores e ódios exacerbados. Verdade Tropical provocou algo semelhante. Tem gente q ama, tem gente que abomina. Particularmente gostei muito dessa biografia, que é bem mais abrangente que o Verdade. E as críticas às citações às músicas, recurso muito utilizado pelo próprio Caetano, me lembraram das críticas que ele mesmo sofreu, pelo mesmo motivo, do jornalista Geraldo Mayrink, da Revista Veja. Que gerou o famoso meme "Cê é burro.. cara!!!" Ou seja, pra criticar é bom ir a fundo na intenção de quem faz. Ou vai ouvir com toda razão um sonoro: "Cê é burro, cara!!! 😀😀😀
David 23/10/2020minha estante
cê é burro cara? nao vê que este perfil é fake?

Lucylu 06/11/2020minha estante
Cê é burro MESMO cara?! Não sabe diferenciar perfil fake de um real?
Seja mais empático e respeitoso com a opinião alheia.
Se vc não gostou do livro não há problema algum nisso. Está em seu direito de expor sua opinião. Entretanto, isso não lhe dá o direito de destilar sua repulsa em leitores reais que são livres para emitir favorável a uma obra.
Os seus ataques remetem ao livro de Lobão em relação à Caetano. Será que mais vale um Lobão (Davi) do que um leão? ?
Tenha mais paz e amor! ?

Cris 05/10/2023minha estante
Este meme é um patrimônio nacional, toda vez eu gargalho :)

Bruna 08/03/2018

Agora eu sei
Difícil entender porque artistas do calibre de Caetano se opõem tanto a ter suas vidas expostas. Procure saber o quê? Só se for lendo obras como essa, que sejam capazes de dissecar o artista de forma imparcial. Achei o livro maravilhoso. Não desmerece em nada a vida e obra dessa figura mítica do cancioneiro nacional.
David 23/10/2020minha estante
mais um perfil fake, criado no mesmo dia do bruno ferreira

Gabi 28/04/2018

Caetano é uma biografia ótima!
Achei ótima a biografia. Muito completa. Várias passagens da vida desse artista fundamental que o público desconhece. A gente passa a entender melhor as músicas do Caetano, seu jeito de pensar, e também viaja pelos acontecimentos políticos e culturais daquele período. Indico fortemente.
Leitor Insaciável 28/04/2018minha estante
Excelente, Gabi! Perfeito!

@moisesffelipe 31/03/2019

Grande artista
Caetano Veloso teve uma carreira brilhante e esse livro mostra como se desenrolaram os acontecimentos que levaram ele a ser um dos principais artistas da música popular brasileira. O livro é repleto de curiosidades. Muito bem escrito é impossível não enxergar a obra desse artista de uma forma mais atenciosa depois da leitura do livro.

sergiogalvani 23/04/2020

Cae Velô
A biografia se porta como a grande maioria das que eu já li. Uma história extremamente interessante durante quase todo o tempo, com muitas histórias desconhecidas do grande público e que surpreendem da forma como aconteceram.
Porém, em determinado momento, com o amadurecimento do artista, algumas situações mais polêmicas, dão lugar a prêmios. Além disso, digamos nas 100 páginas finais, a biografia fica resumida somente a quem tocou com ele, onde e quando gravou determinado trabalho, com quase nada de bastidores, que é o que realmente chama mais a atenção.
Senti falta de três passagens da história do Caetano
1) Aquele vídeo do Caetano, um dos mais assistidos no youtube: "Você é muito burro, cara"
2)Falaram na eleição do Collor e esqueceram de dizer que a música 'Alegria, Alegria' foi tema de abertura da minissérie Anos Rebeldes, que ajudou a motivar o povo ir para as ruas pedir o impeachment.
3)Também faltou aquele episódio na emissora musical: "Emetevê (MTV), coloca essa porra para funcionar".

De repente até citaram, mas me passou desapercebido

Não preciso dizer que o livro é obrigatório para quem, como eu, é fã do Caê.