Ajuste de Contas

Ajuste de Contas WALLERY GISCAR DESTEN

Resenhas -

Camila Justi | @JustiBooks 09/05/2017

Você colhe o que planta!
Esta é a história de Justino. Um homem de 45 anos, que ganha a vida como assasino profissional ou popularmente conhecido como "pistoleiro".
Sua marca registrada são dois tiros seguidos e não tem remorso por suas vítimas.
O que parecia ser somente mais um "serviço", o deixa inquieto e desconfiado. O valor oferecido é muito mais do que ele está acostumado a receber e ainda, lhe oferecem hospedagem em determinado lugar e exigência de que esteja na cidade marcada dois dias após o combinado.
O que Justino não sabe é que o passado volta a aparecer em sua vida.
Vingança, destino, traições e muitas surpresas serão reveladas neste "Ajuste de Contas".
? O que fica evidente neste livro é como nossas escolhas afetam nossa vida e nosso futuro e como as injustiças podem transformar e alimentar um sentimento de vingança.
??Autor: Wallery Giscar Desten
??Editora: Giostri
??78 páginas
??Adquira em: http://www.saraiva.com.br/ajuste-de-contas-9418264.html?sku=9418264&force_redirect=1&pac_id=123134&gclid=
Wallery 15/06/2017minha estante
Deixa qualquer autor feliz, esses comentários. Obrigado.

Isabela | @readingwithbells 09/05/2017

Surpreendente
Justino é um pistoleiro conhecido e muito requisitado. Ele conclui seu "trabalho" com sua famosa marca de 2 tiros em cada vítima.
Ele é contratado para um de seus serviços em Parnaíba. Gusmão, um senhor idoso, é seu intermediário.
Gusmão conta a Justino sobre a proposta, já adiantando a quantia de 15 mil reais antes do serviço, e mais 15 mil após o serviço completo.
E então, muito desconfiado de estar em uma armadilha, ele aceita, apenas para tirar a dúvida, não sabendo se é de fato um trabalho ou uma emboscada.
No decorrer do livro, conhecemos Justino e como ele se tornou pistoleiro, abandonando sua mulher e deixando sua vida para trás.
Ao chegar em Parnaíba, mal ele sabe onde esse encontro vai levá-lo.
O passado vem à tona e ele se vê diante de tudo que foi sua vida.
"Uma história de vingança, amor, surpresas e traições.."
Wallery 15/06/2017minha estante
Obrigado, que bom saber que estão gostando do livro.

Nilton Alves 13/05/2017

Um belo romance policial
Ajuste de Contas é um livro do gênero Romance Policial escrito pelo autor Wallery Giscar Desten pela editora Giostri em 2017.

A trama gira em torno de Justino um experiente pistoleiro contratado para matar um fazendeiro em Parnaíba.

Um desejo de vingança do passado alimentado por um susposto desafeto fará Justino desconfiar que está sendo levado para uma emboscada.

No passado Justino abandonou a esposa para ganhar dinheiro em troca de seus serviços como pistoleiro. Mas por ironia do destino devemos sempre está preparados para aceitar as consequências de nossos atos, seja eles bons ou maus. Sempre chegará o dia do ajuste de Contas.

Uma história cheia de reviravoltas,  surpresas, traições, vingança e amores.
Justino terá a chance de rever seu antigo amor que ele abandonara a muito tempo e ficará surpreso ao descobrir a existência de uma filha que ele desconhecia. Mas será que terá a chance de viver novamente junto de sua amada?  Ou será que chegou o dia de pagar por seus pecados?

Esse é um livro que me surpreendeu bastante. Os personagens são muito bem construidos e a narrativa é leve e de fácil absorção. Ele descreve muito bem como é a vida de um pistoleiro. O autor descreve muito bem os traços dos personagens. Com um final surpreendente e ao mesmo tempo triste.
Gostei da leitura desse livro e dou 5 estrelas e agradeço ao autor pela ótima leitura que tive.
Vocês tem que ler esse livro é  incrível.
Ele possui 78 páginas amarelas, a diagramação esta perfeita.

Curiosidade: esse livro conquistou o primeiro lugar no Prêmio O. G. Rego Carvalho na categoria Novela da FUNDAC-PI em 2001.
Wallery 15/06/2017minha estante
Fico muito satisfeito que o livro tenha agradado e só tenho a agradecer pelos comentários.

Rafaela 20/06/2017

Quando o pistoleiro Justino é contratado para fazer um serviço sob determinadas circunstâncias, ele começa a desconfiar de uma emboscada. Enquanto busca uma solução no meio de todo esse problema, ele reencontrará Lindalva, seu grande amor. Acima de tudo uma história de suspense, que traz as consequências e injustiças do passado.

Em um livro curto, conseguiremos conhecer a trajetória de Justino, e o que o levou a abandonar sua esposa pra seguir uma nova vida, a de pistoleiro, sendo pago para matar outras pessoas.

Confesso que o meu medo com relação à obra era o fato de ter apenas 80 páginas, e que devido a isso, a história talvez não fosse tão desenvolvida. Mas fiquei feliz ao ver que o autor não deixou a desejar e conseguiu criar, independente de números, um enredo bem construído, mostrando com passado e presente os motivos que levaram nosso protagonista a tomar suas decisões.

Com uma narrativa fluída, o livro é daqueles que você senta e lê de uma vez só. A história é cheia de suspense, do início ao fim, o que faz você devorar o livro ainda mais depressa. Pra balancear os momentos de tensão, no final temos uma pitada de romance, mostrando que apesar de sua profissão, nosso protagonista ainda tem sentimentos.

Tudo isso nos leva ao final, que sem dúvida acaba sendo um grande choque ao leitor, mas que traz também uma lição. Na vida, todas as nossas escolhas terão consequências, sendo que muitas vezes podemos ser julgados e injustiçados por questões do passado, que despertam nas pessoas sentimentos ruins, como vingança, só que muitas vezes sem conhecer a realidade do que vivemos.

Se você gosta de conhecer livros nacionais, e também suspenses, eu recomendo que leiam e se surpreendam com Ajuste de Contas.

site: https://eterna-leitora.blogspot.com.br/2017/06/resenha-ajuste-de-contas-wallery-giscar.html
Wallery 24/02/2018minha estante
Obrigado, obrigado e obrigado.

Kalyne @oreinodaspaginas 03/07/2017

Resenha
O livro nos conta a historia de Justino, um homem que abdicou de tudo em sua vida, com o propósito de se tornar um pistoleiro. Seu talento era tanto que ganhou prestigio e reconhecimento nessa área da pistolagem. Até que um dia, um telefonema com um novo “serviço” muda a vida de nosso personagem principal. A narrativa é tão fluida e agradável que mal senti as paginas chegarem ao fim. Justino não imaginava que depois de mais 12 anos na vida de pistoleiro, com uma promessa de “serviço” sua vida mudaria complemente. O autor nos deu um personagem forte e decidido, apesar de cometer erros que mudaram o rumo de sua vida, não há como não se emocionar ao longo das paginas com tudo o que acontece ao nosso destemido personagem. A historia nos mostra que a vingança nem sempre é o melhor caminho, e que um dia vamos prestar contas de todas as nossas ações. Não adianta lutar contra o destino, ele é implacável. O amor é frágil e delicado, e por isso precisa ser valorizado antes que seja tarde demais. Amei essa leitura e super indico a todos que gostam de um bom mistério recheado de surpresas.

site: https://www.instagram.com/oreinodaspaginas/
Wallery 24/02/2018minha estante
Fico feliz que tenha gostado. Prova que livros pequenos também têm o seu brilho. abraços

KpopBrasil 21/07/2017

"Nada mais restava a fazer, apenas viver com o que ele escolhera e esconder sua dor."
Justino era um cara normal, tinha uma mulher que o amava muito e ele a amava também, seu nome era Lindalva. Eles tinham uma vida muito simples, enquanto seus amigos esbanjavam carros e uma vida boa, a única coisa que ele tinha era sua mulher, já era o bastante pra ele.

Mas infelizmente sua mulher acabou adoecendo e ficando de cama e a única saída que ele tinha era aceitar a proposta feita pelo seu amigo, matar por dinheiro, virar um pistoleiro. E assim ele o fez, o dinheiro vinha fácil, mas do mesmo jeito que o dinheiro vinha, sua felicidade ia embora, ele e Lindalva deram um fim em tudo, e ele continuou com sua vida matando pessoas.

Justino era o melhor e mais temido pistoleiro, ele era conhecido por nunca errar o tiro, ele sempre dava dois tiros na vítima, essa era sua marca. Até que um dia entraram em contato com ele para um "serviço".

"Os lábios mostravam marcas como se produzidas por uma força que os obrigassem a nunca sorrirem."

Pedro Gusmão foi contratado por alguém para encontrar Justino para um serviço, eles seriam muito bem pagos. Então ele vai atrás do pistoleiro e depois de um tempo acaba o encontrando, conversa com ele sobre o tal serviço e ele aceita. Mas depois de um tempo ele acaba desconfiando muito e sai atrás de pistas que isso é uma armadilha e acaba confirmando, alguém queria se vingar dele.

Ajuste de contas é um livro com uma história bem rápida e com uma escrita bem simples, sem muitos detalhes e enrolação, o autor vai direto ao ponto. Eu gostei bastante da narrativa, você vai lendo o livro e quando percebe já está no final. Eu gostei da história, achei interessante e eu já meio que sabia o que aconteceria no final. Eu só acho que o autor poderia ter se aprofundado mais na história, ter começado desde quando Justino resolveu virar um pistoleiro, tenho certeza que teria dado um livro incrível.

Eu recomendo o livro pra quem gosta de leituras bem rápidas e leves.

"Procurarei por todos os lugares essa pessoa e realizarei minha vingança."

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/
Wallery 24/02/2018minha estante
Muito agradecido por recomendar meu livro. Abraços

Papeando Livros 10/08/2017

Ajuste de Contas.
Justino é um pistoleiro temido e um dos melhores no que faz, sua fama vai longe e está é dada por ele nunca errar o tiro, sempre acertando a vitima duas vezes para para ter certeza de que seu trabalho foi feito. Apesar de sua fama ir longe, a lista de inimigos e pessoas buscando vingança também cresce a cada dia e esta poderá trazer uma grande surpresa para a vida de ambos.

Nesta novela policial o autor narra a história da melhor forma possível, ganhando leitor e os prendendo a trama desde o primeiro paragrafo, tendo como pontos positivos a fluidez da história, sua narrativa dinâmica e o misto de emoções que entrega ao leitor, nos fazendo roer as unhas e despertando muita curiosidade.

O personagem Justino é bem descrito, a forma como o livro nos expõe ao seu passado e presente é feita de forma clara e bem escrita, nos fazendo entender com tudo se iniciou e entender os dois lados da mesma moeda. O livro é regado a reviravoltas de tirar o folego, cada personagem é bem imposto, podemos perceber o crescimento da história e do personagem principal, nos deixando satisfeitos com a história.

A capa está linda, combinando com toda a proposta, o vermelho mais forte e o titulo só tornam tudo mais homogêneo e completo. Me surpreendi com o livro, é uma obra que vale a pena ter lido e a qual fiquei querendo ler mais.

site: http://papeandolivros.blogspot.com.br/
Wallery 24/02/2018minha estante
Muito obrigado por suas palavras. Agradeço de coração.

Bia Sousa 11/08/2017

Curto, mas na medida certa
Ajuste de Contas é um livro bem curtinho mas que me surpreendeu de uma forma fora do comum. Logo pensei que seria matança atrás de matança, mas não foi bem assim, carregado de muita emoção, reviravoltas e algumas revelações.

Ajuste de Contas conta a história de Justino, um pistoleiro muito famoso e requisitado. Logo no início do livro do livro, Justino é procurado pelo seu amigo Gusmão pois estavam precisando de seu trabalho com muita urgência.

Um trabalho que ao ver de Justino se mostrava muito suspeito, seria muito fácil fazer a próxima vítima. O contratante além de pagar um valor muito acima do que cobrava, pagava até hospedagem, e isso soou muito estranho para Justino.

De qualquer forma Justino acabou aceitando o novo trabalho, mas resolveu também investigar antes de qualquer coisa, pois já suspeitava de emboscada, já que tinha tantos inimigos.

Justino já suspeitava de uma emboscada, porém não suspeitava que esse novo trabalho traria algumas lembranças da sua vida, lembranças enterradas por algum tempo devido a sua profissão.

Tudo começa se interligar de uma forma primorosa e Wallery trás um desfecho surpreendente, juro que não esperava por um final como ele fez. Com certeza, o livro do nosso parceiro é um dos livros favoritados na vida.

Fiquei muito feliz em saber que conheci a escrita de mais um autor nacional que escreve com tanto primor, e não vejo a hora de poder ler outras obras dele, outro detalhe que me fez amar mais o livro é que ele se passa no nordeste do Brasil, mais exatamente em Parnaíba, Fortaleza e Teresina, só me deu mais vontade de conhecer essa região.

Adorei a diagramação do livro e a capa ficou incrível, ela podemos observar marcas de sangue e a marca de Justino, dar três tiros em suas vítimas.

Super recomendo a leitura, o livro do autor pode ser adquirido pela Amazon, Saraiva e na Livraria Cultura.
Wallery 24/02/2018minha estante
Feliz por recomendar meu livro. abraços

Quennick 05/09/2017

Amei a escrita e toda a história
Olá meus amores tudo bem?
Aqui conhecemos Justino. Ele não é uma pessoa comum, é um pistoleiro, porém o melhor no que faz. Podemos dizer que Justino é o melhor assassino de aluguel que se tem, sendo sempre preciso e acertando suas vitimas com apenas dois tiros. Assim, ele se certificava de que o "serviço" foi bem feito. Sua fama também é uma das maiores que ja se viu, transformando Justino em uma das pessoas mais temidas. Porém, a lista de inimigos cresce a cada serviço, e muitos buscam a vingança mas isso poderá mudar a vida tanto de Justino quanto de seus inimigos. O autor consegue fazer um paralelo sobre o passado de Justino e o presente dele, nos passando as suas emoções e seus sentimentos mais obscuros. Este livro nos prende do início ao fim com uma trama eletrizante e uma narrativa dinâmica, despertando muita mais muita curiosidade a cada página virada.
Mais detalhes no blog ?
Wallery 24/02/2018minha estante
Olá, muito feliz pela sua resenha.

Rafa 08/10/2017

Ajuste de Contas
Uau! Foi isso que disse quando terminei de ler esse incrível livro, não esperava tantas surpresas e reviravoltas em cada página, que deixarão qualquer leitor de boca aberta.

Ajuste de contas é um livro que deixa o leitor instigado logo nas primeiras páginas, somos apresentados ao pistoleiro Justino, temido por muitos e um assassino implacável, quando precisam dos seus serviços, ele segue a risca.

Wallery possuí uma escrita impecável, descrevendo os pequenos e importantes detalhes de toda ação, dando impressão de que nós leitores estamos junto na história.

Justino tem um serviço, o mandante procura um terceiro para poder chegar até o pistoleiro e fechar o “negócio”. Justino é um homem valente, não tem medo da morte, tanto que espera por possíveis retaliações de diversos inimigos que conquistou na sua jornada de pistoleiro.

O livro é bem curtinho, com uma leitura fluída e dinâmica, o leitor não vai notar quando estiver nas páginas finais. Justino vai ter que enfrentar seus medos, coisas do passado que voltam para assombrar sua vida e que deixa completamente abalado.

Recomendo esse livro para aqueles leitores que gostam de uma história envolvente, intensa e de tirar o fôlego. Ah! Gostaria de agradecer o autor pelo envio do exemplar, muito obrigado!

site: http://www.livreando.com.br/2017/05/resenha-ajuste-de-contas.html
Wallery 24/02/2018minha estante
Quem bom que gostou do livro. Muito obrigado pela resenha.

thaisdreveck 07/11/2017

Livro: AJUSTE DE CONTAS
Por: WALLERY GISCAR
Editora: GIOSTRI
Páginas: 80

⚜ CAPA 3/5
O contraste entre o branco e o vermelho são um ar perigoso a capa. A fonte rebuscada e as marcas de sangue remetem um pouco ao tema proposto no livro. É uma capa simples, senti falta de algo que prendesse mais a atenção, além da própria cor vibrante que ele apresenta.

⚜ HISTÓRIA 4/5
Wallery nos conta a história de Justino, um homem já mais experiente na vida e também no seu trabalho - um pistoleiro -, que é contratado por um conhecido de Pedro Gusmão para mais um "serviço", sendo este em Parnaíba.

Justino desconfia da forma como seja lá quem for queria seus serviços, pagando até metade do preço adiantado, além de pedir para seguir certas regras, coisa que não faz pelo fato de sentir ser algum tipo de emboscada.

Uma narrativa rápida, bem escrita, que nos faz pensar sobre o quão frio e calculista o ser humano consegue ser, além de vingativo. Este é o tema que ronda toda a narrativa, uma vingança contra Justino e seu passado tão obscuro quanto o presente.

Em meio a uma teia de mentiras, armações, um final que surpreende por não ser o tradicional, um amor antigo e situações que nos fazem parar para pensar, Wallery escreveu uma novela policial que prende a leitura até o final, trazendo um leve toque de realidade.

Quem gosta do gênero policial provavelmente vai gostar dessa leitura "Sessão da Tarde".

Wallery 24/02/2018minha estante
Obrigado pela resenha. gostei muito. Abração.

@anfitrisea 11/02/2018

[BLOG] ATRAVÉS DA ESCRITA | RESENHA: AJUSTE DE CONTAS - WALLERY GISCAR DESTEN
Hey pessoal, como estão? :)
Hoje trago resenha de mais uma leitura finalizada mês passado, já falei um pouquinho dela no post de leituras de agosto e vocês podem conferir clicando aqui. Espero que gostem do post! ;)

Ajuste de Contas conta a história de Justino, um pistoleiro conhecido por seus trabalhos bem executados e que acaba de receber uma boa proposta de serviço. Entretanto, essa proposta é boa demais e, como pistoleiro, sabendo que possui diversos inimigos e pessoas querendo se vingar dele, logo ele desconfia que esteja caindo em uma emboscada com a nova proposta.

Como Justino não sabe se realmente se trata de uma emboscada para ele, começa a fazer planos para pegar o seu inimigo de surpresa caso este esteja tentando realmente atingi-lo, mostrando todos os cuidados que ele precisa ter a cada ação para evitar possibilidades de ser morto pelos inimigos deixados em seu caminho a cada serviço de pistoleiro prestado a alguém.

Em sua jornada para descobrir se há alguém desejando sua morte, Justino irá se deparar também com diversos fantasmas de seu passado, bons e ruins, que lhe trarão a tona sentimentos e memórias que até então estavam adormecidos em seu interior e que poderão despertar em si uma nova pessoa.

Ajuste de Contas é um livro super curtinho, com apenas 80 páginas, que não exige uma longa extensão para ser completo. Os personagens, cenas, lembranças e a trama foram super bem desenvolvidos e construídos e me admirei muito com o talento do autor em conseguir realizar uma história tão grandiosa em tão poucas páginas. Além disso, a escrita de Wallery é super fluída e intrigante, o que nos prende muito ao livro do início ao fim.

A história aborda assuntos um tanto pesados, escritos de forma tão real que cria um impacto ainda maior no enredo. Nos deparamos com situações cotidianas de muitas pessoas, como pobreza, doenças, atitudes incertas para buscar uma vida melhor e até mesmo os arrependimentos em consequência de tudo isso.

Apesar de ser um livro sobre um pistoleiro, somos apresentados a diversas reflexões sobre a vida e, principalmente no final, sobre uma das mais importantes lições de vida que poderíamos receber. É um livro emocionante e que nos mostra a realidade de forma clara, onde nem tudo acaba de foma perfeita. A história mexeu com meus sentimentos e quase me fez chorar. Novamente afirmo a grandiosidade desta obra.

Além de tudo isso a capa é super linda e a diagramação é ótima, o que torna a leitura além de fluída super confortável. Só pontos positivos sobre essa obra, não acham?!

Recomendo muito este livro para quem gosta de histórias com fortes emoções e momentos intrigantes.

site: atravesdaescrita.blogspot.com
Wallery 24/02/2018minha estante
Olá, gostei muito da resenha. Muito obrigado.

Roberta Costa 29/03/2018

Até onde vai o desejo de vingança? Contratado para mais um trabalho, Justino se vê em meio a uma possível armadilha... afinal, seu trabalho como pistoleiro fez com que colecionasse desafetos no decorrer dos anos. O que ele não esperava era ter a chance de reencontrar seu grande amor e descobrir um grande segredo, mas teria ele tempo para reconquistar seu amor e consertar erros cometidos no passado?
Uma história simples e envolvente, com um toque de suspense na medida certa! Wallery Giscar tem uma forma de escrever que me surpreendeu bastante... simples, direta e que prende o leitor a cada linha. Por ter poucas páginas, a leitura pode ser feita em um único dia... e acredite... você vai querer ler até o fim ininterruptamente!
A história é ambientada no Nordeste, o que chamou mais ainda minha atenção, uma vez que poucas foram minhas leituras com este cenário. O suspense nos acompanha desde o início e em tom crescente, fazendo o leitor imaginar diversos desfechos, mas dificilmente o correto rsrsrs... Sim... foi bem além de minhas expectativas, SURPREENDENTE. Outro ponto positivo foi a construção dos personagens, todos muito bem definidos. Justino, por mais que fosse um bandido, mostrou também seu lado mais humano, o que possivelmente fará com que muitos leitores também gostem dele.

site: http://livrosdabeta.blogspot.com.br/2016/07/resenha-ajuste-de-contas-walery-giscar.html

Paulo 24/04/2018

Uma das coisas que os novos autores mais confundem é que para escrever uma grande história, ela precisa ser grande. De preferência uma trilogia em que cada livro deve ter mais de 400 páginas. Isso nem sempre é verdade. Já vi histórias mal construídas com uma quantidade absurda de páginas e histórias maravilhosas em que o autor não precisou de 30 páginas para conquistar o leitor. O livro de Wallery se enquadra na segunda categoria. Li Ajuste de Contas em uma manhã, sentado no meu quintal, apreciando as palavras e os capítulos escritos pelo autor. Quando fechei o livro, tinha certeza de que tinha vivido uma experiência muito boa. E o Wallery não precisou de uma trilogia, uma tetralogia, uma decalogia. Precisou apenas de bons personagens e uma história a ser contada.

A escrita do autor te engana em um primeiro momento. Isso porque o ritmo inicial da história me fez lembrar de alguns dos contos de Rubem Fonseca, como O Seminarista que possui uma temática parecida (um assassino de aluguel cansado de sua vida e que deseja parar e encontrar a si). Só que Rubem Fonseca usa uma escrita muito crua e direta. E não é isso o que Wallery nos apresenta. Sua escrita é mais fluida e reflexiva, como olhar para um espelho d'água e observar as ondas se formando do meio e se dirigindo em direção à borda. Momentos reflexivos se intercalam com diálogos rápidos e objetivos. Entretanto, esses diálogos não fazem da história algo cru e direto como em Fonseca. É como se houvesse uma alternância entre o subjetivo do pensamento dos personagens e o objetivo dos seus diálogos.

A narrativa é escrita em terceira pessoa, mas em um ponto de vista mais próximo dos personagens. A cada capítulo estamos sendo guiados por um personagem específico. Sim, porque Wallery insere alguns personagens ao longo da trama, como Gusmão, o intermediário e o menino Ítalo que em suas metas a serem alcançadas. Apesar dos momentos reflexivos que permeiam boa parte da história, o discurso empregado é o direto. O que serve bem aos propósitos do autor para a narrativa. Algo que me deixou muito feliz foi perceber que nada está na história por acaso. Tudo está ali para ser empregado em algum momento pelo narrador. Quando você imagina que um capítulo é sem importância, lá na frente a informação é sacada de forma muito criativa.

O personagem principal é o pistoleiro Justino. É interessante perceber como o autor preparou bem a personalidade de seu protagonista e o insere em uma espiral de decadência: de um bom homem até o pistoleiro pragmático do início da história. Ele é fruto de suas próprias escolhas e serão elas que voltarão para assombrá-lo. Até é bom fazer uma associação com o aspecto narrativo já que ele é cíclico. Por mais que o protagonista tente fugir dos erros de seu passado, eles retornam até ele para cobrar o seu quinhão. Surge uma oportunidade para ele reconquistar um amor de seu passado, mas é possível escaparmos ilesos de nossas escolhas erradas? Penso que não. Vou deturpar uma frase linda de O Pequeno Príncipe e dizer que somos responsáveis por aqueles que cativamos. E esse cativar pode ser algo tanto positivo como negativo. De uma forma ou de outra, Justino passou pela vida de muitas pessoas no passado. Vale destacar que a armadilha na qual ele percebe que está sendo armada para ele sequer é fruto de sua vida como pistoleiro.

Alguns de vocês quando lerem o livro podem reclamar das coincidências que levam o personagem até o final da história. Porém, essa é a proposta da narrativa. É fazer o leitor perceber que tudo retorna em dobro para o personagem. Em alguns momentos, me senti quase em uma atmosfera de sonho, porque determinadas passagens são repletas dessas imagens mais escapistas. O último capítulo da narrativa que é um encontro fatídico e o acerto de contas possui essa atmosfera. Parece que tudo acontece em um ambiente embaçado e carregado pelos sentimentos de perda, de culpa. E eu retomo o título do livro. O Acerto de Contas pode ser interpretado de inúmeras maneiras: um acerto com seus inimigos, com seus fantasmas do passado, consigo mesmo, com Lindalva. Ou até mesmo um acerto com a morte que passou a seu lado em vários momentos de sua vida.

Gostei também de aonde se passa a história. Escolher inserir a história no nordeste brasileiro foi muito acertado da parte do autor. Somente ali o autor poderia encontrar um clima tão propício para introduzir o seu matador de aluguel, uma prática típica dessas regiões. Por eu morar no interior do RJ, já ouvi falar de várias histórias de fazendeiros que empregavam os serviços destes homens para levar a cabo determinadas tarefas. Nunca eram assassinatos grandes; sempre serviços pequenos de pessoas que os desafiavam. Se vocês acham que a história do Wallery é mais ficcional, sugiro reverem seus conceitos.

Enfim, o autor está de parabéns por conseguir colocar tantas ideias e tamanha criatividade em um espaço tão pequeno. Não parece que o livro tem 80 páginas, mas muitas mais. Dada a profundidade da história e dos personagens, é possível retirar várias informações e mensagens. Como uma cebola que possui camadas e mais camadas. Vou ficar de olho nas próximas publicações de Wallery. Vale a pena demais.