O Contrato Social. Princípios do Direito Político

O Contrato Social. Princípios do Direito Político Jean-Jacques Rousseau

Resenhas -

Humberto 16/02/2024

A frente do seu tempo?
Rousseau faz parte da trindade dos filósofos contratualistas (Hobbes,Locke e Rousseau), há uma clara discordância por parte dele em relação aos seus antecessores, mas sem eles sua obra não seria o que é.
Em pleno século XVIII, um filósofo criticar reis,a escravidão e a igreja é por si só de se admirar, mas para além disso não há somente uma crítica e se uma válida argumentação sobre cada tema.
"O ser humano nasce livre e em toda parte está em ferros", essa frase resume bem o que é um contrato social, o quê é se livra da liberdade selvagem e individual e encontrar uma liberdade civil e social, teria uma frase inicial melhor?
Mesmo sendo um iluminista e recitando sobre a liberdade a cada página me toca a prudência do autor em seu penúltimo capítulo falar sobre a necessidade da censura por parte do estado em casos onde pode se por em risco a segurança do Estado e do bem comum com opiniões incorretas ou confusas.
Fora um certo determinismo geográfico em uma ou outra página e uma certa exaltação da Roma antiga, natural daquele tempo e espaço, nada no livro me desagrada e muito pelo contrário me faz pensar que de fato há aqui uma obra a frente do seu tempo?

Jean.Piovesan 06/10/2023

Não tenho muito o que comentar, já terminei a leitura a alguns dias e esqueci de resenhar, foi uma boa leitura para iniciar russeau

Gustavogl 01/06/2023

É um manual da República. Explica com base em Filosofia e Direito sobre o Estado e tudo o que o envolve.

Joao 31/10/2022

Curto e necessário
Uma leitura muito difícil, admito. Por vezes reli alguns parágrafos, mas consegui entendê-los no final. Recomendo a leitura, pois ela lhe ajudará a enxergar melhor algumas coisas.

No começo, você achará o livro pesado de ler. No final, parecerá que está no começo. Apesar disso, a recompensa vale a pena.

Duda.Araujo 22/08/2022

Ok
Li por causa da faculdade pois no começo aborda muito a história do direito e os pensadores antigos.

Danielle.Duca 12/11/2021

Clássico de Rousseau que traz a origem do direito político e teoria do Estado. O povo é soberano e detentor do poder político. Apesar de ter sido escrito em 1762 e por isso a leitura e compreensão não é tão fácil , traz ensinamentos que cortaram o tempo e permanecem atuais, tais como : o povo é soberano!

Ogaiht 19/06/2021

Uma Obra Revolucionária
Jean-Jacques Rousseau foi um dos mais importantes autores iluministas. Algumas das ideias deste livro chegaram a ser base dos princípios da Revolução Francesa. Até mesmo Napoleão chegou a reconhecer a influência da obra em sua formação intelectual. Com ideias bem à frente de seu tempo, Rousseau discorre sobre liberdade, laicidade, desigualdade social e econômica e defende que a bondade é natural do homem, sendo este corrompido pela sociedade. O livro é relativamente curto, mas a leitura é um pouco difícil. É uma obra para se reler várias vezes para poder entender realmente do que se trata.

Nado 22/07/2020

Necessário
Obra objetiva para que os cidadãos e até seus governantes tenham uma base da vida em sociedade. É preciso considerar a época em que foi escrito, mas independente disso é necessária, ainda mais na atual conjuntura do mundo.
Recomendo a leitura.