Ou Isto ou Aquilo

Cecília Meireles
Cecília Meireles

Resenhas - Ou Isto ou Aquilo

*Carina* 03/07/2010

"Ou Isto ou Aquilo" é o livro da minha vida.
Quando criança, recitei-o em diversas reuniões de família, e, certamente, tornei-me muito estranha aos olhos das outras crianças que não entendiam o porquê de alguém preferir ler um livro - e ainda por cima um que já fora lido - ao invés de correr no recreio da escola.
Passei pela adolescência ainda mais estranha. Como assim alguém deixa de sair para ler poesia?
Cheguei à vida adulta (ou algo assim) e meu fascínio pelos escritos acompanha-me mais intimamente do que qualquer outra coisa ou pessoa.
Percebe-se que até aqui nessa resenha "Ou Isto ou Aquilo" me determina: quantas oposições fiz nessas poucas linhas? E mesmo após tantos anos continuo como nos últimos versos de Cecília:
"Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo."

ps. Pra quem já leu o livro: acabei de me dar conta que em breve realizarei um sonho que tenho desde a primeira vez que li este livro: estarei dentro de poucos dias morando no último andar. :D
Maíra F. 03/07/2010minha estante
Parece eu quando criança, rs. Sempre com a versão infantil de Romeu e Julieta (na qual eu era viciada) debaixo do braço enquanto as outras crianças brincavam de pique, rs.

Letícia 07/01/2015minha estante
Fiz várias peças de teatro baseadas neste livro quando pequena. É um livro que marcou muito minha infância também! :)

Dávila 29/05/2020

Ou leia ou leia.
Cecília para os pequenos e para os grandes.
A delicadeza, o ritmo, as rimas, as assonancias e ressonâncias dos versos, a musicalidade de uma deusa das nossas letras.

Sofia Fiori 27/03/2020minha estante
Os pescadores até parecem vc .Só faltou também gostam de comer,ai seria vc

Natalia Betti 03/04/2020minha estante
kkkkkkk

Déa Paulino 14/01/2009

Ou Isto Ou Aquilo foi meu primeiro livro favorito, ainda na infância. Perdi as contas de quantas vezes o tomei por empréstimo da biblioteca do colégio. A edição atual tem um formato lindo, é bem grande, o que facilita a leitura para os pequenos ainda recém alfabetizados. O jogo de palavras feito por Cecília Meireles encanta qualquer criança, e desperta nos adultos recordações encantadas, daquelas que nos levam ao passado e fazem querer muito mais.
Hélio Rosa 16/01/2009minha estante
Minha edição é da Nova Aguilar, infelizmente. Não foi a minha primeira leitura favorita, mas como você voltei diveeeersas vezes à conhecida estante da biblioteca pública de Poá, em busca dele e de tudo o mais que encontrasse da autora.

Marcos Bassini 19/01/2009minha estante
Li criança e adorei. Depois li adulto e gostei mais ainda. Quando voltar a ser criança, já está prometido: lerei novamente. Bj.

*Carina* 07/06/2011minha estante
Também foi meu primeiro livro favorito, Déa. Lindo demais.

Bárbara 06/05/2020

O livro que me fez gostar de ler
Suponho que foi meu primeiro contato com a literatura, antes mesmo de saber ler e, acredito, foi por causa dele que eu queria tanto aprender.

Na verdade, o livro nem era meu (hoje, fiz por merecer tê-lo na minha estante), era de uma tia cuja casa eu ia diariamente e pedia que lesse para mim.
Era nossa rotina (que virou tradição), eu ia à casa dela, sentava no sofá e pedia-lhe para ler uma determinada poesia que falava em palmada bem dada... e aí, ela deveria me dar um leve tapinha na perna nessa parte.

Ah, esse livro definitivamente faz parte da minha memória afetiva, da minha família e da pessoa que eu sou!
Cecília Meireles me marcou!

Fimbrethil Call 15/03/2010

Encantador!
Um encanto esse livro que reúne poesias escritas por Cecília Meirelles para crianças.
Foi o meu primeiro contato com poesias, acho que eu tinha 7 ou 8 anos, e me marcou pra sempre, por isso o conto entre os meus favoritos.

Muito lindo, com poesias lindas e engraçadas.

Hoje, com a visão de adulta, vejo que as ilustrações são boas, mas quando criança eu odiava, as crianças desenhadas eram feias, parecia que estavam sempre de pés sujos hehehehehehehehehehehe

Que o ilustrador me perdoe, mas criança fala sempre a verdade ;)

Recomendadíssimo.

Andre 25/03/2009

Um livro interessante
Li quando era pequeno, portanto, não lembro muito bem! Só lembro que tinha gostado e achado um pouco doido!
Mas é muito bom e toda criança - ou adulto - deve le-lo!

Emília 12/05/2017

OU ISTO OU AQUILO
Cecília Meireles atuou em importantes momentos culturais e educacionais brasileiros. Suas obras permanecem eternizadas e são destacadas nas escolas brasileiras, pelo encanto e delicadeza, cheio de musicalidade e rimas. O lirismo pedagógico da autora permite que as crianças compreendam e se divirtam com as aventuras do cotidiano.
No livro “ou isto ou aquilo” a autora Cecília nos mostra de maneira apaixonante um dos maiores dilemas das nossas vidas e que tem o poder de mudar tudo o tempo todo, que são elas as nossas escolhas. Em seu livro a autora mostra que nosso dia a dia é regado de dúvidas e dificuldades que muitas vezes são difíceis de serem resolvidas. O livro é voltado para o público infantil, porém ultrapassa os tempos levando-o até o público adulto por se tratar de um tema tão presente na vida de todos. Foi publicado pela editora Girofle-Giraflá e reeditado pela editora Global no ano de 2014 e ilustrado por Odilon Morais.
Raelito 16/05/2017minha estante
muito bom

Lorena 28/06/2017

"Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé."

Ler estes versos é como entrar numa máquina do tempo.
Ô saudade que dá de ser criança.
E que livrinho lindo, repleto de versos e poemas encantados.
É um desses pra ter na estante, ler nas reuniões de família e pras crianças antes de dormir.
Nada como poesia para aquecer o coração.

Elexandra 27/12/2016

Ou se lhe guarda, ou se lhe devora
Munida de sua incrível capacidade de transformar palavras em borboletas e em serafins, Cecília solta sua imaginação e dá vida a alguns dos mais belos personagens sobre o chão.

Nanda 28/03/2020

Para adentrar no mundo da poesia
Esse livro é composto por poesias lindas, fofinhas e de fácil compreensão. As poesias me transmitiram um sentimento de aconchego, de lar.

O ebook pelo Kindle Unlimited está com uns problemas de formatação por conta das imagens

Gleek Geek Glambert 08/07/2015

Leitura infantil obrigatória
Este pequeno livro de poesias juntamente com o livro O Pequeno Príncipe foi um dos que me deu gosto de ler, desde que comecei não parei mais.
As obras infantis de Cecília Meireles são ótimas para se incentivar a leitura, pois possuem uma linguagem simples e uma musicalidade que torna o ato de ler um poema uma deliciosa brincadeira.
Ou Isto ou Aquilo afetou muito minha vida. Já quis ser bailarina, imagino a dança do mosquito escrevendo seu nome e penso toda vez: "luva OU anel?". Ainda não como pera pq tem gosto de cera.

Tita 24/05/2013

As meninas
Esse livro é lindo. Você se delicia com as poesias enquanto fica namorando as ilustrações. Quando eu era menina decorei a poesia 'AS MENINAS' - Arabela abria a janela, Carolina erguia a cortina. E Maria olhava e sorria: "Bom dia!..." - agora é minha filha que a decorou. Adorei transmitir isso a ela!

Simone 19/03/2020

Tem de tudo neste livro de poesias: algumas são engraçadas, outras tristes ou reflexivas. Alguns textos parecem trava-línguas. Ainda não li para nenhuma criança, mas imagino que elas vão gostar da brincadeira. Ótima opção para a quarentena.