Ou Isto ou Aquilo

Cecília Meireles

Resenhas - Ou Isto ou Aquilo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nanda 09/04/2021

Escolas, ponham esse livro pra ser lido
O mlr livro de poesia infanto-juvenil que já li,
Li quando criança e reli recentemente, me marcou de muitas formas

Fer 30/06/2021

Só consigo pensar nos meus alunos lendo esse livro. Uma leitura rica e apaixonante, inteligente como a autora. Lindo!
Loma 30/06/2021minha estante
esse livro marcou a minha infância ?

*Carina* 03/07/2010

"Ou Isto ou Aquilo" é o livro da minha vida.
Quando criança, recitei-o em diversas reuniões de família, e, certamente, tornei-me muito estranha aos olhos das outras crianças que não entendiam o porquê de alguém preferir ler um livro - e ainda por cima um que já fora lido - ao invés de correr no recreio da escola.
Passei pela adolescência ainda mais estranha. Como assim alguém deixa de sair para ler poesia?
Cheguei à vida adulta (ou algo assim) e meu fascínio pelos escritos acompanha-me mais intimamente do que qualquer outra coisa ou pessoa.
Percebe-se que até aqui nessa resenha "Ou Isto ou Aquilo" me determina: quantas oposições fiz nessas poucas linhas? E mesmo após tantos anos continuo como nos últimos versos de Cecília:
"Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo."

ps. Pra quem já leu o livro: acabei de me dar conta que em breve realizarei um sonho que tenho desde a primeira vez que li este livro: estarei dentro de poucos dias morando no último andar. :D
Maíra 03/07/2010minha estante
Parece eu quando criança, rs. Sempre com a versão infantil de Romeu e Julieta (na qual eu era viciada) debaixo do braço enquanto as outras crianças brincavam de pique, rs.

Letícia 07/01/2015minha estante
Fiz várias peças de teatro baseadas neste livro quando pequena. É um livro que marcou muito minha infância também! :)

Thay 02/10/2023

Não curto mto poesia, acho que preciso me aproximar mais do que está fora da minha bolha. Foi uma leitura interessante, muito musical e visual, foi como ver as palavras tomando forma e criando imagens divertidas e dançantes.

Roberth 22/12/2023

Rimas e poesia!
Uma oportunidade para brincar com as letras e apresentar as rimas para os pequenos! Uma leitura que se desenvolve aos pouquinhos, uma ou duas poesias por dia... Experiência boa!

Dávila 29/05/2020

Ou leia ou leia.
Cecília para os pequenos e para os grandes.
A delicadeza, o ritmo, as rimas, as assonancias e ressonâncias dos versos, a musicalidade de uma deusa das nossas letras.

Lisa 31/12/2021

Perfeita
Cecília Meireles... como sempre perfeita.
Poesias de fácil compreensão sem serem "bobinhas". Fazem relação direta com a vida das crianças. Bichinhos de jardim, brincadeiras, amigos, bagunça... tanta coisa que as crianças (e adultos) vivenciam em seu dia a dia.
Recomendo para adultos e crianças leitoras, ou, como foi aqui em casa, leitura compartilhada dos adultos e seus filhos.

letszia 03/01/2023

O último andar

No último andar é mais bonito: do último andar se vê o mar.
É lá que eu quero morar.

O último andar é muito longe: custa-se muito a chegar.
Mas é lá que eu quero morar.

Todo o céu fica a noite inteira sobre o último andar.
É lá que eu quero morar.

Quando faz lua, no terraço fica todo o luar.
É lá que eu quero morar.

Os passarinhos lá se escondem, para ninguém os maltratar: no último andar.

De lá se avista o mundo inteiro: tudo parece perto, no ar.
É lá que eu quero morar:
no último andar.

lucasgirarte 13/09/2023

Faltou conexão comigo neste livro
Este livro é um compilado de poemas da escritora que passeia entre sonoridade e sentimento com belas ilustrações do Odilon Moraes.

O livro tem uma estética bonita e cativante, no entanto os poemas não me agradaram tanto desta vez. Não consegui me conectar com muitos deles, acho que pelo estilo que não me encantou tanto.

Nesta viagem pelos escritos de Meireles, acabei curtindo menos o passeio.

Nallanda 26/09/2023

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo ...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqüilo.

Sofia Fiori 27/03/2020minha estante
Os pescadores até parecem vc .Só faltou também gostam de comer,ai seria vc

Natalia Betti 03/04/2020minha estante
kkkkkkk

Déa Paulino 14/01/2009

Ou Isto Ou Aquilo foi meu primeiro livro favorito, ainda na infância. Perdi as contas de quantas vezes o tomei por empréstimo da biblioteca do colégio. A edição atual tem um formato lindo, é bem grande, o que facilita a leitura para os pequenos ainda recém alfabetizados. O jogo de palavras feito por Cecília Meireles encanta qualquer criança, e desperta nos adultos recordações encantadas, daquelas que nos levam ao passado e fazem querer muito mais.
Hélio Rosa 16/01/2009minha estante
Minha edição é da Nova Aguilar, infelizmente. Não foi a minha primeira leitura favorita, mas como você voltei diveeeersas vezes à conhecida estante da biblioteca pública de Poá, em busca dele e de tudo o mais que encontrasse da autora.

Marcos Bassini 19/01/2009minha estante
Li criança e adorei. Depois li adulto e gostei mais ainda. Quando voltar a ser criança, já está prometido: lerei novamente. Bj.

*Carina* 07/06/2011minha estante
Também foi meu primeiro livro favorito, Déa. Lindo demais.

Lauriene 31/12/2023

Que nostalgia ler esse livro q sempre esteve presente na minha infância, indiretamente, através dos livros de português e até no Castelo Rá-Tim-Bum. Reconheci várias das poesias. Quando criança, nunca reparei q em As meninas, a q sempre dizia "bom dia" morreu. Fiquei bem surpresa.
Enfim, um livro encantador e nostálgico qerece ser re-lido.
Daniel.Malaquias 15/01/2024minha estante
A Maria? Ela morreu? Não sabia. Maria é a que sempre dá bom dia.

Lauriene 15/01/2024minha estante
Fica subentendido. Pelo menos, foi minha interpretação.

Daniel.Malaquias 16/01/2024minha estante
Entendi, reli novamente e vi a palavra saudade quando se referia a Maria.

Camila 24/12/2020

Lindo.