A Zona Morta

A Zona Morta Stephen King

Resenhas - A Zona Morta

Paula.Picarelli 24/04/2024

Maravilhoso
O livro é muito bem escrito e envolvente. Mesmo sendo um livro grande, você nem percebe o tempo passar.

Geovanna.Cookie 22/04/2024

Um panorama político dos anos 70 (acho)
Esse livro é controverso, até agora tem o melhor final do King porém também é o mais fraco. Já me acostumei a ideia de os livros do autor serem sobre a jornada e não o destino, e a jornada aqui teve pontos muito positivos.

Todo o plot do acidente, coma, recuperação e mediunidade indesejada do Johnny foi muito interessante, contudo o fundo politico foi meio cansativo (Talvez se eu conhecesse as figuras reais citadas fosse mais envolvente).

Quanto a questão do Stilson, o problema é que o arco do personagem é sitado na sinopse contudo só se inicia no fim do livro o que me incitou certa impaciência. Apesar de tudo gostei do final, se encaixou bem com a história e gostei muito também de como foi estruturado o último capítulo.

Denise 13/04/2024

Crítica política na veia
John Smith sofre um acidente e entra em coma por 4 anos. Ao acordar do coma, muita coisa mudou, inclusive ele pro?prio. Ele possui a capacidade de saber o passado, presente e futuro das pessoas apenas com um toque. Isso traz um impacto muito grande na vida dele e das pessoas que ele encontra pelo caminho.

Li este livro sem saber nada sobre a histo?ria, na?o tinha lido nem a sinopse. Ele tem uma pegada de suspense com drama.

A princi?pio, fiquei sem saber aonde o autor queria chegar. O livro tem uma primeira parte bastante longa e, em alguns momentos, cansativa, como e? do costume do autor. Mas o personagem principal e? bem construi?do e a gente se apega a ele com muita facilidade.

Um assunto interessante e? a questa?o poli?tica do livro. King escreveu em 1979 um histo?ria bastante atual, onde ele critica a ascensa?o da extrema direita ao poder. Parece que ele previu o surgimento de figuras execra?veis como Trump, Bolsonaro e Milei. Ale?m de criticar o fanatismo religioso que beira a? loucura, como aqueles luna?ticos seguidores do Et Bilu e de Ratanaba?.

So? na?o gostei do final do vila?o, eu queria saber mais. Mas como eu na?o li toda a obra do autor, na?o sei se a história dele vai ser menciona em outros livros.

kaioliveira 11/04/2024

Fui ler esse livro esperando suspense, emoções e trama eletrizante e recebi morte, depressão e lições de vida, adorei

nathsreading 07/04/2024

Um suspense impossível de largar
"Se esse dom fosse um dom de Deus, então Deus era um louco perigoso, que devia ser detido."

Em A zona morta, Stephen King constrói o suspense com maestria desde as primeiras páginas. Foi fácil me ver afeiçoada pelo protagonista, Johnny Smith - com seu humor nos momentos mais inesperados - e esperando com expectativa em seus momentos de conflito. Outro ponto é o questionamento do personagem em relação à seu próprio "dom", influenciado pelas palavras de sua mãe, que após o acidente de Johnny se viu num abismo de fanatismo religioso e teorias conspiratórias, o que carregou ainda mais a tensão de sua adquirida habilidade psíquica.

Foi justamente a espera e expectativa crescentes que tornaram o desfecho um pouco decepcionantes pra mim, pois esperava mais profundidade no conflito final. A narrativa também discorre bastante sobre política, com diversas referências que podem se tornar cansativas em meio a história. Foi um livro que prometeu tudo, teve personagens com um bom desenvolvimento e um suspense impossível de largar mas que no final não surpreendeu, por esse motivo não dou 5 estrelas.

No geral, a leitura foi uma boa experiência apesar desses pontos, e só aumentou minha vontade de ler outras obras de Stephen King. Espero ser surpreendida em sua próxima obra, mas também ser cativada tanto quanto fui por Johnny Smith.

Leo 03/04/2024

Putz cara
Ideia boa, protagonista foda, vilão teoricamente incrível, mas infelizmente pecou demais em tudo isso, final horrível para o protagonista, ideia desperdiçada e nada aprofundada, faltou apenas um capítulo do vilão para deixá-lo inesquecível, primeira decepção com King.

Beatriz813 03/04/2024

Politicagem d+
O livro é basicamente sobre política e isso o tornou muito chato pra mim. Demorei pra ler porque perdia o interesse a cada 2 páginas, muito detalhe e muito nome pra lembrar. Cansativo demaaaaaaaais

nathsreading 07/04/2024minha estante
Moça seu comentário tem spoiler ???

Nat Wissinievski 31/03/2024

Eu realmente nem sei o que falar desse livro, mas ele foi simplesmente perfeito, a história é muito tensa e intrigante e o King não dá ponto sem nó, mesmo aqueles momentos que você acha que ele tá só enchendo linguiça e colocando um negócio na história de forma aleatória, lá na frente tudo vai fazer sentido. O final é tenso e emocionante e posso dizer com confiança que é um dos melhores livros do King.

joaopgpaludo 31/03/2024

Uma história pitoresca
A história de John Smith contada em "A Zona Morta" é um tanto interessante. Ele passa por altos e baixos ? e baixos, e baixos etc. ? mas segue em frente, por mais difícil que seja, desgostando dos reveses que o acometem e, por vezes, parece querer fugir do que sabe que não pode.

A maneira como a narrativa se sucede de fato prende a atenção. Por diversas vezes senti-me impelido a continuar lendo mesmo não havendo tempo só para saber o que viria a seguir.

Fernanda2919 30/03/2024

Terminei o livro soluçando de chorar
Bom gente, King, pela primeira vez, me fez um protagonista tão amável que me fez sofrer todos os momentos por ele. Johnny não merecia nada. Chorei em vários pontos do livro

highgarden 29/03/2024

Banca leva. Todos perdem.
Stephen King tem algo especial com as palavras, acho difícil de explicar. E acho difícil falar dos livros dele também, mas dá pra começar dizendo que A Zona Morta é mais uma obra prima que leio do autor. Sigo achando que há excessos nos detalhes, mas também sigo com meu pensamento de que o King não traz todos os detalhes porque eles são necessariamente importantes para história, mas simplesmente porque gosta de escrevê-los. De qualquer forma, eu já me acostumei e esse excesso não tornou a leitura menos envolvente pra mim, muito pelo contrário, me vi imerso no livro bem rápido e muito ansioso pra continuar engolindo todas as páginas.

King traz a trama principal de John Smith sofrendo um acidente de carro e, a partir disso, desenvolvendo "dons" - tá mais pra maldição - paranormais, enquanto também conta duas histórias paralelas que a princípio não tem qualquer relação com John, mas aos poucos tudo vai se enredando de uma forma muito bem feita. Gosto muito do protagonista, muito bem trabalhado e desenvolvido, e um coitado também, comeu o pão que o diabo amassou. Os personagens secundários também são bem trabalhados. É algo que o King faz muito bem, explorar os personagens, trazer tantos detalhes, tantas informações ordinárias sobre eles que até parece que aquelas pessoas realmente existiram, e como esse livro traz muito sobre pessoas históricas reais, fica fácil você se ver confuso sobre quem é fictício e quem não é.

Há um grande cenário político nesse livro que é necessário para a trama que ele quer desencadear e que achei que foi bem trabalhado, mesmo que possa parecer desinteressante em alguns momentos, principalmente se você não dá a mínima para a política norte-americana. Achei o final plenamente satisfatório, acho que ficou um pouco óbvio que era para aquilo que a história se encaminharia e foi tudo bem feito e costurado pra mim. Queria que pudéssemos ter tido um John Smith no Brasil antes de 2018.

É um livro com muitos momentos emblemáticos e acho que eu nunca vou conseguir pensar numa roda da fortuna sem pensar nesse livro. Duplo zero, banca leva, todos perdem.

João Pedro Pexe 29/03/2024

Stephen King Gênio
Li este livro pela segunda vez, e a genialidade de King é simplesmente incansável! História cativante do início ao fim com uma escrita incrível do mestre do horror! Não está no meu top 5 livros de king, mas certamente vale muito a leitura!

idcavalcante 24/03/2024

A roda da fortuna está ao seu favor?
Confesso que iniciei "A Zona Morta" levemente receoso acerca de como o King iria conduzir a premissa da obra, mas me surpreendi com a ambientação criada e transmitida em cada capítulo, em especial nas seções das reflexões e visões descritas.
John Smith é um personagem que me conquistou desde as primeiras aparições, e achei incrível como ele foi desenvolvido (e impactou no desenvolvimento de diversos personagens) não só antes, como também durante o seu coma. Inclusive, esse período foi muito bem manejado, a fim de não tornar a narrativa massante ou "dispersa".
Os modos como os diversos (e até, por vezes, considerados irrelevantes) núcleos se coincidem foram muito bem elaborados, o que torna a leitura extremamente cativante e dinâmica.
O desfecho, do tipo clássico King, não decepcionou em nada e nos mostrou que o conhecimento pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição.

edilsonjoaquim 24/03/2024

"A Zona Morta'
A temática é muito interessante, não sei de onde o King tira essas ideais.
Depois de sofrer um acidente de carro, John Smith acorda milagrosamente de um coma que durou quatro anos e meio. Mas, com esse milagre veio um poder: ver o passado, presente, futuro e coisas que ninguém saberia ao encostar em algo ou alguém. Com o passar do tempo, a habilidade torna-se cada vez mais forte, o que levanta uma questão: tal poder é um dom ou maldição?
Faltando 100 páginas para terminar esse livro, a ressaca literária me pegou, e por esse motivo ocorreu um intervalo de 1 mês até finalmente terminá-lo. Assim, muitos detalhes foram esquecidos, mas a boa maioria do conteúdo ainda está fresca em minha memória.
A abrupta interrupção na vida do Johnny é muito reflexiva, a fragilidade do ser humano é imensa, ele sofreu muito em todo processo de recuperação e depois também.
As várias mudanças de perspectivas como do Greg Stillson e Frank Dodd me deixaram bem confuso no início, achei que seria uma coisa sem pé nem cabeça, mas com o decorrer da história tudo foi se encaixavando.
O que realmente foi confuso foram as partes políticas. Muita informação, muitos termos desconhecidos, muitas personalidades da política estadunidense, tudo isso pesou o enredo. A política dos EUA em si só já é bastante confusa, eu mergulhei na leitura esperando por essa bagunça, então fica aqui o aviso para quem for ler. Garanto que vale a pena essa pequena "tortura" para quem não curte esses assuntos.
A relação da Sarah com o Johnny era muito fofa, o destino foi cruel com ambos, eles teriam sido muito felizes, tenho certeza.
A mãe do John era bem difícil de lidar com todo aquele papo lunático, mas foi uma época dificílima para ela. O pai dele foi muito forte em administrar todo aquele caos, o filho em coma e a esposa enlouquecendo, um guerreiro, uma situação triste aquilo tudo, e queria ter tido mais informações sobre ele no final.
O conflito principal ? Greg vs John ? poderia ter sido mais elaborado, foi muito corrido, o King poderia ter proporcionado mais encontros entre eles, mais segredos sendo revelados, razões para a intenção do Johnny.
O final não foi ruim, mas eu esperava algo mais feliz.
Foi uma leitura maravilhosa, poderia ter sido mais proveitosa da minha parte, mas ainda assim gostei bastante. No momento vou dar uma pausa nos livros do SK e irei explorar outros autores!