Romanxorcismo

Romanxorcismo Marcia Dallari

Resenhas - Romanxorcismo

Krishnamurti 21/05/2017

ROMANXORCISMO
O livro de estreia na literatura da autora Paulista Márcia Dallari – “Romanxorcismo - Doze contos de amor, sexo e dor de cotovelo”, é de uma criatividade que nos espanta não somente pelo elemento erótico explícito que permeia boa parte das narrativas. O leitor, que é tomado de surpresa com a marcante foto de um coração humano sangrando e empunhado por uma mão, que ilustra a capa da obra, fica preso de uma curiosidade maior ainda por duas razões: ainda na orelha da obra, naquelas breves notas sobre a autora, lemos que ela “Começou a escrever contos de amor, sexo e dor de cotovelo por sugestão do seu terapeuta, durante o tratamento de um término de namoro. Dois términos de namoro depois, concluiu o seu primeiro livro, Romanxorcismo”. Ainda no Prefácio lemos: “O nosso amor foi como a bolha que subiu da boca da garrafa de cerveja que tomei na noite passada”... e... “Nós nos víamos como desejávamos que fossemos, não como éramos. Eu à sua cabeça, você à minha. Eu guiada pelos meus sentimentos. Você pelos seus pensamentos. Pontes que nos levaram para uma porta fechada com concreto”.
Ai está a matéria prima que nos instiga a pensar: Seria a obra de Márcia Dallari autoficção? A falar-nos de um amor que não morreu e deixou reverberações de fragmentos e ecos menores? Se seguirmos estas sugestões iniciais poderíamos pensar ser tal reunião de contos uma autobiografia ficcional em dois estilos paradoxalmente contraditórios. A autobiografia e a ficção. Muito bem. Mas não é o que acontece ao iniciarmos a leitura dos 12 contos que se dividem em quatro capítulos com os sugestivos títulos: “Presunção”, “Ponto Fraco”, “Conflito” e “Expurgação”.
A explícita seqüência de relações sexuais que a autora nos apresenta em “Codex Sexus”, conto que abre a coletânea e que se afigura metaforicamente como “uma grande suruba na arca de Noé” nos faz lembrar da escritora francesa Anais Nin em (Delta de Vênus) para quem o erotismo é uma das bases do conhecimento de nós próprios, tão indispensável como a poesia. Particularmente nesse conto sentimos a força com que a erotização excessiva, exacerbada, quase canibalesca vem tomando lugar no mundo, em detrimento de qualquer outro sentimento mais abaixo da pele. Sugestivamente este conto tem uma epígrafe de “o amor esconde a sua verdadeira face”.

Os demais contos seguem mais ou menos por essa linha de desnudamento de nossa sexualidade, com direito a perversões de toda ordem como acontece em “A dama e a noite” e notadamente em “Shame” que beira à anedota pornográfica homossexual.
Pontos altos do livro são os contos “Devoradora do tempo” e “Pecado original” do qual transcrevemos trecho:
“Agostinho o beato, e Cleuza a aborteira, defendiam que o pecado original de Adão causado pela influência de Eva, tornou todos os homens e mulheres escravos da perversão. Acreditavam que as crianças eram inocentes no que dizia respeito aos delitos de seus pais, mas que eram culpadas pelo pecado original, pois haviam sido concebidas através dele. O mal só podia ser combatido por meio da castidade”.
Um belo “toque” a nos lembrar de onde veio, e como nasceram todas essas nossas “taras” a confundir nossas cabecinhas de crianças, simplesmente porque não aprendemos (e voltamos a lembrar de Anais Nin), que “o amor nunca morre de morte natural. Ele morre porque nós não sabemos como renovar a sua fonte. Morre de cegueira e dos erros e das traições. Morre de doença e das feridas; morre de exaustão, das devastações, da falta de brilho”. É disso que nos fala Marcia Dallari.

Livro: Romanxorcismo – Doze contos de amor; sexo e dor de cotovelo. De Marcia Dallari. Editora Penalux, Guaratinguetá – São Paulo, 2017, 102p.
ISBN 978-85-5833-174-6

Penalux 19/10/2017

O exorcismo do amor
O amor é material denso para a literatura, pois defini-lo é impossível. Escritores e poetas arriscam-se a delineá-lo pela força de suas impressões pessoais, que descendem muitas vezes de suas frustrações com este sentimento, volátil, mas intenso.
“Romanxorcismo” de Marcia Dallari, foi escrito para ser o exorcismo da autora, em relação as suas insatisfações derivadas de um relacionamento amoroso que se findou. Dallari então entrevistou seus amigos para colecionar histórias amorosas e assim tecer sua própria libertação das suas decepções românticas.
O livro é dividido em 4 partes, com contos nomeados. A temática do sexo se faz presente de forma crua, na qual a autora explora as sensações corpóreas e as palavras de jargão sexual, para alvoroçar a pele do leitor, transmitindo nas palavras a secura desperta pelos ápices sexuais, quando a paixão contrastasse à calma do amor. Desta maneira mergulhar na leitura de “Romanxorcismo” é viver a dualidade espiritual e carnal representantes pelo amor e pela paixão.
No primeiro conto, “Codex Sexus” a autora traz a temática do sexo em sua forma mais bruta, quando este serve apenas para a exploração dos sentidos, comparando inclusive, os personagens deste conto à animais, que quando entregues a sua sede de prazer, transfiguram-se em seres irracionais que encontram na busca intensa das boas sensações do sexo, o alimento para satisfações momentâneas.
O livro é explorado em cima de uma interpretação amorosa construída por uma mulher, que não nega, que embora utilize as narrações como forma a se libertar de suas próprias frustrações entende de sexo e de suas várias manifestações, amorosas ou não.

Desireé (@UpLiterario) 10/06/2017

O lado perverso do amor. (@UpLiterario)
Todo mundo já sofreu por amor. É a lei natural da humanidade. Apesar disso, a maioria dos livros no mercado tratam do amor como um sentimento idealizado, o ápice da felicidade, o auge da vida do ser humano. Romanxorcismo, por outro lado, vai mostrar para você as mazelas e desventuras que este sentimento nos causa e como somos modificados por ele.
O livro reúne doze contos – supostamente – verdadeiros, os quais foram relatados à autora durante um ano de expurgo e exorcismo amoroso após um rompimento. Marcia decide ouvir as histórias amorosas de outras pessoas como forma de buscar a sua própria cura, através da elaboração de Romanxorcismo e trazer, assim, a “cura” para as outras pessoas que já sofreram do mesmo mal.
E o resultado é incrível! São contos que beiram o absurdo, o vil, o perverso, e, em alguns deles você vai torcer muito para serem apenas criações da mente imaginativa da autora e não um relato real e obscuro.

Marcia tem o dom de nos levar aos sentimentos e abismos dos personagens, e nos fazer sentir cada uma das atrocidades que o amor é capaz de gerar. A raiva e o ódio são palpáveis ao longo da leitura, empurrando e puxando – embalando - o leitor nas águas profundas da perversidade do amor.
Uma obra incrível que vale ler e reler, principalmente, nos momentos de maior desequilíbrio amoroso. Recomendo muito!
Mas saibam que: não é para estômagos sensíveis e menores de 18 anos.

site: www.instagram.com/upliterario

MaH 27/07/2017

Sinta-se a vontade para se identificar.
Quem é que nunca escreveu para desabafar, curar dor de coração, extravasar e também para ver se conseguia deixar de lado uma dor de cotovelo? Por motivos assim que Marcia Dallari esboçou suas palavras, que transformaram em contos e temos então Romanxorcismo, uma reunião de doze contos de amor, sexo e dor de cotovelo.
Por sugestão de seu terapeuta, como tratamento para um término de relacionamento, Marcia começou a escrever contos de amor, sexo e dor de cotovelo. Ao final de um segundo término de namoro, ela publicou seu primeiro livro, Romanxorcismo.

Julgo bem difícil, na verdade, falar sobre um livro de contos. Isso porque, acabo tendo que me controlar para não ir a fundo e minuciar as histórias, senão a resenha seria um grande spoiler, então vou falar mais mesmo do panorama geral da leitura dessa reunião de contos. As histórias contadas em Romanxorcismo poderiam muito bem acontecer com cada um de nós, por que não? E acredito que tenha sido isso que me prendeu à leitura, pensar que o que estava sendo contado tenha sido vivido e sentido por alguém.
Os doze contos do livro estão divididos em quatro tópicos, que seriam os quatro estágios do exorcismo: presunção, ponto fraco, conflito e expurgação. Sofrer por amor é algo que com certeza todo mundo já passou – e se ainda não passou, fique tranquilo, pois com certeza passará –, portanto ao longo dos contos podemos ter um vislumbre das reações de diferentes pessoas, diferentes situações que podem ocorrer, e as transformações que um sentimento tão nobre como o amor, ao ser traído, erradicado, substituído ou não correspondido, pode causar, feriando e transformando pessoas. Com esta leitura pude entender até mesmo sentimentos que eu já tive, ou que passaram pela minha cabeça como consequência de desilusões e perceber que eu não estava – nem estou! – só . O amor é egoísta e da mesma forma que ele constrói, ele destrói.

Se você está se sentindo emocionalmente abalado, a leitura é mais do que recomendada, pois tenho certeza que você vai conseguir se restabelecer, ou pelo menos sentir que nunca esteve só.

site: http://www.oquedissealice.com.br/2017/07/19/romanxorcismo-de-marcia-dallari/

Morgana Brunner 25/09/2017

Romanxorcismo - Marcia Dallari
Oii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha desse livro que está como favorito no Skoob, recebido em parceria com a minha editora tão querida, Penalux. Lembro-me como se fosse ontem, com a chegada da obra o pessoal, do instagram fez um alvoroço para saber do que se tratava a obra e agora trouxe a resenha completa para que vocês conheçam.

Romaxorcismo não é nada a mais do que a capa já diz, contos de amor, sexo e dor de cotovelo. Conhecemos vários tipos de situações que podem ser feitas e apreciadas em momentos de prazer, como a mulher se sente e que também deve ser valorizada nesse quesito, viajamos com as explicações e ousadias de Marcia durante a escrita dos contos.

"Nem um bom dia ou boa noite. Para ele, as pessoas só se tornavam verdadeiras quando falavam." Pág. 35

Em contos de amor, encontramos a desilusão amorosa que um relacionamento, abusivo e não correspondido pode causar a pessoa, a falta do próximo pode levar a loucura, a valorização e o esquecimento é como se uma flecha atingisse o ápice da tristeza e infelicidade.

As dores de cotovelo foram as partes que mais despertaram minha atenção, quem sabe por causa da dor vivenciada pelos contos escritos, me remeteram a uma tristeza realista que percebi ao ver quanto a traição, a mentira pode ferir, senti-me envolvida e tocada. Palavras ácidas, sinceras e peculiares foram utilizadas sem medidas, que revelam o dia a dia de alguém solitário.

"Diagnosticava cada sentimento e medicava-o com palavras doces e promessas de que só o amor curava qualquer mal." Pág. 56

São contos que nos levam a loucura, ao êxtase e até mesmo a reflexão do que estamos a fazer e a nossa maneira de tratar com quem convive ao nosso lado, nos dando amor e nos apoiando nos problemas quando surgem.

Esse foi um livro fascinante no qual eu adorei ter tido a oportunidade de ler e me encantar pela maneira em que Marcia escreveu, soube me fazer ficar louca em vários momentos, diante de que é necessário tem uma imaginação além do comum para imaginar as cenas que ali são descritas.

A diagramação está linda, a capa troca de conto há uma página em branco, além disso os três tipos de contos são separados e percebe-se que há outro subtítulo explicando de o porquê o nome do capítulo e o que iremos encontrar durante a leitura.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/09/romanxorcismo-marcia-dallari.html

Compre pela capa 06/01/2018

EXORCIZANDO AMORES EM ROMANXORCISMO, DE MARCIA DALLARI
ENREDO

Seguindo recomendações de seu terapeuta, a autora começou a desenvolver seus contos de amor, sexo e dor de cotovelo logo após um término de relacionamento. E este é o protagonista do livro, o tão triste e depressivo término de relacionamento. Porém o livro não têm nada de triste e depressivo, muito pelo contrário. A autora consegue contar histórias que teriam tudo para serem tristes, mas com sua pitada especial de humor.

Seus contos nada mais são do que experiências de amigos e de amigos de amigos, que aceitaram compartilhar seus términos de namoro em troca das experiências da autora.

Inteligentemente, ela compara o término com o exorcismo do amor, dividindo o livro em quatro capítulos intitulados Presunção, Ponto Fraco, Conflito e Expurgação. Intencionalmente os mesmos títulos das quatro fases de um exorcismo de verdade.

Nos contos temos um misto de vingança, situações completamente novas, aventuras sexuais e é claro, muito amor. E as vezes até a falta dele.

OPINIÃO

Sempre achei complexo desenvolver resenhas para livros de contos, pois sempre dá aquela vontade de sair contando tudo o que acontece nas histórias.

Mas também adoro o sentimento de leitura desapegada e despojada que um livro de contos transpassa.

A primeira coisa que me chamou a atenção no livro, foi a capa é claro. Chamativa e cru, a mão sangrenta segurando um coração humano nos lembra que num relacionamento, a pessoa que amamos segura o nosso coração nas mãos, metaforicamente.

E isso quer dizer tudo no contexto do livro. Essa possessão doentia que as vezes as pessoas se veem intrincadas, é engraçadamente exorcizada em cada conto do livro de Dallari.

Também não posso deixar de parabenizar a Editora Penalux, pela edição impecável, desde capa, até diagramação.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Pedro 02/07/2018

Desabafar, botar pra fora os sentimentos ruins, e até mesmo os bons, é tão confortante. É como tirar um fardo das próprias costas. É se libertar!

A autora Marcia Dallari, seguindo as recomendações de um terapeuta, escreveu "Romanxorcismo" como uma forma de cicatrizar a ferida que seu último relacionamento amoroso deixou aberta.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo! (Blog do Pedro Gabriel)

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2018/07/resenha-romanxorcismo-de-marcia-dallari.html