Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

Maria 12/11/2023

Muito interessante! O texto é organizado de uma forma beeeem diferente, o que faz a leitura ser mais rápida. A história é bem interessante, é mais uma reflexão do personagem. Ou um rito de passagem também... Que te condena mas "a regra é a regra"

lendo_e.viajando 06/10/2023

Maravilhoso
Comecei a ler achando que seria um suspense, mas não é, e mesmo assim, me surpreendeu. Adorei o livro, foi uma leitura super rápida, eu vi alguma booktuber recomendando à muito tempo atrás e finalmente consegui ler.
É mais sobre fazer will, nosso personagem principal, pensar se o que ele acredita que é certo no momento, realmente é certo. Vale à pena ele seguir as regras? Mesmo com tudo o que isso gerou? É isso que vemos.
Recomendo muito, me prendeu do começo ao fim, não vejo a hora de ler outros livros do autor.

@agathaltpiza 01/10/2023

Surpreendente
Eu me interessei por esse livro quando a Paolla, do Livros e Fuxicos indicou.

Eu nunca tinha lido um livro escrito em prosa e apesar de ter estranhado no começo, poucas páginas depois fui conquistada pela simplicidade da escrita que carrega um tema extremamente pesado.

O fato do livro se passar dentro de um pouco mais de um minuto e mesmo assim manter profundidade sobre o personagem e o ambiente em que ele vive, enquanto o elevador desce os 7 andares foi surpreendente.

Eu achei um livro doloroso e triste. Ainda mais por saber que apesar de ser uma ficção, essa é a realidade de tantas pessoas.

O Will me comoveu na sua busca por vingança -cheia de incerteza- pela morte do irmão mais velho, e o final aberto te faz questionar sobre o que realmente aconteceu. Eu tenho a minha teoria, e ela pode ser resumida em: eles estão presos num ciclo sem fim.

Leiam, e se deixem levar pela história. Reflitam e absorvam a dura realidade de tantas pessoas.

Eu indico demais o livro, merecia ser mais conhecido e mais indicado.

Helopes.s 01/10/2023

Daqui para baixo
É um livro curto, rápido de ler, me prendeu desde o começo.
Comecei achando que seria um coisa e terminei olhando para a parede pensando no que foi esse livro, recomendo.

rosaliaestela 13/09/2023

Um bom livro
Estou resgatando meu hábito de ler e este livro colaborou muito pra isso pois tem uma escrita descomplicada apesar das várias possibilidades de interpretação do que realmente aconteceu com os personagens deste conto. Fala sobre o ciclo da violência, as raízes que ela finca nas pessoas da periferia de qualquer lugar do mundo já que não se diz o lugar que se passa a história.

Marjory.Vargas 05/09/2023

O livro é escrito em versos, e apesar do número de páginas, é super rápido de ler. Confesso que eu estava bem curiosa com a leitura, porque não é minha zona de conforto. Mas, que soco no estômago. A gente começa a leitura achando que vai ser algo rápido e superficial, mas o autor aborda o ciclo de violência em que algumas pessoas estão presas de maneira F-O-R-M-I-D-Á-V-E-L!!!

Will é um garoto de 15 anos que viu seu irmão mais velho ser assassinado. O rapaz sai de casa, com a arma do irmão na cintura e pega o elevador, pronto para acabar com a vida de quem tirou a vida do seu irmão. Mas, no tempo em que o elevador leva pra chegar ao térreo, muita coisa vai acontecer.

"A regra número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar alguém. A terceira, a crucial: se fazem algo com você ou com os seus, é preciso se vingar."

Nós vamos descobrindo como a vida de Will foi cercada de violência, as tantas pessoas importantes que ele perdeu para a violência, mas ele também fará descobertas, descobertas que colocarão em xeque as coisas que lhe foram ensinadas em relação as regras.

O final... PQP... eu odeio finais abertos 😅 mas olha, pra esse livro ele foi perfeito. Então, se você procura um livro que vai te impactar, anota essa dica 😉

Julianne.Freitas 30/08/2023

Uau, é impossível para de ler por ser curto e bastante reflexivo sobre a vingança e a marginalização na sociedade.

winchesterdudab 27/08/2023

Apenas SIM
Necessário, lindo, triste, crítico, bem escrito, tudo aqui é perfeito, o final em aberto não é do meu estilo porém ainda sim, não me fez tirar sequer uma estrela. simplesmente incrível e difícil da forma mais fácil possível

B.: 17/08/2023

Resenha por @blossombook.s
Livro este, que sempre indico para as pessoas, de tão incrível és!

Daqui pra baixo conta a história de Will, um adolescente de apenas 15 anos que se vê perdendo o irmão, Shawn para a violência do bairro periférico de onde moravam. Um romance/drama contando em versos simples, e diretos, fazendo críticas sociais impecáveis sobre desigualdade sócio-raciais, preconceito, racismo e outras críticas!

Esta obra é um grito de infelicidade de quem viveu, e conviveu na pele situações assim ou piores.

Por favor, leiam Daqui pra Baixo, e sintam seus pensamentos evoluírem drasticamente!

Se permitam ser abertos ao desfecho, e busquem qual foi a ideia que Jason, quis nos passar!!

Annpa 25/07/2023

Não esperava
Vou ser sincera a dizer que esperava muito menos desse livro e eu me surpreendi com o que recebi.
Essa obra me deixou sem palavras e mesmo não sendo 5 estrelas vai pros favoritos.
Eu amei cada partezinha dessa leitura e o final....
Recomendarei a todos agora mesmo.

skuser02844 21/07/2023

De tirar o fôlego
Foi assim que eu cheguei ao fim da leitura. Eu meio que já tava esperando o plot, mas mesmo assim, o final causa um choque repentino.
Como o livro é feito a partir de três regras, vou dizer a três coisas que você precisa saber antes de ler:
1. É impossível parar
2. Parece que eu levei diversos golpes durante a leitura, então esteja avisado (a).
3. O livro fala sobre pessoas com um estilo de vida totalmente marginalizado, que sofrem absurdamente com a violência. Então minha reflexão sobre o livro foi, muitas vezes, nós mesmos (os privilegiados) apertamos o gatilho, antes que elas tenham a chance de pegar na arma (porque nós muitas vezes não lutamos, de fato, para que essas pessoas tenham um estilo de vida melhor, só falamos da boca pra fora do combate a violência, mas nada é feito na prática).
Enfim, leiam!!! E se prepare para a sua cabeça explodir.

Ana 19/07/2023

As regras são feitas pra gente quebrada seguir.
Que livro impactante! Diferente de tudo o que eu já li e que nos faz refletir sobre como a violência se perpetua na sociedade, levando com ela tudo por onde passa. Um livro com um peso e tanto.

"SERÁ QUE DÁ pra um só abraço regenerar a pele do tempo, cada pedaço cascudo e calejado, as partes secas irritadas e irritantes, e tudo que sangra?"

bia_vaz 12/07/2023

Achei uma proposta interessante? previsível, mas interessante. Gostei do final, mas confesso que fiquei ??????
O final é aberto a interpretação, o que foi muito bom? acho que recomendaria, preciso pensar a respeito.