Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

Markarroni 29/05/2020

Mais que necessário
Um conto admirável e prudente escrito em verso, no qual um rapaz negro de 15 anos teve o irmão assassinado e é forçado a considerar as potenciais consequências de suas ações enquanto ele, com uma arma de fogo, buscando vingança, espera que o elevador de seu prédio chegue ao térreo.

As ambiguidades deixam tudo ainda melhor. A escrita é muito brutal, emocional e bem desenvolvida. A ideia central é o ciclo da violência, e é tão necessário, porque ele não foca no que é certo ou errado. São várias camadas que você vai se afundando a cada página que vai virando. Acho que eu levei menos de uma hora pra terminar de ler ele todo.

Histórias como essa precisam ser contadas mais e mais. Se você está em uma ressaca literária e quer uma leitura rápida e interessante pra te ajudar a se livrar dessa crise, eu recomendo este livro! Obs.: talvez você precise de um lencinho.

site: https://www.instagram.com/marksreading

Gustavo616 05/03/2023

T
Esse livro me foi indicado através de um canal do YouTube. Ele me pareceu interessante e então decidi dar uma chance. Ainda bem que fiz isso.

O jovem Will vê seu irmão ser assassinado na sua frente, e isso o deixa devastado. O sentimento de tristeza toma conta dele, assim como o de ódio, que o faz querer ir atrás de vingança.

Ele deixa o apartamento em que mora, determinado a ir atrás da pessoa que tirou a vida de seu irmão. Enquanto ele está no elevador do prédio em que vive em direção ao térreo, algumas pessoas também entram nesse elevador, e as conversas que Will troca com cada uma dessas pessoas irá determinar o futuro do que ele pretende fazer.

Esse livro me foi uma surpresa muito boa. A leitura flui de forma rápida e agradável.

A história não é incrível, mas gostei bastante, e ao decorrer dela vem algumas informações importantes e que acabam por lhe prender à leitura.

Essa obra foi escrita em versos, então a leitura pode ser concluída em um único dia.

Recomendo.
Sabrina 05/03/2023minha estante
T = tesão?

Gustavo616 06/03/2023minha estante
T = Térreo/Trouxa.
Referência ao próprio livro.

Tabitha.Luizi 12/03/2023minha estante
Não conhecia este livro.

Gustavo616 12/03/2023minha estante
Ele é bom e é uma leitura rápida, então até vale a pena conhecê-lo.

Patricia Lima 02/07/2020

Daqui Pra Baixo
É uma história que acontece em pouco tempo, você também acaba lendo o livro em poucas horas por causa desse tipo de construção. Mas é um livro com muita profundidade.

Primeiro que ele te prende muito, pois você fica intrigado com o que acontece e o que isso pode influenciar na decisão do personagem. E os temas abordados, envolvendo a vingança do personagem, são muito importantes, muito real, e que deve ser discutido por todos.

Então o livro acaba sendo muito reflexivo, é aquele livro que quando você termina, você ainda fica pensando nele por muito tempo, o autor até deixa margem para o leitor interpretar o final.

Então foi um livro muito interessante para mim, e que surpreende muito por ele não parecer tão intenso como ele é.

Bia.Ribeiro 15/04/2021

Você vem?
10/10
Qual é o limite da responsabilidade afetiva ?
Está foi a pergunta que martelou na minha cabeça durante e depois da leitura. O autor encontrou uma forma muito crua de nos mostrar como a violência pode se tornar um ciclo vicioso quando tem a vingança como força motora. Não é um livro perfeito, mas acho que a mensagem trazida pelo autor mais do que compensa.
Laina 16/04/2021minha estante
fiquei muito curiosa ??

resenhasdajulia 09/07/2021

"Você vem?"
Neste livro impactante, conhecemos Will, um adolescente de 15 anos, que perdeu o irmão, Shawn, assassinado na rua onde a família mora.

É uma leitura muito rápida, pois é em forma de verso, e se passa em 67 segundos, que é o tempo que o elevador em que Will está leva para chegar ao térreo. É também o tempo que ele tem para descobrir se vai seguir as três regras de sua comunidade (não chorar, não dedurar ninguém, e se vingar) ou não dar continuidade ao ciclo de violência.

Só não dei 5 estrelas devido ao final ser muito aberto, mas adorei esse livro!

Ivy.1 24/02/2023

Daqui para baixo
Leitura fluída e envolvente, com proposta tanto quanto diferente, pois é escrita em versos e se passa nos poucos minutos da descida do elevador. É impressionante como através de uma linguagem tão simples o autor conseguiu transmitir tanto sentimento e profundidade, e apesar de possuir traços fantasiosos, retrata de forma dura e honesta essa triste realidade que tantas pessoas estão inseridas.
Carol 24/02/2023minha estante
Eu adoroooo esse livro! ?

Mavis 04/10/2020

Impecável
Eu sou extremamente sensível pra esse tipo de tema, não sabia praticamente nada sobre a história, apenas que se passava em um elevador. Por conta disso, fui de coração aberto pra me entregar totalmente a essa nova experiência e que surpresa boa, um livro tão bem escrito, tão sentimental e importante.
Quando entendi nas primeiras páginas sobre o que se tratava, meus olhos já encheram de lágrimas e em nenhum momento do livro elas sumiram, fizeram parte disso e a regra N?1 foi quebrada em todo o processo.
Nunca vou esquecer desse livro, nunca vou esquecer do Will.

Um adendo: daria um ótimo filme.

Vou sentir saudade de tudo.

"A tristeza

a pressão pulsando
nas suas orelhas,
a poça de sangue.

Mas a pior parte,
a pior parte de verdade,

é a língua escorregando
o tempo todo
nesse novo espaço vazio,

em que você sabe

que era pra ter dente

mas não tem mais."

Cynthia.Caroline 15/03/2021

Eu nunca li um livro desse jeito, em forma de prosa. Mas é muito bom. Uma leitura rápida e estigante. Super indico para aqueles que querem ler algo diferente ?

Laura Brand 23/09/2020

Nostalgia Cinza
Daqui pra baixo já é um dos melhores livros que li nos últimos tempo. Com uma narrativa em forma de verso, Jason Reynolds nos leva por uma narrativa breve, mas extremamente impactante. Um verdadeiro suspense de tirar o fôlego. Saiba mais na resenha de Daqui pra baixo!

Daqui pra baixo é um daqueles livros impactantes desde a primeira página. Jason Reynolds consegue capturar o leitor desde o primeiro verso e é simplesmente impossível largar o livro até virarmos a última página. Daqui pra baixo é um livro todo escrito em forma de poemas, mas que narra a história de Will, um garoto que perde seu irmão em um ciclo de violência que, infelizmente, é comum a muitos jovens.

William tem 67 segundos dentro de um elevador para decidir se vai vingar seu irmão e repetir um padrão ou escrever uma nova história. E é durante esses segundos intermináveis que o leitor ganha espaço para vivenciar a história pelos olhos desse jovem. E que experiência literária...

Jason Reynolds nos presenteia com um dos livros mais interessantes dos últimos tempos. A escolha de contar uma história tão forte em versos não poderia ter sido mais acertada. Temos em mão um formato riquíssimo e que consegue ser profundo em cada detalhe.

Daqui pra baixo é um livro que exala uma tensão tão poética que chega a doer. Jason Reynolds mostra como um bom autor não precisa de muitas palavras para passar uma mensagem. Com a escolha certa de palavras, o tom perfeito e uma edição que faz jus ao enredo, Daqui pra baixo é impossível de largar.

A Intrínseca também entrega uma edição maravilhosa. Além da capa original, que já impacta o leitor no primeiro olhar, com um efeito metálico, as páginas são diagramadas com os poemas soltos e um fundo que simula as paredes de um elevador já muito gasto. Onde as próprias riscas no metal refletem as cicatrizes das histórias de todos os nomes que passam por ali, naquele curto espaço de tempo.

Os espaços em branco das páginas contam uma história por si só. Em determinados momentos, temos uma página inteira dedicada a apenas uma palavra ou um nome. Nesses momentos, esse recurso foi responsável por causar mais impacto do que uma página inteira de descrições de cenas e sentimentos.

Daqui pra baixo já se mostra como uma dessas leituras obrigatórias. Jason Reynolds nos mostra uma realidade facilmente ignorada por muitos, invariavelmente necessitada de olhares mais atentos e de atitudes práticas. Palpáveis. O autor consegue nos fazer olhar para esses cenários em que a violência se faz diária de forma extremamente empática e poderosa.

Daqui pra baixo é um livro para se ler de uma vez. Não apenas por conta da fluidez da escrita e do ritmo de leitura, mas porque Jason Reynolds cria uma história que merece ser lida com todo o nosso tempo e atenção. Mesmo sem conhecer William, o protagonista, é possível ouvir sua voz narrando a trágica história. Cada verso é uma imersão impossível de largar. Casa estrofe é um mergulho sem volta nessa narrativa assustadoramente real. Daqui pra baixo é um desses que se começa e só se termina quando passamos a última página. E mesmo assim a história continua. No mundo. Na vida. Em nós.

Daqui pra baixo mostra, mais uma vez, o poder da literatura ao nos fazer refletir, nos emocionar e nos tirar da nossa zona de conforto de forma irreversível e irreverente.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2020/09/resenha-daqui-pra-baixo.html
carmesiabooks 23/09/2020minha estante
Rolando sorteio no ig @_carmesia

Elyene 20/07/2021

Noites intergeracionais
Curto, impactante e transbordante de significados. A maestria de passar tanta emoção em tão poucas linhas é admirável! Consegue compilar de forma palpável a necessidade de abordarmos e questionarmos costumes intergeracionais. Vai entrar para minha lista de indicações, certeza! E provavelmente ganhará um espacinho na estante!

Vi. 10/09/2020

É muito difícil um livro me fazer chorar, mas, esse conseguiu. O livro narrado em versos conta o trajeto de Will, que é obrigado a se vingar da morte do irmão que foi assassinado. Ele entra no elevador e aí começa a história.

"mas se o sangue

dentro de você corre dentro

de outra pessoa,

você nunca vai querer

ver esse sangue correr

fora deles."

É um livro triste, marcante, arrebatador e infelizmente real, é um trajeto de muitas pessoas reais. A narrativa é bem rápida (principalmente por conta da estrutura dos versos) e bem fluída, é um livro para se ler em um dia. É uma história para ser sentida.

"sei que quem é novo

não quer parar em casa,

mas não esquece: quando

você for andar por aí à noite

vê se não deixa a noite

acabar entrando em você."

Heloisa508 30/03/2023

Vale a pena
Gostei muito da ideia do livro, achei muito envolvente e em poucas páginas já consegui me apegar ao personagem
A leitura foi rápida, porém emocionante
O final confesso que gostaria de algo diferente, oq acabou me decepcionando um pouco
Mas em geral é um bom livro, vale a pena a leitura.

Mayara945 14/08/2021

O elevador da violência
Will acaba de perder seu irmão mais velho, Shawn, para a violência. Atordoado, mas decidido a cumprir as regras da comunidade em que vive (não chorar, não dedurar e se vingar) o garoto de 15 anos levanta pela manhã em posse da arma do irmão disposto a continuar esse ciclo de violência. Ao descer o elevador do prédio, o conflito interno do garoto nos aponta qual será o fim desse drama social vivido por tantos jovens em todo mundo.

~_Clarax_mary â¡ 16/10/2022

Extremamente importante!!!!
A cada palavra, esse livro me deixava angustiada para chegar ao fim. Ele é escrito em versos, o que torna super fluída a leitura e tem um ciclo de gerações muito interessante.
A obra deixa um vazio no coração, da mesma maneira que expõe as questões humanas de uma forma bem pensada e poderosa.
Esse livro mostra a realidade de muitos, mas com um toque de ficção.
Recomendo muitooo!!

Isabela Di Ãngelo 28/05/2021

Perdas ?
Esse livro me fez chorar.
Me fez pensar, na violência.
Na pobreza e no racismo.
Só que o que mais me atingiu.
Foi a dor da perda.
Principalmente,quando alguém que você ama é assassinado.
Essa é uma experiência, que muda você para sempre
E no final, algumas pessoas, perdem tanto.Que podem, perder a si mesmas.
O livro é incrível!!!!
Vale a leitura.