Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

Karen.L.P 16/03/2021

Leitura reflexiva
A violência e suas consequências retratadas nesse livro faz questionar o quão difícil é para a família viver nesse cotidiano. Um garoto de 15 anos, precisa decidir se vingará a morte do irmão e seguir as regras impostas ou não!
Mark 16/03/2021minha estante
3 estrelas pra essa obra prima?

Isabela Di Ãngelo 28/05/2021

Perdas ?
Esse livro me fez chorar.
Me fez pensar, na violência.
Na pobreza e no racismo.
Só que o que mais me atingiu.
Foi a dor da perda.
Principalmente,quando alguém que você ama é assassinado.
Essa é uma experiência, que muda você para sempre
E no final, algumas pessoas, perdem tanto.Que podem, perder a si mesmas.
O livro é incrível!!!!
Vale a leitura.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 12/02/2020

Daqui para baixo
"67 segundos. Três regras. Uma arma."

Daqui pra Baixo é um livro diferente de qualquer coisa que eu já li. Primeiro, e mais importante, porque ele é escrito em forma de versos. Os versos conta uma história que se passa em sessenta e sete segundos e dentro de um elevador, do sétimo andar ao térreo. O autor expõe de forma crua e fria uma realidade que tira qualquer um da sua zona de conforto.

O enredo: um jovem de 15 anos viu seu irmão ser morto em consequência da violência do bairro periférico onde mora. Ciente das regras do lugar, que incluem a vingança, ele decide ir atrás do assassino de seu irmão. Então, ao entrar no elevador de seu prédio, começa a refletir sobre sua escolha, numa viagem de 67 segundos.

A obra trata da desigualdade sócio-racial e reflete uma realidade injusta, na qual a violência muitas vezes se faz meio de sobrevivência.

A cada andar que o elevador passa, e para, Will tem uma reflexão diferente. Personagens são inseridos para retratar um cotidiano e expor ao garoto, que está decidido a cometer seu primeiro crime, que os caminhos do crime/vingança se entrelaçam de tal forma que surge um labirinto onde não se sabe mais quem tem razão ou o que é certo e o que é errado.

A mensagem que fica:
VIOLÊNCIA SEMPRE GERA VIOLÊNCIA

Ps: o final é subjetivo. Ou seja, não tive a resposta que eu queria, só pude imaginá-la. Tenho certeza que cada leitor teve uma interpretação..

Ju Rocha 16/02/2022

Uma supresa para um livro feito em verso. Minha primeira experiência e eu gostei muito. Achei profundo e com muito significado.

Helena.M 20/04/2021

Mano,eu to sem palavras...
Eu fui ler sem pensar no hype que esse livro teve e ainda tem,pra n frustrar,mas mano do céu... que leitura incrível foi essa ? Nao falo nem pela diagramaçao diferentona,mas cada minima palavrinha tem um peso muito maior que um textão nesse livro.
Eu to chocada e cheia de duvidas com o final,vou reler logo logo pq esse livro merece ser relido umas mil vezes!!!
MELHOR LEITURA DO ANO ATE AGORAAAAAA!!!!

Marcus 27/05/2021

"Sirenes pra todo lado,
cada uivo cortando
o barulho da cidade.
Mas não os gritos.
Os gritos sempre são
mais altos que o resto.
Até que as sirenes."

Daqui pra baixo é um livro onde acompanhamos Will, um jovem de 15 anos que acaba de perder o seu irmão mais velho Shawn, que morreu baleado no meio da rua. O livro se passa durante 67 segundos que é o tempo de descida do elevador do prédio do nosso protagonista.

Pela breve sinopse você pode pensar que é um livro simples sem muito o que dizer, mas cara, que livro bom, são tantas reflexões, tantos ensinamentos, ele tem como foco principal o tema violência urbana. O livro foi feito em versos que retratam , versos esses que conseguiram me passar o sentimento do personagem, a dor que ele estava sentindo pelo luto e seu sentimento de dever para com as regras.

Eu recomendo muito a leitura desse livro, é uma leitura rápida, 300 páginas com versos, dá pra ler em uma sentada e um café, e que com toda a certeza nos acrescenta muito.

LucAlio.CAmara 22/07/2022

Você vem Will?
"Daqui pra baixo", Will segue no objetivo de seguir as regras da sua comunidade que são três: N°1 Não chorar, N° 2 Não dedurar e N° 3 Se vingar.

No entanto, Will entra no elevador e conversar com os seus que já se foram até chegar no térreo do elevado, e ele nos conta tudo o que aconteceu. A escrita é feita de versos e prosas. É uma leitura rápida e fluída. Nunca tinha lido nada parecido. O final me deixou intrigado com uma perspectiva em uma hipótese de ter uma deixa de três finais... E até mesmo uma possível continuação.
DANILÃO1505 22/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Perdida_nas_Estrelas 11/07/2023

Um livro rapidíssimo de ler, pelo seu formato em "poemas" e não posso deixar de dizer que o modo como foi escrito foi muito criativo. Foi uma experiência boa, mas não quero ler mais coisas assim.
Muitas páginas quase totalmente em branco, outras em branco, isso me deu uma sensação de desperdício de folhas, pqp.
Livro médio, nada de mais, nada de menos. Sem mais comentários.

Gabriel 24/03/2022

Tocante e poético
Esse livro além de muito rápido de ler (devido à forma com que é escrito), apresenta uma história muito boa.

A narrativa em forma de versos potencializa mensagem que o livro traz. Os sentimentos conflitantes do protagonista aparecem na sua mente assim como os versos nas páginas.

Achei um pouco confuso no começo, mas fui entendendo com o passar das páginas. Já quero ler outras obras do autor

Carolina.Viegas 11/02/2021

Que livro genial
Ainda estou perplexa com esse livro! A capacidade do autor (e do tradutor), de contar uma história de forma poética (literalmente na forma de poemas) e conseguir passar tanto sentimento me deixaram de queixo caído!
Recomendo muito! Devorei o livro numa sentada!

stormazzi 22/07/2021

você vem?
não era o que eu esperava, mas não poderia ser melhor, uma história bonita que narra a violência da maneira como ela é: impactante.

Nat 16/06/2021

Essencial, humano e o tipo de história que te dá um aperto no coração com medo do desfecho. Extremamente necessário!

Gabi 17/07/2019

Todo mundo sempre ama mais quem já morreu.
Forte;

recomendo!!

Giovanna398 11/06/2020

Você vem ?
Eu já chorei!
Eu não sei o que dizer dessa obra
É um história sensacional, tão intensa e tão rápida
Ela acabou.
Acabou comigo, E acabou tão rápido...
Eu só sinceramente não sei o que dizer porque ainda não tenho as palavras certas.
Mas com toda a certeza do mundo, LEIAM ESSE LIVRO!
Tata 11/06/2020minha estante
Já é a segunda pessoa que vejo falando bem desse livro!